Buscar

A2 Geralzão beleza do Jefferson.Res.Soc.Ambi

Prévia do material em texto

A2 Responsabilidade Social e Ambiental – Geralzão Beleza
1) No Brasil, após a realização da Conferencia Rio 92, os trabalhos relacionados à preservação ambiental tiveram continuidade, basta observar a criação de inúmeros atos legislativos favorecedores de uma política de preservação ao meio ambiente. Dentre as quais pode ser verificada a legislação referente às Leis 8.874/94 e 9.393/96, que trata especificamente _______________. 
Assinale a alternativa correta.
a.Escolha uma: a. do PIS / COFINS relativo ao faturamento das empresas que produzem e comercializam produtos de forma ambientalmente correta.
b. do Imposto Territorial Rural das empresas para as quais trazem incentivo para as áreas de preservação florestal.
c. do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas que atuam no mercado extrativista.
d. do ICMS sobre operações que envolvam a comercialização de bens extraídos do meio ambiente.
e. do PIS / COFINS das empresas que apresentam no seu processo produtivo tratamento adequado aos seus dejetos produtivos.
2) As iniciativas para implementação de ações para a preservação ambiental no Brasil incluem o Código Florestal de 1934 que impôs limites ao exercício do direito de propriedade, que até então eram mitigados pelo Código Civil quanto ao direito de vizinhança. Com a elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento, aprovado pela Lei 5.727, de 4 de novembro de 1971, incluiu entre as suas inovações o PIN - Programa de Integração Nacional e o PROTERRA - Programa de Redistribuição de Terras e Estímulos à Agropecuária do Norte e do Nordeste, experiências que se mostraram negativas do ponto de vista preservacionista. A má repercussão levou o governo a uma revisão de conceitos. Face ao exposto e com base nos estudos realizados sobre o módulo IV do material de estudos do EAD, pergunta-se: no que se sucedeu a revisão desse conceito?
Escolha uma:
 a. A elaboração do II Plano Nacional de Desenvolvimento, aprovado pela Lei 6.151, de 4 de dezembro de 1974, que adotou medidas de proteção ao meio ambiente.
b. A criação do Serviço Florestal do Brasil pelo Departamento de Recursos Naturais Renováveis - Ibama traz significativas mudanças ao cenário de controle de devastação de florestas.
c. A criação do Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama, órgão responsável pela reestruturação da ocupação ordenada das regiões de floresta.
d. O reconhecimento pelo governo, na execução do PIN - Programa de Integração Nacional, hoje reconhecido como um dos mais importantes programas de preservação ambiental da Amazônia.
e. A criação do PROTERRA, Programa que tem por finalidade proteger e controlar a ocupação de territórios de florestas.
3) Quanto a Responsabilidade Social e Ambiental adotada nas empresas, Takeshy Tachizawa (2009), esclarecem que "a adoção do enfoque sistêmico, encarando a empresa como um macrossistema aberto interagindo com o meio ambiente, pode ser entendida como um processo que procura converter recursos em produtos - bens e serviços -, em consonância com seu modelo de gestão de negócios e objetivos corporativos". Acrescenta que a visão de sistemas de uma empresa representa uma perspectiva diferente que permite visualizar certos componentes, imprescindíveis à sua concretização. Pede-se que dentre o conjunto de alternativas, seja identificado aquela que contemple esses componentes.
Escolha uma: 
a. - O cliente, o produto e o fluxo de atividades empresariais; - Como o trabalho é realmente realizado; - Como é desenvolvido o relacionamento interno entre cliente e fornecedor, por meio dos quais são produzidos produtos e serviços; - Quais são os prováveis impactos ambientais provocados por seus processos; - Oportuniza a reciclagem de resíduos e materiais descartáveis; - Identifica os prováveis impactos ambientais provocados por seus processos;
b. A forma como é operacionalizado o trabalho; Como é desenvolvido o relacionamento interno entre cliente e fornecedor, por meio dos quais são produzidos produtos e serviços; - Procedimentos gerados pela empresa para a captação de recursos; - Oportuniza a reciclagem de resíduos e materiais descartáveis; - Identifica os prováveis impactos ambientais provocados por seus processos;
c. - A forma como é operacionalizado o trabalho; - A verificação do cumprimento das normas ambientais estabelecidas; - Como é desenvolvido o relacionamento interno entre cliente e fornecedor, por meio dos quais são produzidos produtos e serviços; - Quais são os prováveis impactos ambientais provocados por seus processos; - Oportuniza a reciclagem de resíduos e materiais descartáveis; - A verificação do cumprimento das normas legais estabelecidas;
d. - O cliente, o produto e o fluxo de atividades empresariais; - Como o trabalho é realmente realizado; - Como é desenvolvido o relacionamento interno entre cliente e fornecedor, por meio dos quais são produzidos produtos e serviços; - Quais são os prováveis impactos ambientais provocados por seus processos; - Oportuniza a reciclagem de resíduos e materiais descartáveis; - A verificação do cumprimento das normas ambientais estabelecidas;
e. O cliente, o produto e o fluxo de atividades empresariais; - Como é desenvolvido o relacionamento interno entre cliente e fornecedor, por meio dos quais são produzidos produtos e serviços; - Quais são os prováveis impactos ambientais provocados por seus processos; - A verificação do cumprimento das normas legais estabelecidas; - Procedimentos gerados pela empresa para a captação de recursos;
4) O espaço ocupado pelo homem está a todo o momento sofrendo modificações relacionadas ou impostas pelo próprio homem; elas podem ser danosas ao meio quando não administradas corretamente. A crise ecológica revela uma crise ética em nossos dias, uma crise de valores, uma crise de relações humanas e de convivência com as demais criaturas. Daí a importância da educação ambiental para a responsabilidade e o respeito à vida. Que valores deve expressar essa tal educação? 
Assinale a alternativa que melhor expressa essa interrogação.
Escolha uma: 
a. Expressa valores e ações que não se confundem com a proposta das organizações de atuar em prol do aumento da riqueza patrimonial, fazendo uso ao mínimo possível dos recursos naturais.
b. Expressa valores e ações que contribuem para a continuidade das formas como se comportam as relações sociais, em particular, em relação a preservação ecológica.
c. Expressa valores e ações que contribuem para a consolidação das relações produtivas dando conhecimento aos impactos que a atividade é capaz de gerar.
d. Expressa valores e ações que contribuem para a transformação humana e social e para a preservação ecológica. Ela estimula a formação de sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas, que conservam relações de interdependência e diversidade.
e. Expressa valores e ações que podem vir a transformar as relações sociais uma vez que buscam interferir na forma como se pretende conduzir os processos produtivos.
5) Quando falamos em meio ambiente no seu curso de problemáticas e questões surgem às pesquisas e as ações em prol das soluções sobre perdas e destruições que desfavorecem o equilíbrio natural de um determinado meio. 
Meio ambiente, no sentido de ecossistema, é um conjunto de realidades ambientais, considerando a diversidade do lugar e sua complexidade. 
Como lugar onde se vive, é referente à vida cotidiana (casa, escola, trabalho), surge o conceito de biosfera para ____________________________________. 
Assinale a alternativa que melhor define o significado de biosfera.
Escolha uma: 
a. buscar explicar a interdependência entre a terra e o espaço sideral.
b. buscar explicar as camadas de matéria que revestem o planeta Terra.
c. buscar explicar a interdependência das realidades socioambientais em todo mundo; a Terra é a matriz de toda vida.
d. buscar explicar as camadas de matéria gasosa que revestem o planeta Terra.
e. buscar explicar o lugar referente à vida no espaço à volta do planeta Terra.
6) A educação ambiental deve ser acima de tudo umato político voltado para a transformação social. Seu enfoque deve buscar uma perspectiva holística de ação, que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo em conta que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o homem. 
Assinale a alternativa que apresenta os grandes desafios para os educadores ambientais, baseado no exposto:
Escolha uma: a. De um lado, uma tentativa de esclarecer e convencer o homem que os recursos naturais se esgotam desde que a sua exploração se realize por meios pouco responsáveis e por outro que é sua responsabilidade participar do processo de resgate das relações sociais.
b. De um lado, identificar os fatores causadores de danos ambientais; de outro, os reflexos que esses fatores exercem na sua própria formação.
c. De um lado, a busca pelo resgate e o desenvolvimento de valores e comportamentos (confiança, respeito mútuo, responsabilidade, compromisso, solidariedade e iniciativa); de outro, o estímulo a uma visão global e crítica das questões ambientais e a promoção de um enfoque interdisciplinar que resgate e construa saberes.
d. De um lado, buscar estabelecer uma de equilíbrio entre o consumo responsável e a proteção dos ecossistemas que atuam no entorno do cidadão, e de outro, produzir ações que efetivamente tenham por premissa criar meios para redução dos impactos causados ao meio ambiente.
e. De um lado, estabelecer uma busca pelos valores que devem reger as relações do homem com o meio ambiente; de outro, buscar encontrar-se a si mesmo a partir das premissas que se produzem pela mudança de comportamento.
7) A gestão ambiental tornou-se uma área estratégica merecendo, portanto, tratamento específico, como é o caso da produção, tendo em vista a importância que o controle ambiental adquiriu, sua premência e, o expressivo volume de recursos investidos nele. Para alcançar eficiência, a segregação dos custos passa a ser fundamental para apurar informações essenciais nesse processo. Considerando a assertiva, quais seriam as principais estratégias a serem adotadas para alcançar essa eficiência?
Escolha uma: 
a. Produzir com maior responsabilidade quanto ao manejo dos insumos visando maximizar resultados.
b. Reduzir ao mínimo possível, se não eliminar, a produção de resíduos poluentes; elevar ao máximo a produtividade com grau de qualidade ambiental crescente; manter sistemas de gerenciamento ambiental eficazes ao menor custo permitido.
c. Acelerar o processo de produção de bens de consumo através de tecnologia própria visando a manutenção da sociedade com o menor custo possível.
d. Produzir de forma eficiente monitorando o gerenciamento do manejo de recursos visando reduzir o emprego de insumos e a produção de rejeitos.
e. Reduzir a quantidade de emissões de poluentes, evidenciar os custos decorrentes de ações antipoluentes.
8) A relação entre meio ambiente e educação para a cidadania assume papel cada vez mais desafiador, demandando a emergência de novos saberes para apreender processos sociais que se complexificam e riscos ambientais que se intensificam. As políticas ambientais e os programas educativos relacionados à conscientização da crise ambiental pedem cada vez mais novos enfoques integradores de uma realidade contraditória e geradora de desigualdades e que transcendem a mera aplicação dos conhecimentos científicos e tecnológicos disponíveis. O desafio é, pois, formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora, em dois níveis. Assinale a opção que determina esses dois níveis.
Escolha uma: 
a. Fraco e forte.
b. Ativo e passivo.
c. Brando e agressivo.
d. Simples e complexo.
e. Formal e não formal.
9) O Balanço Social (BS), no sentido mais amplo, deve refletir toda a responsabilidade da empresa para com a sociedade. Considerando esta assertiva, enumere quais informações devem estar contidas nesse documento de forma a nutrir os interessados quanto às ações desenvolvidas pela empresa visando o aprimoramento das suas relações com a sociedade: Assinale a alternativa que melhor reflete as ações desenvolvidas:
Escolha uma: 
a. Informações sobre o valor adicionado à economia e à sociedade; formas de distribuição da riqueza; estratégias de gestão de pessoas e interação com agentes externos;
b. Informações sobre a capacidade de geração de riqueza da empresa e a sua distribuição entre os funcionários; estratégias de seleção e treinamento e relatório de impactos ambientais;
c. Informações sobre a capacidade de geração de riqueza; gestão de recursos humanos; relatório de ações sócio ambientais e interação com agentes externos.
d. Informações sobre o valor adicionado à economia e à sociedade; a gestão de recursos humanos; interação com o meio ambiente e com a sociedade;
e. Informações sobre a capacidade de geração de riqueza; formas de distribuição da riqueza; modelagem organizacional e relatório de ações sócio educativas;
10) Qualquer proposta de ação em meio ambiente precisa ser realizada por uma ótica multidisciplinar, mas desenvolvendo um processo de trabalho interdisciplinar. Sabemos que o desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades. Ele contém dois conceitos-chave. Assinale a alternativa que apresenta esses dois conceitos.
Escolha uma: 
a. Conceito de exploração, que trata do uso dos recursos ambientais; e, noção de aplicabilidade, que cuida da forma como os recursos ambientais são aplicados no processo produtivo.
b. Conceito de direito, atestando a legalidade dos atos praticados pelos atores que regem o processo produtivo; e, a capacidade que o Estado tem de intervir nos processo de degeneração do bem ambiental;
c. Conceito de argumentação, tratando das formas como devem ser apresentados os argumentos sobre produção versus preservação; e, noção de limites que devem abordar a capacidade de exploração dos recursos naturais.
d. Conceito de preservação, que trata da forma de manejo dos recursos ambientais; e, sua exploração e uso no processo produtivo.
e. Conceito de necessidades, sobretudo as necessidades dos pobres do mundo, que devem receber a máxima prioridade; e, noção das limitações que o estágio da tecnologia e da organização social impõe ao meio ambiente, impedindo-o de atender às necessidades presentes e futuras.
11) A educação ambiental é atravessada por vários campos de conhecimento, o que a situa como uma abordagem multirreferencial; a complexidade ambiental reflete um tecido conceitual heterogêneo, em que os campos de conhecimento, as noções e os conceitos podem ser originários de várias áreas do saber. A dimensão ambiental representa a possibilidade de lidar com conexões entre diferentes dimensões humanas, propiciando entrelaçamentos e múltiplos trânsitos entre múltiplos saberes. Perguntase, como a escola deve se situar para interagir como agente orientador e formador de opinião para uma sociedade cada vez mais dinâmica e envolta com problemas diferenciados quanto a preservação do meio ambiente? 
Assinale, de acordo com o aprendido em seus estudos, qual opção melhor reflete essa situação. 
Escolha uma: 
a. A escola deve participar das ações empreendedoras que têm como foco a preservação do meio ambiente. 
b. A escola deve participar desse processo atuando de forma a transferir aos seus alunos as informações que lhes são transmitidas através de livros e outras mídias. 
c. A escola deve participar dessa discussão apresentando-se preparada para assimilar as informações que são transmitidas através dos órgãos responsáveis pela emissão de normas e conceitos. 
d. A escola deve participar dessa rede como uma instituição dinâmica com capacidade de compreender e articular os processos cognitivos com os contextos da vida. A educação insere-se na própria teia da aprendizagem e assume papel estratégico nesse processo. 
e. A escola deve participar dessa rede como uma instituição voltada ao cumprimento dos processos determinados pelos órgãos governamentaispara orientação dos seus alunos. 
12) Em 1808, por recomendação de José Bonifácio, foi criado no Rio de Janeiro, a primeira área de preservação ambiental, destinada a conservação e preservação de espécies além de estimular estudos científicos. Assinale qual alternativa contempla a identificação dessa importante área de preservação ambiental: 
Escolha uma: 
a. o Parque do Flamengo. 
b. o Parque Guinle. 
c. O Jardim Botânico. 
d. a Vista Chinesa. 
e. a Quinta da Boa Vista.
13) Todo o cenário empresarial atual ocorre no ambiente social, econômico, tecnológico e político. Visualizando internamente as empresas, podem ser identificadas funções que, interligadas na forma de sistemas, existem para converter as diversas entradas em produtos ou serviços e seus potenciais efeitos sobre o meio ambiente. A empresa, em sua totalidade, tem um mecanismo de controle (seu processo de gestão) que interpreta e reage aos feedbacks interno e externo, de modo que a empresa fique equilibrada quanto ao ambiente externo. 
As organizações são classificadas, de forma simplificada, em: 
- Organizações do ramo industrial; 
- Organizações do ramo comercial;
 - Organizações de prestação de serviços. 
Há características próprias para cada setor que fazem com que a interação entre seus agentes ambientais seja intrínseca ao setor focalizado, demandando estratégias corporativas genéricas, estratégias ambientais e estratégias sociais das organizações peculiares a esses setores da economia. Tal análise permite, enfim, estabelecer os elementos conformadores das medidas a serem adotadas pelas organizações em sua postura perante o mercado. Pode-se dizer que a melhor maneira de organizar uma instituição depende da natureza do ambiente com o qual ela deve relacionar-se Conforme Takeshy Tachizawa (2009), pode-se exemplificar como estratégias genéricas de gestão ambiental e de responsabilidade social comuns a todas as empresas às seguintes:
a. - Aumento da competitividade das exportações para mercados ecológicos; - Atenção ao consumo verde; - Atenção às pressões de empresas ambientalistas; - Atenção às demandas por processos econômicos mais eficientes; - Melhorar a imagem corporativa perante a sociedade; - Cumprir às exigências legais para constituição de uma empresa (regulamentação e licenciamento); 
b. - Atenção ao consumo verde; - Não considerar às pressões de empresas ambientalistas; - Ater-se a política social da empresa; - Melhorar a imagem corporativa perante a sociedade; - Atenção às demandas por processos econômicos mais eficientes; - Cumprir às exigências legais para constituição de uma empresa (regulamentação e licenciamento); 
c. - Aumento da competitividade das exportações para mercados ecológicos; - Atenção às demandas por processos econômicos mais eficientes; - Não considerar às pressões de empresas ambientalistas; - Ater-se a política social da empresa; - Melhorar a imagem corporativa perante a sociedade; - Cumprir às exigências legais para constituição de uma empresa (regulamentação e licenciamento); 
d. - Aumento da competitividade das exportações para mercados ecológicos; - Atenção ao consumo verde; - Atenção às pressões de empresas ambientalistas; - Ater-se a política social da empresa; - Melhorar a imagem corporativa perante a sociedade; - Cumprir às exigências legais para constituição de uma empresa (regulamentação e licenciamento). 
 e. - Aumento da capacidade produtiva da empresa em relação a competitividade das exportações para países emergentes; - Atenção ao consumo verde; - Atenção às pressões de empresas ambientalistas; - Aterse a política social da empresa; - Atenção às demandas por processos econômicos mais eficientes; - Cumprir às exigências legais para constituição de uma empresa (regulamentação e licenciamento).
14) De acordo com o sociólogo Herbert de Souza (Betinho), "A ideia do Balanço Social é demonstrar quantitativamente e qualitativamente o papel desempenhado pelas empresas no plano social, tanto internamente quanto na sua atuação na comunidade. Os itens dessa verificação são vários: educação, saúde, atenção à mulher, atuação na preservação do meio ambiente, melhoria na qualidade de vida e de trabalho de seus empregados, apoio a projetos comunitários visando a erradicação da pobreza, geração de renda e de novos postos de trabalho. O campo é vasto e várias empresas já estão trilhando esse caminho (...)". Considerando a assertiva, O que, em tese, significa para "Betinho" a realização do Balanço Social? 
Assinale a alternativa que melhor reflete a realidade do texto. 
Escolha uma:
 a. significa um passo importante para a consolidação do marketing social das empresas; 
b. significa um importante passo para a consagração dos trabalhos realizados internamente pelas empresas; 
c. significa uma grande contribuição para consolidação de uma sociedade verdadeiramente democrática; 
 d. significa um passo importante para a consolidação das ações empresariais.
 e. significa a consolidação de uma estratégia de marketing social.
15) A primeira informação contida no Balanço Social refere-se ao valor adicionado à economia e à sociedade, o qual é obtido través do demonstrativo contábil Demonstração do Valor Adicionado (DVA), que por força da Lei 11.638/07, passou a ser obrigatório para as sociedades anônimas de capital aberto. Trata-se, portanto, de um importante componente do Balanço Social. 
Pergunta-se: no que consistem as informações da DVA? 
Escolha uma: 
a. Consiste na demonstração da capacidade da empresa gerar e distribuir riqueza ;
 b. Consiste na demonstração da capacidade da empresa contribuir para o desenvolvimento sustentável da economia; 
c. Consiste na demonstração da capacidade da empresa apresentar seus índices de desenvolvimento; 
d. Consiste na demonstração da capacidade da empresa em prestar informações sócio-econômicos-ambientais. 
e. Consiste na demonstração da capacidade da empresa informar seus investimentos na área social e ambiental
16) O Art. 4º da Lei 601/1850, apresenta considerações acerca do direito a posse de terras, na qual estabelece que serão revalidadas as sesmarias, ou outras concessões do Governo Geral ou Provincial, não bastando simplesmente que as terras apresentem-se roçadas, derrubadas ou queimas de matos ou campos mas aquelas que se acharem providas das seguintes condições: 
Escolha uma: 
a. Atentem para o "princípio da cultura" que estabelece que as terras do litoral sejam distribuídas para as empresas que exploram a extração de pau-brasil; 
b. Atentem para o "princípio da cultura" que estabelece que as terras devolutas devam ser repartidas pelos meeiros.
 c. Atentem para o "princípio da cultura" que estabelece que as terras precisem se achar cultivadas, com morada habitual do respectivo sesmeiro ou concessionário, ou de quem os represente. 
d. Atentem para o "princípio da cultura" que estabelece que as terras devam ser utilizadas para o cultivo da cana-de-açúcar. 
e. Atentem para o "princípio da cultura" que estabelece subsídios para investimentos na área ambiental.
17) Na Gestão Estratégica dos Custos Ambientais, o que são Custos do Controle? 
Escolha uma:
a. São os gastos para implantar e manter o sistema de proteção ambiental que ocorrem no setor de gerenciamento e nas atividades executadas com vistas a dar operacionalidade ao sistema, o que pode se traduzir nos custos totais de um único departamento ou no somatório dos custos das atividades ambientais executadas. 
b. São os gastos para manter o sistema de proteção ambiental que ocorrem no setor de gerenciamento e nas atividades executadas com vistas a dar operacionalidade ao sistema, o que pode se traduzir nos custos totais de um único departamento ou no somatório dos custos das atividades ambientais executadas. 
c. São os gastos incorridos para adequar o nível de volume de produção da empresa, também chamados de custos da não conformidade, dado que se referem a reprocessamento de atividades e/ou processos, tratamento de resíduos poluentes e/ou áreas contaminadas e aoscustos inerentes à devolução de produtos por clientes. 
d. São os gastos incorridos para adequar o nível de eficiência e eficácia da empresa, também chamados de custos da não conformidade, dado que se referem a reprocessamento de atividades e/ou processos, tratamento de resíduos poluentes e/ou áreas contaminadas e aos custos inerentes à devolução de produtos por clientes.
18) Quando se pensa em gestão estratégica, um dos elementos essenciais é o custo. E, por ser assim, aqueles de natureza relevante devem ser alvo de profunda atenção, estudo e análise com vistas à melhor performance do negócio visando a sua continuidade. A mensuração dos custos ambientais tem esbarrado em determinadas limitações. Assinale a alternativa que melhor apresenta essas limitações. 
Escolha uma: 
a. As limitações para se mensurar os custos ambientais situam-se na dificuldade em se definir os parâmetros e as variáveis ambientais que fizeram parte do processo produtivo. 
b. As limitações para se mensurar os custos ambientais situam-se nas dificuldades encontradas pelos agentes em defini-los no processo produtivo. 
c. As limitações para se mensurar os custos ambientais situam-se no emprego dos instrumentos usuais da Contabilidade, uma vez que, pela sua natureza, esses custos seriam classificados como Custos Indiretos de Fabricação; onde o consumo dos recursos ocorre concomitantemente ao processo produtivo normal, dificultando, com isso, sua identificação. 
d. As limitações para se mensurar os custos ambientais encontram-se consagradas nos instrumentos arcaicos de monitoramento e verificação dos custos quando eles ocorrem no momento da execução do processo produtivo. 
e. As limitações para se mensurar os custos ambientais situam-se no emprego de metodologias inapropriadas para estabelecer-se os elementos que devem servir de base para a verificação quantitativa dos elementos que contribuíram para a geração de impactos ambientais no processo produtivo.
19) A discussão sobre desenvolvimento sustentável e a busca por uma melhor qualidade de vida vem tomando fôlego ao longo do tempo. Historicamente, o que se tem observado é que sem uma legislação bem estruturada e rigorosa, todas as intervenções do Estado e da sociedade organizada tornam-se infrutíferas. Contudo, faz-se mister o registro, ainda que modesto, de ações empreendidas pelo Estado no sentido de promover uma certa preservação dos recursos ambientais. Assim, no Brasil, pode-se destacar ao longo da história a elaboração de leis e decretos que buscam alcançar a sustentabilidade. Verifica-se, por exemplo, que no ano de 1605, D. João VI promulga a primeira lei de proteção florestal no Brasil, a qual versava sobre a proteção de determinada espécie. Assinale a alternativa que contempla essa assertiva? 
Escolha uma:
 a. Por recomendação de José Bonifácio, foram baixadas as primeiras instruções para reflorestar o cerrado matogrossense. 
b. Em abril, foi promulgado o primeiro Regimento de Cortes de Madeiras, que estabelecia rigorosas regras para a derrubada de árvores. 
c. Lei de Proteção à araucária, que definia a época do ano que essa espécie podia ser cortada. 
d. Carta Régia de 13 de março preocupava-se com a defesa da fauna, das águas e dos solos. 
e. Regimento do Pau-Brasil, que: exigia autorização real para o corte dessa árvore. 
20) Qual norma institucional estabelece a consciência de que "a qualidade do meio ambiente se transformara num bem, num patrimônio, num valor mesmo, cuja preservação, recuperação e revitalização se tornaram num imperativo do Poder Público, para assegurar a saúde, o bem-estar do homem e as condições de seu desenvolvimento. Em verdade, para assegurar o direito fundamental à vida". 
Escolha uma: 
a. A Constituição Federal de 1988. 
b. A Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, que estabeleceu a Política Nacional para o Meio Ambiente, com a instituição da Polícia Administrativa Ambiental. 
c. A criação do PROTERRA - Programa de Redistribuição de Terras e Estímulos à Agropecuária do Norte e do Nordeste, através da Lei 5.727, de 4 de novembro de 1971.
d. A Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976, estabeleceu as Políticas de Proteção ambiental a partir do Plano Nacional de Desenvolvimento. 
e. O III Plano Nacional de Desenvolvimento, aprovado pela Resolução nº 1, de 5 de dezembro de 1979, do Congresso Nacional;
21) Dois passos de grande importância foram introduzidos com a Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, que estabeleceu a Política Nacional para o Meio Ambiente, com a instituição da Polícia Administrativa Ambiental. Que estabeleceu entre algumas, a obrigatoriedade de cumprimento de normas para, por exemplo, a obtenção de licenciamento em qualquer atividade modificadora do meio ambiente. Assinale a alternativa que representa quais foram as medidas que passaram a ser exigidas para esse fim.
Escolha uma: 
a. A exigência de que aos olhos das leis ambientais qualquer um que a degradar será punido através do código penal. 
b. A exigência de que todo impacto causado deva ter o seu potencial resgatado por aquele que o provocou. 
c. A exigência de ações regeneradoras e recuperadoras dos impactos causados ao ambiente natural. 
d. A exigência de que todos têm direito ao meio ambiente, em razão disso ninguém tem o direito de destruir ou consumir de forma irresponsável os recursos naturais. 
e. A exigência do estudo de impacto ambiental e o respectivo relatório (EIA/Rima) para a obtenção de licenciamento em qualquer atividade modificadora do meio ambiente.
22) Qualquer proposta de ação em meio ambiente precisa ser realizada por uma ótica multidisciplinar, mas desenvolvendo um processo de trabalho interdisciplinar. Sabemos que o desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades. Ele contém dois conceitos-chave. Assinale a alternativa que apresenta esses dois conceitos.
Escolha uma: 
a. Conceito de preservação, que trata da forma de manejo dos recursos ambientais; e, sua exploração e uso no processo produtivo. 
b. Conceito de exploração, que trata do uso dos recursos ambientais; e, noção de aplicabilidade, que cuida da forma como os recursos ambientais são aplicados no processo produtivo. 
c. Conceito de necessidades, sobretudo as necessidades dos pobres do mundo, que devem receber a máxima prioridade; e, noção das limitações que o estágio da tecnologia e da organização social impõe ao meio ambiente, impedindo-o de atender às necessidades presentes e futuras. 
d. Conceito de argumentação, tratando das formas como devem ser apresentados os argumentos sobre produção versus preservação; e, noção de limites que devem abordar a capacidade de exploração dos recursos naturais. 
e. Conceito de direito, atestando a legalidade dos atos praticados pelos atores que regem o processo produtivo; e, a capacidade que o Estado tem de intervir nos processo de degeneração do bem ambiental;
23) Através da adoção de quais procedimentos podem as empresas alcançar a otimização dos seus resultados operacionais e do seu sistema de gestão estratégica de custos, principalmente, daqueles inerentes à proteção ambiental?
Escolha uma: 
a. Dos estudos sobre impactos ambientais associadas ao Plano de Custeio da Organização. 
b. Da continuidade dos estudos sobre variáveis que envolvem as atividades necessárias à proteção do meio ambiente, associada ao sistema de Custeio por Atividades. 
c. Dos princípios de gestão estratégica de custos e da adoção de um Sistema de Custeio por Absorção. 
d. Dos estudos sobre variáveis ambientais associadas ao Plano de Custeio Institucional. 
e. Dos princípios de gestão estratégica de custos adotados pela empresa.
24) A preocupação com a preservação do meio ambiente, restringindo-se o uso dos recursos naturais, levou o poder público a considerar alguns sistemas ecológicos como patrimônio nacional, em que pese não haver no direito brasileiro uma definição legal para "patrimônio nacional", tem-se como consequênciaautorização para o estabelecimento de restrições legais para tornar efetiva a preservação do meio ambiente. Assim, pergunta-se: quais são os sistemas a que se refere o texto.
Escolha uma: 
a. A Floresta Amazônica, o Cerrado, a Serra do Mar, a Mata Atlântica. 
b. A Floresta Amazônica, o Pantanal Mato-Grossense, a Caatinga e o Cerrado. 
c. A Floresta de Araucária; a Serra do Mar; a Mata Atlântica, a Serra do Mar e a Floresta da Tijuca. 
d. A Floresta Amazônica brasileira; o Pantanal; o Cerrado, a Floresta da Tijuca e a Zona Costeira. 
e. A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, o Pantanal Mato-Grossense, a Serra do Mar e a Zona Costeira.
25) As normas constitucionais assumiram a consciência de que o direito á vida, como matriz de todos os demais direitos fundamentais do homem, é que há de orientar todas as formas de atuação no campo da tutela do meio ambiente. Através desse ordenamento pode-se aduzir que:
Escolha uma: 
a. O meio ambiente é um bem vinculado ao patrimônio da União, Estados e Municípios, correspondentes a área territorial a qual esteja vinculada, sendo de sua responsabilidade as ações de preservação. 
b. O meio ambiente é um bem de uso comum do povo, o qual deve ser defendido e resguardado por todos. 
c. O meio ambiente é um bem público, o qual deve ser utilizado em prol do bem estar social. 
d. O meio ambiente é um bem de uso comum do povo, portanto, deve ser utilizado em seu proveito. 
e. O meio ambiente é um bem público, deve ser preservado pelo povo e defendido exclusivamente pelo Estado.
26) De acordo com Bateman & Snell (1998), as principais razões que levam a empresa a incorporar conceitos ambientais em suas considerações estratégicas são: 
Escolha uma: 
a. Reduzir ao mínimo os riscos de comprometimento da imagem da organização frente à opinião pública, discriminado as minorias raciais; Respeitar a legislação e dar maior eficiência, reduzindo custos com reciclagem, diminuindo o consumo de recursos, matérias-primas e energia, evitando desperdícios; Competitividade e abertura de novos mercados. 
b. Respeitar a legislação e dar maior eficiência, reduzindo custos com reciclagem, diminuindo o consumo de recursos, matérias-primas e energia, evitando desperdícios; competitividade e abertura de novos mercados; redução do risco de comprometimento da imagem da organização frente à opinião pública; responsabilidade social e ética na realização das suas atividades. 
c. Realizar suas atividades com responsabilidade social e ética, aumentando a rentabilidade dos sócios; Reduzir ao mínimo os riscos de comprometimento da imagem da organização frente à opinião pública discriminando as minorias raciais; Respeitar a legislação e dar maior eficiência, reduzindo custos com reciclagem, diminuindo o consumo de recursos, matérias-primas e energia, evitando desperdícios. 
d. Realizar suas atividades com responsabilidade social e ética, aumentando a rentabilidade dos sócios; Reduzir ao mínimo os riscos de comprometimento da imagem da organização frente à opinião pública, discriminado as minorias raciais; aumento da competitividade e abertura de novos mercados. 
e. Respeitar a legislação e aumentar a capacidade de retorno empresarial; Reduzir ao mínimo os riscos de comprometimento da imagem da organização frente à opinião pública, discriminado as minorias raciais; aumento da competitividade e abertura de novos mercados.
27) Um dos processos produtivos que mais agride o meio ambiente é a atividade de mineração para a qual a Constituição Federal dedicou norma específica. Em um país rico em minerais em quantidade e diversidade, o desenvolvimento nacional reclama a sua utilização, mas, ao mesmo tempo, mostram-se necessárias providências para a salvaguarda da natureza. Busca-se o equilíbrio entre dois valores importantes: o desenvolvimento nacional, indicado como um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil e a proteção do meio ambiente. A exploração mineral acarreta danos à natureza. As minas auríferas utilizam o mercúrio, metal pesado e prejudicial às espécies. 
Ante o paradoxo que se apresenta, qual sanção é determinada pela Constituição Federal? 
Escolha uma:
 a. Exige que o interessado na exploração do recurso ambiental deva ressarcir a administração pública pelos prejuízos ambientais verificados; 
b. Exige que o interessado na exploração do recurso ambiental fique obrigado a promover a recuperação do meio ambiente degradado; 
c. Exige-se que os danos ambientais sejam sanados através de ações de políticas públicas. 
d. Exige que os danos ambientais verificados na exploração do recurso ambiental sejam sanados pelos agentes responsáveis pela sua degradação; 
e. Exige que o interessado na exploração do recurso ambiental seja obrigado a prestar por um ano serviços comunitários na região por ele degradada;
28) O meio ambiente encontra-se entre os direitos difusos e especialmente protegidos por ação civil pública, nos moldes definidos pela Lei 7.347, de 24 de julho de 1985. Para o qual se define tratar-se não apenas de um direito, mas de um dever, para o qual _________________________________________. 
Complete a lacuna
Escolha uma: 
a. O Estado deve obrigar as empresas a investir 15% do seu lucro líquido em atividades de prevenção de riscos, visando reduzir os impactos dos processos produtivos ao meio ambiente. 
b. apenas a participação consciente e responsável das gerações presentes poderá ser um instrumento eficaz para que elas próprias e as futuras possam viver num ambiente ecologicamente equilibrado. 
c. o Estado deve impor que as gerações presentes e futuras atuem para evitar a poluição dos rios e a destruição da camada de ozônio. 
d. os governos atuem para obrigar o replantio de árvores nativas nas áreas devastadas para plantio e criação de animais, visando reduzir o aquecimento global. 
e. cada cidadão tem o compromisso compulsório de preservar os recursos ambientais, especialmente, quando este faça uso e emprego desse recurso em causa própria. Estado deve impor que as gerações presentes e futuras atuem para evitar a poluição dos rios e a destruição da camada de ozônio.
29) Atualmente, o desafio de fortalecer uma educação ambiental convergente e multirreferencial é prioritário para viabilizar uma prática educativa que articule de forma incisiva a necessidade de enfrentar concomitantemente dois importantes componentes na busca pela sustentabilidade. Assinale a opção que melhor define essas variáveis a serem enfrentadas. 
Escolha uma: 
a. Os problemas sociais e a fome. 
b. A inflação e a corrupção. 
c. A degradação ambiental e os problemas relacionados com a poluição dos rios. 
d. O processo inflacionário e a degradação ambiental.
e. A degradação ambiental e os problemas sociais.
30) A evidenciação do lucro auferido pela empresa e a forma como foi obtido tem sido objeto principal para a elaboração da DRE - (Demonstração do Resultado do Exercício). A forma como a empresa lidou com as origens e aplicações dos recursos, encontram-se representados pelo Balanço Patrimonial. Ambas as demonstrações são significativas para o posicionamento dos investidores. Contudo, a DRE, por exemplo, avalia apenas a parcela que se destina ao proprietário. Para ele, salários, juros, impostos e etc. são tratados como despesas, as quais representam uma redução da riqueza, ou seja, do lucro. No Brasil, há uma preocupação crescente não apenas oriunda dos investidores, fornecedores, empresários e do governo, mas de toda a sociedade, face a necessidade que têm em interagir para o sucesso da economia nacional, que é a sustentabilidade. Parte pelo escasseamento dos insumos oriundos da natureza, pelo descarte de resíduos e sobras, parte pela mudança de hábitos e conscientização do consumidor que vem atentando para a forma como os bens vêm sendo produzidos. Economicamente, essa preocupação vigente vem sendo responsável por uma significativa mudança nos paradigmas empresariais, não obstante a determinação legal para publicação da DVA (Demonstração do Valor Adicionado).Pergunta-se, que tipos de informações devem estar demonstradas na DVA, que possam contribuir para a evidenciação do como a empresa realiza a sua gestão com responsabilidade sócio-econômica-ambiental?
Escolha uma: 
a. A DVA deve evidenciar apenas os benefícios que a empresa gera aos consumidores. 
b. A DVA deve evidenciar apenas os benefícios que a empresa gera em favor dos seus acionistas. 
c. A DVA deve evidenciar, além do lucro dos investidores; a quem pertence e será destinado o restante da riqueza gerada pela empresa tais como, por exemplo, juros, impostos, salários e etc. 
d. A DVA deve evidenciar não apenas o lucro dos investidores, mas também os impactos gerados por seu processo produtivo. 
e. A DVA deve evidenciar o lucro destinado aos investidores e os impostos pagos ao governo.
31) O enfoque sistêmico possibilita uma visão global da empresa, que é o ponto de partida para a criação e gestão de negócios que respondam eficientemente à nova realidade de concorrência acirrada e de expectativas em mutação dos clientes. Essa visão global permite enxergar a empresa como um macrossistema que converte diversas entradas de recursos em saídas de produtos e serviços que ela fornece para sistemas receptores ou mercados. A organização é guiada por seus próprios critérios e feedback interno, mas é, em ultima instância, conduzida por componentes mais amplos que irão definir a sua sustentabilidade. Identifique esses componentes que conduzirão a organização para a sustentabilidade.
Escolha uma: 
a. Os efeitos que são capazes de produzir para si e para todo o mercado. 
b. O feedback interno e do próprio mercado. 
c. Os efeitos que são capazes de produzir para si e para o meio ambiente. 
d. O feedback do mercado que atua e pelos efeitos que gera no meio ambiente. 
e. O feedback do mercado e as ações que é capaz de produzir na operacionalização da sua atividade.
32) Os investimentos adicionais com pesquisas para o desenvolvimento de novos produtos e insumos, em geral, são compensados com economias de custo para as empresas e para o patrimônio natural humano. A reciclagem envolve economia de matéria-prima e, portanto, dos recursos naturais. O papel reciclado, por exemplo, substitui a celulose e, além de ser considerado mais barato, reduz os desmatamentos e a erosão dos solos. A partir de 1998, com a promulgação da Lei nº 9.605, o governo brasileiro estabeleceu sanções penais aos administradores e proprietários das empresas que comprometam a saúde dos ecossistemas com o seu processo produtivo. Face ao exposto, que tipo de punição os administradores e proprietários de empresas que não atentarem ao cumprimento dessa norma legal podem sofrer?
Escolha uma: 
a. Perda da liberdade e/ou pagamento de cesta básica. 
b. Pagamento de multa e impedimento ao acesso a financiamentos governamentais. 
c. Perda da liberdade e comprometimento da imagem da empresa. 
d. Comprometimento da imagem do negócio e o pagamento de cesta básica. 
e. Perda da liberdade e comprometimento dos seus bens particulares.
33) Como resultado da evolução da legislação ambiental no Brasil, em junho de 1992 realizou-se no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Rio 92, evento de repercussão mundial, da qual resultaram cinco documentos: a) Declaração do Rio de Janeiro (Carta da Terra), com 27 princípios fundamentais sobre o desenvolvimento sustentável; b) a Declaração de Princípios sobre Florestas; c) a Convenção sobre Biodiversidade, sobre a proteção das riquezas biológicas, principalmente florestais; d) Convenção sobre o Clima, sobre medidas para preservação do equilíbrio atmosférico, com o uso de tecnologias limpas, e controle da emissão de CO2; e, por fim, a Agenda 21.
Pergunta-se, no que se constitui essa Agenda 21?
Escolha uma: 
a. Constitui-se em um guia que servirá de orientação para as gerações futuras melhor compreenderem os riscos referentes as agressões cometidas contra o meio ambiente. 
b. Constitui-se em um guia em que constam as datas e locais para os próximos encontros entre os líderes mundiais signatários do protocolo do Rio; 
c. Constitui-se em um guia que contem as 21 tarefas que deverão ser cumpridas pelos participantes signatários do protocolo do Rio; 
d. Constitui-se em um guia que permite a sociedade organizada acompanhar o cumprimento de todos os compromissos firmados entre os signatários sobre questões relacionadas aos recursos hídricos, tóxicos e emissões de gazes; 
e. Constitui-se em um guia de cooperação internacional sobre recursos hídricos, resíduos tóxicos, transferência de recursos e tecnologias para os países pobres etc.
34) Considerando a educação ambiental, no que se consubstancia o fato da educação ambiental apresentar -se como o principal eixo de atuação na busca, acima de tudo, da solidariedade, da igualdade e do respeito à diferença através de formas democráticas de atuação baseadas em práticas interativas e dialógicas? 
Assinale a alternativa que melhor caracteriza a resposta.
Escolha uma: 
a. Se consubstancia no objetivo de criar novos modelos de aplicações de recursos no processo produtivo. 
b. Se consubstancia no objetivo de estabelecer mudanças dos modelos de consumo e renda da sociedade. 
c. Se consubstancia no objetivo de criar novas atitudes e comportamentos diante do consumo na nossa sociedade e de estimular a mudança de valores individuais e coletivos. 
d. Se consubstancia no objetivo criar expectativas de redução de consumo e evolução da sociedade. 
e. Se consubstancia no objetivo de criar novas relações que irão permitir igualdade de tratamento entre os cidadãos.
35) As questões relacionadas a Educação Ambiental faz por merecer uma certa atenção por parte de todos aqueles que dependem da qualidade e acessibilidade aos recursos ambientais para melhorar a sua qualidade de vida. Contudo, percebe-se que, ao que tudo indica,  no caso das grandes metrópoles, inexiste um compromisso maior para se enfrentar os problemas, por exemplo, da poluição do ar, para o qual, entende- se há necessidade de ações para a sua solução. Assim, pergunta-se o que deve ser feito para dar solução a esse problema. Assinale a alternativa que melhor traduz a solução ideal para esse tipo de problema.
Escolha uma: 
a. O poder público deve assumir papel indutor do processo de conscientização. A redução do uso do automóvel estimula a corresponsabilidade social na preservação do meio ambiente, chama a atenção das pessoas e as informa sobre os perigos gerados pela poluição do ar. Mas isso implica a necessidade de romper com o estereótipo de que as responsabilidades urbanas dependem em tudo da ação governamental, e os habitantes mantêm-se passivos e aceitam a tutela. 
b. O poder público deve assumir papel indutor do processo de conscientização. A redução do uso do automóvel estimula a corresponsabilidade social na preservação do meio ambiente, chama a atenção das pessoas e as informa sobre os perigos gerados pela poluição do ar. Mas isso implica não é o suficiente. É preciso que o cidadão seja multado caso não cumpra com os planos de redução de uso do automóvel. 
c. O poder público não deve assumir papel indutor do processo de conscientização. Isto deve ser tarefa das Organizações Não Governamentais. Quanto a redução do uso do automóvel, isto não é fator preponderante para aumento dos níveis de poluição, as indústrias, por exemplo, poluem muitíssimo mais. 
d. O poder público não deve preocupar-se com a questão da poluição provocada pelo uso do automóvel. Está provado que a forma como são produzidos atualmente não provocam poluição que possam agravar a qualidade do ar respirável. 
e. O poder público deve assumir papel indutor do processo de conscientização. A redução do uso do automóvel estimula a corresponsabilidade social na preservação do meio ambiente, chama a atenção das pessoas e as informa sobre os perigos gerados pela poluição do ar. Mas isso implica a necessidade de impor-se de forma complementar a imputação de punição caso asações propostas não sejam seguidas.
36) Embora ainda não represente a solução plena para todos os problemas de gerenciamento dos recursos consumidos na proteção do meio ambiente, a Contabilidade por Atividades mostra-se um subsídio eficiente para a gestão econômico-ambiental. Ela também é a mais apropriada para apurar os custos ambientais, porque o objeto do custo são as atividades relevantes, desenvolvidas com fins específicos. Assim, como se tem demonstrado, quais são as atividades que tem adquirido crescente relevância no plano mundial e, consequentemente, no ambiente interno das empresas, tanto no que tange ao cumprimento da responsabilidade social como na gestão dos recursos 
econômico-financeiros que lhes são vitais? 
Escolha uma: 
São as Atividades de Controle, Preservação e Recuperação ambiental.
37) A segunda informação contida no Balanço Social refere-se à Gestão de Recursos Humanos, indispensável à continuidade da empresa, entidade destinada à produção, troca ou circulação de bens e/ou serviços. A gestão de recursos humanos compreende todos os esforços para recrutar, organizar, manter, incentivar e treinar o corpo de colaboradores que serve à companhia. Algumas das informações pertinentes a gestão de recursos humanos se referem às seguintes: 
Escolha uma: 
Quantidade de empregos gerados; - remuneração total oferecida; - aproveitamento da mão de obra qualificada e disponibilizada pelo meio acadêmico; - investimentos no aperfeiçoamento e especialização do corpo de colaboradores; - custo da assistência médica e social e dos planos de aposentadoria proporcionados; - custo com alimentação e transporte, faixa etária e sexo.
38) De acordo com o conteúdo do quarto módulo de estudos da disciplina, pode se constatar que, quanto a Educação Ambiental, a grande maioria das atividades é feita dentro de uma modalidade formal. Os temas predominantes são lixo, proteção do verde, uso e degradação dos mananciais, ações para conscientizar a população em relação à poluição do ar. A educação ambiental que tem sido desenvolvida no país é muito diversa. Quanto aos órgãos governamentais, como estes vem concorrendo para uma maior dinamização dessa discussão? 
Escolha uma: 
A presença e participação dos órgãos governamentais como articuladores, coordenadores e promotores de ações é ainda muito restrita.
39) O termo meio ambiente é considerado, pelo pensamento geral, sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. Porém, é necessário um ponto de vista mais profundo sobre esse termo, estabelecer no ser humano a noção de pertencimento ao meio ambiente, com o qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência. Por meio da natureza, reencontramos nossas origens e identidade cultural e biológica, uma espécie de diversidade "biocultural". Outra definição sobre o termo meio ambiente o coloca no significado de recurso, de gerador de atéria-prima e energia. Considerando essa segunda definição de meio ambiente, assinale a alternativa que oferece as considerações próprias para a sua definição. 
Escolha uma: 
Nessa segunda definição, a educação ambiental trabalha a noção de consumo responsável e solidário, na defesa do acesso às matérias-primas do meio ambiente de forma comum para todos.
40) A sustentabilidade, como novo critério básico e integrador, precisa estimular permanentemente as responsabilidades éticas, na medida em que a ênfase nos aspectos extraeconômicos serve para reconsiderar os aspectos relacionados com a equidade, a justiça social e a própria ética dos seres vivos. A noção de sustentabilidade implica, portanto, uma inter-relação necessária de justiça social, qualidade de vida, equilíbrio ambiental e ruptura com o atual padrão de desenvolvimento. Nesse contexto, a educação ambiental aponta para propostas pedagógicas centradas na conscientização e outros fatores que irão suscitar em ações que permitirão um aumento de conhecimentos, mudança de valores e aperfeiçoamento de habilidades, condições básicas para estimular maior integração e harmonia dos indivíduos com o meio ambiente. 
Assinale a alternativa que apresenta esses outros fatores. 
Escolha uma: 
Mudança de comportamento, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e maior participação dos educando.
41) O que dizer do meio ambiente tratado na escola. Pode- se dizer que se trata de um tema que gera um aprendizado social baseado no diálogo e na interação em constante processo de recriação e reinterpretação de informações, conceitos e significados que podem se originar do aprendizado em sala de aula ou da experiência pessoal do aluno. Dessa forma, a escola pode transformar-se no espaço em que o aluno terá condições de analisar a natureza em um contexto entrelaçado de práticas sociais, parte de uma realidade mais complexa e multifacetada. Com base no exposto, o que se torna mais desafiador nesse contexto. 
Assinale a alternativa que melhor estabelece esse desafio. 
Escolha uma: 
O desafio é evitar cair na simplificação de que a educação ambiental poderá superar uma relação pouco harmoniosa entre os indivíduos e o meio ambiente mediante práticas localizadas e pontuais, muitas vezes distantes da realidade social de cada aluno. 
42) O "Princípio da Cultura" não foi consagrado em relação à ocupação das terras da Amazônia. O que ocorreu para que isto acontecesse? 
Escolha uma: 
Os ocupantes das terras da Amazônia promoviam de imediato o seu desmatamento, plantavam alguma coisa e, em seguida, pediam o reconhecimento pelo governo, de acordo com o PIN - Programa de Integração Nacional, hoje reconhecido como um dos grandes responsáveis pela devastação da Amazônia.
43) De acordo com a resolução Conama 306/2002, "meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influência e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas". Na ISO 14001:2004 encontra-se a seguinte definição sobre meio ambiente: "circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas interrelações". Complementando, a certificação ISO 14001, trata de compromissos que devem ser perseguidos por toda organização. 
Assinale a alternativa que melhor representa esses compromissos. 
Escolha uma: 
Toda organização é responsável pelo meio ambiente que a cerca, devendo, portanto, respeitá-lo, agir como não poluente e cumprir as legislações e normas pertinentes (ISO 14001).
44) Os recursos evidenciados na Demonstração do Valor Adicionado visam garantir informações que permitam uma avaliação quanto à capacidade da empresa em evidenciar, como um todo, os benefícios proporcionados em prol da comunidade; como a sua função social e a sua capacidade de contribuir para a formação da riqueza global do país, o PIB (Produto Interno Bruto). Assim, pergunta-se: quais recursos são contemplados na elaboração da DVA. 
Escolha uma: 
Os recursos mais variados possíveis compreendem, entre outros: os financeiros (sejam dos acionistas ou de terceiros); insumos e serviços adquiridos de seus fornecedores; mão de obra necessária à operacionalização de suas atividades; e Serviços de utilidade pública como, por exemplo, água, energia elétrica e serviços de saneamento e urbanização.
45) A educação ambiental é atravessada por vários campos de conhecimento, o que a situa como uma abordagem multirreferencial; a complexidade ambiental reflete um tecido conceitual heterogêneo, em que os campos de conhecimento, as noções e os conceitos podem ser originários de várias áreas do saber. A dimensão ambiental representa a possibilidade de lidar com conexões entre diferentes dimensões humanas, propiciando entrelaçamentos e múltiplos trânsitos entre múltiplos saberes. Pergunta-se, como a escola deve se situar para interagir como agente orientador e formador de opinião para uma sociedade cada vez mais dinâmica e envolta com problemas diferenciados quanto a preservação do meio ambiente? 
A resposta correta é: 
Aescola deve participar dessa rede como uma instituição dinâmica com capacidade de compreender e articular os processos cognitivos com os contextos da vida. A educação insere-se na própria teia da aprendizagem e assume papel estratégico nesse processo..

Continue navegando