Buscar

Exercício de fixação unidade 1

Prévia do material em texto

1 - Assinale a alternativa incorreta:
O Distrito Federal não é a capital federal.
Ao instituir a chamada "gratificação por risco de vida" dos policiais e bombeiros militares do Distrito Federal, o Poder Legislativo distrital usurpou a competência material da União para organizar e manter a polícia civil, a polícia militar e o corpo de bombeiros militar do Distrito Federal.
Os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.
Para efeitos administrativos, a União poderá articular sua ação em um mesmo complexo geoeconômico e social, visando a seu desenvolvimento e à redução das desigualdades regionais.
A União tem personalidade jurídica de direito interno e de Direito Internacional.
2 - Assinale a opção correta, analisando as afirmações abaixo e a correlação entre elas:
A Constituição outorga aos Estados-membros parcela de poder constituinte para que eles possam elaborar suas próprias Constituições Estaduais.
PORQUE
Por meio da autolegislação, os Estados-membros se organizam por suas Constituições Estaduais.
Apenas a afirmação I está correta.
Ambas as afirmações estão incorretas.
Apenas a afirmação II está correta.
Ambas as afirmações estão corretas, mas a II não justifica a I.
Ambas as afirmações estão corretas e a II justifica a I.
3 - Assinale V para verdadeiro e F para falso, nas assertivas abaixo. 
	É assegurada, nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração.
	A competência exclusiva da União para legislar sobre material bélico, complementada pela competência para autorizar e fiscalizar a produção de material bélico, abrange a disciplina sobre a destinação de armas apreendidas e em situação irregular.
	É inconstitucional, por usurpar competência da União, lei estadual que discipline sobre validade de crédito de celular pré-pago, projetando-o no tempo.
	Em relação à sua origem uma competência é derivada quando desde o início ela foi estabelecida em favor de uma entidade.
	A definição dos crimes de responsabilidade e o estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento são da competência legislativa privativa da União.
4 - Assinale V para verdadeiro e F para falso, nas assertivas abaixo:
No federalismo clássico a relação entre União e Estados-membros é de coordenação, isto é, de igualdade, pois eles se encontram em uma repartição horizontal de competências.
O federalismo cooperativo busca o equilíbrio da repartição de competências e da repartição de receitas aos entes federados.
Considerando a homogeneidade na distribuição de competências aos entes federados, é possível afirmar que a Constituição de 1988 é assimétrica, pois alguns entes, do mesmo nível, têm mais competências que outros.
Considerando seu surgimento, pode-se afirmar que o Brasil é um federalismo centrífugo.
Considerando a classificação dos modelos de federalismo de Raul Machado Horta, relativo às características dominantes do modelo, é possível dizer que um federalismo simétrico é quando presentes características como: poder legislativo federal bicameral; existência de um poder constituinte decorrente; poder judiciário dual; e intervenção federal.
5 - Assinale a opção correta, analisando as afirmações abaixo e a correlação entre elas:
A intervenção consiste em medida excepcional de supressão temporária da autonomia de determinado ente federativo.
PORQUE
A intervenção só é possível em situações críticas, que põem em risco a segurança do Estado, o equilíbrio federativo, as finanças estaduais ou municipais e a estabilidade da ordem constitucional.
Apenas a afirmação I está correta.
Ambas as afirmações estão incorretas.
Apenas a afirmação II está correta.
Ambas as afirmações estão corretas, mas a II não justifica a I.
Ambas as afirmações estão corretas e a II justifica a I.
6 - Formas de governo referem-se à maneira como se dá a instituição o poder em uma Sociedade. Tal noção remonta aos estudos de Aristóteles, na Grécia antiga. Com base nessa informação assinale a alternativa em que há apenas as chamadas formas impuras de governo, segundo o Estagirita:
Monarquia, aristocracia e oligarquia.
Democracia ou demagogia, oligarquia e monarquia.
Aristocracia, tirania e demagogia ou democracia.
Democracia ou politeia, monarquia e aristocracia.
Tirania, democracia ou demagogia, e oligarquia.
7 - As regiões metropolitanas são:
Áreas urbanas de Municípios limítrofes, destituídas de sede, com elevada densidade demográfica e continuidade urbana.
Grupos de Municípios limítrofes sem continuidade urbana, mas com certa homogeneidade e problemas administrativos comuns.
Conjunto de municípios cujas sedes se unem com continuidade urbana em torno de um Município-polo.
Espaço urbano com continuidade territorial que, em razão de sua população e relevância política e socioeconômica, tem influência nacional ou sobre uma região que configure, no mínimo, a área de influência de uma capital regional, conforme os critérios adotados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
Criadas por lei complementar federal, com a finalidade de organização, planejamento e execução de funções públicas de interesse comum.
8 – Assinale a alternativa incorreta:
Os municípios têm competência para regular o horário do comércio local, desde que não infrinjam leis estaduais ou federais válidas.
A intervenção federal se dá sempre mediante decreto do Presidente da República.
Os Estados são incompetentes para fixar o horário de funcionamento de estabelecimento comercial dos municípios.
A intervenção estadual se dá mediante decreto do Governador do Estado e por acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça, em caso de ação interventiva.
A intervenção federal em Municípios localizados em território federal se dá por decreto do Presidente da República.
9 - O Município de Castanhal/PA, buscando suplementar a legislação estadual e federal, publica lei regulamentando a instalação de torres de telefonia móvel em sua circunscrição.
	A lei municipal, além e dispor sobre os locais de possível instalação das torres, determinou às empresas de telefonia, a instauração de bloqueadores de celulares nas escolas municipais, para impedir que os alunos se dispersem nas aulas, em função da utilização dos celulares.
	Em razão da referida lei, a empresa de telefonia ORRRBA Telefônica, procura seu escritório para aconselhamento jurídico. Quais os principais pontos de seu parecer sobre o tema?
10 - O município de Parués, no Estado Anaguá, fica na margem esquerda do Rio Ituiruaçú e faz divisa com o município de Erolim, que fica no Estado vizinho de Rocilom, na margem direita do mesmo rio. O caudaloso rio sempre foi a principal fonte de peixes para a alimentação das populações locais. Certo dia os moradores são surpreendidos com a notícia de que a empresa HOTEL S/A comprou vários hectares de terra na região para criar um Resort na localidade. Um grande empreendimento imobiliário que inclui, entre outras coisas, o uso do Rio Ituiruaçú como local para prática de esportes radicais aquáticos. As autoridades dos dois Estados iniciaram uma briga para saber de quem era a responsabilidade pela fiscalização, controle e pelas autorizações ambientais para o empreendimento. 
	Considerando a art. 23 parágrafo único da Constituição Federal que diz: “Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: (...) Parágrafo único. Leis complementares fixarão normas para a cooperaçãoentre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional”. 
	E ainda a Lei complementar n.º 140/2011 que fixa normas para União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios nas ações administrativas relativas à proteção do meio ambiente, responda: 
	Como solucionar a referida contenda?
11 - A cidade brasileira de Porumberá do Estado de Maueré faz divisa com a cidade de Cambraio del Sol, no Paraguai. Desta forma, Brasil e Paraguai, naquela localidade, têm como fronteira nacional apenas uma estrada que os separa. 
	O prefeito de Porumberá, sabendo que muitos de seus munícipes trabalham na cidade vizinha, em solo paraguaio, a fim de facilitar a vida de seus naturais, entrou em contato com o prefeito de Cambraio del Sol para assinarem um acordo de cooperação para emissão de vistos de trabalho, o que facilitaria muito a vida dos brasileiros por lá empregados. 
	O prefeito de Cambraio del Sol adorou a ideia e informou que além dele o próprio presidente do Paraguai viria à cidade para a cerimônia de assinatura do referido acordo e fazia questão de assiná-lo também. 
	O governador de Maueré, sabendo da iniciativa do prefeito brasileiro, informou que além de também estar presente à cerimônia e assinar o acordo, iria entrar em contato com a Presidência da República do Brasil e convidaria o Chefe do Executivo brasileiro para o evento e assinatura do documento. Contudo, ficou em dúvida se, ao convidar o chefe do Executivo, ele mesmo o governador, não seria “ofuscado politicamente”. Resolve então consultar a Procuradoria do Estado para resolver a questão. 
	Você é o(a) Procurador Geral do Estado de Maueré. Como orientaria o governador neste caso?
12 – O Partido Socialismo e Liberdade – PSOL apresentou ação de direta de inconstitucionalidade ao Supremo Tribunal Federal, em face do Decreto nº 9.288/18, que tem por objeto a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. O referido decreto tem a seguinte redação:
Art. 1º Fica decretada intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro até 31 de dezembro de 2018.
§ 1º A intervenção de que trata o caput se limita à área de segurança pública, conforme o disposto no Capítulo III do Título V da Constituição e no Título V da Constituição do Estado do Rio de Janeiro.
§ 2º O objetivo da intervenção é pôr termo a grave comprometimento da ordem pública no Estado do Rio de Janeiro. (...)
	Um dos argumentos constantes na inicial é o de que houve desvio de finalidade por parte do então Presidente da República, Michel Temer, na decretação da intervenção. Sua real intenção teria fins eleitorais e não as previstas no decreto interventivo.
	Nesse caso, o Supremo Tribunal Federal poderia controlar a constitucionalidade do ato do Presidente da República? Justifique sua resposta.

Continue navegando