Buscar

TESTE SEU CONHECIMENTO 7

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
CCJ0108_A7_201503241459_V1 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: LUIS CARLOS JULIO RODRIGUES
	Matrícula: 201503241459
	Disc.: SOC.JUR.JUD. 
	2019.1 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Um dos exemplos mais consagrados de "lei que pegou" é o Código de Defesa do Consumidor. A lei "pega" quando vem de baixo para cima. Além do momento histórico correto, havia uma base real: as queixas mais comuns dos consumidores para criar as leis que os protegessem. Essa base factual deu sustentação ao código. Outro ingrediente para a lei pegar é o capital social, ou seja, a sociedade organizada, mobilizada, que cobra seus direitos e é proativa. Assim:
	
	
	
	A lei é eficaz quando é imposta pelas relações de força dominantes.
	
	
	A lei é ineficaz se estiver vigendo.
	
	
	A eficácia da lei está vinculada ao cidadão ativo que cobra, propõe e fiscaliza.
	
	
	A lei pega, ou seja, é eficaz se antecipar uma realidade social que não existe.
	
	
	A lei é ineficaz, ou seja, a lei não pega se estiver adequada às necessidades do grupo.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		"Não há, em suma, um direito justo no céu dos conceitos platônicos, e um direito imperfeito e injusto no nosso pobre e imperfeito mundo sublunar. O problema do Direito Natural não é descobrir esse celestial livro de mármore onde, gravadas a caracteres de puro ouro, as verdadeiras leis estariam escritas, e que, ao longo dos seculos, sabios legisladores terrenos não conseguiram vislumbrar." Considerando as reflexões contidas no texto, é possível afirmar sobre os direitos humanos na atualidade:
	
	
	
	o grande problema dos direitos humanos é o de que não estão positivados, por isso não são efetivados.
	
	
	o problema atual dos direitos humanos é o de que, apesar de positivados e constitucionalizados, carecem de ser efetivados.
	
	
	os direitos humanos são, em todas as suas manifestações, garantias negativas da cidadania, por isso não carecem nenhum tipo de prestação econômica por parte do Estado
	
	
	o problema atual dos direitos humanos é o de sua fundamentação lógica, na medida em que ainda são considerados deduções teológicas ou frutos de conjunturas econômicas.
	
	
	a afirmação histórica dos direitos humanos, desde o jusnaturalismo, se iniciou apenas muito recentemente, no final do século XX, por isso ainda são desconhecidos dos juristas.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Ao comemorar os 25 anos da Constituição é necessário ter presente que maiores avanços democráticos dependem da aprovação de Reformas Estruturais da sociedade brasileira. E a mais decisiva é a Reforma Política Democrática, a mãe de todas outras reformas. Sem a alteração do perfil do parlamento brasileiro é muito difícil maiores avanços. A Reforma Política Democrática deve acabar com o financiamento das campanhas eleitorais por empresas e aprovar um sistema eleitoral que privilegie o voto em torno de programas, de partidos, e não o voto em torno de pessoas, pelo qual se elegem os que dispõem de mais recursos. A aprovação de uma Reforma Política Democrática só será possível com uma ampla união de forças de caráter suprapartidário. Com este objetivo foi formada a Coalizão pela Reforma Democrática e Eleições Limpas, composta pela CNBB, OAB, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, UNE, CUT, Contag, Ubes e inúmeras outras entidades, que apresentou um importante projeto de lei de reforma política de caráter democrático. (Aldo Arantes Secretário-geral da Comissão Especial de Mobilização para a Reforma Política da OAB Nacional) Tomando como referencia o texto acima, analise as assertivas abaixo: I. Reformar a política brasileira é o mínimo a ser feito no sentido de se conseguir, finalmente, alcançar uma proba e eficiente administração pública. II. Os movimentos sociais se transformam em representantes políticos dos indivíduos que estejam numa mesma situação inapropriada. III. O atual regime político brasileiro é democrático porque o povo é quem determina quem serão os seus governantes, e presidencialista, sendo composto por três poderes. IV. Os movimentos sociais no Brasil Têm sua história marcada pelos grandes embates realizados contra os governos autoritários. V. No Brasil, o Poder Legislativo é composto por duas casas, o Senado e a Câmara dos Deputados, e ambas compõem o Congresso Nacional. É correto afirmar que:
	
	
	
	Somente as alternativas I e III estão incorretas
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	Somente as alternativas II e IV estão corretas
	
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	
	Somente as alternativas I e V estão incorretas
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Alguns fatores podem contribuir para a eficácia da lei. De acordo com Ana Lúcia Sabadell (Manual de Sociologia Jurídica - 4ª edição - Revista dos Tribunais - 2004), os fatores referentes à situação social são aqueles ligados às condições de vida da sociedade em determinado momento. É fator referente à situação social:
	
	
	
	a perfeição técnica da norma
	
	
	a preparação dos operadores do direito
	
	
	a coesão social
	
	
	o conhecimento da lei pelos seus destinatários
	
	
	a divulgação efetiva da norma
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Leia com atenção as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta de acordo com as nossas aulas, em relação ao conceito de Movimentos Sociais: I )à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político; II)Aliado aos seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais; III)Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social
	
	
	
	todas alternativas estão erradas;
	
	
	as alternativas I e II estão corretas e a III errada;
	
	
	todas alternativas estão corretas.
	
	
	a alternativa I está errada e a II e III estão corretas;
	
	
	a alternativa I está correta e a II e III estão erradas;
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Os Direitos Humanos são o resultado de um longo processo histórico de lutas, sempre pautadas na defesa da igualdade entre os homens e na dignidade humana. Fazem parte da luta pelos Direito Humanos, EXCETO:
	
	
	
	A defesa dos interesses difusos, com os direitos de solidariedade; proteção ao patrimônio histórico e cultural do povo, entre outros.
	
	
	A defesa de interesses privados e particulares que definem o cidadão como proprietário do patrimônio familiar.
	
	
	A defesa das liberdades públicas e dos direitos políticos: liberdade de voto, de culto, de planejamento familiar
	
	
	A defesa do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
	
	
	O direito a ser diferente, combate as formas de discriminação e exclusão.
	
Explicação:
Os direitos humanos visam a coletividade, o interesse social e não interesses privados e particulares dos cidadãos.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A Sociologia Jurídica tem se ocupado do tema eficácia da ordem jurídica, enfatizando a:
	
	
	
	justificaçãodo direito.
	
	
	validade das normas.
	
	
	técnica do direito.
	
	
	adequação da norma e suas finalidades.
	
	
	existência específica das normas.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Uso de celular no trânsito aumenta em 400% a chance de acidentes (G1¿ Notícias- 24/8/2010) Especialistas em trânsito alertam que, quem usa celular quando está no trânsito, tem 400% de chances a mais de se envolver em acidente. Basta dar uma volta, porém, para ver que ninguém desgruda do aparelho, a pé ou no trânsito. Dirigir falando ao celular é a quarta infração mais multada em SP. Quem dirige e fala ao celular pode receber uma multa no valor de R$ 84,80. Atitude é considerada infração média e o motorista ou motociclista perde quatro pontos na carteira. Com relação à eficácia da norma que proíbe o uso de celular ao dirigir, podemos afirmar que:
	
	
	
	A norma não pode ser considerada eficaz e pode-se afirmar que contribuíram para sua ineficácia fatores como a não adesão social, a desproporcional expectativa de consequências negativas e baixa divulgação dos efeitos da violação desse preceito.
	
	
	A norma atingiu eficácia primária, já que é a quarta infração mais multada em SP.e que os fatores instrumentais que contribuíram para sua eficácia foram a contemporaneidade e a expectativa de consequências negativas.
	
	
	A norma não pode ser considerada eficaz e contribuíram para sua ineficácia a não contemporaneidade da norma e a omissão das autoridades na aplicação.
	
	
	A norma pode ser considerada eficaz. Contribuíram para sua eficácia fatores como participação social, divulgação e consequências jurídicas
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
	
Exercício inciado em 27/03/2019 13:32:28.

Continue navegando

Outros materiais