Buscar

APRESENTAÇÃO de aula historia e geografia

Prévia do material em texto

Planejamento de Aula Semanal
Daela Moreira Muniz D49ABA3
Mayara Ariel Jesus de Lima Cavalcanti D205CC7
Maria Cristina Gonzales Ferreira D5098H7 
Susan Morgado Paiva N118EC4
4º/5º Semestre de Pedagogia - Noite
1
Dia Mundial da Fotografia
O Dia Mundial da Fotografia é comemorado anualmente em 19 de agosto.
Introdução 
A BNCC estabelece o ensino, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de forma a transformar a História em ferramenta a serviço de um discernimento maior sobre as experiências humanas e das sociedades em que se vive, levando o aluno a compreender o diálogo entre o passado e o presente. Em projetos interdisciplinares é possível agregar conhecimento de forma lúdica e enriquecedora, saindo da posição de mero expectador para a atuação real e transformadora em sociedade.
Objetivo Específico
Promover a interação e cooperação entre os alunos, compartilhar histórias familiares, expor dúvidas sobre as diferenças, estimular a leitura e a escrita e ampliar vocabulário. Desta forma podemos auxiliar o aluno na construção da compreensão da historicidade no tempo e no espaço.
Desenvolvimento
Introduzir a fotografia como registro histórico que nos possibilita conhecer a vida de nossos antepassados. Apresentar aos alunos materiais anteriores a fotografia, como fósseis e xilogravuras feitas com carvão. Uma vez estabelecida essa relação temporal com a sala, trabalhar a evolução
e transformação da imagem até os dias atuais, em porta retratos digitais e até mesmo criação de GIF’s e vídeos.
Como materiais em sala para a aula de Artes pode-se utilizar a argila (para confeccionar fósseis) e papel vegetal e carvão(para desenhos em relevo).
Podemos, ainda, levar Datashow para apresentação de vídeos que mostrem máquinas fotográficas antigas e fotos de
personagens importantes que marcaram a história. 
Em parceria com a aula de Geografia podemos pedir aos alunos que fotografem a vizinhança e, de posse das fotos, marquem pontos peculiares, que lhes chamaram a atenção. 
Em todas as interações estabelecer uma roda de conversa e registrar em lousa as descobertas e dúvidas dos alunos, utilizando palavras-chave para desenvolver as discussões e dinâmicas em sala; encorajar os alunos a grafar as palavras que lhes chamaram mais a atenção.
Avaliação: 
Observação. Estabelecer a criação de um painel com 4 fotos de cada criança em diferentes fases, desde o nascimento até os dias atuais. 
Este painel pode ser digital (confeccionado com a ajuda do professor), introduzindo desenhos e cartazes com palavras que marcaram a história dos alunos. Em todo o processo o educador deverá observar as interações e intermediar a construção sócio histórico cultural do grupo.
Promover o diálogo em busca de meios para transformar a realidade em que vivemos e registrar nossa história para as futuras gerações.

Continue navegando

Outros materiais