Buscar

ORGANIZAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ORG.POLÍT.SAÚDE
	
	
	
		1.
		Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, qual o conceito de saúde?
	
	
	
	Saúde deve ser entendida como um direito social e qualidade de vida
	
	
	Na sensação de completo bem-estar físico, mental e social.
	
	
	Completo estado de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença.
	
	
	Completo bem estar psicológico, social e biológico.
	
	
	É um direito de todos e dever do Estado
	
Explicação:
A "Organização  Mundial de Saúde" (OMS) define a saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades".
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		No fim século XX e início XXI, houve uma preocupação com uso de tecnologias, controle dos gastos e qualidade, fatores que têm ganhado destaque. Surgiram novos conceitos envolvendo o processo de cuidado como: I- Acolhimento, II- Acreditação hospitalar, III- Humanização e IV- Cuidado individualizado e integral. Dentre os conceitos citados, quais estão corretos?
	
	
	
	I,II,III e IV
	
	
	I, III e IV
	
	
	I, II e IV
	
	
	Apena IV está correta
	
	
	I,II e III
	
Explicação:
O processo saúde e doença e sua promoção de saúde vem sendo motivo de atenção desde o fim século XX e início XXI, onde houve uma preocupação com uso de tecnologias, controle dos gastos e qualidade, fatores que têm ganhado destaque. Surgiram novos conceitos envolvendo o processo de cuidado como acolhimento, acreditação hospitalar, humanização, e cuidado individualizado e integral dentre outros. São fatores que possuem relação com a subjetividade do sujeito, pois buscam laços entre aqueles que cuidam e os que são cuidados.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Leia as afirmativas sobre os fatores que determinam o estado de saúde de uma dada população: I - Os serviços de saúde bem organizados e com qualidade garantem que uma população permaneça saudável. II - As condições de moradia interferem na condição de saúde das pessoas. III - Idade e o sexo são suficientes para avaliar o estado de saúde da população. IV - Para se avaliar o estado de saúde das pessoas é importante levar em consideração a biologia humana, os modos de vida da comunidade, os fatores ambientais e a organização do sistema de atenção à saúde. V - O avanço tecnológico só influi positivamente na saúde das pessoas. Assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	A afirmativa V está correta.
	
	
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	
	A afirmativa II está correta.
	
	
	A afirmativa I está correta.
	
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
Explicação:
Em 1948, a OMS estabeleceu a definição de saúde como "um estágio de bem-estar físico, mental e social e não só a ausência de doenças ou enfermidades"
Apenas a idade e o sexo não é suficiente para analisar o estado de saúde de uma população. Muitas variáveis devem ser consideradas:  Renda, status social e educação; - Ambiente físico: água potável, ar puro, ambiente de trabalho sadio, casa segura e comunidade bem planejada. - Rede de apoio social, incluindo família, amigos e comunidade - Genética, que influencia a expectativa de vida e o risco de desenvolvimento de determinadas doenças, etc.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Em relação à saúde , doença ou ao processo saúde-doença, assinale a assertiva CORRETA:
	
	
	
	A inserção no processo produtivo (forma de trabalhar e consumir) não são importantes para determinar o padrão de adoecimento. 
	
	
	A definição positiva de saúde está relacionada à ausência de gravidade da doença. 
	
	
	Garantindo investimento de recursos na organização do sistema de atenção à saúde é possível que a população esteja em estado de completo bem estar físico mental e social.
	
	
	Os diferentes grupos humanos podem apresentar os mesmos padrões de adoecimento e de mortalidade. 
	
	
	Para se compreender o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos. 
	
Explicação:
Para se compreender o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos. A saúde deve ser entendida em sentido mais amplo, como componente da qualidade de vida e, assim, não é um "bem de troca", mas um "bem comum", um bem e um direito social, no sentido de que cada um e todos possam ter assegurados o exercício e a prática deste direito à saúde.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Podemos considerar que a pobreza é uma classe de muitas dimensões, produto do desenvolvimento desigual de uma sociedade, que pode se apresentar através de vários contextos como: miséria, fome, analfabetismo e outros. Na nossa sociedade como é expressada essa pobreza?
	
	
	
	pela carência exclusiva de bens materiais e de valores morais.
	
	
	pela alienação, impedindo laços de convivência social e familiar,
	
	
	por condições adversas, levando ao crime e à marginalização.
	
	
	pela carência de bens materiais, mas também pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças.
	
	
	pelas precárias condições socioeconômicas e ausência de deveres.
	
Explicação:
A pobreza pode se caracterizar por abranger diferentes aspectos da vida dos indivíduos, como por exemplo a carência de bens e serviços essenciais para a vida: alimentação, vestuário, cuidados com a saúde, alojamento, ou seja pela carência de bens materiais, mas também pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		De acordo com a Constituição brasileira, sobre ao direito à saúde, é correto afirmar que "A saúde é direito de todos e dever do Estado..." Assinale a opção FALSA:
	
	
	
	As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede descentralizada, regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único.
	
	
	O acesso gratuito às ações e aos serviços para sua promoção, proteção e recuperação é assegurado textualmente na Constituição da República. 
	
	
	Dentre as diretrizes do sistema único de saúde, constam atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais com a participação da comunidade.
	
	
	É permitida a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País. Essa participação está prevista em lei.
	
	
	As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio.
	
Explicação:
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução dos riscos de doença e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, logo não há participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País.
	
	
	
	
		
	
		7.
		Levando-se em consideração os conceitos antigos e atuais sobre saúde e doença e suas implicações, identifique qual ou quais dessas afirmações estãoCORRETAS:
I- A maneira como uma sociedade está organizada, pode influenciar no estado de saúde e doença de uma população
II- No nível da sociedade temos os problemas de saúde pública
III- Para a saúde coletiva, a saúde não está restrita ao biológico, é marcada em um corpo que é simbólico e pela multidisciplinaridade /interdisciplinaridade.
IV- Nas civilizações
mais antigas, por exemplo, os povos do Egito e Mesopotâmia, a doença era causada de forma externa, o organismo da pessoa não tinha nenhuma participação.
	
	
	
	D) I, III e IV
	
	
	B) I, II, e IV
	
	
	E) ) I e IV
	
	
	C) I, II, III e IV
	
	
	A)  I, II e III
	
Explicação:
O processo saúde-doença se modifica ao longo do desenvolvimento histórico e científico da humanidade e é representado pelas relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos. - Nas civilizações mais antigas, por exemplo, os povos do Egito e Mesopotâmia, a doença era causada de forma externa, o organismo da pessoa não tinha nenhuma participação.  Já nos conceitos atuais a maneira como uma sociedade está organizada, pode influenciar no estado de saúde e doença de uma população. No nível da sociedade temos os problemas de saúde pública. No conceito de saúde coletiva, a saúde não está restrita ao biológico, é marcada em um corpo que é simbólico e pela multidisciplinaridade /interdisciplinaridade. Quando pensamos sobre os Níveis de Saúde e Processos Saúde-doença devemos pensar do nível individual até o nível da sociedade e global.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Sobre o conceito Saúde e Doença assinale a opção CORRETA:
	
	
	
	A religião e a boa alimentação garante a saúde de uma população
	
	
	O processo saúde e doença não se modifica com o desenvolvimento histórico e científico
	
	
	Sofre influência do Contexto social, político, econômico e cultural
	
	
	Quanto maior a desigualdade social maior a chance da população permanecer saudável
	
	
	Estar saudável ou não, é apenas um acaso na vida de uma pessoa.
	
Explicação:
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como ¿um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades¿. Direito social, inerente à condição de cidadania, que deve ser assegurado sem distinção de raça, de religião, ideologia política ou condição socioeconômica, a saúde é assim apresentada como um valor coletivo, um bem de todos.  Logo sofre influência do Contexto social, político, econômico e cultural.
	
	
	
		1.
		As quatro áreas prioritárias para promover ações imediatas em políticas públicas saudáveis de acordo com a Declaração de Adelaide são:
	
	
	
	Transparência da responsabilidade pública de prestação de contas; mobilização de recursos para a promoção da saúde; facilitação do aprendizado compartilhado e apoio à criação de atividades sanitárias.
	
	
	Apoio à criação de atividades sanitárias; mobilização de recursos para a promoção da saúde; promoção da solidariedade em ação e acumulação de conhecimentos sobre as melhores práticas.
	
	
	Apoio à saúde da mulher; criação de ambientes favoráveis; facilitação do aprendizado compartilhado e acumulação de conhecimentos sobre as melhores práticas.
	
	
	Alimentação e nutrição; tabaco e álcool; promoção da solidariedade em ação e transparência da responsabilidade pública de prestação de contas.
	
	
	Apoio à saúde da mulher; alimentação e nutrição; tabaco e álcool e criação de ambientes favoráveis.
	
Explicação:
A Conferência de Adelaide sobre políticas públicas saudáveis deu continuidade às orientações estabelecidas em Alma-Ata e em Otawa.  A Conferência identificou 4 áreas - chave de ação imediata como prioridades para a concretização de políticas públicas saudáveis:
Apoio à saúde das mulheres; Alimentação e nutrição; Tabaco e álcool e Criar ambientes favoráveis à saúde
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde => Declaração de Alma-Ata, trouxe a discussão da importância da ação internacional e nacional sobre a necessidade urgente para que os cuidados primários de saúde sejam desenvolvidos e aplicados tanto nos países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos. Essa Conferência enfatiza 5 aspectos fundamentais. Assinale o aspecto que é FALSO em relação à essa Conferência:
	
	
	
	Reforço da ação comunitária - serão efetivas se for garantida a participação popular na direção dos assuntos da saúde, acesso à informação e aprendizagem nesta área. Empowerment comunitário é a aquisição de poder técnico e consciência política para atuar em prol de sua saúde.
	
	
	A saúde como um direito humano fundamental.
	
	
	A responsabilidade dos governos com a saúde da população através de adoção de medidas sanitárias e sociais.
	
	
	Que os cuidados primários de saúde representam o primeiro nível de contato dos indivíduos, família e comunidade com o Sistema Nacional de Saúde. Sendo estes essenciais e devendo ser colocados ao alcance de toda a população.
	
	
	As desigualdades existentes no estado de saúde das populações devem ser alvo de preocupação comum entre todos os países.
	
Explicação:
O REFORÇO DA AÇÃO COMUNITÁRIA: A promoção da saúde começa na participação efetiva e concreta da comunidade na eleição de prioridades, na tomada de decisões e na elaboração e desenvolvimento de estratégias para alcançar melhor nível de saúde. A força motriz desse processo provém do real poder das comunidades, da posse e controle que tenham sobre seus próprios esforços e destinos.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		As Conferências Internacionais de Saúde estabelecem  metas e planos de ação para promoção da saúde da população. Qual Conferência que ocorreu no ano de 2000 que discutiu a promoção da saúde em busca de maior equidade?
	
	
	
	Declaração de Sundsval
	
	
	Declaração de Alma Ata
	
	
	Declaração de Jakarta
	
	
	Declaração de Adelaide
	
	
	Declaração do México
	
Explicação:
5ª Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde Cidade do México, 5 de Junho de 2000.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Em qual dos seguintes aspectos a promoção da saúde se distingue da prevenção de doenças:
	
	
	
	somente a promoção da saúde se aplica tão logo a doença começa a se desenvolver.
	
	
	somente a promoção da saúde esta preocupada com a saúde e a capacitação médica.
	
	
	somente a promoção da saúde é dirigida a doenças específicas e ao atendimento médico.
	
	
	somente a promoção da saúde está preocupada com facilitação e capacitação da população e envolve diversos profissionais da área de saúde.
	
	
	somente a promoção da saúde pode começar antes que uma doença se torne sintomática.
	
Explicação:
	A prevenção corresponde a medidas gerais, educativas, que objetivam melhorar a resistência e o bem-estar geral dos indivíduos (comportamentos alimentares, exercício físico e repouso, contenção de estresse, não ingestão de drogas ou de tabaco), para que resistam às agressões dos agentes. Também diz respeito a ações de orientação para cuidados com o ambiente, para que esse não favoreça o desenvolvimento de agentes etiológicos (comportamentos higiênicos relacionados à habitação e aos entornos)
Já a promoção da saúde consiste em proporcionar às pessoas e comunidades os meios para melhorar a qualidade de vida e ¿tomar as rédeas de sua saúde¿. ¿Promoção da Saúde é definida como a capacitação das pessoas e comunidades para modificarem os determinantes da saúde em benefício da própria qualidade de vida, segundo a Carta de Ottawa (1986), documento que se tornou referência para as demais Conferências Internacionais de Promoção da Saúde.¿
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		O projeto interministerial (Previdência-Saúde- Educação) que visou um novo modelo assistencial que incorporou o setor público, visando integrar as ações curativas-preventivas e educativas ao mesmo tempo ficou conhecido como:
	
	
	
	Instituto Nacional
de Previdência Social (INPS).
	
	
	Ações Integradas de Saúde (AIS).
	
	
	Sistema Único de Saúde (SUS).
	
	
	Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS).
	
	
	Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAP¿s).
	
Explicação:
Em 1983, foi criado a AIS (Ações Integradas de Saúde), um projeto interministerial entre a Previdência, Saúde e Educação, visando um novo modelo assistencial, procurando integrar ações curativas, preventivas e educativas ao mesmo tempo. 
	
	
	
	
		
	
		6.
		A declaração de Jakarta enfatiza o surgimento de novos determinantes da saúde. Definindo prioridades para o campo da promoção da saúde que são representadas por:
 
I - Promoção da responsabilidade social. 
II - Aumento dos investimentos no desenvolvimento da saúde. 
III - Consolidação e expansão de parcerias para a saúde entre os diferentes setores em todos os níveis do governo e da sociedade. 
IV - Aumento da capacidade da comunidade e fortalecer os indivíduos. 
V - Fortalecimento de redes nacionais e internacionais que promovam a saúde.
As Afirmativas CORRETAS são:
	
	
	
	II; III; IV e V.
	
	
	I, II, III e IV. 
	
	
	I, III, IV e V.
	
	
	I; II; III e V.
	
	
	I; II; IV e V. 
	
Explicação:
A declaração de Jakarta enfatiza o surgimento de novos determinantes da saúde. Definindo prioridades para o campo da promoção da saúde que são representadas por:
 I - Promoção da responsabilidade social. 
II - Aumento dos investimentos no desenvolvimento da saúde. 
III - Consolidação e expansão de parcerias para a saúde entre os diferentes setores em todos os níveis do governo e da sociedade. 
IV - Aumento da capacidade da comunidade e fortalecer os indivíduos.
	
	
	
	
		
	
		7.
		A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários aconteceu no final da década de 70, em Alma-Ata e tem como meta "Saúde para todos no ano 2000", reforçando a proposta da atenção primária em saúde e enfatiza que:
	
	
	
	A saúde é um direito de alguns grupos sociais.
	
	
	A responsabilidade dos governos com a saúde da população se dá através de adoção de medidas locais e em grupos menos favorecidos economicamente.
	
	
	O desenvolvimento econômico e social deve ser baseado numa ordem econômica internacional, que a população deve participar no planejamento e execução dos cuidados de saúde, não como uma exceção, mas como um direito e dever.
	
	
	A atenção primária é o segundo nível de contato dos indivíduos, família e comunidade com o Sistema Nacional de Saúde.
	
	
	As desigualdades existentes no estado de saúde das populações devem ser alvo dos países em desenvolvimento.
	
Explicação:
O desenvolvimento econômico e social baseado numa ordem econômica internacional é de importância fundamental para a mais plena realização da meta de Saúde para Todos no Ano 2000 e para a redução da lacuna existente entre o estado de saúde dos países em desenvolvimento e o dos desenvolvidos. A promoção e proteção da saúde dos povos é essencial para o contínuo desenvolvimento econômico e social e contribui para a melhor qualidade de vida e para a paz mundial.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Logo após ficar cego, em conseqüência de uma retinopatia diabética, um homem de 55 anos parece estar deprimido. Quando você o questiona a respeito da sua qualidade de vida, ele, com ar desanimado, lhe diz que 10 anos "desse jeito" não valem 01 ano de boa saúde. A afirmativa do paciente indica que:
	
	
	
	cada ano de vida com incapacidade representa uma parcela da qualidade daquele ano de vida se não houvesse incapacidades, então a incapacidade resulta numa qualidade de vida que vale menos do que 10% daquela vida com saúde;
	
	
	a expectativa de vida é de menos de 10 anos;
	
	
	a cegueira está associada com depressão e esta incapacidade resulta numa qualidade de vida que vale menos do que 10% daquela vida com saúde.
	
	
	a expectativa de vida saudável é de 2 anos;
	
	
	quanto mais anos forem vividos com a incapacidade, mais feliz ficará o senhor de 55 anos.
	
Explicação:
Na análise da expectativa de vida saudável, em geral, são avaliados os dois componentes: anos vividos com saúde e vividos sem saúde, sendo que saúde pode ser analisada em diferentes dimensões. Assim como existem várias possibilidades para se definir saúde, há diferentes maneiras de se mensurar a expectativa de vida saudável. então cada ano de vida com incapacidade representa uma parcela da qualidade daquele ano de vida se não houvesse incapacidades, então a incapacidade resulta numa qualidade de vida que vale menos do que 10% daquela vida com saúde.
	
	
	
		1.
		No início do século XX o país vivia um momento histórico de grandes mudanças. A chegada do progresso, epidemias como a febre amarela no Rio de Janeiro e São Paulo e outras doenças também aconteciam em outras cidades do Brasil. Diante desses fatos um médico em São Paulo, morou com os doentes de febre amarela para provar que a doença não pegava por contato. Diante dessa informação assinale o nome desse médico:
	
	
	
	Eloy Chaves
	
	
	Rodrigues Alves
	
	
	Emílio Ribas
	
	
	Sérgio Arouca
	
	
	Oswaldo Cruz
	
Explicação:
Em 1903, o doutor Emílio Ribas realizou uma curiosa experiência. Trancou-se numa sala com alguns voluntários e deixou-se picar por um mosquito contaminado com o vírus da febre amarela. Em outra sala fez voluntários dormirem vestindo camisas de doentes de febre amarela sujas de urina e vômito. Dessa maneira o médico, contaminado pela febre amarela, provou que a doença não se adquire por contato direto com pessoas doentes. Felizmente, ele ficou apenas algumas semanas de cama e se restabeleceu.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		O documento fundador do movimento atual da promoção da saúde é conhecido como Carta de Ottawa (1986). Tendo com um dos campos de ação as políticas públicas saudáveis, que inclui:
	
	
	
	legislação, medidas fiscais, taxações e mudanças em saúde, distribuição mais eqüitativa da renda e políticas sociais.
	
	
	proteção do meio ambiente e a conservação dos recursos naturais, acompanhamento do impacto do meio ambiente sobre a saúde.
	
	
	Conquista de ambientes que favoreçam a saúde: trabalho, lazer, lar, escola, cidade.
	
	
	participação popular na direção dos assuntos da saúde, acesso à informação e aprendizagem nesta área.
	
	
	divulgação de informações sobre a educação para a saúde, devendo ocorrer em todos os setores da vida do indivíduo, no lar, escola, trabalho e em qualquer espaço coletivo.
	
Explicação:
A política de promoção da saúde tem que combinar enfoques diversos, se bem que complementares, nos quais figuram a legislação, as medidas fiscais, o sistema tributário e as mudanças organizacionais. É a ação coordenada o que leva a praticar uma política sanitária, monetária e social, que permita uma maior equidade. A ação conjunta contribui para assegurar a existência de bens e serviços mais seguros, de uma maior higiene nos serviços públicos e de um meio ambiente mais limpo.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Devido a chegada do progresso no início do século XX ocorriam muitas mudanças no país, mas também ocorriam epidemias. Além da febre amarela epidemia constatada no Rio de Janeiro e São Paulo, outras doenças assolavam outras cidades do Brasil. Em 1904 ocorreu a Revolta da Vacina por ter sido instituída a vacinação obrigatória contra:
	
	
	
	Difteria
	
	
	Tuberculose
	
	
	Cólera
	
	
	Malária
	
	
	Varíola
	
Explicação:
No ano de 1904, estourou um movimento de caráter popular na cidade do Rio de Janeiro. O motivo que desencadeou a revolta foi a campanha de vacinação
obrigatória, imposta pelo governo federal, contra a varíola.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Durante o governo de Getúlio Vargas no período conhecido como governo constitucional foi criado o Tribunal do Trabalho, a legislação trabalhista e o:
	
	
	
	Instituto de Aposentadoria e Pensões (IAP).
 
	
	
	 Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).
	
	
	 Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS).
	
	
	Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
	
	
	 Sistema Nacional de Assistência social (SINPAS).
	
Explicação:
Durante a Era Vargas, ocorrem muitas mudanças no contexto do trabalho brasileiro. Em 1930, foi criado o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, que passou a cuidar das questões relacionadas à previdência. Também foi abolido o sistema CAPs, que foi substituído pelos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs), centralizando sua atuação no governo federal e passando a funcionar em nível nacional.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Ocorreram inúmeras mudanças na previdência social e nas ações de saúde pública durante o Governo Vargas e no período Militar. Acerca dessas mudanças ocorridas, assinale a opção FALSA:
	
	
	
	A estrutura do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) foi ficando cada vez mais complexa e acabou levando à criação de uma estrutura própria administrativa, o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).
	
	
	O modelo priorizado de assistência à saúde durante o período militar foi a medicina curativa que solucionou os principais problemas de saúde coletiva, como por exemplo, as endemias e epidemias.
	
	
	Durante o regime militar ocorreu a unificação dos IAPs, sendo criado o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
	
	
	Os Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs) foram criados de acordo com a capacidade de organização, mobilização e importância da categoria profissional.
	
	
	Uma das mudanças ocorridas no Estado Novo foi a substituição das antigas CAPs pelos Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs) .
	
Explicação:
A Saúde Pública no Brasil durante o regime militar começou com um processo de mudança que criou as primeiras bases para o surgimento do SUS (Sistema Único de Saúde), na década de 1990.
Nesse caminho, a ação inicial para a saúde neste período consistiu na publicação, em 1967, do Decreto-Lei 200 que definiu de forma geral o modo de organização da administração pública e, com relação ao sistema de saúde, redefiniu as competências do Ministério da Saúde que passaram a ser:
¿ Formulação da Política Nacional de Saúde;
¿ Assistência Médica Ambulatorial;
¿ Prevenção à Saúde;
¿ Controle Sanitário;
¿ Pesquisas na área da saúde.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Durante o governo de Getúlio Vargas no período conhecido como governo constitucional foi criado o Tribunal do Trabalho, a legislação trabalhista e o: 
	
	
	
	B) Instituto Nacional de  Assistência Médica  da Previdência Social (INAMPS).  
	
	
	C) Instituto de Aposentadoria e Pensões (IAP).  
	
	
	 D) Sistema Nacional de  Assistência social (SINPAS).  
	
	
	A) Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). 
	
	
	E) ) Instituto de Administração Financeira da  Previdência e Assistência Social (IAPAS). 
	
Explicação:
Em 1930, o presidente do Brasil Getúlio Vargas suspendeu as aposentadorias das CAPs durante seis meses e promoveu uma reestruturação que acabou por substitui-las por Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs), que eram autarquias de nível nacional centralizadas no governo federal. .Os IAPs descenderam das Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs), que, instituídas pela Lei Elói Chaves, de janeiro de 1923, ofereciam o benefício da aposentadoria a muito poucos trabalhadores.
	
	
	
	
		
	
		7.
		No início do século XX foi instituído o plano de erradicação dos cortiços, casa de cômodo e valorização dos espaços centrais da cidade do Rio de Janeiro, trazendo sérias consequências para a população de baixa renda que eram expulsas de suas casas. Esta reforma ficou conhecida como:
	
	
	
	reforma agrária.
	
	
	reforma econômica.
	
	
	reforma urbana.
	
	
	reforma popular.
	
	
	reforma protestante.
	
Explicação:
 A Reforma Urbana ocorreu quando a cidade era habitada por aproximadamente um milhão de pessoas no início do século XX, a capital federal era alvo constante de surtos de febre amarela, peste bubônica, malária e varíola. A solução proposta, além das vacinações obrigatórias e da fiscalização compulsória das residências, era a demolição das habitações coletivas existentes na cidade, como cortiços, estalagens e casas de cômodos. 
	
	
	
	
		
	
		8.
		A evolução da história da Política de Saúde no Brasil nos mostra que o modelo de saúde adotada tem estreita relação com a economia de cada época. A economia brasileira, até a metade do século XX, era basicamente agroexportadora, baseada no café. Dessa forma, assinale quais das seguintes afirmativas estão corretas: I. o que se exigia do sistema de saúde era, sobretudo, uma política de saneamento dos espaços de circulação das mercadorias exportáveis e a erradicação ou controle de doenças que poderiam prejudicar a exportação; II. O sanitarismo campanhista significa uma visão de inspiração militarista de combate a doenças de massa, com criação de estruturas destinadas a essa finalidade, com forte concentração de decisões e com um estilo repressivo de intervenção sobre os corpos individual e social. III. O processo de industrialização, que pôs fim ao modelo econômico agroexportador, induziu ao aparecimento da assistência médica da Previdência Social.
	
	
	
	Apenas I e III estão corretas;
	
	
	Todas estão corretas.
	
	
	Apenas II e III estão corretas;
	
	
	Nenhuma esta correta;
	
	
	Apenas I e II estão corretas;
	
Explicação: A evolução da história da Política de Saúde no Brasil nos mostra que o modelo de saúde adotada tem estreita relação com a economia de cada época. A economia brasileira, até a metade do século XX, era basicamente agroexportadora, baseada no café. Dessa forma, o que se exigia do sistema de saúde era, sobretudo, uma política de saneamento dos espaços de circulação das mercadorias exportáveis e a erradicação ou controle de doenças que poderiam prejudicar a exportação; O sanitarismo campanhista significa uma visão de inspiração militarista de combate a doenças de massa, com criação de estruturas destinadas a essa finalidade, com forte concentração de decisões e com um estilo repressivo de intervenção sobre os corpos individual e social, sendo o processo de industrialização, que pôs fim ao modelo econômico agroexportador, induziu ao aparecimento da assistência médica da Previdência Social.
	
	
	
		1.
		O Movimento da Reforma Sanitária, foi marcado por uma luta de trabalhadores, intelectuais e partidos políticos em busca de uma mudança legal que regulamentasse a proteção à saúde da população, tendo como grande marco histórico desse movimento a:
	
	
	
	III Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde (Suécia).
	
	
	13ª Conferência Nacional de Saúde
	
	
	II Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde (Austrália)
	
	
	8ª Conferência Nacional de Saúde.
	
	
	IV Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde (Indonésia).
	
Explicação:
As Conferências de Saúde sempre foram fundamentais para a democratização do setor. Em 1986 foi realizada a histórica 8ª Conferência Nacional de Saúde, cujo relatório final serviu como subsídio para os deputados constituintes elaborarem o artigo 196 da Constituição Federal - "Da
Saúde". A partir da promulgação da Constituição, em 1988, a saúde ganhou rumos diferentes com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).  Em 28 de dezembro de 1990, a Lei n.° 8.142 instituiu as Conferências e os Conselhos de Saúde, instâncias de Controle Social.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		O movimento marcado por uma luta de trabalhadores, intelectuais e partidos políticos em busca de uma mudança legal que regulamentasse a proteção à saúde da população, ficou conhecido como:
	
	
	
	Movimento Circular.
	
	
	Movimento do Tenentismo.
	
	
	Movimento Passo Livre.
	
	
	Movimento Estudantil.
	
	
	Movimento da Reforma Sanitária.
	
Explicação:
Movimento da Reforma Sanitária, que foi marcado por uma luta de trabalhadores, intelectuais e partidos políticos em busca de uma mudança legal que regulamentasse a proteção à saúde da população, tendo como grande marco histórico desse movimento a VIII Conferência Nacional de Saúde. 
	
	
	
	
		
	
		3.
		O movimento da Reforma Sanitária Brasileira é marcado por uma luta de:
	
	
	
	Escravos, intelectuais, professores, militares em busca de uma mudança legal para inserção da classe excluída ao atendimento médico.
	
	
	trabalhadores, intelectuais e partidos políticos em busca de uma mudança legal que regulamentasse a proteção à saúde da população.
	
	
	militares, políticos, bancários em busca de uma mudança na área de saúde privilegiando a classe alta.
	
	
	trabalhadores, militares e sociedade civil em busca da fragmentação dos serviços de saúde.
	
	
	trabalhadores, escravos, militares em busca de novas formas do cuidar, visando privilegiar as ações curativistas.
	
Explicação:
O final da década de 80 no Brasil foi marcado por movimentos sociais pela redemocratização do país e pela melhoria das condições da saúde da população. Em 1985 foi criada a Nova República, através da eleição indireta de um presidente não militar desde 1964. Paralelamente a este acontecimento, o movimento sanitarista brasileiro cresceu e ganhou representatividade através dos profissionais de saúde, usuários, políticos e lideranças populares, na luta pela reestruturação do nosso sistema de saúde. 
	
	
	
	
		
	
		4.
		Quando o SUDS (sistema único descentralizado de saúde) foi criado, através de um convênio entre o INAMPS e os governos estaduais, retomam- se várias propostas para a saúde, dentre elas a hierarquização. Quais das propostas abaixo contempla que foi entendido como hierarquização?
 
	
	
	
	E) Redefinição das funções e responsabilidades de cada nível de governo com relação à condução político administrativa do sistema de saúde em seu respectivo território.
	
	
	A) A delimitação de uma base territorial para o sistema de saúde, que leva em conta a divisão político-administrativa do país.
	
	
	B) O acesso deve ser através dos serviços de nível primário de atenção
	
	
	D) Ações promocionais, preventivas e curativas diz respeito à possibilidade de se estabelecer um perfil de oferta de ações e serviços do sistema que contemple as várias alternativas de intervenção sobre os problemas de saúde.
 
	
	
	C) A delimitação de espaços territoriais específicos para a organização das ações de saúde, subdivisões ou agregações do espaço político-administrativo
	
Explicação:
Hierarquização: Os serviços devem ser organizados em níveis crescentes de complexidade, circunscritos a uma determinada área geográfica, planejados a partir de critérios epidemiológicos, e com definição e conhecimento da população a ser atendida. Por tanto, o acesso deve ser através dos serviços de nível primário de atenção.
 
	
	
	
	
		
	
		5.
		Um dos documentos mais importantes que se produziram no cenário mundial sobre o tema da saúde e qualidade de vida. Afirma que são recursos indispensáveis para se ter uma saúde: paz, renda, habitação, educação, alimentação adequada, ambiente saudável recursos sustentáveis, equidade e justiça social se chama: Leia as afirmativas e assinale a opção CORRETA.
	
	
	
	Declaração de Adelaide
	
	
	O livro de assistência terapêutica.
	
	
	Declaração de Jacarta
	
	
	Declaração de Alma Ata
	
	
	A carta de Ottawa.
	
Explicação:
A Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada em Ottawa, Canadá, em novembro de 1986, apresenta neste documento sua Carta de Intenções, que seguramente contribuirá para se atingir Saúde para Todos no Ano 2000 e anos subsequentes.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Em qual Conferência Nacional de Saúde inaugura-se a participação da sociedade nos processos das conferências?
	
	
	
	6ª Conferência
	
	
	13ª Conferência
	
	
	14ª Conferência
	
	
	3ª Conferência
	
	
	8ª Conferência
	
Explicação:
A 8ª CNS contou com mais de quatro mil pessoas, representantes de entidades da sociedade civil, profissionais de saúde e prestadores de serviços de saúde pública. Participaram da Conferência membros da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), Central Única dos 41 Trabalhadores (CUT), Confederação Nacional das Classes Trabalhadoras (Conclat), Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde dos Ambientes de Trabalho (Diesat), Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), Federação Nacional de Médicos (FNM), Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura (Contag), Conselho Federal de Medicina (CFM). É a partir da 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, que inaugura-se a participação da sociedade nos processos das conferências, com a  articulação da sociedade civil em torno de um projeto para a saúde como direito da cidadania e dever do Estado, posteriormente inscrito na Constituição de 1988.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		O grande marco histórico da Reforma Sanitária Brasileira foi a:
	
	
	
	IV Conferência Nacional de Saúde.
	
	
	VI Conferência Estadual de Saúde.
	
	
	VII Conferência Nacional de Saúde.
	
	
	V Conferência Municipal de Saúde.
	
	
	VIII Conferência Nacional de Saúde.
	
Explicação:
A 8ª Conferência Nacional da Saúde, realizada em março de 1986, é considerada um marco na história das conferências. Foi a primeira Conferência Nacional da Saúde aberta à sociedade e resultou na implantação do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS), um convênio entre o INAMPS e os governos estaduais, mas o mais importante foi ter formado as bases para a seção ¿Da Saúde¿ da Constituição Brasileira de 5 de outubro de 1988. Além disso desempenhou um importante papel na propagação do movimento da Reforma Sanitária.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		No Brasil o Movimento da Reforma Sanitária, no final da década de 70, e que culminou com a VIII Conferência Nacional de Saúde em 1986, propõe que a saúde seja um direito do cidadão, um dever do Estado e que seja universal o acesso a todos os bens e serviços que a promovam e recuperem. Ao lado dessas mudanças, os constituintes da transição democrática começaram a criar um novo sistema de saúde, que mudou os parâmetros da saúde pública no Brasil, o SUS, que apresenta como princípios:
	
	
	
	A acessibilidade de todos os cidadãos ao serviço de saúde de ponta.
	
	
	A integralidade e a Universalidade do atendimento.
	
	
	O desenvolvimento tecnológico acessível.
	
	
	A gratuidade para trabalhadores assalariados.
	
	
	O aumento de profissionais para atendimento integral à população.
	
Explicação:
O movimento da Reforma Sanitária, em finais da década de 70, e que culminou
com a VIII-ª Conferência Nacional de Saúde em 1986, propõe que a saúde seja: um direito do cidadão, um dever do estado, acesso a todos os bens e serviços que a promovam e recuperem seja universal. Disto resultaram duas das principais diretrizes do Sistema Único de Saúde(SUS): a universalidade e a integralidade.
	
	
		
	
		1.
		A integralidade emerge como um princípio de organização continua do processo de trabalho nos serviços de saúde, buscando apreender as necessidades de saúde de um grupo populacional. Sua ampliação se dá:
	
	
	
	através de medidas sanitárias e atendimento médico.
	
	
	através de medidas drásticas, atender somente as pessoas com ferimentos graves.
	
	
	através de apenas um único profissional de saúde ¿ o médico.
	
	
	através de uma perspectiva de diálogo entre os diferentes sujeitos.
	
	
	através de ordens a população que não sabe cuidar da sua saúde.
	
Explicação:
A integralidade emerge como um princípio de organização continua do processo de trabalho nos serviços de saúde, buscando apreender as necessidades de saúde de um grupo populacional. Sua ampliação se dá: através de uma perspectiva de diálogo entre os diferentes sujeitos.
	
	
	
	
		
	
		2.
		E.M.S, feminino, 55 anos, percebeu um nódulo na mama durante o banho. Preocupada, foi a um Centro Municipal de Saúde próximo de sua residência. Lá chegando, para efetuar a marcação de consulta, formam exigidas carteira de identidade, comprovante de vinculação trabalhista e residência. De acordo com as diretrizes do SUS, este procedimento contraria o principio de:
	
	
	
	hierarquização
	
	
	integralidade
	
	
	universalidade
	
	
	regionalização
	
	
	equidade
	
Explicação:
Universalidade é um dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) e determina que todos os cidadãos brasileiros, sem qualquer tipo de discriminação, têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Associe os princípios constitucionais do SUS com suas respectivas descrições. I- universalidade A - o cidadão deve ser atendido de forma integral em todas as suas necessidades II- integralidade B - todos os cidadãos têm direito à saúde III- eqüidade C - garante a assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie. IV- controle social D - a sociedade controlando a execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. A associação CORRETA é:
	
	
	
	I - D; II - C; III - B; IV - A
	
	
	I - B; II - A; III - C; IV - D
	
	
	I - B; II - C; III - D; IV - A
	
	
	I - C; II - B; III - D; IV - A
	
	
	I - A; II - B; III - D; IV - C
	
Explicação:
I- universalidade (todos os cidadãos têm direito à saúde) É um dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) e determina que todos os cidadãos brasileiros, sem qualquer tipo de discriminação, têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde.
II- integralidade (o cidadão deve ser atendido de forma integral em todas as suas necessidades) Se destina a conjugar as ações direcionadas à materialização da saúde como direito e como serviço
III- Equidade (garante a assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie) É um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça. No âmbito do sistema nacional de saúde, se evidencia, por exemplo, no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa e menos a quem requer menos cuidados.
IV- Controle social (garante a assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie) A população, por meio dos Conselhos de Saúde, passou a exercer o controle social, participando do planejamento das políticas públicas, fiscalizando as ações do governo, verificando o cumprimento das leis relacionadas ao SUS e analisando as aplicações financeiras realizadas pelo município ou pelo estado no gerenciamento da saúde.
 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Entendida como superação de desigualdades que, em determinado contexto histórico e social, são evitáveis e consideradas injustas, implicando que necessidades diferenciadas da população sejam atendidas por meio de ações governamentais também diferenciadas. O texto acima refere-se a:
	
	
	
	Integralidade na atenção.
	
	
	Equidade na atenção.
	
	
	 Regionalização da assistência.
	
	
	 Controle social.
 
	
	
	Universalidade da atenção.
 
	
Explicação:
Eqüidade em saúde é entendida como a superação das desigualdades que, num contexto histórico e social, são evitáveis e consideradas injustas, implicando que necessidades diferenciadas da população sejam atendidas por meio de ações governamentais diferenciadas
	
	
	
	
		
	
		5.
		É uma instância colegiada do Sistema Único de Saúde:
	
	
	
	Conferência de Saúde.
	
	
	Ministério da Saúde.
	
	
	Secretaria de Assistência à Saúde.
	
	
	Secretaria Municipal de Saúde.
	
	
	Secretária Estadual de Saúde.
	
Explicação:
 O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:
 I - a Conferência de Saúde; e II - o Conselho de Saúde.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		A promoção da saúde é o processo de capacitação da comunidade para que esta participe ativamente buscando a melhoria da sua qualidade de vida e saúde. Deve ser reconhecida como uma parte fundamental de um dos princípios do SUS. Sendo este:
	
	
	
	hierarquização
	
	
	regionalização
	
	
	universalidade
	
	
	equidade
	
	
	integralidade
	
Explicação:
É um princípio de justiça social, diferente de igualdade, que garante a assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.O princípio da equidade reafirma que essa necessidade deve dar-se por meio das ações e dos serviços de saúde. Por serem ainda grandes as disparidades regionais e sociais no Brasil. 
 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		Os princípios doutrinários do SUS são:
	
	
	
	Integridade, parcialidade, universalidade
	
	
	parcialidade, eqüidade e municipalidade
	
	
	Universalidade, integralidade e municipalidade
	
	
	Universalidade, integralidade e eqüidade
	
	
	Universalidade, capacidade, municipalidade
	
Explicação:
Princípios doutrinários do sus são também chamados de princípios ideológicos do SUS porque visam garantir a saúde como ¿um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades¿
Universalidade ¿ O Sus é universal, ou seja, todos têm direito ao SUS não importando classe social, cor da pele se brasileiro ou estrangeiro.
Integralidade ¿ O ser humano é um ser composto por várias dimensões interligadas e em equilíbrio: fatores biológicos, mentais e sociais. O SUS deverá fornecer ações de recuperação, mas principalmente de ações de prevenção: Promoção e Proteção.
Equidade ¿ A equidade é diferente de igualdade. Equidade significa tratar os desiguais com desigualdade a fim alcançar a igualdade. Em outras palavras significa dizer que, aqueles que precisam mais deverão receber maior atenção enquanto que aqueles que precisam menos deverão receber menos.
 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Entendida como superação de desigualdades que, em determinado contexto histórico e social, são evitáveis e consideradas injustas, implicando que
necessidades diferenciadas da população sejam atendidas por meio de ações governamentais também diferenciadas. O texto acima se refere a:
	
	
	
	regionalização da atenção
	
	
	universalidade da atenção
	
	
	eqüidade na atenção
	
	
	integralidade na atenção
	
	
	controle social
	
Explicação:
Equidade é um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça. No âmbito do sistema nacional de saúde, se evidencia, por exemplo, no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa e menos a quem requer menos cuidados. Busca-se, com este princípio, reconhecer as diferenças nas condições de vida e saúde e nas necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenciações sociais e deve atender a diversidade.
Na proposta dos organismos internacionais, a equidade em saúde é entendida como superação/eliminação de desigualdades que, em determinado contexto histórico e social, são evitáveis e consideradas injustas, significando que necessidades diferenciadas da população sejam atendidas por meio de ações governamentais também diferenciadas.
	
	
	
		1.
		A avaliação o impacto das ações desenvolvidas pela a equipe do PSF em uma comunidade dá-se de várias formas, EXCETO pelo (a):
	
	
	
	significativa redução das queixas dos usuários.
	
	
	análise positiva dos indicadores da saúde da comunidade.
	
	
	grau de satisfação dos gestores federais do SUS.
	
	
	diminuição do número de encaminhamentos para os níveis secundário e terciário.
	
	
	redução do número de internações hospitalares entre os membros da comunidade assistida.
	
Explicação:
 Por seus princípios, o Programa Saúde da Família é, nos últimos anos, a mais importante mudança estrutural já realizada na saúde pública no Brasil. Junto ao Programa dos Agentes Comunitários de Saúde com o qual se identifica cada vez mais permitindo a inversão da lógica anterior, que sempre privilegiou o tratamento da doença nos hospitais. Ao contrário, promove a saúde da população por meio de ações básicas, para evitar que as pessoas fiquem doentes. Porém, se o programa se restringir apenas à atenção básica, tenderá ao fracasso. A aposta do Brasil é no SUS, na atenção integral e em todos os níveis de complexidade.
A estratégia do PSF propõe uma nova dinâmica para a estruturação dos serviços de saúde, bem como para a sua relação com a comunidade e entre os diversos níveis e complexidade assistencial. Assume o compromisso de prestar assistência universal, integral, equânime, contínua e, acima de tudo, resolutiva à população, na unidade de saúde e no domicílio, sempre de acordo com as suas reais necessidades além disso, identifica os fatores de risco aos quais ela está exposta, neles intervindo de forma apropriada.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Leia as sentenças abaixo sobre fundamentos da Atenção Básica: I- Possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos. II- Desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado. III- Trabalhar aspectos coletivos e de interesse da comunidade, não sendo necessário trabalhar os aspectos individuais de cada cliente. SÃO CORRETAS AS SENTENÇAS:
	
	
	
	I, II e III.
	
	
	II e III
	
	
	I e II
	
	
	I e III
	
	
	I;
	
Explicação:
A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.
Identifica a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do SUS e tem como fundamentos: possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada preferencial do sistema de saúde, com território adscrito de forma a permitir o planejamento e a programação descentralizada, e em consonância com o princípio da equidade; efetivar a integralidade em seus vários aspectos, e ainda tem como fundamentos: possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada preferencial do sistema de saúde, com território adscrito de forma a permitir o planejamento e a programação descentralizada,
 
 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		No que se refere ao Pacto pela Saúde e a Política Nacional de Atenção Básica, assinale a alternativa que não apresenta vínculo a regulação de atenção à saúde:
	
	
	
	A garantia da integralidade na atenção a saúde.
	
	
	A garantia de acesso, resolutividade e qualidade às ações e serviços de saúde.
	
	
	A busca de equilíbrio das relações humanas, com preconização das ciências sociais e humanas.
	
	
	Descentralização administrativa relativo à gestão para as Comissões Intergestores Bipartite. 
 
	
	
	A busca da redução das desigualdades sociais e territoriais e promoção da equidade.
	
Explicação:
Apesar de ser um tema fundamental para as relações humanas a Regulação de Atenção à Saúde nào explicita as questões das ciências sociais e humanas.
	
	
	
	
		
	
		4.
		O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Tendo como uma das prioridades e objetivos a saúde do idoso, visando:
	
	
	
	contribuir para a redução da mortalidade por câncer de colo do útero e de mama.
	
	
	fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde às doenças emergentes e endemias.
	
	
	implantar a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, buscando a atenção integral.
	
	
	consolidar e qualificar a estratégia da Saúde da Família como modelo de atenção básica à saúde.
	
	
	reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal, infantil por doença diarréica e por pneumonias.
	
Explicação:
A finalidade primordial da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa é recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		O Pacto de Gestão trata das diretrizes para a gestão nos seguintes aspectos, EXCETO:
	
	
	
	regionalização.
	
	
	financiamento.
	
	
	descentralização.
	
	
	educação primária.
	
	
	planejamento.
	
Explicação:
O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais do SUS pactuado entre as três esferas de gestão (União, Estados e Municípios) com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do Sistema Único de Saúde. Ao mesmo tempo, o Pacto pela Saúde redefine as responsabilidades de cada gestor em função das necessidades de saúde da população e na busca da equidade social.
A atenção básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Vários compromissos inter gestores surgiram com o pacto em defesa da vida. Qual a alternativa FALSA em relação a esse pacto?
A educação em saúde é uma das metas.
	
	
	Existe uma exclusividade para a política de promoção e prevenção da saúde do homem (prevenção de cancer de próstata).
	
	
	Como política prioritária temos a mobilização pelo desarmamento.
	
	
	Como eixo estruturador temos a redução da mortalidade materno-infantil.
	
	
	Como prioridade temos a implementação da política do idoso.
	
Explicação:
Apresenta como prioridades três pactos: o Pacto pela Vida; o Pacto em Defesa do SUS e o Pacto de Gestão. 
	
	
	
	
		
	
		7.
		Dentre as alternativas abaixo, assinale a única alternativa que não se enquadra nos temas prioritários preconizadas pelo Pacto pela Vida:
	
	
	
	Atenção Básica à Saúde;
	
	
	Cirurgias Reparadoras;
	
	
	Promoção da Saúde;
	
	
	Câncer de Colo de Útero e de Mama;
	
	
	Saúde do Idoso;
	
Explicação:
As prioridades e objetivos preconizados pelo Pacto pela Vida em 2006 são: Saúde do Idoso, câncer de colo de útero e de mama, mortalidade infantil e materna, doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue e na hanseníase, promoção da saúde e atenção básica à saúde.
	
	
	
	
		
	
		8.
		São prioridades do Pacto em Defesa do SUS são, EXCETO: (Prefeitura Municipal de Afrânio - PE Concurso Público 2010)
	
	
	
	Mostrar a saúde como direito de cidadania e o SUS como sistema público universal garantidor desses direitos.
	
	
	Implementar um projeto permanente de mobilização social.
	
	
	Garantir, no longo prazo, o incremento dos recursos orçamentários e financeiros para a saúde.
	
	
	Aprovar o orçamento do SUS, composto pelos orçamentos das três esferas de gestão, explicitando o compromisso de cada uma delas.
	
	
	Alcançar, no curto prazo, a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, pelo Congresso Nacional.
	
Explicação:
Apresenta como prioridades três pactos: o Pacto pela Vida; o Pacto em Defesa do SUS e o Pacto de Gestão. 
	
	
	
	
		1.
		Os direitos dos usuários do SUS são: I - Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde II - Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema III - Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação IV - Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos V - Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada. As assertivas corretas são:
	
	
	
	I, III e IV
	
	
	I, II, III, IV e V
	
	
	I e III
	
	
	I, II, III e IV
	
	
	II, III e V
	
Explicação:
PRINCÍPIOS DESTA CARTA
1. Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde.
2. Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema.
3. Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação.
4. Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos.
5. Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada.
6. Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		A transversalidade é um dos princípios do HumanizaSUS que significa:
	
	
	
	Satisfação das necessidades, políticas e prioridades sociais e de saúde que se busca atender e aplicar.
	
	
	Reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido. Juntos, esses saberes podem produzir saúde de forma mais corresponsável.
	
	
	Redução das dimensões de um problema ou melhorar uma situação insatisfatória.
	
	
	Ações de recuperação e ações de reabilitação.
	
	
	Esforços empreendidos são os mais satisfatórios possíveis em relação aos recursos empregados.
	
Explicação:
O princípio da transversalidade vem justamente propor o desafio do diálogo entre as fronteiras do saber e poder, de uma permanente e cooperativa reinvenção das linhas dessas fronteiras, em que se criem novos modos de se produzir saúde e, portanto, da produção de novos sujeitos. Trata-se de concepções e práticas que atravessam as diferentes ações e instâncias, que aumentam o grau de abertura da comunicação intra e intergrupos e ampliam as grupalidades, o que se reflete em mudanças nas práticas de saúde.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		O Programa Farmácia Popular possibilitou o acesso a medicamentos a uma gama enorme da população. Diante disto, assinale a alternativa que melhor representa a melhor descrição do Programa Farmácia Popular:
	
	
	
	Destina-se a pessoas usuárias ou não dos serviços públicos de saúde. Usuários dos serviços públicos e privados têm atendimento igualitário.
	
	
	Destina-se a pessoas usuárias dos serviços públicos de saúde. Somente usuários dos serviços públicos têm direito ao atendimento.
	
	
	Destina somente aos usuários cadastrados no SUS.
	
	
	Destina-se a pessoas usuárias dos serviços particulares de saúde. Somente usuários dos serviços particulares têm direito ao atendimento.
	
	
	Destina-se a pessoas usuárias ou não dos serviços públicos de saúde. Usuários dos serviços públicos e privados têm atendimento diferenciado.
	
Explicação:
Destina-se a pessoas usuárias ou não dos serviços públicos de saúde. Usuários dos serviços públicos e privados têm atendimento igualitário. Trata-se de um Programa que tem como função primordial atender de modo igualitários os cidadãos brasileiros.
	
	
	
	
		
	
		4.
		O Programa Farmácia Popular visa:
	
	
	
	Cadastrar todas as pessoas em tratamento de hipertensão e diabetes para o recebimento dos medicamentos em casa.
	
	
	Disponibilizar, gratuitamente, medicamentos indicados para o tratamento de hipertensão e câncer.
	
	
	Informar a população sobre a gratuidade de todos os medicamentos pelo Sistema Único de Saúde.
	
	
	Definir critérios de prioridade de inclusão de beneficiários para o recebimento dos medicamentos.
	
	
	A ampliação do acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos.
	
Explicação:
O Programa Farmácia Popular do Brasil tem como um dos seus principais objetivos a ampliação do acesso da população aos medicamentos básicos e essenciais, diminuindo, assim, o impacto do preço dos remédios no orçamento familia.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Com relação as diretrizes gerais para a implementação da Programa Nacional de Humanização nos diferentes níveis de atenção, assinale a alternativa FALSA:
	
	
	
	Implantar, estimular e fortalecer Grupos de Trabalho de Humanização com plano de trabalho definido.
	
	
	Estimular práticas resolutivas, racionalizar e adequar o uso de medicamentos, eliminando ações intervencionistas desnecessárias.
	
	
	Ampliar o diálogo entre os profissionais, entre os profissionais e a população, entre os profissionais e a administração, promovendo a gestão participativa.
	
	
	Contribuir para a reinserção social dos pacientes com transtornos mentais que ficaram longos tempos hospitalizados.
	
	
	Adequar os serviços ao ambiente e à cultura local, respeitando a privacidade e promovendo uma ambiência acolhedora e confortável.
	
Explicação:
No Campo da saúde, humanização diz respeito a uma aposta ético-estético-política: ética porque implica atitude de usuários, gestores e trabalhadores de saúde comprometidos e corresponsáveis; estética porque acarreta um processo criativo e sensível de produção da saúde e de subjetividades
autônomas e protagonistas; política porque se refere à organização social e institucional das práticas de atenção e gestão na rede SUS.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		A carta que traz informações sobre seus direitos ao procurar atendimento de saúde no Brasil é:
	
	
	
	carta dos Direitos dos profissionais da Saúde
	
	
	carta dos Direitos dos secretários da Saúde
	
	
	carta dos Direitos dos diretores das Unidades da Saúde
	
	
	carta dos Direitos dos gestores da Saúde
	
	
	carta dos Direitos dos usuários da Saúde
	
Explicação:
A ¿Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde¿ traz informações para que você conheça seus direitos na hora de procurar atendimento de saúde. Ela reúne os seis princípios básicos de cidadania que asseguram ao brasileiro o ingresso digno nos sistemas de saúde, seja ele público ou privado.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		O programa Farmácia Popular do Brasil tem como objetivo:
	
	
	
	Atender somente a pessoas usuárias dos serviços públicos de saúde.
	
	
	Restringir o acesso a medicamentos de alto custo.
	
	
	Priorizar a aquisição dos medicamentos através de laboratórios farmacêuticos públicos e privados.
	
	
	Ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais.
	
	
	Assegurar o acesso aos medicamentos as pessoas que apresentarem receituário médico,odontológico e de enfermagem, prescrito de acordo com a legislação vigente.
	
Explicação:
O Programa Farmácia Popular do Brasil, no âmbito do Programa de Saúde do Governo Federal e no contexto das ações de assistência farmacêutica, deve ser considerado como uma Política Pública com um importante objetivo que é a ampliação do acesso da população a medicamentos essenciais.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		O programa de reintegração social de pessoas acometidas de transtornos mentais, egressas de longas internações é conhecido por:
	
	
	
	QualiSUS
	
	
	Farmácia Popular
	
	
	ReforSUS
	
	
	HumanizaSUS
	
	
	De Volta Para Casa
	
Explicação:
​O programa De Volta para Casa, do Ministério da Saúde, é voltado à reintegração social de pessoas acometidas por transtornos mentais e com história de longa internação psiquiátrica. Seu objetivo principal é assegurar o bem-estar global do indivídui e estimular o exercício pleno da cidadania.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
		1.
		A promoção da saúde deve ser reconhecida como uma parte fundamental de um dos princípios do SUS. Você sabe qual é ele?
	
	
	
	Integralidade
	
	
	Regionalização
	
	
	Equidade.
	
	
	Universalização
	
	
	Descentralização
	
Explicação:
Os objetivos específicos desta política vão desde a implementação das ações de promoção da saúde tendo ênfase a atenção básica, passando pela ampliação da autonomia e a corresponsabilidade de sujeitos e coletivos, no cuidado integral à saúde; promover a concepção ampliada de saúde; buscar a resolutividade do Sistema de Saúde; estimular alternativas inovadoras e com inclusão social; estimular ações de promoção da saúde e favorecer a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis.
	
	
	
	
		
	
		2.
		A Organização Mundial da Saúde define Sistema de Informação em Saúde SIS como um mecanismo de :
	
	
	
	coleta, planejamento, organização e transmissão de informação.
	
	
	análise, divulgação e recomendações para a ação.
	
	
	planejamento, organização, operação e avaliação os serviços de saúde.
	
	
	coleta, processamento, análise e transmissão da informação.
	
	
	coleta, processamento, análise e divulgação.
	
Explicação:
Segundo a OMS ¿Sistema de Informação em Saúde ¿ SIS ¿ é um mecanismo de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária para se planejar, organizar, operar e avaliar os serviços de saúde. Considera-se que a transformação de um dado em informação exige, além da análise, a divulgação e inclusive recomendações para a ação¿.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		De acordo com Política Nacional de Promoção da Saúde as ações específicas priorizadas são: I - Promover ações relativas à Alimentação Saudável visando à promoção da saúde e a segurança alimentar e nutricional. II - Ofertar práticas corporais / atividade física como caminhadas, prescrição de exercícios, práticas lúdicas, esportivas e de lazer, na rede básica de saúde, voltadas tanto para a comunidade como um todo quanto para grupos vulneráveis. III ¿ Investimento na sensibilização e capacitação dos gestores e profissionais de saúde na identificação e encaminhamento adequado de situações de violência intra-familiar e sexual. A alternativa CORRETA é:
	
	
	
	III.
	
	
	II e III.
	
	
	I e II.
	
	
	I.
	
	
	I; II e III.
	
Explicação:
São temas prioritários da PNPS, evidenciados pelas ações de promoção da saúde realizadas e compatíveis com o Plano Nacional de Saúde, pactos Inter federativos e planejamento estratégico do Ministério da Saúde, bem como acordos internacionais firmados pelo governo brasileiro, em permanente diálogo com as demais políticas, com os outros setores e com as especificidades sanitárias:
- alimentação adequada e saudável, que compreende promover ações relativas à alimentação adequada e saudável, visando à promoção da saúde e à segurança alimentar e nutricional, contribuindo com as ações e metas de redução da pobreza, com a inclusão social e com a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável;
- práticas corporais e atividades físicas, que compreende promover ações, aconselhamento e divulgação de práticas corporais e atividades físicas, incentivando a melhoria das condições 32 33 dos espaços públicos, considerando a cultura local e incorporando brincadeiras, jogos, danças populares, dentre outras práticas;
- Investimento na sensibilização e capacitação dos gestores e profissionais de saúde na identificação e encaminhamento adequado de situações de violência intrafamiliar e sexual.  Estímulo à articulação intersetorial que envolva a redução e o controle de situações de abuso, exploração e turismo sexual.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Um dos requisitos necessários aos municípios para o recebimento dos recursos financeiros do fundo nacional de saúde é possuir:
	
	
	
	rede assistencial ambulatorial e hospitalar
	
	
	consórcio interestadual de saúde
	
	
	alto nível de saúde
	
	
	informatização do sistema de pagamentos
	
	
	fundo de saúde
	
Explicação:
A  Emenda Constitucional n. 29/2000, regulamentada pela Lei complementar 141/2012, define a aplicação de recursos destinados às ações e serviços públicos de saúde por meio de fundo de saúde, o que implica na institucionalização e organização do fundo para administrar esses recursos, dando cumprimento, inclusive, ao imperativo constitucional.
A existência de fundos especiais com a finalidade de gerir os recursos financeiros destinados a ações e serviços de saúde nas três esferas de governo é determinada pelas leis brasileiras desde 1990.
 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Os objetivos específicos da Política Nacional de Promoção da Saúde são, EXCETO:
	
	
	
	implementação das ações de promoção da saúde tendo ênfase a atenção básica.
	
	
	promoção da concepção ampliada de saúde.
	
	
	estimulação alternativas inovadoras e com inclusão social;
	
	
	inclusão de ações curativas que e favoreçam a promoção de ambientes hospitalares mais seguros e saudáveis.
	
	
	ampliação da autonomia e a corresponsabilidade de sujeitos e coletivos
no cuidado integral à saúde.
	
Explicação:
Como você deve ter aprendido com nosso conteúdo, são muitos os riscos que uma população pode estar exposta. Nem sempre é preciso estar exposto a todos os riscos, mais são importantes termos clareza que a intensidade, a escassez, o não acesso, a ausência tende sempre a levar a uma exposição que poderá aumentar a vulnerabilidade e o adoecimento.
 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		De acordo com a Carta de Ottawa (1986) a promoção da saúde é o processo de capacitação da comunidade para que estes atuem na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, participando ativamente no controle deste processo, seja a nível individual ou coletivo. Diante da afirmativa, indique três objetivos específicos em relação a promoção da saúde.
	
	
	
	Ampliação da autonomia; a corresponsabilidade de sujeitos e coletivos; estimular alternativas inovadoras
	
	
	Manutenção da tecnologia; ampliação da autonomia; a corresponsabilidade de sujeitos e coletivos
	
	
	A corresponsabilidade de sujeitos e coletivos; estimular alternativas inovadoras; manutenção da tecnologia
	
	
	A corresponsabilidade de sujeitos e coletivos; estimular alternativas inovadoras; a responsabilidade da manutenção da saúde.
	
	
	Ampliação da autonomia; a responsabilidade do indivíduo; estimular alternativas inovadoras
	
Explicação:
Os objetivos específicos desta política vão desde a implementação das ações de promoção da saúde tendo ênfase a atenção básica, passando pela ampliação da autonomia e a corresponsabilidade de sujeitos e coletivos, no cuidado integral à saúde; promover a concepção ampliada de saúde; buscar a resolutividade do Sistema de Saúde; estimular alternativas inovadoras e com inclusão social; estimular ações de promoção da saúde e favorecer a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis.
	
	
	
	
		
	
		7.
		As Conferências Internacionais de Saúde propuseram ações para a melhoria da saúde no mundo. Em 1986 aconteceu uma Conferência Internacional  que gerou um documento considerado fundador do movimento atual da promoção da saúde. Como é conhecido esse documento?
	
	
	
	Declaração de Sundsval
	
	
	Declaração de Adelaide
	
	
	Declaração de Jakarta
	
	
	
Carta de Ottawa
	
	
	Declaração de Alma Ata
	
Explicação:
A Carta de Ottawa é um documento apresentado na Primeira Conferência Internacional sobre promoção de saúde realizada em Ottawa, Canadá, em novembro de 1986. Trata-se de uma Carta de Intenções que busca contribuir com as políticas de saúde em todos os países, de forma equânime e universal.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Leia as assertivas abaixo:
I - A informatização é essencial para a descentralização das atividades de saúde.
II - As informações disponibilizadas pelo DATASUS podem ser utilizadas para análises objetivas da situação sanitária.
III - Quanto mais informações em saúde forem disponibilizadas maiores as chances dos gestores em saúde adotarem medidas adequadas na atenção à saúde da população.
IV -Informar é preciso, é necessário para a democratização da saúde e para o aprimoramento da gestão.
Estão CORRETAS as assertivas:
	
	
	
	I, II e IV
	
	
	II, III e IV
	
	
	I, III e IV
	
	
	I, II, III e IV
	
	
	I, II e III
	
Explicação:
A informatização das atividades do Sistema Único de Saúde (SUS), dentro de diretrizes tecnológicas adequadas, é essencial para a descentralização das atividades de saúde e viabilização do controle social sobre a utilização dos recursos disponíveis.
O DATASUS disponibiliza informações que podem servir para subsidiar análises objetivas da situação sanitária, tomadas de decisão baseadas em evidências e ... passaram a ser métricas utilizadas na construção de Indicadores de Saúde, que se traduzem em informação relevante para a quantificação e a avaliação das necessidades.
Utilizar intensamente a informação na gestão da saúde é o que cada vez mais que confere diferencial na qualidade do processo decisório faz parte da Política Nacional de Informação.
A informação em saúde é uma área estratégica para o conhecimento do funcionamento do SUS, pois possibilita a análise do perfil dos pacientes, dos indicadores de saúde, da produção de serviços do SUS e da gestão dos recursos. Algumas bases de dados estão aqui apresentadas dada a sua importância no setor de saúde
Uso das informações em saúde: informação como instrumento de apoio à decisão para gestores e para subsidiar o controle social do SUS é necessária para a democratização da saúde e para o aprimoramento da gestão.
	
	
	
		1.
		A _________________ é o primeiro passo do sistema de vigilância epidemiológica desencadeia o processo informação decisão ação.
	
	
	
	pesquisa
	
	
	análise
	
	
	notificação
	
	
	monitorização
	
	
	coleta
	
Explicação:
A Investigação Epidemiológica tem que ser iniciada imediatamente após a notificação de caso(s) isolado(s) ou agregados de doença/agravo, seja(m) ele(s) suspeito(s), clinicamente declarado(s), ou mesmo contato(s), para o(s) qual(is), as autoridades sanitárias considerem necessário dispor de informações complementares.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Há muitas maneiras de conceituar epidemiologia e todas elas são "verdadeiras". Importante lembrar sempre em que momento histórico ela foi apresentada. Apresentamos 5 conceitos que podem ser considerados verdadeiros, apenas um é FALSO, assinale:
	
	
	
	Antigamente a epidemiologia estudava as doenças epidêmicas, e hoje estuda também doenças endêmicas e, em geral, agravos à saúde. Ou ainda com os primeiros estudos de diferenciais de mortalidade em diversos grupos de uma mesma população.
	
	
	Epidemiologia é o ramo das ciências da saúde que estuda, na população, a ocorrência, a distribuição e os fatores determinantes dos eventos relacionados com a saúde.
	
	
	A epidemiologia estuda apenas as doenças epidêmicas e os agravos que podem aumentar o índice de mortalidade em diversos grupos populacionais.
	
	
	Epidemiologia é a ciência que estuda o processo de saúde e doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle, erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.
	
	
	A epidemiologia está atenta para as ocorrências de doença e não doença que envolvem as pessoas em coletividades. Quando se trata da ausência de doença a epidemiologia estuda os casos de doenças infecciosas, não infecciosas e de agravos à integridade física. Como exemplo: dengue, malária, diabetes, acidentes de transporte e outras.
	
Explicação:
Epidemiologia estuda os diferentes fatores que intervêm na difusão e propagação de doenças, sua frequência, seu modo de distribuição, sua evolução e a colocação dos meios necessários a sua prevenção.
 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		No que concerne a noções básicas de saúde coletiva e de vigilância sanitária, julgue os itens subseqüentes. (UnB/CESPE  PMV/SEMUS Cargo 4: Agente de Vigilância Sanitária  2007)
 I - A coordenação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária é exercida, no Brasil, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), vinculada ao Ministério da Saúde.
II - A atuação da vigilância sanitária estende-se por todo o território nacional, exceto nas áreas de portos, aeroportos e fronteiras, considerados espaços de jurisdição internacional.
 III - Como não há leis específicas que disponham sobre a emissão de alvarás e o fechamento de estabelecimentos irregulares

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando