Buscar

Sociedade, Educação e Cultura Avaliação Final (Objetiva)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	O conceito ?organizações?, oriundo da Teoria Geral da Administração, ocupa uma relevância exponencial na educação contemporânea. As instituições educacionais, tanto públicas como privadas, buscam inspiração nas empresas de sucesso para organizar o ambiente escolar de modo versátil, ágil e eficiente. Uma mudança de postura é considerar o acadêmico um cliente, e a universidade ou escola, uma organização prestadora de serviços educacionais. Com relação aos diversos aspectos envolvidos no conceito ?organizações?, analise as sentenças a seguir:
I- As organizações são compostas por máquinas, pessoas, finanças, tecnologia, contabilidade, missão e visão, e ainda as necessidades do mercado.
II- As organizações utilizam o maior número de instrumentos e estratégias, com a finalidade de minimizar as possibilidades de erros nas tomadas de decisões.
III- As organizações são uma nova forma de conceber a relação do aluno com o professor, em especial inspirado na proposta curricular freireana.  
IV- As organizações podem ser concebidas como máquinas, organismos, cérebros e cultura, unidades políticas e instrumentos de dominação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	2.
	A teoria econômica e social desenvolvida por Marx sobre o movimento do proletariado pode ser considerada como uma teoria clássica de grande contribuição para o estudo dos movimentos sociais. Marx tem como ponto de partida a ideia de que o movimento do proletariado precisaria formar-se a partir de três condições: a tomada de consciência de seu pertencimento a uma classe social, a descoberta de quem são seus opositores de classe e o seu projeto de transformação social. Nesse contexto, a sociologia contemporânea atualizou tal ideia afirmando que os movimentos sociais se formam ao construir uma identidade coletiva, uma definição de conflitos sociais e de uma utopia de mudança social. Com base nessa ideia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que formou sua identidade coletiva a partir da noção de ?sem terra?, tem na estrutura da propriedade rural sua meta de movimento e restituição das injustiças sociais.
(    ) Segundo a teoria social e a sociologia contemporânea, os únicos movimentos sociais legítimos no Brasil são os sindicatos. 
(    ) O movimento denominado ?O Grito dos Excluídos? organiza suas manifestações a partir de uma classe específica e, por isso, não representa um movimento social segundo os pressupostos da sociologia.
(    ) Os movimentos da população negra no Brasil estão organizadas em volta de uma identidade afro-brasileira, entendem-se como vítimas de um processo histórico de discriminação e pretendem modificar essa situação por meio de políticas de reconhecimento étnico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	A Sociologia como ciência surge na época conhecida como Modernidade, momento em que a sociedade vivenciou mudanças e transformações que praticamente abalaram e modificaram todos os âmbitos de sua constituição. Sobre o contexto em que surge a sociologia, analise as sentenças a seguir:
I- O Renascimento cultural, a Reforma Protestante e as grandes navegações foram movimentos da mesma época.
II- Neste período, as únicas concepções que não foram abaladas foram as religiosas.
III- O Antropocentrismo, a racionalidade e a cientificidade passam a ser as concepções mais aceitas a partir daquela época.
IV- O período anterior ao surgimento da Sociologia era conhecido como Idade Média.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	4.
	O conceito de cultura gera controvérsias diante da complexidade e das múltiplas possibilidades de explicar o comportamento humano. Por exemplo, é possível citar a ideia de cultura medieval, cultura pós-moderna e cultura do trabalho. Nesses casos, a palavra cultura terá dimensões diferentes. Alguns teóricos descrevem que a noção de cultura será delimitada a partir de caraterísticas históricas, sociais, expressões, linguagens, sentidos e manifestações de uma sociedade específica, independente de qual for a sociedade observada. Então, em qualquer grupo ou sociedade, sem exceção, haverá cultura. Com relação à ideia de cultura, analise as afirmativas a seguir:
I- A cultura é um meio de estabelecer as ações do homem em uma determinada sociedade.
II- A cultura em nada interfere nos ambientes internacionais, pois é específico de um povo.
III- O contexto biológico continua sendo o princípio norteador das ações humanas.
IV- Ao longo da história, os instintos e sentimentos foram excluídos do contexto cultural.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	5.
	A realidade do campo da educação também é um ambiente de estudo da sociologia. Isto ocorre numa disciplina específica chamada de ?sociologia da educação?. Os temas desta área do conhecimento são bem diversificados, atuando em questões objetivas, subjetivas, qualitativas e quantitativas, a exemplo do cotidiano escolar, dos sujeitos envolvidos no processo educativo e até das políticas públicas em educação. Sobre os possíveis temas para o estudo da sociologia da educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A classe de professores, valores da prática do magistério e a disciplinarização dos estudantes.
(    ) As políticas de educação dos municípios, a organização escolar, as dinâmicas de ensino.
(    ) O estágio curricular, a perspectiva de formação para o trabalho e o anseio social por educação.
(    ) A escolha profissional através do Ensino Superior, o clima escolar e o rendimento qualitativo da aprendizagem.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	6.
	A gestão escolar é um dos temas centrais da educação contemporânea. Nela, estão grande parte dos problemas educacionais brasileiros (em especial na educação pública) como a falta e a má utilização de recursos, que se materializam no baixo salário destinado aos profissionais da educação, assim como a precariedade de recursos básicos aos alunos (falta de material escolar, uniformes e merenda). Tal situação pode ser resolvida com uma gestão democrática e participativa nas unidades de ensino. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma gestão democrática do ambiente escolar necessita da participação dos profissionais da educação. 
(    ) Uma gestão democrática é realizada sem a presença das famílias, pois os pais são leigos em assuntos educacionais.  
(    ) Uma gestão democrática é efetivada com a ingerência de políticos nas escolas. 
(    ) Uma gestão democrática do sistema de ensino é conquistada com a participação de agentes políticos.    
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	Segundo Barth (2007), o homem pós-moderno configura-se na pluralidade, novidade, secularização, irracionalidade e imersão no universo. Quanto à ideologia presente na vida do homem pós-moderno, algumas questões são apontadas por ele, como o materialismo, o hedonismo, o consumismo e o relativismo. Com relação aos significados
de relativismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O que se tem postulado é que o prazer faça parte da vida das pessoas a qualquer preço, não importando, muitas vezes, as consequências, até mesmo a perda do emprego.
(    ) De um modo geral, tem se aceitado que tudo é permitido, desde que você tenha um bom salário.
(    ) Neste cenário, tem predominado a subjetividade, a qual dita as regras, ou seja, nada é totalmente bom ou mau. Assim, as verdades são oscilantes.
(    ) Dentre os ideais predominantes do homem pós-moderno está o consumo. O resultado disso é a cultura do desperdício, em que se vive para consumir, e essa é a única imagem valorizada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BARTH, Wilmar Luiz. O homem pós-moderno, religião e ética. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 37, n. 155, mar. 2007. Disponível em:<revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/teo/article/view/.../1308>. Acesso em: 20 out. 2017
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	8.
	Zigmunt Bauman é um sociólogo europeu que contribuiu com suas ideias para o debate contemporâneo sobre os dilemas da pós-modernidade. Suas contribuições inspiram reflexões sobre os dilemas da contemporaneidade. Com relação à produção intelectual do referido pensador, assinale a alternativa CORRETA que melhor explica os conceitos por ele desenvolvidos:
	 a)
	O principal conceito formulado por Zigmunt Bauman é o de Modernidade Líquida. O mundo do século XX viveu uma modernidade calcada em instituições sólidas, como a família, a igreja ou as empresas. Hoje o mundo vive um processo de liquefação, no qual as relações humanas não são mediadas por valores sólidos, mas sim por uma velocidade de mudanças e grande dinamismo.
	 b)
	O principal conceito formulado por Zigmunt Bauman é o de função social, encarado como a possibilidade de análise da sociedade e compreendendo-a como um organismo, no qual as instituições se comportam como membros em um corpo, sendo a Sociologia encarada como um estudo das instituições.
	 c)
	O principal conceito formulado por Bauman é o da ação racional mediante a valores, algo presente no mundo da contemporaneidade, no qual as religiões e os valores tradicionais possuem grande popularidade, visto nas expressões de avivalismo evangélico e nas diferentes formulações do fundamentalismo religioso islâmico, em exemplos como o da Al-Qaeda de Osama Bin Laden.
	 d)
	O principal conceito formulado por Zigmunt Bauman é o de luta de classes, presente no mundo contemporâneo devido ao processo de globalização, que amplia os antagonismos sociais, um efeito correlato à mundialização do capital transnacional. Assim, movimentos como o da ocupação da Bolsa de Valores de Nova Iorque e das manifestações populares no Brasil em 2013, podem ser mais bem compreendidos.
	9.
	?Voracidade? é um texto de Luís Fernando Veríssimo que apresenta uma crítica ao modelo social baseado no consumo exagerado. Nesse caso, o autor faz uma reflexão ao descrever as atitudes de um indivíduo que frequenta o cinema numa determinada cidade norte-americana. Veríssimo compara as atitudes do consumidor no cinema com a mentalidade americana de consumo pouco consciente. No contexto da crítica do autor e de nossa realidade educacional, analise as afirmativas a seguir:
I- A economia de consumo oferece a oportunidade de sermos infantis sem parecermos insanos.
II- O modo social baseado neste tipo de consumo permite a realização dos sonhos de criança, momento de ausência do senso crítico.
III- Ao professor cabe a responsabilidade de banir o infantilismo consumista do ambiente escolar através de leis e sanções.
IV- O ambiente escolar é um espaço isento de problemas ou responsabilidades ligadas às questões econômicas ou morais.
FONTE: VERÍSSIMO, Luís Fernando. A mesa voadora. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 154p.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	10.
	O mercado tem influenciado profundamente a sociedade, o cotidiano escolar e inclusive os processos de aprendizagem na sociedade contemporânea. Diante disto, tem-se um contexto desfavorável à construção de uma educação e sociedade voltada ao desenvolvimento sustentável. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Vive-se em uma sociedade que prioriza o Ter em detrimento do Ser.
(    ) As principais necessidades humanas podem ser encontradas nos shopping centers ou em lojas.
(    ) A lógica da produção e circulação de produtos está pautada em bens duráveis, adaptáveis e de ampla utilização.
(    ) O mercado apresenta incessantemente novidades, tanto em produtos como em serviços.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	11.
	(ENADE, 2005) Entre os clássicos das ciências sociais, Émile Durkheim trata da educação em uma perspectiva sociológica. No seu livro Educação e Sociologia, ele desenvolve teses que marcaram as reflexões das ciências sociais sobre o tema. Segundo Durkheim, analise as afirmativas a seguir:
I- A educação indica o efeito da ação do indivíduo sobre a sociedade.
II- Cada sociedade, considerada em momento determinado de seu desenvolvimento, possui um sistema de educação que se impõe aos indivíduos de modo geralmente irresistível. 
III- Historicamente, os sistemas de educação, dada a maneira pela qual se formaram e se desenvolveram, dependem da religião, da organização política, do grau de desenvolvimento das ciências, do estágio das indústrias. 
IV- Todas as sociedades tiveram sempre e para qualquer idade uma educação igualitária e homogênea. 
V- Entre os ideais da educação, está o de suscitar nas crianças certos estados físicos e mentais que poderiam ser considerados indispensáveis a todos os membros da sociedade. 
Estão certos apenas os itens:
	 a)
	I, II e IV.
	 b)
	I, II e III.
	 c)
	II, III e V.
	 d)
	III, IV e V.
	12.
	(ENADE, 2011) A família, nos dois sentidos do termo (parentesco e grupo doméstico), é uma estrutura que atravessa e anima a sociedade inteira. Seu papel econômico é essencial, mesmo em nossas sociedades, nas quais consumo e produção estão descasados, já que a linhagem é um canal maior de redistribuição de bens e serviços.  
FONTE: MENDRAS, H. O que é sociologia? Barueri: Manole, 2004.
Analise as proposições a seguir, a respeito do fragmento do texto de Mendras:
A família é uma importante célula de consumo e movimentação de recursos financeiros nas sociedades capitalistas, independentemente do tamanho do grupo doméstico. 
PORQUE
O trabalho e o rendimento dos membros da família potencializam a capacidade de aquisição de bens e serviços. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando