Buscar

Índio X Indígena textinho

Prévia do material em texto

Índio X Indígena
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o termo “índio” é resultado de uma confusão cometida por Cristóvão Colombo, o “descobridor das Américas”. Quando chegou ao continente, ele acreditava estar nas Índias, e por isso os povos originários foram nomeados de “índios”.
O termo retrata esses povos de maneira genérica, sem considerar as suas especificidades linguísticas e culturais, por exemplo. “Índio”, portanto, reforça estereótipos preconceituosos, que geralmente retratam os povos indígenas como selvagens, atrasados e preguiçosos.
Por outro lado, o termo "indígena” significa "natural do lugar em que vive". É uma maneira mais respeitosa de se dirigir aos povos originários, entendendo que eles têm culturas e modos de viver variados, e merecem ser reconhecidos também por sua identidade individual.
 	A data de 19 de abril: há o que comemorar?
De acordo com ativistas e coletivos indígenas, não temos o que comemorar em 19 de abril. Isso porquê da forma que a data é celebrada hoje acaba reproduzindo estereótipos, não apenas com o uso do termo “índio”, mas também com a redução da diversidade dos povos originários.
Além disso, mesmo hoje os povos indígenas ainda precisam lutar por seu território, cultura e direitos.
image1.png

Continue navegando