Buscar

Escola Analítica de Jurisprudência e seu Fundador

Prévia do material em texto

Escolas analíticas de jurisprudência
FUNDADOR 
A escola Analítica de Jurisprudência, teve como seu fundador John Austin jurista Inglês, nascido em 1790, alistou-se aos 16 anos, e aos 22 anos decidiu por abandonar a carreira de militar para seguir a carreira jurídica, ao obter um assentimento no exame de ordem em 1818, o mesmo não teve êxito em sua carreira como advogado , um ano após casou-se com Sarah Taylor maior incentivadora e incansável esposa , que além de trabalhar como tradutora da língua Alemã para o Inglês ainda, ela também conservava suas amizades no meio cultural e politico. 
Com apenas uma filha o casal se muda para uma outra cidade e se torna vizinhos de um renomados filosofos utilitaristas Jeremy Bentham e John Stuart Mill que por sua vez acreditavam que, as acoes eram boas quando a tendências destas fossem promover a felicidademas que se as mesmas proporcionassem a maldade elas se tornarias o oposto da felicidade ,como também de pessoas de grande influência, diante da forte amizade que dali surgiria, James Mill que tinha um filho adolescente, e que consequentemente se tornaria muito amigos apesar da idade, J.Autin se torna então responsável pela inserção do jovem n mundo juridico.
J.Autin por hora fa se sentia um aprendiz do utilitarismo, e também admirava a economia politica que mais tarde viera a tomar como ciência do direito e tinha como base a classe trabalhadora Inglesa e tinha a visão de um melhoramento da classe.
Nesse tempo publicou alguns artigos que viera a criticar os entendimentos acerca de direito de sucessão e o direito societário. No ano de 1826 J.Autin foi convidado a fazer parte do quadro de professores que tinha inspirações utilitaristas , onde dedicou seus estudos por apenas dois anos na Alemanha e no decorrer deste tempo ele se. aprofundou seus conhecimentos no direito Romano e teve um contato direto com a classe trabalhadora daquela escola Alemã.
Em 1828 J.Autn retorna a Londres e prepara suas aulas que iniciaria em 1829, ao lecionar pela primeira vez, se deparou com a elite politica e Intelectual e ate amigo, mas não obteve êxito na profissão e sem atrair novos alunos , foi interrompido seu contrato entre 1832 e 1833, neste mesmo período J.Austim publica a primeira parte de seu curso The Province of Jurisprudence Determined que significa ( Delimitação do Objeto da Ciência do Direito) único livro a ser publicado.
J.Austim foi também uma figura importante para a reforma do direito Inglês em 1833 , por causa da influencia de seus amigos do meio utilitaristas na comissão de direito penal devido as frustrações e uma baixa popularidade pretensões didáticas acabou por renunciar.
Ao voltar a morar na Alemanha em 1834, e em sua última tentativa em lecionar J.Auntin desiste definitivamente em não mudar a estatista que obteve em sua primeira aula. Dois anos depois foi indicado para a reforma da constituição de Malta, neste meio tempo seu contrato foi encerrado de forma repentina antecipadamente e na ocasião teve seu pagamento pelo fim do trabalho, como o maior salario recebido por seu trabalho.Ao retorna a Alemanha passou a publicar artigos menores, em parte os grandes convites que recebem ao no período passado , era consequência da influência de sua esposa.
A revolução francesa em 1848 foi a responsável pelo afastamento definitivo de J.Autim do meio social que o mantinha, os progressistas e utilitários, apesar de seus fracassos, não se contentou em voltar para a Inglaterra e ainda criticou em publico os políticos da França, dentre seu retorno ate sua morte em 1859 , não recebem ajuda para publicação de novas edições e sempre alegava que para a publicação , encareceria de uma profunda revisão , neste período escreveu sobre sua posição contraria sobre as reformas constitucionais na Ingleterra. Já em contrario com os utilitários tinha uma pretensão em desenvolver projeto que explicaria a relação entre o direito e a moral , projeto este que não foi desenvolvido.
Em 1861 foi publicada sua segunda edição graças ao trabalho da sua esposa, que laborava na compilação de sua notas de anotações e deus alunos.
Enfim a vida de J,Autim foi marcada por muitos insucessos , de uma forma geral era considerado um perfeccionista que tinha um nível intelectual avançado e era obrigado a desacelerar a sua capacidade de trabalho. Apesar das decepções sofridas , a sua aceitação foi extensa no meio academico para os descendentes Inglês, ate meados do século XX , desde então passou a estudar a teoria Austiana foi repassada aos estudantes como uma forma primitiva em desconformidade ao positivismoanalitico.
TEORIA GERAL DO DIREITO DE j.AUSTIN
CARVALHO , Pythagoras Lopes de. John Austin. Enciclopédia jurídica da PUC-SP. Celso Fernandes Campilongo, Alvaro de Azevedo Gonzaga e André Luiz Freire (coords.). Tomo: Teoria Geral e Filosofia do Direito. Celso Fernandes Campilongo, Alvaro de Azevedo Gonzaga, André Luiz Freire (coord. de tomo). 1. ed. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017. Disponível em: https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/43/edicao-1/john-austin

Continue navegando