Buscar

Edifícios Verdes: Sustentabilidade na Construção

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
EDIFÍCIOS VERDES
MODA INTELIGENTE
*
O QUE É UM EDIFÍCIO VERDE?
 Edifícios verdes são aqueles que têm maior eficiência no uso de energia, água e materiais, e reduzem o impacto na saúde humana e no meio ambiente por meio de uma melhor localização, projeto, construção, operação, manutenção e gestão de resíduos durante o ciclo de vida do edifício.
*
CARACTERÍSTICAS VERDES
Uso eficiente de água e energia;
Coleta seletiva e gestão de resíduos ativa e eficiente (reciclagem);
Aproveitamento de luz natural (solar) e vento;
Prioridade para uso de materiais ecologicamente corretos produzidos localmente, com o objetivo de diminuir o gasto com energia necessária para transporte de materiais;
Impacto reduzido na região de entorno através da diminuição de emissão de gases de efeito estufa, o que contribui para melhoria na qualidade do ar;
Integração dos custos de construção com os custos de operação do edifício ao longo de toda a sua vida útil;
*
*
Certificação LEED
Criada pelo USGBC - Conselho de Construção Sustentável dos EUA, em 2000, a certificação LEED - Leadership in Energy and Environmental Design atesta o comprometimento de uma edificação com a sustentabilidade - antes, durante e depois de sua construção. Redução, reutilização e reciclagem de recursos e materiais, implantação de sistemas que visam a economia de água e energia, acessibilidade e garantia da qualidade dos ambientes internos da edificação são alguns dos critérios levados em conta, pelo USGBC, na hora de certificar um empreendimento. No Brasil, o selo LEED é representado oficialmente pelo GBC Brasil - Green Building Council Brasil, desde 2007, sendo a primeira certificação para construções sustentáveis a chegar no país.
*
Certificação AQUA
Inspirada no selo francês HQE - Haute Qualité Environnementale, aAQUA - Alta Qualidade Ambiental foi criada em 2008 e é a primeira norma brasileira para a certificação de construções sustentáveis. O selo leva em conta 14 critérios para certificar um empreendimento, que são 100% baseados na realidade do nosso país, e é concedido pelaFundação Vanzolini - instituição privada, sem fins lucrativos, criada e gerida pelos professores da Escola Politécnica da USP.
*
Os tópicos são: 
Eco-construção - relação do edifício com o seu entorno - escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos e - canteiro de obras com baixo impacto ambiental. Gestão - da energia - da água - dos resíduos de uso e operação do edifício e - manutenção: permanência do desempenho ambiental.
*
Conforto - higrotérmico - acústico - visual e - olfativo. Saúde - qualidade sanitária dos ambientes; - do ar e - da água. 
*
*
*
EDIFÍCIOS VERDES NO BRASIL
 O primeiro empreendimento a receber o selo Leed no país, em 2007, foi uma agência do Banco Real, hoje Santander, em Cotia, na Grande São Paulo. Ela tinha painéis fotovoltaicos para geração de energia, coleta de água da chuva e outras tecnologias quase inéditas no país.
 Tudo isso, porém, custou 30% mais que uma agência convencional. Quase seis anos depois, a Brasilincorp, dona do Alvino Slaviero, teve um custo adicional de apenas 7%
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais