Buscar

Fórum D - Introdução a Administração


Continue navegando


Prévia do material em texto

Áreas Funcionais
As funções representam o conjunto de processos que aplicam um recurso da organização. Cada função é realizada dentro de uma organização através de uma área funcional, que pode ser concretizada através de um ou mais unidades organizacionais (setores).
As áreas funcionais são agrupamentos de processos que juntos sustentam o ciclo de vida de um recurso e possibilitam que os objetivos e missão da empresa sejam atingidos..
Áreas funcionais fim:
– Marketing
– Produção
Áreas funcionais meio:
– Adm Financeira
– Adm Materiais
– RH
– Adm Serviços
– Gestão Empresarial
Marketing
Representa as atividades, o conjunto de instituições e processos para criação, comunicação, entrega e troca de ofertas que possuem valor para os clientes, parceiros, e para a sociedade como um todo.
Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes. Precisa identificar as necessidades e os desejos do consumidor.
Produção
Base de competitividade das empresas, a empresa melhora se for eficiente nos custos e mantiver recursos produtivos e fornecer produtos e serviços de qualidade e trabalhar para melhora-los.
Adm Financeira
Cuidar do dinheiro da organização, tornar eficientes tanto a aquisição quanto o uso do capital da empresa, maximização do lucro e estratégias para levantar recursos.
Adm Materiais
Aquisição de materiais e controle do estoque de produtos.
RH
Área da administração que cuida da provisão, da manutenção e do desenvolvimento de todos recursos humanos da empresa, algo como atrair, manter e desenvolver as pessoas na empresa, bem como recrutamento e seleção de pessoal e remuneração e benefícios sociais.
Adm Serviços
É um enfoque organizacional global que faz da finalidade do serviço, tal como sentida pelo cliente, a principal força matriz do funcionamento da empresa.
Gestao Empresarial
 Planejamento e controle empresarial: Elaboração e implementação de planos de negócios,gerenciamento de recursos financeiros e humanos, tomada de decisão em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais distintos.
1- Podemos afirmar que a Administração de Recursos Humanos ajuda a organização a alcançar os objetivos?
	Sim, pois a administração de recursos humanos é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho. Ela ajuda a agregar os objetivos de cada pessoa com os objetivos organizacionais da empresa.
2 - Qual o papel da Administração Financeira no contexto organizacional?
	A extensão de importância da função financeira depende, em grande parte, do tamanho da empresa. Em pequenas empresas esta função é exercida geralmente pelo departamento de contabilidade(interno ou externo). Com o seu crescimento gradativo, a empresa passa a ter que criar um departamento financeiro, que fica ligado ao presidente da companhia, ou conforme dispor seu organograma, que ficara responsável pelas decisões financeiras que ocorrerem a curto ou longo prazo. Nas micros ou pequenas empresas, a função financeira restringe-se a um termo denominado “administração das disponibilidades”, ou seja, a determinação das necessidades de caixa de curto e médio prazo estão vinculadas aos recursos disponíveis para supri-los. 
	As funções financeiras podem ser de curto ou longo prazos. As de curto prazo envolvem a administração do caixa, do crédito e das contas a receber e a pagar, dos estoques e dos financiamentos de curto prazo. Para saldar alguns compromissos com fornecedores, salários, contas, impostos, etc., há necessidade de os recebimentos estarem ocorrendo simultaneamente com os compromissos. Ao se verificar prazos diferentes entre recebimentos e pagamentos, em muitos casos, a empresa precisa buscar recursos no mercado financeiro, através de empréstimos ou outros meios. A administração financeira de curto prazo também é chamada de administração do capital circulante(ou do capital de giro). As funções de longo prazo envolvem as decisões financeiras estratégicas, tais como, orçamento de capital, estrutura de capital, custo de capital, relacionamento com investidores, dentre outras. No longo prazo, as decisões financeiras envolvem a obtenção de recursos para projetos e investimentos e definições dos critérios a serem adotados para escolha entre investimentos alternativos.