Buscar

estudos diciplinares 2 questionario 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)A partir dos nossos estudos discutindo o texto de Laurizete Ferragut Passos, podemos afirmar que não há uma receita para lidarmos com a diversidade em sala de aula. Porém, algumas pistas para enfrentarmos esta situação podem ser destacadas por meio de: b)II e III.
	2)Considerando o depoimento de uma professora a respeito do diário reflexivo, avalie as afirmações sobre o uso deste instrumento indicando com (C) aquelas que estiverem corretas e com (E) as afirmações erradas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Uma coisa que eu acho interessante é a maneira com que o aluno registra o que pensa. É curioso, eu nunca tinha feito isso. Parece real o aprendizado... É interessante ver como é que eles pensam para poder preparar melhor o que eu vou dar para eles, onde estão as dificuldades e as facilidades. (in ANDRÉ, 2002)
I. A investigação didática, por meio do diário reflexivo, tem como objetivo principal analisar o resultado da aprendizagem. ( )
II. Os diários, como instrumentos de investigação didática, são úteis para a tomada de consciência do professor sobre sua prática( )
III. Os diários reflexivos são importantes para acompanhar o processo de aprendizagem e impulsionar o aluno para novas aprendizagens. ( )
IV. O uso do diário reflexivo é limitado pelo fato de que não considera o caráter processual e dinâmico da aprendizagem. ( )
a)E, C, C, E.
	
3)Considere os itens: I. O fracasso escolar é atribuído às diferenças genéticas dos indivíduos e/ou às diferenças do meio cultural. II. O fracasso escolar seria gerado no interior escola, a partir de seu modo de organizar o trabalho pedagógico e de estruturar as relações e práticas pedagógicas. III. As discriminações positivas procuram atenuar as desigualdades, criando alternativas para ajudar os alunos “mais fracos”, com dificuldades. IV. A diferenciação selvagem trata de um processo pouco consciente, com efeitos negativos, visto que reforça as desigualdades e a produção do fracasso escolar.
De acordo com Perrenoud, citado por André (1999), estão corretas as afirmativas			 
d).II, III e IV, apenas		 							 4)De acordo com nossos estudos, se as pedagogias diferenciadas se propõem a lutar contra as desigualdades, amenizando-as, é preciso:
	e)analisar profundamente os mecanismos que geram as desigualdades.
	
	
	
5)De acordo com o que foi estudado, marque ( F ) Falso ou ( V ) Verdadeiro e assinale a alternativa que corresponda à sequência correta:
 ( ) Perrenoud considera a pedagogia das diferenças como uma das formas de luta contra o fracasso escolar. 
( ) O fracasso escolar é resultado do patrimônio genético.
( ) Dispor-se a encontrar estratégias para trabalhar com os alunos mais “difíceis” é sobretudo aceitar o desafio de que não existem receitas prontas nem soluções únicas. É aceitar as incertezas, a flexibilidade, a abertura das pedagogias ativas que, em grande parte, são construídas na ação cotidiana, em um processo que envolve negociação, revisão constante e iniciativa dos seus autores.
( ) Avaliação formativa é a principal fonte de informação para o desenvolvimento de uma pedagogia diferenciada, a qual permite aos alunos identificar seus erros, acertos e lacunas; e ao professor, destacar ganhos e as dificuldades de cada aluno para poder ajudá-los a progredir mais. Sua função é ajudar o aluno a aprender e o professor a ensinar. 			 	 d).V, F, V, V.									 6)Discutimos em nossos estudos sobre um grupo de professoras de uma escola que encontrou sentido, pela troca e pela colaboração, para o seu trabalho cotidiano a partir da construção do projeto pedagógico pelas práticas diferenciadas. Quais das afirmativas abaixo indicam o “movimento” verificado no processo?
I. Esse trabalho ocorreu de forma isolada, com raros encontros para destacar o que não estava dando certo e fazer apenas críticas negativas.
II. Esse trabalho ocorreu num processo de formação em serviço.
III. Só ganhou sentido no final do projeto pedagógico.
IV. Foi ganhando sentido à medida que o projeto pedagógico foi se constituindo como expressão de um trabalho de colaboração reflexiva entre professores. 						 	 e)Apenas II e IV.										 7)Para Rios (2002), destacada nos nossos estudos, construir a felicidadania na ação docente requer:
I - reconhecer o outro.
II - tomar como referência o bem individual.
III - envolver-se na elaboração e desenvolvimento de um projeto individual de trabalho.
IV - instalar na escola e na sala de aula uma instância de comunicação criativa.
V - criar espaço, no cotidiano da relação pedagógica, para a afetividade e a alegria.
VI - lutar pela criação e pelo aperfeiçoamento constante de condições viabilizadoras do trabalho de boa qualidade.
Estão corretas apenas as afirmativas: 		 	 e)I, IV, V e VI. 		 8)Rever a função que o erro cumpre no processo de ensino-aprendizagem faz parte de uma nova prática educativa. Aparentemente, o erro é um dos elos mais resistentes da cadeia avaliativa escolar, apontado frequentemente como elemento negativo, algo ruim no contexto escolar. Como transformar essa prática preconceituosa e prejudicial? 	 b)Aprendendo a ver o erro como normal, interpretando-o, ou seja, vendo-o como um indicativo do caminho percorrido pelo aluno e as dificuldades encontradas.						 		 9)Segundo Perrenoud (1997) apud André (1999), a pedagogia das diferenças requer uma avaliação formativa, ou seja, uma avaliação que:
I. possui um sentido educativo, na medida em que fornece elementos para o aluno monitorar a própria aprendizagem e o mestre calibrar o ensino.
II. é a principal fonte de informação para o desenvolvimento de uma pedagogia diferenciada, sendo utilizada ao longo do ano escolar.
III. será efetiva se ajudar a esboçar um plano de ação.
IV. privilegia testes e provas, tendo em vista a medida da aprendizagem dos alunos, para classificá-los entre fortes, fracos e médios.
Diante disso, podemos afirmar que estão corretas as afirmativas: 	 c).I, II e III, apenas. 				 	 10) Segundo nossos estudos, os diários dos alunos, como instrumento de avaliação e investigação didática:
I. são desencadeadores de aprendizagem somente para os alunos.
II. permitem ao aluno tomar consciência da própria aprendizagem, detectar as dificuldades, os pontos fracos e procurar caminhos para superá-los.
III. fornecem ao professor informaçãosobre o processo de aprendizagem de seus alunos, tornando a avaliação um instrumento de aprendizagem; e, como instrumentos de investigação didática, trazem informações que possibilitam ao professor refletir sobre o seu ensino e reorganizá-lo. Está (ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):							 	 c)II e III, apenas.

Outros materiais