Buscar

GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO 6

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		
Observe a imagem abaixo.
 
 
http://mundoglobalizado3ti.blogspot.com.br/2011/07/tirinhas-sobre-globalizacao.html
Um dos principais e mais difundidos aspectos da Globalização da Economia é o grande desenvolvimento tecnológico que se espalhou pelo mundo inteiro. O meio técnico-científico-informacional passou a ser o vetor do desenvolvimento industrial em escala Global. Contudo, ao mesmo tempo que o desenvolvimento tecnológico propiciou o aumento da produção e o barateamento das mercadorias teve como consequência a negativa a diminuição dos postos de trabalho.
Esse tipo de desemprego típico da Globalização da Economia é conhecido como:
 
	
	
	
	Desemprego Cíclico
	
	
	Desemprego Estrutural
	
	
	Desemprego Conjuntural
	
	
	Desemprego Friccional
	
	
	Desemprego Sazonal
	
Explicação:
Há 3 tipos principais de desemprego.  O desemprego Friccional é o de menor importância.  É motivado pela mobilidade da mão-de-obra. Ocorre quando um ou mais indivíduos se desempregam de um trabalho para procurar outro, por causa do término de estudos, mudança de faixa etária ou por migração da família.
Por sua vez, o desemprego tecnológico ou estrutural é aquele que resulta de mudanças da estrutura da economia, que provocam desajustamentos entre trabalhadores e postos de trabalho.  Ocorre devido à grande mecanização das indústrias, reduzindo o número de empregos e o processo ocorre por causa da modernização dos equipamentos que substitui cada vez mais os trabalhadores.
Por fim, o desemprego conjuntural ou Cíclico é aquele que resulta da variação cíclica da vida econômica, isto é, das épocas de expansão ou "boom" e das épocas de recessão da economia.  Portanto a demissão é temporária, uma vez que, superada a crise, o emprego é novamente ofertado.
Desemprego Cíclico Ocorre quando há uma crise econômica e as empresas são obrigadas a demitir os seus funcionários. Quando há um reaquecimento da economia há a necessidade de recontratar funcionários.
Desemprego Conjuntural. O mesmo que Desemprego Cíclico, ou seja, ocorre quando há uma crise econômica e as empresas são obrigadas a demitir os seus funcionários. Quando há um reaquecimento da economia há a necessidade de recontratar funcionários.
Desemprego Sazonal: Ocorre em função da sazonalidade de determinados tipos de atividades econômicas, tais como agricultura e turismo, e que acabam causando variações na demanda de trabalho em diferentes épocas do ano.
Desemprego Friccional: Ocorre quando indivíduos estão desempregados, temporariamente, ou porque estão mudando de emprego, ou porque foram demitidos, ou porque ainda estão procurando emprego pela primeira vez.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A População Economicamente Ativa (PEA) de um país reflete o seu nível de desenvolvimento. Os países desenvolvidos possuem a maior parte da sua PEA no setor de serviços. Já os países pobres e subdesenvolvidos tem maior participação da sua população economicamente ativa no setor primário.
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para os fatores que influenciam a distribuição da PEA de um país se encontram:
(   ) Os investimentos na agricultura familiar que se moderniza e mecaniza e absorve cada vez mais um número maior de trabalhadores.
(   ) A industrialização que atrai um grande número de trabalhadores para o setor secundário, estimulando a migração campo-cidade.
(   ) A urbanização que gera consumo e estimula o crescimento do setor de serviços de forma ampliada.
(   ) A modernização do agronegócio que faz com que aumente a necessidade de trabalhadores no setor primário da economia.
A sequência correta é:
 
	
	
	
	V - F  - V - F
	
	
	F - F - V - V
	
	
	F - V - F - V
	
	
	F - V - V - F
	
	
	V - V - F - V
	
Explicação:
Os investimentos na agricultura familiar não têm sido suficientes para a completa modernização e mecanização.  Muito pelo contrário, muitas pessoas associadas a esse ramo econômico têm migrado para as cidades.  
A modernização do agronegócio que faz com que aumente a necessidade de trabalhadores no setor primário da economia. Muito pelo contrário, a modernização de grandes áreas agrícolas têm liberado mão de obra, para as cidades.
 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Agropecuária se consolida como principal gerador de empregos Mercado de trabalho
Entre os 10 maiores geradores de emprego no ano e em junho, mais da metade dos ramos é do agronegócio
Fonte: Portal Brasil 07/08/2017. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2017/08/agropecuaria-se-consolida-como-principal-gerador-de-empregos#acontent Acesso em 15/02/2018.
O Brasil não pode mais ser chamado de um país agrário. Entretanto, devido a processos históricos, o Brasil ainda é um país agroexportador. No ano de 2017, o agronegócio contribuiu com 23,5% do PIB nacional. 
Dentro desse quadro podemos afirmar que:
 
	
	
	
	Há uma queda na quantidade de trabalhadores na indústria fazendo com que a agricultura seja o setor com o maior número de trabalhadores no Brasil
	
	
	Apesar do crescimento da abertura de postos de trabalho no campo, a maior parte de sua população brasileira se encontra empregada nos setores secundário e terciário da economia
	
	
	Apesar da abertura de postos de trabalho no campo o setor de serviços continua sendo o que absorve o maior número de trabalhadores de forma legal e regularizada
	
	
	A procura pelos empregos no campo decorre da grande necessidade de mão-de-obra devido a mecanização da produção agrícola
	
	
	O número de trabalhadores empregado no setor primário supera do setor de serviços em quantidade e nível de renda
	
Explicação:
No Brasil, a população do setor primário tem reduzido, com o êxodo rural e a mecanização do campo.  O setor secundário, por sua vez, também tem sofrido redução, com a concorrência internacional e a introdução de maquinário, na indústria.  Toda essa população tem ido para o setor terciário.
 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		MPE-GO 2017
É o conjunto de atividades econômicas responsável por extrair ou produzir as matérias-primas sobre o meio natural. No Brasil, é uma das atividades que menos oferecem empregos, mas uma das que possuem os maiores rendimentos. Isso significa uma área:
 
	
	
	
	Do setor terciário
	
	
	Do setor secundário
	
	
	Do setor primário
	
	
	Setor quaternário
	
	
	Setor centenário
	
Explicação:
Na economia, há três setores. O setor primário é formado pelos trabalhadores na agricultura, na pecuária, no extrativismo e na pesca. Por sua vez, o setor secundário é formado pelos trabalhadores no setor industrial. De todos os setores da economia, o setor terciário, que engloba os serviços e o comércio, é o mais complexo e o que emprega o maior número de trabalhadores.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Leia o texto abaixo:
No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).
Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:
 
	
	
	
	Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal
	
	
	Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais
	
	
	Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados
	
	
	Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego
	
	
	Eliminação das vantagens locacionais e ampliação
da legislação laboral
	
Explicação:
Com o mundo globalizado de hoje, tudo surge como novo, uma nova cara, um novo espaço que sofre fortes modificações, novas descrições, novas características. A fragmentação se torna o ponto chave do mundo globalizado; mostrar onde há globalização, há progresso. Essa dinâmica mostra a importância do capital, pois é ele que traz toda a tecnologia e, também, uma nova organização do espaço geográfico.
Repare que o texto menciona ¿em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação¿.  Descreve um mundo comandado pelas novas tecnologias, um mundo das máquinas, que substituiu o homem, no sistema produtivo, causando desemprego.  
É o chamado desemprego estrutural. Com isso, o trabalhador constata que precisa se qualificar (técnicas mais avançadas) para se inserir novamente no mercado de trabalho. É a substituição da mão de obra pela máquina, deixando somente os mais qualificados no mercado. Essa globalização, que relata Milton Santos, é a imposição da perversidade. O desemprego, a pobreza, os conflitos, a falta e estrutura, a falta de investimento na educação aumenta cada vez mais, o que não contribui para a qualificação do profissional.
 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		CS-UFG 2016
Leia o texto:
Goiás é um imenso campo de grãos. Soja no verão e milho na safrinha se revezam no horizonte da zona rural. O estado é o quarto maior produtor de grãos do país. Quase 10% da produção nacional saiu do estado, na última safra.
A região é conhecida pela tecnologia no campo e altos índices de produtividade, como os da soja na fazenda de Flávio Faedo, em Santa Helena de Goiás. "Nos últimos anos eu tenho conseguido manter a média de 65 sacos por hectare, com picos até de maior produtividade. E o milho safrinha mesmo, que é a segunda safra, a gente vem evoluindo muito com o que a gente vem sabendo de técnicas pra aumentar a produtividade e hoje a gente chega a 150 sacos de milho por hectare na segunda safra".
Fonte: Disponível em . Acesso em 27 ago 2018.
O agronegócio é um dos pontos fortes da economia goiana. Ele compreende uma cadeia produtiva que envolve diversos setores da economia, cuja origem está nos produtos do setor:
 
	
	
	
	Primário
	
	
	Quaternário
	
	
	Terçária
	
	
	Secundário
	
	
	Terciário
	
Explicação:
Na economia, há três setores. O setor primário é formado pelos trabalhadores na agricultura, na pecuária, no extrativismo e na pesca. Por sua vez, o setor secundário é formado pelos trabalhadores no setor industrial. De todos os setores da economia, o setor terciário, que engloba os serviços e o comércio, é o mais complexo e o que emprega o maior número de trabalhadores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando