Buscar

Caso concreto penal 1

Prévia do material em texto

Caso concreto 1 
1 a - Pode ser enquadrar no Art 233 CP, como ato obsceno. Ao meu ver pratica de ato obsceno é diferente de urinar na rua. Ele estava de costas para o publico afim de não mostrar as partes íntimas enquanto urinava.
B Não. Para Celso Delmanto, jurista consagrado “A conduta punida é praticar ato obsceno, isto é, ato que ofenda o pudor público, objetivamente, de acordo com o meio ou circunstância em que é praticado. O ato pode ser real ou simulado, mas deve ter conotação sexual, não se enquadrando no dispositivo a manifestação verbal obscena (...)” Diante disso ficou claro que houve a intenção de João Charmoso em ofender as pessoas configurando ato obsceno.
2 – C 
I. Entre outras características, o Direito Penal tem natureza constitutiva e sancionatória.
III. Pode-se afirmar, no tocante aos objetivos e às missões do Direito Penal, que a opinião majoritária considera que a missão do Direito Penal é a de proteger bens jurídicos de possíveis lesões ou perigos, sendo que tais bens devem ser aqueles que permitem assegurar as condições de existência da sociedade, a fim de garantir os aspectos principais e indispensáveis da vida em comunidade.

Continue navegando