Buscar

Discursiva Terceiro Setor, Responsabilidade Social e o Desenvolvimento Sustentável

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	O terceiro setor vem crescendo e se expandindo em várias áreas, objetivando atender à demanda por serviços sociais, requisitados por expressivas ações da população menos favorecida, em vários sentidos. Para minimizar a exclusão social no país, é importante a ação dos movimentos organizados, que têm se estruturado com esse intuito de fazer valer direitos sociais não garantidos. Diante do exposto, descreva alguns aspectos importantes sobre os movimentos sociais.
	Resposta Esperada:
Os movimentos sociais representam a força e a participação popular na luta por direitos sociais e participação política, bem como defesa desses direitos.
Através da ação coletiva das pessoas, os movimentos sociais reivindicam, protestam, pressionam para fins específicos conforme suas necessidades e interesses, reflexões e críticas.
Existem diversos tipos de movimentos sociais, rurais, urbanos (populares), de mulheres, de negros, sem-teto, sem-terra, indígenas, entre outros.
Sobre os movimentos sociais, existem características específicas que os especificam enquanto grupo coletivo organizado, assim possuem uma identidade própria, bem como possuem articulação e fundamento em projetos de vida, de grupo, de sociedade definidos e delimitados.
	2.
	O Brasil vem buscando, por meio de políticas públicas claras, incentivar a criação de instrumentos que promovam o envolvimento de empresas e da sociedade no trabalho de constituição de um sistema sustentável, principalmente do ponto de vista das mudanças de atitude. Analisando as políticas públicas para o Desenvolvimento Sustentável, descreva alguns aspectos, desafios, problemas, avanços ou conquistas que devem ser levados em consideração.
	Resposta Esperada:
Geralmente, a elaboração e a implantação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável acontecem mediante uma demanda, ou seja, uma necessidade da sociedade, de uma determinada comunidade. 
Percebe-se a dificuldade de implementação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável por parte do poder público. Além de ser um dilema é também um desafio, pois interesses econômicos divergem de interesses ambientais. 
Falta planejamento das ações, avaliação de experiências sustentáveis, leis específicas, educação ambiental, participação de todos os envolvidos na busca de soluções compartilhadas.
Alguns avanços já foram efetivados, porém é muito pouco diante da dimensão do desenvolvimento sustentável no Brasil, como, por exemplo, a Conferência Mundial do Meio Ambiente de 1992 no Rio de Janeiro - a Rio 92, o Estatuto da Cidade - Lei Federal de 2001, a Agenda 21.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais