Buscar

AULA CAPILAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUÍMICA COSMÉTICA
Capilar
TERAPIA CAPILAR
É o conhecimento que estuda as doenças do couro cabeludo, abrangendo movimentos, tratamentos, eletroterapia e cosmetologia capilar. 
O primeiro passo da terapia capilar é o diagnóstico. E, para que um diagnóstico seja correto e preciso, recorre-se então a conhecimentos específicos, como a TRICOLOGIA. 
O que é Tricologia?
A Tricologia - do grego thricos (cabelos) + logos (estudo) é um ramo da ciência que principiou a organizar-se na Inglaterra em 1902. 
Seus conhecimentos permitem solucionar muitos dos problemas dos cabelos e do couro cabeludo, contribuindo para uma melhor qualidade de vida humana. 
Em muitas das vezes, parte do problema se deve à má alimentação, estresse, ansiedade e muitos outros fatores que causam distúrbios capilares, ou seja, os problemas na maioria dos casos ocorrem de dentro para fora, por isso, o profissional especializado ajuda com tratamentos e as melhores opções de mudanças de hábitos aos seus pacientes. Costuma-se não ter a necessidade de procedimentos invasivos, e a tricologia estética atua tendo a cooperação disciplinada do paciente, obtendo dessa forma excelentes resultados.
Cabelo
São anexos à Epiderme e formados basicamente por duas proteínas, a QUERATINA, que dá dureza aos fios, e a MELANINA, responsável pela cor.
Além de queratina, melanina e ceramidas, o cabelo contém água, sais minerais, aminoácidos e vitaminas.
Possuem uma função protetora e termo-reguladora. Os pêlos são mais desenvolvidos em algumas regiões do corpo, onde tomam nomes especiais de acordo com a localização, como: cabelos, barba, cílios, sobrancelhas, pêlos axilares, pêlos púbicos. 
No homem são mais desenvolvidos na zona peitoral, na zona dorsal, nos braços e nas pernas.
Química do cabelo
Aminoácidos: combinados entre si formam as proteínas. 
Alanina
Arginina
Cisteína - é atacada no processo de remodelagem capilar. Protege a estrutura do fio
Glicina – vai embora com os tratamentos químicos. Trás a água para os cabelos
Glutamina
Prolina
Serina
Tirosina
Fenilalanina
Histidina
Leucina
Lisina
Metionina
Triptofano
Os Aminoácidos são essenciais para a produção das proteínas e devem ser produzidos pelo próprio organismo ou adquiridos por meio da alimentação. O mesmo acontece com os sais minerais, como Fe e Zn, fundamentais para a produção de fios queratinizados, e as Vitaminas também exercem um papel muito importante neste processo.
Proteínas
Nos seres vivos as proteínas possuem diversas funções e são essenciais a vida. A queratina é a principal proteína formadora dos nossos fios.
O cabelo é basicamente, formado por uma proteína, a alfa-queratina.Em cada fio de cabelo, milhares de cadeias de alfa-queratina estão entrelaçadas em uma forma espiral, sob a forma de placas que se sobrepõem, resultando em um longo e fino "cordão" protéico: o fio de cabelo.
Vitaminas
Vitaminas por definição são “aminas da vida”, isto é, substâncias sem as quais a vida não existiria. Receberam suas denominações na sequência que foram sendo descobertas. Por isso existem as designações A,B,C e assim por diante.
Podem ser agrupadas em Hidrossolúveis que não apresentam problemas de superdosagem, e Lipossolúveis, que se forem ser consumidas em excesso podem levar a efeitos colaterais sérios.
Para a saúde dos cabelos, as vitaminas mais 
importantes são:
Vitamina A: apesar de ser importante para a pele e, consequentemente,para os anexos cutâneos, seu excesso tem como primeiro efeito a queda de cabelos.
Vitamina B6: as vitaminas fundamentais para o crescimento saudável dos cabelos são as do grupo B, e a B6 é a mais importante destas. A Vitamina B6 também é conhecida como Piridoxina, Piridoxol(al). Trata-se de uma coenzima que interfere no metabolismo das proteínas, das gorduras e do triptofano.
Vitamina B12: também chamada cobalamina ou cianocobalamina, tem como função principal o crescimento de replicação celular. Principais fontes: carnes e fígado. 
Biotina: ou Vitamina H. Sua principal função é no metabolismo de açucares e gorduras. As lesões da pele pela carência dessa vitamina se caracterizam por Dermatite Esfoliativa severa e queda de cabelos, que são reversíveis com a administração desta vitamina. 
Ácido Fólico: também chamado folacina. Já foi chamado de Vitamina M e Vitamina B9 nomes que hoje não são mais usados. Atua em conjunto com a Vitamina B12 na transformação e na síntese de proteínas. Um fato importante é que o excesso de ácido fólico pode causar a queda capilar.
Vitamina D: denominação atribuída a duas substâncias, o colecalciferol e o ergocalciferol. Estudos recentes associaram a Vitamina D à saúde dos cabelos.
O corpo pode produzir sua própria vitamina D. Na verdade, pode fazer toda a vitamina D que necessita. Além disso, vai parar de produzir a vitamina D quando você não precisar dela para evitar toxicidade. 
Dentro dos folículos pilosos estão os minúsculos receptores de luz. Eles estão dentro de cada folículo piloso em seu corpo, mas os maiores e mais produtivos receptores de luz solar estão nos folículos do seu couro cabeludo.
Quando o sol toca os receptores, uma reação química complexa acontece onde a luz solar é metabolizada na forma mais pura da vitamina D. A vitamina D entra na corrente sanguínea através dos capilares do couro cabeludo e é distribuída por todo o corpo.
Anatomia
Dividimos o pêlo em duas partes:
Externa - haste 
Interna- raíz, bulbo, folículo piloso,papila dérmica, células germinativas, glândula sebácea, músculo eretor
Músculo eretor
Glândula sebácea
Papila Dérmica
Bulbo
Raiz
Folículo Piloso
Definições
HASTE - É a parte do pêlo localizada do lado de fora do couro cabeludo ou da pele
RAIZ - É a parte interna do pêlo, que vai do bulbo até a saída do poro da epiderme. É na Raiz que o pêlo nasce, com a transformação de células germinativas.
BULBO – Porção dilatada do folículo onde se localiza as células matrizes
FOLÍCULO PILOSO – É o canal do pêlo. É toda parte interna onde se aloja a raíz do pêlo
PAPILA DÉRMICA – Local onde nascem as células germinativas. Elas empurram as células mortas pelos folículos. Através dela que o pêlo recebe todos os nutrientes para ser produzidos.
CÉLULAS GERMINATIVAS – a velocidade e a saúde do fio depende da vitalidade dessas células.Quando arranca-se o fio, ele volta a nascer, porque dentro do bulbo ficaram dois elementos capilares essenciais: Papila e Células germinativas. 
GLÂNDULA SEBÁCEA – Secretam substâncias oleosas(sebo), distribuem-se por toda superfície corporal, ajuda a eliminar bactérias, diminui a evaporação da umidade da pele e lubrifica o pêlo.
MÚSCULO ERETOR – Está situado entre o bulbo e a papila, sustenta a glândula sebáceas, facilitando sua ação de secreção. Responsável pela contração e o “arrepio”. Qualquer emoção ou frio, faz com que o músculo se contraia puxando o fio pelo bulbo e fazendo-o levantar, provocando arrepio.
Fisiologia do Pêlo
O pêlo é dividido em três partes:
Cutícula
Córtex 
Medula 
Oferece proteção ao córtex, está disposta em 5 a 12 camadas. Responsável pelo brilho, maciez e a integridade dos fios. Constituída por aminoácidos, ceramidas, ácidos graxos essenciais e minerais. Sofre agressões externas(sol,poluição...) e agressões mecânicas(escova )
Cutícula Danificada
Cutícula Tratada
Cutícula
Cutícula
Medula
Córtex
 Região intermediária, onde transformamos a estrutura do cabelo. Contém altas concentrações de queratina, rico em enxofre e melanina. 
 Responsável pela elasticidade, resistência e cor do fio de cabelo.
 As intervenções químicas mais radicais, como coloração, relaxamento e permanente, atuam principalmente nessa região, alterando a sua estrutura. 
Córtex
Nesta região encontramos as seguintes ligações 
químicas:
Ligação Salina:no simples ato de molhar o cabelo sua extensão é aumentada.
Ligação de Hidrogênio: a deformação acontece quando transformamos temporariamente o cabelo(ex:escova).
Ligação de Enxofre: só é rompido através de química e sua
transformação é permanente.
A camada cilíndrica que percorre a fibra do cabelo é a Medula. Sua função é desconhecida ,entretanto ele pode se desidratar e formar espaços de ar que afetam a cor o brilho de cabelos loiros e castanhos. Apresenta pouco efeito na maior parte dos tratamentos cosméticos capilares.
Medula
Cor do Cabelo
A cor do cabelo é dada, devido a grânulos de pigmentos existentes nas células da haste.
Os pigmentos são fabricados no interior dos melanócitos, situados na papila dérmica e transferidos para as células recentemente formadas.
Quanto mais escuro o fio, maior é o tamanho do grânulo.
PIGMENTAÇÃO RESIDUAL 
A variedade das cores dos cabelos é devida a 2 
tipos de melanina: 
Eumelanina – varia do castanho ao negro
Feomelanina – varia do amarelo ao vermelho 
Ciclo de crescimento do cabelo
O Folículo piloso é especial em sua característica de desenvolvimento ao longo do tempo, pois ao contrário da maioria das estruturas epiteliais, seu crescimento não é contínuo, passando por várias fases ao longo de seu ciclo vital, o qual é constituído das fases:
Anágena 
Catágena
Telógena
Latência
Aproximadamente 90% dos cabelos do couro cabeludo encontram-se em fase de crescimento, sendo que esta fase tem duração de cerca de 2 a 6 anos.
 Os 10% restantes encontram-se em fase de repouso, cuja duração aproximada é de 2 a 3 meses.
 O cabelo cai ao atingir o fim dessa fase. Normalmente, perdemos de 50 a 100 fios de cabelo por dia, os quais são substituídos por outros que nascem no mesmo folículo dando início a um novo ciclo. Essa queda é natural e acontece mais na mudança de estação, na primavera e, principalmente, no outono, quando a taxa de metabolismo do corpo está mais alta.
 O crescimento é de, aproximadamente, 1 centímetro por mês, mas torna-se mais lento à medida que a pessoa envelhece. Febres prolongadas ou altas podem destruir alguns folículos completamente, de modo que apenas uma recuperação parcial é possível.
Fase Anágena
 Corresponde ao crescimento ativo do cabelo. É a fase na qual se forma o pêlo e a divisão celular é contínua, as novas células empurram as velhas para o exterior.
 O tempo de duração desta fase no cabelo do couro cabeludo dura em torno de 2 a 6 anos.
Fase Catágena
  É o período de regressão, ou seja, o cabelo começa a morrer.
Depois da fase anágena ter cessado sua atividade, o folículo inicia sua fase de inatividade. É a fase da involução. Dura de 3 a 4 semanas.
Fase Telógena
 Dura aproximadamente três meses, onde o cabelo morto é empurrado por um novo fio anágeno. É um período de repouso no qual o pêlo, totalmente formado, fica preso no folículo por sua base expandida e a papila dermal solta-se da matriz epidérmica.
Duração: 3 a 4 meses
*Fatores externos não causam QUEDA de cabelos, causam QUEBRA, pois eles não penetram para provocar isso.
Tipos de Cabelo
Os tipos de cabelo 3 e 4 são cabelos que têm a proteção natural reduzida, pois a oleosidade da raiz não consegue chegar até as pontas devido ao formato em espiral
Os cabelos lisos(tipos 1 e 2) têm facilidade para distribuir a oleosidade natural do couro cabeludo até as pontas, por esse motivo eles não ressecam muito nem têm o famoso arrepiado (frizz) dos cabelos ondulados e cacheados.
ATIVOS INOVADORES
Plantcol® é um concentrado de aminoácidos e proteínas de alto peso molecular obtidos da acácia, que representa uma estrutura mimética ao colágeno animal (podendo ser considerado um “colágeno vegetal”) 
Benefícios Funcionais: 
1. Formação de filme ultra.substantivo flexível. 
2. Alta retenção dos cachos. 
3. Promove hidratação funcional, restaura a elasticidade dos fios. 
4. Fornece precursores biológicos (aminoácidos e oligossacarídeos).
Tribocare RP é um tratamento global e profundo da fibra capilar através da associação de ativos com alto poder de reparação e lubricidade resultando em cachos mais flexíveis, definidos e hidratados. 
Repõe a fração lipídica ao longo do cacho através da permeação intra & intercuticular de lipídios e ativos que nutrem profundamente os fios, restaurando sua saúde e hidratação.
INCI Name:
 Propolis Extract (and) Beeswax (and) Oryza Sativa (Rice) 
Extract (and) Euphorbia Cerifera (Candelilla) Wax Extract 
(and) Simmondsia Chinensis (Jojoba) Seed Extract
ReparAge® é um sistema exclusivo composto por proteínas e uma sequência ideal dos principais aminoácidos estruturais da queratina: serina, ácido glutâmico e cisteína funcionalizada que mimetizam a composição química estrutural do cabelo íntegro. 
Responsável pelo exclusivo efeito Pro.Filler que é o aumento do diâmetro do fio envelhecido. Promove uma reparção dos macro e micro danos causados pelo estresse físico-químico-termo-ambiental.
Bio-Restore® é um ingrediente ativo que pode ser adicionado em produtos capilares, como shampoos, condicionadores e máscaras. É composto por cisteína, uma substância natural, compostos derivados do trigo e silicone. 
Estas substâncias possuem alto poder condicionante, hidratando, reparando os fios e deixando os cabelos brilhantes e bonitos. É especialmente indicado para cabelos extremamente danificados, como os quimicamente tratados. Confere selagem das cutículas e proteção da cor.
Whey Protein Capilar tem efeito rápido e eficaz na recuperação dos cabelos danificados, além de restaurar os fios desestruturados, desidratados, quebradiços, opacos e sem vida. 
Assim como os suplementos alimentares ajudam a ganhar massa e fortalecer os músculos, Whey Protein Capilar também faz essa reposição, só que na fibra capilar, repondo toda a massa perdida com a ação exercida por processos químicos.
Óleo de Rícino(Ricinus Communis (Castor) Seed Oil ) extraído das sementes da mamona (ricinus communis), uma planta bastante comum em nosso país. As sementes da mamona contém entre 40 e 50% de óleo. 
Benefícios do Óleo de Rícino para os Cabelos
Fortalece os fios
Combate a queda dos cabelos
Combate a quebra do fios
Contém vitamina E, minerais e vitaminas que auxiliam no crescimento
Ativa a circulação no couro cabeludo
Contém propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas
Hidrata e recupera os fios profundamente
Sela as cutículas da fibra capilar dando brilho
Ajuda manter a hidratação dentro dos fios (sela)
Óleo de Côco (Coconut Oil )  pode ser refinado (retirado do coco seco) ou extra-virgem (do coco fresco).
O acúmulo de resíduos no cabelo, por conta, de químicas, que colaboram para fios quebradiços, opacos e sem vida, o óleo de coco serve, então, como um bálsamo, restaurando o cabelo ao seu estado natural.
A sua principal característica é o poder de hidratação. Ele pode hidratar até mesmo os cabelos mais ressecados por conta de tinturas consecutivas.
Óleo de Babaçu(Orbignya Oleifera Seed Oil )
A composição do Óleo da Amêndoa de Babaçu é bastante parecida com a do óleo de coco, pois ambos apresentam alto teor em ácidos láurico e mirístico. Trata pontas duplas, também ajuda a tratar o cabelo danificado e quebradiço, restaurando a elasticidade perdida, tornando o cabelo brilhante.
Óleo de Argan (Argania Spinosa Kernel Oil ) é rico em tocoferol, ácido fenólico, carotenos e ácidos graxos essenciais, como ácido linoleico e ômega 6. 
 Rico em vitaminas A, D e E. O ”Ouro de Marrocos” é um poderoso hidratante e antioxidante natural, retarda o envelhecimento dos fios, restaura a fibra capilar, fortalece, nutre e revitaliza o couro cabeludo e os fios. Reveste os fios com um de filme protetor, evitando a perda de água e hidratação e evita pontas duplas. 
Minimiza o desgaste dos fios provocado por, poluição, sol, vento, secador, chapinha, piscina, mar e processos químicos.
MINOXIDIL – é um modificador biológico que age revertendo o processo de miniaturização do pêlo na AAG ao normalizar o ciclo do folículo, prolongando a fase anágena ou de crescimento. Seu agente ativo, substância responsável pela estimulação do folículo piloso, é o Sulfato de minoxidil (SM). . 
Além de estimular a vascularização do couro cabeludo permitindo uma melhor
oxigenação da região, o Minoxidil estimula a multiplicação das células da matrix ( raiz do pêlo ).
(2% a 5% ) 1 a 2 vezes ao dia:
resultados a partir de 3º mês;
Cafeína Tópica + Minoxidil
A Cafeína possui ação vasodilatadora, promovendo o aumento da absorção de outros ativos envolvidos e uma melhor vascularização local, aumentando o fluxo sanguíneo, favorecendo a chegada de nutrientes no foliculo capilar. Preserva a queratina para fios mais longos.
O Minoxidil estimula a vascularização do couro cabeludo, permitindo uma melhor oxigenação da região, favorecendo a multiplicação das células da matriz (raiz do pêlo)
O Vilão 
Atende pela sigla DHT (Diidrotestosterona)
Enzima 5 alfa redutase Testosterona DHT 
Folículo Piloso impedindo seu desenvolvimento.
A Cafeína inibe a ação negativa do DHT no folículo piloso, que vai ficando mais fino pela ação da enzima, sendo menos irrigado pois é o sangue que leva o O2 e os nutrientes para formar um novo fio, normalizando o ciclo de crescimento do cabelo (fase anágena). Como o Minoxidil estimula a multiplicação das células da matriz(raiz do pêlo), vão assim atuar em harmonia.
 
 
Nutricosméticos e Fortalecimento de cabelos 
Os cabelos são afetados nas deficiências protéicas de vitaminas e sais minerais.
A raiz do cabelo possui uma boa irrigação sanguínea. Substâncias trazidas pelo sangue podem ser incorporadas ao cabelo durante sua formação.
Vitaminas,minerais e aminoácidos atuam de forma contínua, ativando os mecanismos biológicos do bulbo capilar, estimulando a síntese de queratina e complementando a ação tópica dos dermocosméticos.
Uma alimentação incorreta, não equilibrada reflete diretamente nos cabelos.
Esse equilíbrio tem que possuir carbohidratos, vegetais, frutas, proteínas animais (um pouco de tudo).
O cabelo é formado por Queratina + Melanina que são proteínas.
PROTEÍNA = AA + Vit + Sais minerais
A deficiência de nutrientes está relacionada ao RETARDO da FASE ANÁGENA(fase de crescimento) e ACELERAMENTO da FASE TELÓGENA DO FIO(fase de queda do cabelo).
É necessário se conhecer as formulações e a função de cada componente, a fim de garantir uma boa nutrição e fortalecimento dos cabelos e unhas, já que os ativos para estes são semelhantes, por se tratarem de anexos cutâneos com composições simples.
Betacaroteno – é um pigmento carotenóide antioxidante. Aumenta o brilho dos cabelos e o fortalecimento das unhas.
Biotina(Vit H) – desenvolvimento do folículo piloso. Sua deficiência causa a Alopécia difusa e despigmentação do cabelo.
Cálcio – fundamental para a formação das proteínas do cabelo. Sem ele o cabelo fica fraco.
Cisteína – importante para a formação das ligações de dissulfeto. Essas ligações são responsáveis pela estabilidade estrutural da queratina e pela resistência da haste capilar.
Coenzima Q10 – penetra na raíz de cada fio reativando a produção de queratina.
Vitis vinifera – estimula o crescimento capilar
Ferro – sua deficiência está associada a queda difusa de cabelos.
Tecnologia anti-aging oral
Exsynutriment(ác.ortosilícico estabilizado em colágeno marinho hidrolizado) o único Silício Orgânico Biodisponível. 
Atua no tecido conjuntivo, reestruturando as fibras de 
colágeno e elastina, resultando na reestruturação e firmeza 
da pele, de dentro para fora.
Efeito lifting oral
Promove alta hidratação cutânea
Estimula a reposição de cabelos mais espessos e resistentes
Ligado à queratina, promove dureza e estabilidade das unhas.
Principio Ativo
Ação
Ácido Salicílico
Agentequeratolítico
cetoconazol
Antimicóticoe antifúngico
Hamamelisextract
Adstringente , refrescante
Jojoba
Dissolvente do sebo
Sulfêtode Selênio
Antifúngico, bactericida
Conhecer a fisiologia capilar é o primeiro passo para entender como os produtos direcionados para este segmento agem. Devemos lembrar que os fios de cabelo são uma estrutura “morta” e portanto, a melhor forma de mantê-los bonitos e brilhantes é termos uma ação preventiva, cuidando deles dia após dia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais