Buscar

Questões Extras Objetivas de FSHB

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questões Extras Objetivas de FSHB
1. Leia o trecho a seguir:
“A rápida expansão do cultivo de açúcar transformou a Zona da Mata em uma área de monocultura. (...) O aumento da produção baseou-se na extensão das terras cultivadas (já que havia uma grande quantidade disponível) e no crescimento da população escrava”.
Para a produção do café, optou-se, mais uma vez, pelo plantation. Esse tipo de modelo de produção tem como características: (D) latifúndio, monocultura e mão de obra escrava.
2. Leia o fragmento a seguir: “O positivismo é o movimento é o movimento de pensamento que dominou parte da cultura europeia em suas expressões não só filosóficas, mas também políticas, pedagógicas e literárias (é este o período do verismo e do naturalismo) desde cerca de 1840 até os inicios da primeira guerra mundial. Os traços de fundo do ambiente sociocultural que o positivismo interpreta, exalta e favorece são: uma substancial estabilidade política, o processo de industrialização e desenvolvimentos por vezes portentosos da ciência e da tecnologia”. De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando a afirmativa correta.
(B) o Terceiro Estado – Positivo – é uma superior dos anteriores – Teológico e Metafísico. Nele, a ciência terá um papel supremo, na medida em que a mesma será responsável pela explicação das leis da natureza.
Resumo para a prova
Questões Objetivas de Formação Socio Histórica do Brasil
Com relação à Independência do Brasil, assinale a alternativa correta:
(D) Os apoiadores de nossa independência foram os membros da elite que desejavam manter a escravidão, as propriedades e a exportação dos produtos agrícolas.
2) A opção por manter o Brasil apenas com o pais primário - exportador, a não alteração da estrutura fundiária nacional e a manutenção da escravidão tinham qual finalidade? Assinale a resposta correta: 
(D) Preservar o poder político e a lucratividade da elite latifundiária.
3) O fim da escravidão, foi um dos mais significativos períodos de transformação social na História do Brasil. Sobre este período, assinale a alternativa correta:
(C) Apesar da grande importância da Abolição da Escravatura no Brasil, isso não significa dizer, efetivamente, que esses ex-escravos viraram trabalhadores assalariados ou pequenos proprietários, pois os regimes de trabalho opressivos, similares à escravidão, prevaleceram no campo, fazendo com que muitos libertos fossem para as cidades. 
4) A independência do Brasil foi um momento histórico considerado importante par a que o Brasil se constituísse em uma nação e iniciasse seu processo de soberania frente aos demais continentes. Assinale abaixo a alternativa correta que expressa como foi que aconteceu este processo: 
I - Aconteceu por meio da mobilização das classes populares e pela maior ia da população brasileira 
II -rebelião dos escravos que pretendiam sua liberdade 
III -apoio dos membros da elite que desejavam manter a escravidão, as propriedades e a exportação dos produtos agrícolas. 
IV- Foi um ato por um reinado, “pelo rei”, não rompendo definitivamente com as bases coloniais
(C) Somente as alternativas III e IV são as corretas
5) O Liberalismo foi uma das principais matrizes críticas de contestação do colonialismo imposta ao Brasil, primeiro por Portugal depois pela Inglaterra enquanto outros interesses da elite conservadora buscavam reafirmar os princípios da ordem colonial tendo em vista a manutenção do poder e da propriedade das terras. Em que época o liberalismo passou a exercer influência no cenário brasileiro?
(B) Sec.VII acirrando os conflitos e as contradições inerentes ao pacto colonial
6) Dentre as principais medidas liberais adotadas por D. João VI ao chegar ao Brasil, a que liquidou o monopólio comercial e permitiu a entrada do país na nova economia mundial sem o intermédio da metrópole foi: (B) a abertura dos portos às nações amigas.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
7) O Brasil em seu início de constituição da base territorial não era entendido por seus colonizadores com o uma unidade nacional. Haviam as colônias, as províncias que viviam dentro de sua jurisdição, dentro de seus interesses, não na perspectiva de uma unidade integrada as demais regiões. Qual foi o fato histórico que fez com que esta formatação provincial passasse a ser repensada mudando seus interesses de maneira a ampliar a visão territorial iniciando um outro processo de constituição do território com vistas a unificação das colônias?
(B) A economia quando se descobre ouro em Minas Gerais
8) Sobre o período da história do Brasil conhecido como “República Liberal”, é correto afirmar:
( ) Os anos entre 1945 e 1964 ficaram conhecidos como República Liberal por ser, até então, o período mais longo de democracia.
( ) Não houve eleições regulares para todos os cargos políticos durante todo este período.
( ) Não houve tentativas de golpe durante a República Liberal.
( ) Os anos entre 1945 e 1964 ficaram conhecidos como República Liberal por ser, até então, o período mais longo da ditadura.
A sequência correta das alternativas é: (C)	V, F, F, F.
9) O Segundo Reinado teve início em 1840 com a antecipação da maioridade de D. Pedro II. Foi a época do apogeu da monarquia brasileira em que diversos fatos históricos importantes tiveram ocorrência. Das alternativas abaixo, assinale aquela que caracteriza os fatos históricos importantes da fase inicial do período em questão.
(B)	Centralização política e administrativa e a repressão às revoltas herdadas do período anterior.
10) Considere os seguintes artigos da Constituição Política do Império do Brasil (1824) ou Carta Outorgada como chamam alguns. Art 13- O Poder Legislativo é delegado à Assembleia Geral com a Sanção do Imperador. Art 43 - As eleições para o Seu serão feitas em Listas Te sobre as quais o Imperador escolherá o terço na totalidade da lista. Art 98 - O Poder Moderador é a chave para toda organização política e é delegado ao Imperador. Art 101- O Imperador exerce o poder Moderador. Analisando os artigos acima, concluímos que a citada na Constituição destaca: 
(C) O Poder centralizador do Imperador.
11) O republicanismo apesar de ainda ter suas bases próximas aos grandes produtores rurais, permite um pouco mais a participação da população nos processos decisórios políticos. No Brasil, podemos identificar pelo menos três tipos de republicanismo. Relacione a segunda coluna pela primeira identificando estas vertentes e suas regiões:
(1 ) São Paulo > Com a tendência de descentralização políticas.
( 2 ) Rio Grande do Sul > Influência do positivismo encaminhando para uma nova ordem progressista.
( 3 ) Rio de Janeiro > Com tendências de mudanças radicais, com a distribuição de terras, participação plena do povo no poder. (A) 2-3-1 
12) Ao iniciar a Republica precisou-se construir um novo governo. É então, convocada uma constituinte para criar uma Constituição Nacional que regeria todos os demais poderes. Assim, em 1891 é convocada a Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, nome dado  tendo em vista toda a organização do governo estar fundamentada no modelo da República dos Estados Unidos, maior república da América na época. Assinale a baixo quais são alguns dos principais destaques desta constituição:
(C) Presidencialismo e regime federativo
13) “Ao explicar a queda do Império, afirma que a Monarquia desapareceu menos pela oposição que lhe moviam do que pela própria fraqueza, pela sua falta de base, pela indiferença, apatia e neutralidade de muitas das forças que a haviam apoiado no passado”.
COSTA, E. V. Da monarquia à república: momentos decisivos. São Paulo: Fundação UNESP, 1999, p. 429.
Ao romper com suas bases, através das chamadas Questão religiosa e Questão militar, e com os fazendeiros após a libertação dos escravos, o Império acabou
fragilizado e lançado a própria sorte. Um exemplo disso é que:
Inexistiu oposição à derrubada da monarquia e nenhuma instituição ou movimento se dispôs a lutar por ela.
14) “No Brasil, a Questão Militar foi um momento-chave desse processo. Pela primeira vez na história brasileira, grupos militares afirmaram publicamente e com força a existência de uma classe militar opondo-se a ator do governo”. Dentre os motivos que levaram ao fim do Império, a Questão Militar foi uma das preponderantes. Sobre esse fato podemos afirmar que:
(C) refere-se a uma série de incidentes entre o governo e os militares, que organizaram o golpe.
15) “a elite dominante brasileira sempre soube assumir um compromisso equilibrado entre as pressões para a mudança, [...] Ela só falhou em um único episódio, o da abolição da escravidão, do qual os jovens republicanos se aproveitaram explorando os ressentimentos dos grupos prejudicados para provocar a mudança do regime”. Ao libertar os escravos, o Império alcançou grande prestígio popular, mas perdeu uma de suas principais bases. Que base foi essa?
(D) Os fazendeiros
16) A Proclamação da República se deu diante de duas forças muito diferentes social e ideologicamente: uma, representada pelos partidos regionais, de  elites, preocupadas com o desenvolvimento de suas regiões; outra força, representada pelos miliares. Quais foram as propostas de cada uma destas duas forças diante deste fato histórico? Assinale a alternativa correta:
I - As elites pretendiam centralizar o poder nas mãos do presidente assegurando cargos e recursos
II – os militares pretendiam a descentralização do poder assegurando as regiões independência de governo
III – elites e militares lutavam pela descentralização pois com isso ambas as forças seriam reconhecidas em seu poder e interesses nas bases regionais
IV – as elites pretendiam um governo descentralizado assegurando o desenvolvimento regionalizado
V – os militares pretendiam um governo centralizado assegurando a unidade nacional
(C) Somente as alternativas IV e V estão corretas
17) “A Revolta da Armada não pode ser entendida se não a situarmos no contexto no qual se insere a crise que se instalou no país com a medida extrema adotada pelo então presidente Deodoro da Fonseca, ao instituir o estado de sítio e proclamar-se ditador fechando o Congresso em 3 de novembro de 1891.” Com base no texto e no livro-base da disciplina que outro movimento importante do período, além da Revolta da Armada, que tinha os mesmos ideais de descentralização política e maior poder aos estados da federação? (B) Revolução Federalista.
18) Guerra de Canudos (1896–1897) é emblemática no debate sobre a formação da nação no período republicano. A República recém-proclamada enfrentou um Brasil desconhecido: o sertão e os sertanejos. A guerra, tragicamente, significou um aprendizado para os brasileiros demonstrando que:
(D) a frágil base política em que se assentava o governo republicano foi incapaz de reconhecer a questão social e cultural suscitada por Canudos.
19) A origem do coronelismo remonta ao início da República e sua correspondente ampliação do direito de voto previsto na Constituição de 1891. (OLIVEIRA, p. 68). Sobre o coronelismo, é correto afirmar:
(A) Neste período, a importância do coronel variava conforme o número de eleitores que podia controlar, o grau de fidelidade destes aos candidatos que decidisse apoiar e os compromissos que estabelecesse com outros coronéis de importância superior à sua.
20) Ao pensarmos no governo de Getúlio Vargas no Brasil, podem ser estabelecidas algumas relações com o Serviço Social. Características específicas deste governo podem embasar a leitura da realidade social que se tinha à época. Deste modo, analise as assertivas abaixo.
(C) I.O governo de Getúlio Vargas ficou conhecido por praticar o que era denominado como um “política populista”, o que o levou a ser conhecido com o título de “pai dos pobres”. 
 III. Um dos carros – chefe do governo de Getúlio Vargas foi a valorização do trabalhador, pois cria leis trabalhistas. 
 IV. O governo de Getúlio Vargas é compreendido de forma bastante controversa pois, ao mesmo tempo em que garantiu a defesa dos trabalhadores (por meio das leis trabalhistas), também perseguia os “inimigos” do regime.
21) Durante os quinze anos da Era Vargas houve um grande investimento na industrialização no país, promovido pelo próprio Estado brasileiro. Uma descoberta importante ocorreu impulsionando o espírito nacionalista e o investimento do Estado no controle da produção nacional de petróleo e na produção de organismos que permitiram ampliar a variedade de produtos agrícolas para exportação. Assinale a alternativa que corresponde a esta correta:
(A) Em 1939, foi descoberta, na Bahia, a primeira jazida de petróleo do Brasil.
22) O sentido do termo “populismo” não é unânime. Este termo, a depender dos interesses e da leitura da realidade social imposta, pode assumir caráter positivo ou negativo/ pejorativo. O governo de Getúlio Vargas foi reconhecido como um governo populista. Porém, para compreender esta terminologia e ponderar uma leitura adequada da realidade a cerca do tema, importa elucidar o significado do termo populismo – e sua mediação histórica. Sendo assim, leia o texto: “ AS SETE VIDAS DO POPULISMO, de Emerson Urizzi Cervi” e leia as assertivas abaixo. (...) Assinale as corretas:
(D) I. Um dos termos negativo-pejorativos associados ao populismo diz respeito à estigmatização de políticos populistas, sendo estes caracterizados como “enganadores do povo por suas promessas jamais cumpridas”.
 II. No processo de estigmatização do político populista, o caráter negativo também era associado aos próprios eleitores - então compreendidos como figuras dependentes destes políticos e sem o conhecimento necessário para o exercício do voto.
23) Leia o texto a seguir e complete a frase no que se refere as formas em que pode ser analisado o fenômeno a que se denominou “populismo”.
“Classicamente, existem três grandes formas de abordagens analíticas do populismo. Ele pode ser estudado como ¬____________________(WORSLEY, 1973). Em qualquer de suas formas, o populismo necessita de alguns elementos básicos para se concretizar: independente das particularidades das ocorrências, ele surge quando há uma massificação de amplas camadas da sociedade que desvincula os indivíduos de seus quadros sociais de origem e os reúne na massa, relacionados entre si por uma sociabilidade periférica e mecânica; quando há uma perda da representatividade e da exemplaridade da classe dirigente; quando há a presença de um líder dotado de carisma de massas”.
Um fenômeno de origem social, como uma forma de governo ou como uma ideologia específica
24) Getúlio Vargas governou o Brasil, continuamente, por 15 anos (de 1930 a 1945), marcando esse período na história brasileira pelas inúmeras transformações sociais e econômicas que ele fez no país. A Era Vargas teve início com a Revolução de 1930, onde expulsou do poder a oligarquia cafeeira, e foi dividida em três momentos. Assinale a alternativa que corresponde a estes momentos:
I - Governo Provisório (1930 a 1934)
II - Governo Constitucional (1934 a 1937)
III - Governo Ditatorial ou Estado Novo (1937 a 1945)
IV – Governo Pós Monarquia (1900 – 1904)
(C) Somente as alternativas I, II, III são corretas
25) Leia o texto a seguir e complete a frase de acordo com o texto Nacional Desenvolvimentismo apresentado na Rota de Aprendizagem 5 da disciplina de Formação Sócio Histórica do Brasil
Segundo a obra O colapso do populismo no Brasil, de Octavio Ianni (1988), até 1930 a vida econômica do Brasil estava organizada segundo o modelo “exportador”, com predomínio da cafeicultura. Com a crise do modelo oligárquico agrário-exportador e o advento da chamada “Era Vargas”, um novo modelo se configura, sem romper, no entanto, as relações de dependência com o capital estrangeiro. Trata-se do modelo de_______________________________iniciado
nos anos 30, que sem dúvida, está associado às grandes transformações políticas e institucionais desencadeadas pela Revolução de 1930 e pelo Estado Novo, instituído em 1937.
(A) Substituições de importações
26) Sobre o nacional desenvolvimentismo, analise as assertivas abaixo.
( ) O nacional-desenvolvimentismo tinha como base o Estado como o propulsor da economia.
( ) O nacional desenvolvimentismo não interferia diretamente em assuntos econômicos,
( ) O nacional desenvolvimentismo incentivava a entrada de capital estrangeiro no país, desestimulando, consequentemente, a modernização da indústria nacional.
A sequência correta das alternativas é:
(C) V, F, V.
27) Qual foi uma das principais características da república liberal, período compreendido, no Brasil, dos anos de 1945 a 1964, de acordo com o conteúdo apresentado pelo prof. Álvaro em sua quinta aula da disciplina de Formação Sócio Histórica do Brasil?
(A)O Nacional desenvolvimentismo, projeto econômico para o Brasil.
28) Com relação a Abolição da Escravatura no Brasil, é correto afirmar:
(C) A Abolição foi resultado, principalmente, da luta dos negros, escravos ou alforriados, que através dos Movimentos Abolicionistas se mobilizaram contra a continuidade do trabalho escravo.
29) Leia o trecho a seguir:
“Não que tivesse profundezas políticas ou sociais; a mudança de regime não passou efetivamente de um golpe militar, com o concurso apenas de reduzidos grupos civis e sem nenhuma participação popular. O povo, no dizer de um dos fundadores da República, assistia ‘bestializado’ ao golpe, sem consciência alguma do que se passava”.
Assim como na Independência, a Proclamação da República careceu de participação popular. Apesar de ser formalmente um regime democrático, a República:
(B) embora formalmente democrático, o regime instaurado em 1889 não propiciava a ampla participação das massas populares que permaneceram foram dos processos das decisões políticas, percebendo pouca ou nenhuma diferença do regime imperial. (p. 67)
30) O movimento político-militar de 31 de março de 1964, que derrubou o presidente João Goulart, iniciando um longo ciclo de governos militares, embora tenha como causa imediata a agitação social desencadeada pela tentativa de implantar no País as chamadas Reformas de Base, tem raízes no colapso do populismo. Assinale abaixo a alternativa que corresponde a características do que se denominou populismo:
I - fenômeno social e político que ocorre, de forma típica, na passagem de uma sociedade tradicional, arcaica ou rural, para uma sociedade moderna, urbana ou industrial.
II - modo característico de organização da sociedade e de estruturação do poder, consistindo, basicamente, num a aliança política entre setores sociais urbanos.
III- fortalecimento do empresariado nacional e dos trabalhadores urbanos gerado pelo processo de industrialização
IV – movimento que estava associado ao surgimento de lideranças carismáticas, que o dirigiam, manipulando as massas populares e m proveito de seus projetos políticos pessoais
(C) Todas as alternativas estão corretas
31) “Fato esquecido pela memória histórica, o golpe foi muito mais que uma mera rebelião militar. Envolveu um conjunto heterogêneo de novos e velhos conspiradores contra Jango e contra o trabalhismo: civis e militares, liberais e autoritários, empresários e políticos, classe média e burguesia. Todos unidos pelo anticomunismo, a doença infantil do antirreformismo dos conservadores”.
O Anticomunismo esteve ligado à Doutrina de Segurança Nacional, desenvolvida pela Escola Superior de Guerra e arrebanhou uma série de apoios na sociedade como um todo. Um dos principais pontos dessa doutrina era:
(D) a luta contra os inimigos internos que estavam ligados à crítica ao capitalismo.
32) “Entre 1980 e 1993, o Brasil teve quatro tipos de moeda, cinco congelamentos de preços, nove planos de estabilização da econômica e onze índices diferentes para medir a inflação”.
Sobre os planos econômicos desse período, 1980 a 1993, analise as assertivas a seguir:
I -O Plano Cruzado foi um fracasso total, prejudicando o governo nas eleições.
II -Uma das medidas adotadas pelo governo Collor foi o confisco das poupanças.
III - Durante a década de 1990 vimos uma retomada do processo de estatização de empresas.
IV - O governo Collor lançou as bases para o projeto neoliberal.
Estão corretos os itens:
(D) II e IV
33) “O Ato Institucional nº 5. Através desse instrumento, estima-se que 500 cidadãos tenham perdido direitos políticos [...]. Se os efeitos diretos foram impactantes sobre o sistema político, os efeitos indiretos seriam bem maiores sobre todo o tecido social.”
Podemos dizer que com o Ato Institucional 5 o Brasil:
(A) tornou-se uma verdadeira Ditadura Militar.
34) Sobre o processo de industrialização do Brasil, leia as afirmativas.
I O processo de industrialização no Brasil foi impulsionado pela necessidade de substituição das mercadorias que não podiam mais ser importadas. 
II. Com a impossibilidade de exportação por parte do Brasil para o comércio internacional (devido às baixas dos preços), o país se vê obrigado a investir em processos de produção interna de bens e mercadorias necessárias.
III. As duas guerras mundiais e a crise de 1929 não guardam relação com o processo de industrialização brasileiro, tendo em vista que a economia do Brasil sempre foi agroexportadora e não havia indícios de alteração deste quadro.
Está correto o que se afirma em: (C) I e II
35) Em 28 de fevereiro de 1986, o governo brasileiro anunciou um programa `heterodoxo`, de estabilização, rapidamente chamado de `Plano Cruzado`, que visava interromper de imediato uma inflação que parecia estar fugindo de controle. Para controlar a inflação, durante o Plano Cruzado, o governo:
(D) Congelou todos os preços e salários
36) “Vai-se o marechal ingente, / vai-se o grande alagoano. / E eu leitor, digo somente: Floriano foi um prudente; / seja o Prudente um Floriano.”
Essa é uma quadrinha do escritor Artur de Azevedo que homenageia o presidente Marechal Floriano, codinome Marechal de Ferro. Sobre esse presidente podemos dizer:
(A) Consolidou e estabilizou o regime republicano, esmagando os movimentos de revolta ao seu governo.
37) Leia o trecho a seguir:
“Art 1º As embarcações brasileiras encontradas em qualquer parte, e as estrangeiras encontradas nos portos, enseadas, ancoradouros, ou mares territoriais do Brasil, tendo a seu bordo os escravos, cuja importação é proibida pela Lei Sete de Novembro de mil oitocentos e trinta e um, ou havendo os desembarcado, serão apreendidas pelas Autoridades, ou pelos navios de guerra brasileiros, e consideradas importadoras de escravos.”
A Lei Euzébio de Queiroz, que proibiu o tráfico de escravos, faz menção a Lei de 1831, que já previa a extinção do tráfico negreiro. A partir dessas leis, intensificou-se a necessidade de buscar uma solução para um problema secular do Brasil. Que problema é esse? Falta de mão de obra para a produção agrícola.
38) Entre 1930 e 1945, o Brasil esteve sob o governo de Getulio Dornelles Vargas. Nesses anos, o país mudou bastante. Assinale a alternativa que melhor explica a era de Vargas:
(B) No governo Getulio Vargas foram promulgadas diversas leis trabalhistas, que na verdade incorporavam reivindicações do movimento operário brasileiro da Primeira República. Essas leis foram concentradas em 1942 na consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
39) “O Estado sempre grandemente necessitado de recursos [...] E assim os fundos necessários para a indústria dependerão unicamente do concurso individual de seus iniciadores”.
(C) comerciantes dedicados ao comercio exterior.
40) “A Revolução de 1930 foi o produto de vários grupos sociais cujos valores e objetivos diferiam enormemente: oligarquias regionais dissidentes, setores da classe média urbana e quadros intermediários do Exercito.”
Dos motivos que levaram ao fim da Primeira Republica e precipitaram a Revolução de 1930, podemos destacar:
I. A disputa entre as oligarquias dominantes e periféricas pelo poder.
II. o bom momento econômico que o Brasil estava vivendo.
III. o rompimento dos acordos entre São Paulo e Minas Gerais.
IV. a lisura do processo eleitoral que não permitia fraudes.
Estão certos os itens: (B) I e IV
41) Leia o trecho a seguir:
“As evidencias existentes indicam que o programa de privatizações da década de 1990, cujos méritos em termos de eficiência econômica são inegáveis, pouco contribuíram para mudar esse padrão de distribuição, podendo te-lo agravado”. Esse processo de privatizações da década de 1990 estava alinhada a uma nova politica econômica que era o: (B) neoliberalismo
42) “Ideologicamente, Juscelino pensava que a industrialização era um dever a ser cumprido, uma necessidade, um caminho irreversível porque dela dependia o mercado nacional e suas exportações e o crescimento do país”. Sobre a industrialização durante o governo de Juscelino Kubitschek, podemos dizer que:
(D) realizou uma agressiva estratégia para atrair empresas multinacionais e seus recursos ao país.
43) Em outubro de 1975, no curso de uma onda opressiva, o jornalista Vladimir Herzog foi intimado a comparecer ao DOI-CODI de São Paulo. Ele era suspeito de ter ligações com o PCB. Herzog apresentou-se ao DOI-CODI e não saiu vivo de lá. Sua morte foi apresentada como suicídio por enforcamento, uma forma grosseira de encobrir a realidade: tortura seguida de morte. Esse fato é ilustrado nos conturbados anos de 1970.
Sobre essa década da história brasileira, considere as seguintes afirmações:
(C) I e III apenas
44) Analise a gravura a seguir:
Relacionando as afirmações abaixo com o período da história brasileira denominado República Velha (1889-1930), e a partir dessa gravura considere V para verdadeiro e F para falso: (A) F,V,V,F,F
45) A partir da década de 1950, estruturou-se em países de capitalismo periférico, entre eles o Brasil, um modelo de desenvolvimento denominado desenvolvimentismo, que marcou profundamente o modo de funcionamento dessas sociedades. Nesse modelo o Estado:
(C) assume o papel de agente central do processo de industrialização acelerada e modernização econômica e social.
46) A Canção do Expedicionário foi composta como homenagem aos pracinhas brasileiros que foram lutar na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Sobre a participação do Brasil nessa guerra, podemos dizer:
(C) Ao entrar na guerra ao lado dos EUA, reforçamos a tendência de alinhamento diplomático com esse país.
47) Analise o trecho a seguir:
“No cerne do mercantilismo encontrava-se as empresas coloniais, regidas pelo Pacto, que era o instrumento por excelência da exploração sistemática dos domínios ultramarinos, em beneficio exclusivo dos interesses nacionais”.
O trecho aborda um aspecto importante do sistema colonial imposto por Portugal ao Brasil, que é o Pacto Colonial. Em relação as imposições coloniais, podemos dizer que:
Restringiam ou mesmo proibiam a produção local de bens industrializados.
48) Leia o trecho a seguir:
“Um aspecto do crescimento econômico brasileiro que apenas começava a ser notado foi o grande e crescente envolvimento do Estado na economia [...] As empresas do governo dominavam o aço, mineração e produtos petroquímicos e controlavam mais de 80% da capacidade geradora de energia e a maioria dos serviços públicos”.
Com base no trecho lido e no livro base da disciplina, responda qual o objetivo do governo ao criar essas empresas estatais?
(A) Eliminar o atraso do país nessas áreas e dar infraestrutura para a industrialização.
49) “Fato esquecido pela memória histórica, o golpe foi muito mais que uma mera rebelião militar. Envolveu um conjunto heterogêneo de novos e velhos conspirados contra Jango e contra o trabalhismo: civis e militares, liberais e autoritários, empresários e políticos, classe média e burguesia. Todos unidos pelo anticomunismo, a doença infantil do antirreformismo dos conservadores”.
O anticomunismo esteve ligado a Doutrina de Segurança Nacional, desenvolvida pela Escola Superior de Guerra e arrebanhou uma serie de apoios na sociedade como um todo. Um dos principais pontos dessa doutrina era:
(D) a luta contra os inimigos internos que estavam ligados a crítica ao capitalismo.
50) Leia o trecho a seguir:
“Conquanto suas consequências se projetem sobre toda a vida politica do país o ‘Coronelismo’ atua no reduzido cenário do governo local [...] Significando o isolamento, ausência ou rarefação do poder publico, apresenta-se o ‘coronelismo’, desde logo, como certa forma de incursão do poder privado no domínio politico”.
Sobre o Coronelismo analise as assertivas a seguir:
I. O Coronelismo surgiu no meio urbano, como forma de representar as camadas medias da população.
II. a origem do Coronelismo está na ampliação do direito ao voto, o que garantiu ao coronel o controle das massas na hora das eleições.
III. tinha como braço armado a Guarda Nacional, cujo o cargo mais importante era o de coronel, donde veio a expressão Coronelismo.
IV. O direito ao voto representou uma diminuição do poder dos coronéis, pois deu liberdade de escolha as massas rurais brasileiras.
Estão corretos os itens: (B) II e III apenas
51) Dentre os motivos para dizermos que o regime militar foi ‘uma página infeliz da nossa história’ podemos destacar:
I. O chamado Milagre Econômico que fez o Brasil voltar a ser agrário-exportador.
II. O Sistemático desrespeito aos direitos humanos pelos militares e seus aliados.
III. A censura as artes em geral e a imprensa, além do uso da tortura e desaparecimento de presos políticos.
IV. A retomada da industrialização e o fim da dívida externa brasileira junto ao Fundo Monetário Internacional.
Estão corretos os itens: (B) II e III

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais