Buscar

A formacao da nossa identidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A formação da nossa identidade
A identidade
“Possuir uma identidade própria, muito nossa, afigura-se um objeto de culto hoje em dia. A nossa identidade, o fato de nos sentirmos e nos vermos como seres singulares, desenvolve-se, paradoxalmente, graças à sociedade que nos cerca”. 
Não estamos desligados da sociedade
Postulado sociológico: nossa identidade não pode desenvolver-se fora das nossas relações com os outros. 
Pouco importa o modo como nos vemos, pois é a nossa relação com os outros que determina quem somos.
O modo como nos vemos e como somos reconhecidos pelos outros depende dos diversos grupos a que estamos ligados, entre os quais é possível distinguir três:
Grupo de pertença: grupo que fazemos parte pelas circunstâncias do nascimento. 
Grupo de eleição: grupo de que fazemos parte por escolha. 
Grupo de referência: grupo com o qual procuramos identificar-nos sem fazer parte dele. 
“O ser humano está sempre ligado a outros”: por exemplo, o recém nascido não consegue sobreviver sozinho, a língua que balbuciamos e que nos chega das pessoas que nos cercam e as maneiras de abordar as outras pessoas ou de evoluir que assimilamos. 
Socialização: processo pelo qual nos tornamos seres sociais, por meio do conjunto de elementos do nosso ambiente social que aprendemos e interiorizamos. 
Formamo-nos em contato com os outros: os quatro principais mecanismo de socialização/construção da identidade 
1) Espelho refletor (mecanismo de socialização por meio do qual interpretamos a imagem que os outros nos dão de nós, adotando-as)
2) Jogo de papéis (mecanismo de socialização por meio do qual aprendemos gradualmente a situar-nos nos papéis através das interações).
3) Manuseamento de impressões (mecanismo de socialização por meio do qual apresentamos uma imagem nossa que se modifica de acordo com as situações com que nos deparamos). 
4) Antecipação ( mecanismo de socialização por meio do qual atuamos e pensamos em função dos papéis a que aspiramos, como se fôssemos atores num ensaio) 
Estamos rodeados de grupos: os quatro principais agentes de socialização 
Agentes de socialização: grupo de pessoas que nos transmite elementos do nosso ambiente social. 
1) Grupo familiar (agente de socialização composto, no mínimo, por duas gerações ligadas pela consangüinidade ou a adoção)
2) Grupo de pares (agente de socialização composto, durante a infância ou a adolescência, pelos nossos amigos e companheiros mais ou menos da mesma idade que nós, e, em seguida, por todos aqueles que consideramos nossos iguais.
3) Grupo escolar (agente de socialização composto pelo pessoa da escola que freqüentamos). 
4) Grupo dos meios de comunicação de massa 
A nossa identidade é múltipla
A sociedade moderna propõe aos seus membros, não uma única maneira de atuar ou pensar, mas uma multidão de escolhas por entre as quais navegamos o melhor que podemos, à procura de uma definição satisfatória de nossa pessoa. 
Nossa identidade é múltipla devido aos muitos grupos a que estamos ligados na sociedade e que se relacionam com nosso sexo, a nossa nação, as nossas crenças e a nossa geração.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais