Buscar

1 RESENHA DO FILME O MENINO DO PIJAMA LISTRADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 
4º SEMESTRE
EDERSON FABIANO ARAUJO
R.A: 1626584
PÓLO SUZANO
2017
ATIVIDADES CULTURAIS - RELATÓRIOS DE FILMES
RESENHA SOBRE O FILME: O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
 O menino do pijama listrado, baseado na obra de John Boyne, EUA,2008, filme escolhido para atividade complementar no curso de Sociologia da UNIP, nos mostra uma historia que ocorre na 2ª guerra mundial, aonde a Alemanha Nazista joga a culpa nos Judeus pelo fracasso que sofre na 1ª guerra mundial e passa a trata-los como raças inferiores e considerando a raça ariana como a mais pura.
 Desde então os alemães compram esta ideia que fora influenciada por Adolf Hitler que considerava e fez com que os Alemães acreditassem que os judeus eram uma grande ameaça para a população Alemã, perseguindo-os e tratando com total inferioridade, decidem construir campos de extermínio.
Bruno, o protagonista desta historia , trata-se de um menino de 8 anos que era filho de um oficial do Exercito Alemão que condecorado recentemente recebe a missão de mudar para Berlim com sua família com o intuito de servir o governo nos campos de concentração, desde então, mudam-se para uma área isolada bem próximo a este campo aonde viviam vários prisioneiros judeus.
 O pai de Bruno contrata um tutor que ensina para ele e sua irmã mais velha vários assuntos que tratavam sobre patriotismo, xenofobia e historia da Alemanha.
Bruno não se importava muito com os conteúdos ensinados que ao contrario dele, sua irmã absorvia muito bem estes ensinamentos.
Certo dia, Bruno ao se sentir muito infeliz e solitário decide vagar para fora de sua casa e então ele percebe um campo separado por arama farpado com um menino do outro lado da cerca chamado Shmuel que era um menino judeu, 
 e logo então os dois se tornam grandes amigos.
 Esta é uma historia muito triste e emocionante e embora não cite diretamente o nazismo, é possível perceber que ele existe por conta do sentimento racial nacionalista ao extremo, a uniformização da sociedade e o nacionalismo exagerado neste contexto.
O governo Alemão forçava os judeus a trabalharem nos campos e indústrias vitais que sustentavam a Alemanha na 2ª guerra mundial em condições insalubres, péssima alimentação, torturas e maus tratos.
 O governo nazista de Hitler cria o Holocausto, 	que nada mais era do que a ideia de consolidar o extermínio destes judeus. Perseguições étnica, religiosa, politica e sexual eram as características deste governo que se torna responsável pela morte de 6 milhões de judeus.
 Com a relação os estudos de Sociologia neste contexto envolve a Alienação, lutas de classes sociais que Karl Marx defende em suas teorias e também há semelhanças com Charles Darwin que junto com Francis Galton, fazem fortes criticas de que o Estado não deveria interferir em questões de Eugenia.
Com a derrota da Alemanha no fim da 2ª guerra mundial, muitos oficiais do exercito alemão executaram os judeus concentrados, mas essa medida foi uma forma de acobertar as atrocidades cometidas por eles e que mais tarde, tropas dos exércitos Britânicos, Franceses e Norte-americanos revelariam ao mundo.
 Com todo esse cenário ocorrendo, na historia do filme, Shmuel, o menino judeu, preocupa-se com o sumiço de seu pai que fora assassinado por um dos oficiais por simplesmente ter derrubado uma taça de vinho na mesa quando a família do oficial almoçava. Shmuel não estava sabendo do ocorrido e acaba revelando essa preocupação com seu amigo Bruno que decide então ajuda-lo nessa busca.
 A inocência dos garotos não permite o entendimento de tudo que estava acontecendo. A ignorância que se passa na mente de uma nação perturbada que leva milhares de pessoas a cometerem atrocidades com seus semelhantes simplesmente por não aceitarem as diferenças.
O filme se encerra quando os governantes decidem por um fim em todos os judeus concentrados, logo então, todos eles são colocados em uma câmara de gas e mortos por envenenamento. Porém, Bruno, filho do oficial também estava nesta câmara procurando o pai do amigo e acaba com um fim trágico, o oficial e sua família tentam ir atrás dele, mais daí então, já não havia mais o que fazer.
Data da Atividade: 05/09/2017
O MENINO DO PIJAMA LISTRADO. Dir. Mark Hayman. EUA (Reino Unido), 2008, 1h 34 min..

Continue navegando