Buscar

Questões sobre Anfíbios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

01.(UFPR) Na classificação do filo Chordata são utilizados diversos temos, cujo significado é importante na caracterização dos diversos grupos. Por exemplo, o termo Agnatha refere-se a vertebrados que não apresentam mandíbula. Nesse sentido, defina os seguintes termos: Vertebrata, Craniata, Tetrapoda e Amphibia.
Vertebrata refere-se a animais que possuem coluna vertebral. Craniata refere-se a animais que possuem crânio. Tetrapoda refere-se a animais que possuem quatro membros. Amphibia é a classe de vertebrados representados pelos sapos, rãs e pererecas. A palavra anfíbio significa "duas vidas" e se refere ao fato de que esses animais viverem na água na forma larval e no meio terrestre na fase adulta.
02. (UNESP) Dê duas características de anfíbios que justifiquem porque a maioria desses animais tem vida restrita a ambientes úmidos. Explique sua resposta. 
A maioria dos Anfíbios estão restritos a ambientes úmidos porque necessitam respirar pela pele. Em ambiente seco sofreriam intensa desidratação, pois não possuem camada córnea impermeável. Apresentam fecundação externa, ovos sem casca ou anexos embrionários e desenvolvimento indireto com larva aquática.
03. (UFJF-MG) Os sapos têm sido considerados popularmente animais perigosos por seu veneno, por sua urina e por "trazerem azar". São inofensivos, entretanto, apresentam um par de glândulas de veneno, que só é liberado quando essas glândulas são comprimidas.
a) Como são chamadas essas glândulas?
b) Qual a função ou funções da secreção dessas glândulas? 
a) São as glândulas paratóides.
b) Expelem veneno apenas quando comprimidas, funcionando na defesa contra predadores, como as cobras, por exemplo.
04. (UNICAMP) Um menino levou para casa um frasco contendo água, alguns ramos e um animalzinho que encontrou dentro de uma lagoa. No dia seguinte, o menino disse à mãe que haviam matado a sua mascote, que estava fora da água, seca e oca, presa nos ramos do seu "aquário". Ao ver que o filho lhe mostrava, a mãe apontou uma delicada libélula pousada no alto da cortina. Com base no texto responda:
a) Que fenômeno biológico a mãe teve oportunidade de revelar ao filho?
b) Mencione um vertebrado em que esse fenômeno também ocorre. 
a) A metamorfose de um inseto.
b) Os sapos, animais pertencentes à classe dos anfíbios. Nesses animais, as larvas são denominadas de girinos.
05. (UFV-MG) Considere o tipo de respiração em um sapo adulto. 
a) O que ocorre quando se faz a obstrução das narinas e da boca desse animal durante 10 minutos? Justifique a sua resposta. 
a) O sapo provavelmente continuará vivo. Isso ocorre porque o animal tem respiração cutânea, ou seja, ele vai continuar a realizar trocas gasosas através da pele.
06. (UNICAMP) Identifique a classe de vertebrados nos quais ocorre maior diversidade de estruturas apropriadas para trocas de gases respiratórios e discuta uma das causas fundamentais para essa diversificação. 
É a classe dos anfíbios, que apresentam respiração branquial na fase de larva, pulmonar e cutânea na fase adulta. Esta diversidade está associada à transição da vida aquática para a vida terrestre, que acompanha a metamorfose desses animais.
07. (UNICAMP) Existem quatro tipos de sistemas para trocas gasosas nos animais: branquial, pulmonar, traqueal e através da superfície do corpo.
a) Qual desses sistemas captam o oxigênio dissolvido na água e quais captam o oxigênio do ar?
b) Associe os tipos de sistemas aos seguintes animais: minhoca, barata, camarão e medusa.
c) Os sapos, na fase adulta, apesar de respiraram por pulmões, podem obter cerca de 25% do oxigênio necessário por outro meio. Cite esse meio. 
a) Captam o oxigênio que fica entre as moléculas de água: branquial e através da superfície do corpo. 
b) Minhoca e medusa: através da superfície do corpo. Barata: traqueal. Camarão: branquial.
c) Através da superfície do corpo.
08. (FUVEST) Considere o transporte de gás oxigênio do meio externo para os tecidos internos de um animal. Compare esse transporte entre insetos e anfíbios.	
Nos insetos, animais que possuem respiração traqueal, o oxigênio é transportado diretamente até as células, não necessitando do sistema circulatório. Nos anfíbios o oxigênio entra pela pele ou pelos pulmões e cai no sangue, liga-se com a hemoglobina (pigmento respiratório), de onde é levado até as células.
9. (FUVEST) Qual é o tipo de sistema excretor observado nos seguintes animais:
a) Peixes a) Rins
b) Insetos b) Tubos de Malpighi.
c) Crustáceos c) Glândulas verdes ou antenais.
d) Anfíbios d) Rins.
10. (UNIFESP) Considere os grandes biomas do Brasil: cerrados, florestas, pampas e caatingas.
a) Em qual deles espera-se encontrar maior abundância de anfíbios?
b) Justifique sua resposta, relacionando as características do ambiente com as deste grupo de vertebrados.
a) Florestas.
b) Anfíbios são adaptados a ambientes úmidos, típicos de biomas florestais.
11. (FUVEST) Três grupos de sapos foram mantidos em três temperaturas diferentes: 5°C, 15°C e 25°C. O gráfico a seguir foi construído a partir das medidas das quantidades de gases trocados entre os animais e o ambiente em cada uma dessas temperaturas. "Nos sapos, os
papéis relativos da pele e dos pulmões na respiração mudam durante o ano". Justifique essa afirmação, com base nos dados do gráfico. 
Por ser pecilotérmico, o sapo aumenta seu metabolismo em temperaturas mais altas, neste caso a respiração pulmonar deve incrementar a quantidade de oxigênio, favorecendo o aumento do metabolismo.

Continue navegando