Buscar

MERCADO DE CAPITAIS Exercício 05

Prévia do material em texto

MERCADO DE CAPITAIS
Exercício - 5a aula
1a Questão
	No estudo dos Fundos de Investimento, entendemos que: I. No Brasil esta modalidade de aplicação não é muito utilizada pelos investidores, em razão dos mais variados atrativos em investimentos, tais como, aplicações em poupança e em títulos de renda fixa, em razão da sua baixa rentabilidade. II. No Brasil, como em vários países, esta modalidade de aplicação encontra-se muito em voga, em razão dos mais variados atrativos para os investidores superando em muito, aplicações em poupança, em razão da sua baixa rentabilidade. III. É uma forma de investimento constituída através de um condomínio, onde os participantes aplicam seus recursos adquirindo cotas, sendo este valor correspondente ao patrimônio do fundo. IV. Quem administra estes recursos é uma Instituição Financeira, que cobra uma taxa por este serviço, dispondo de um departamento técnico, que elege as melhores alternativas de aplicação, dentro é claro das características de sua carteira. Os itens corretos são:
		
	 
	II, III e IV.
	
	I, II e IV.
	
	I, III e IV.
	
	II e IV.
	
	I, II e III.
2a Questão
	Qual a natureza jurídica dos derivativos?
		
	
	São valores mobiliários, sendo negociados de forma privada, mas a CVM tem competência para fiscalizar e regular todos os derivativos que são ofertados ou negociados publicamente, de acordo com a Lei 6385/76, com a nova redação dada pela Lei 10303/2001.
	
	Não são valores mobiliários, apesar de serem negociados de forma pública, mas a CVM não tem competência para fiscalizar e regular todos os derivativos que são ofertados ou negociados publicamente, somente o BNDES, de acordo com a Lei 6385/76, com a nova redação dada pela Lei 10303/2001.
	
	Não são valores mobiliários, apesar de serem negociados de forma pública, mas a CVM não tem competência para fiscalizar e regular todos os derivativos que são ofertados ou negociados publicamente, somente o Banco Central, de acordo com a Lei 6385/76, com a nova redação dada pela Lei 10303/2001.
	
	São valores mobiliários, sendo negociados de forma pública, mas a CVM tem competência para fiscalizar e regular todos os derivativos que são ofertados ou negociados publicamente, de acordo com a Lei 6385/76, com a nova redação dada pela Lei 10303/2001.
	 
	Não são valores mobiliários, apesar de serem negociados de forma pública, mas a CVM tem competência para fiscalizar e regular todos os derivativos que são ofertados ou negociados publicamente, de acordo com a Lei 6385/76, com a nova redação dada pela Lei 10303/2001.
	
	
3a Questão
	No estudo comparativo dos Clubes e Fundos de Investimentos, entendemos que: I. Nos Clubes de Investimento participam as pessoas ligadas por um tipo de vínculo, a affectio, ou por trabalharem em uma mesma empresa, ou por fazerem parte de uma associação, ou seja, qualquer vínculo que motive a participação no Clube. Somente pessoas físicas podem fazer parte do Clube, sendo o número máximo de associados de 150 pessoas. Nos Clubes os investidores devem se limitar a aplicações em valoresmobiliários ou títulos. II. Nos Fundos não existe qualquer vínculo entre os cotistas e nem mesmo se faz esta exigência para a sua criação. Pode ele ser integrado por pessoas físicas ou jurídicas, como também não existe um limite máximo de número de cotistas. Os que participam dos Fundos podem investir nas mais variadas carteiras e ativos financeiros. III. Nos Fundos não existe qualquer vínculo entre os cotistas e nem mesmo se faz esta exigência para a sua criação. Pode ele ser integrado por pessoas físicas ou jurídicas, como também não existe um limite máximo de número de cotistas. Os investidores devem se limitar a aplicações em valoresmobiliários ou títulos. IV. Nos Clubes de Investimento participam as pessoas ligadas por um tipo de vínculo, a affectio, ou por trabalharem em uma mesma empresa, ou por fazerem parte de uma associação, ou seja, qualquer vínculo que motive a participação no Clube. Pessoas Jurídicas e Pessoas Físicas podem fazer parte do Clube, sendo o número máximo de associados de 150 pessoas. Nos Clubes os investidores devem se limitar a aplicações em valoresmobiliários ou títulos. Os itens corretos são:
		
	
	II e IV.
	
	I e III.
	 
	I e II.
	
	I e IV.
	
	II e III.
4a Questão
	Analise a proposição abaixo e responda: Em relação à natureza jurídica das cotas dos fundos e clubes, o artigo 2º, inciso V, da Lei 6385/76, com a nova redação dada pela Lei 10303/2001, menciona que tais cotas constituem valores mobiliários, POIS, Também abrange no conceito de fundos e clubes a idéia de contratos de investimento coletivo que podem ser ofertados de forma pública, de acordo com o inciso IX do mesmo dispositivo legal. Nesta análise você concluiu que:
		
	
	As duas são somente verdadeiras.
	
	As duas assertivas são verdadeiras, mas a segunda não completa a primeira.
	
	A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas assertivas são falsas.
	 
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda completa a primeira.
5a Questão
	Os Fundos de Investimentos no Brasil são classificados pelo Banco Central, pela CVM e pela ANDIB (Associação Nacional dos Bancos de Investimento), de acordo com os seus objetivos em:
		
	
	Fundos de Renda Fixa e Fundos Mistos, classificados em Abertos ou Fechados.
	
	Fundos de Multimercados e Fundos Mistos.
	
	Somente fundos mistos e de renda variável
	
	Fundos de Renda Fixa, fundos de Renda Variável, também chamados de Multimercados e Fundos Mistos.
	 
	Fundos de Renda Fixa, Fundos de Renda Variável e Fundos Mistos, sendo estes últimos, classificados em Abertos ou Fechados.
	6a Questão
	
	
	No estudo dos Contratos de Investimento Coletivo, podemos observar que: I. Foram incluídos no rol de valores mobiliários catalogados no inciso XI do artigo 2º da Lei 6385/76, com a redação nova dada pela lei 10303/2001. II. O objetivo do legislador foi o de conferir à CVM o poder de fiscalizar e regulamentar todos os negócios, objeto de tais contratos. III. A CVM passou a exigir das empresas emissoras destes títulos e contratos a constituição sob a forma de Sociedade Anônima, dentre outras determinações que se encontram elencadas na Instrução nº 270/98 da CVM. IV. A CVM exerce a fiscalização tanto aos contratos que são ofertados publicamente, como os que forem negociados de forma privada. Os itens corretos são:
		
	
	I, III e IV.
	
	I, II e IV.
	 
	I, II e III.
	
	II, III e IV.
	
	I e IV.
	
	
7a Questão
	Com relação aos Fundos de Renda Fixa, qual o seu conceito?
		
	
	São aqueles que embora ofereçam riscos de perda, são aqueles que oferecem a possibilidade de maiores lucros, como as ações, derivativos entre outros.
	
	São aqueles representados pelos derivativos
	
	São aqueles que dizem respeito às aplicações em Ações e Debêntures Conversíveis em Ações, devendo os resgates ser efetuados em no máximo três dias, a fim de se evitar a especulação.
	 
	São aqueles formados por certificados de depósito (CDB), debêntures, letras de câmbio, títulos do governo, entre outros.
	
	São aqueles que geralmente atendem a pessoas desinformadas, inexperientes ou comodistas, no que se refere à aplicação em valores mobiliários.
8a Questão
	No estudo das Cotas, analise as assertivas abaixo e responda: I. No tocante às obrigações, os cotistas são responsáveis pelo patrimônio negativo do fundo, em caso de perdas, ressalvada a responsabilidade do gestor do fundo. II. A Assembléia dos cotistas é um órgão por essência deliberativo, mas também fiscalizador, no que diz respeito a atuação do administrador e as demonstrações contábeis, que por ele deverá ser apresentada anualmente ou nos casos de destituição ou substituição do gestor. III. Quem é titular de uma cota, fração ideal do fundo, é o cotista e todos os cotistas do fundo possuemos mesmos direitos e obrigações, quer seja de natureza política, como o direito de voto nas Assembléias e o acesso a todas as informações, ou patrimonial, relativo a participação nos lucros proporcionalmente ao número de cotas, resgate, entre outros, disciplinados na Instrução nº 409/2004 da CVM. IV. A Assembléia dos cotistas é um órgão por essência executivo, mas também punitivo, no que diz respeito à atuação do administrador e as demonstrações contábeis, que por ele deverá ser apresentada anualmente ou nos casos de destituição ou substituição do gestor. Os itens corretos são:
		
	
	I, III e IV.
	
	III e IV.
	 
	I, II e III.
	
	I, II e IV.
	
	II, III e IV.

Continue navegando