Buscar

QUESTIONARIO 2 FACIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ALUNA; ALAIZA ANDRADE DOS SANTOS FIALHO 
1. Descreva quais as principais funções dos produtos cosméticos?
 Limpar, perfumar, alterar sua aparência ou corrigir odores corporais, proteger ou manter o bem-estar. ... O resultado desse esforço é a expansão do mercado de cosméticos.
2.Defina produtos cosméticos e cosmecêuticos. Diference-os
Os cosméticos são produtos que atuam superficialmente apenas na primeira camada da pele (epiderme), com formulações básicas que não têm capacidade de mudar as condições estruturais da pele. Eles são voltados apenas para higienização já os cosmecêuticos são a união entre cosméticos e produtos farmacêuticos, Eles são capazes de corrigir danos na pele, repor elementos perdidos com o envelhecimento (como o ácido hialurônico) e têm função preventiva.
3.Diferencie cosmetologia de cosmiatria
A cosmiatria é uma subespecialidade da área da dermatologia. É voltada exclusivamente para o tratamento e prevenção de problemas estéticos na pele. De modo geral, é a ciência que estuda a beleza humana, de forma responsável e ética, enquanto a cosmetologia é a ciência que estuda os cosméticos visando conhecer suas aplicações, efeitos e propriedades das matérias-primas e seus ativos. Além disso, também está relacionada com o desenvolvimento e análise dos produtos, não se limitando apenas a elaboração de novos produtos, mas também abrange o aperfeiçoamento de fórmulas já existentes.
4.Descreva os tipos de permeação da barreira cutânea e quais são os fatores que influenciam a permeação cutânea
Transepidérmica – Através da camada córnea, podendo ser:
Intracelular: Através das células
Transanexial – Através dos anexos cutâneos, podendo ser:
Transfolicular Transudorípara.
Influências na permeabilidade cutânea:
Espessura da Epiderme – Queratina espessa dificulta a permeação.
Idade – Espessamento da capa córnea e falta de hidratação em pessoas idosas dificultam a permeação.
Fluxo sanguíneo – Hiperemia facilita a permeação.
Hidratação – Quanto mais hidratada a pele maior a permeação.
5. Assinale a alternativa correta sobre a pele:
A derme é dividida em quatro camadas
A epiderme é altamente vascularizada
Outra função da pele é a produção de vitamina C
O único anexo cutâneo é a glândula sebácea
X A queratina contribui para a proteção contra a perda de água.
6. O que é um veículo cosmecêutico?
O termo Cosmecêuticos descreve os cosméticos que contêm ingredientes que são bioativos, ou seja, cuja eficácia foi medida e provada através de vários estudos, os cosmecêuticos possuem propriedades terapêuticas, que combate doenças ou problemas estéticos.
7.Quais os tipos de emulsões
Existem dois tipos de emulsões: Tipo óleo em água (O / A), onde o óleo forma a fase dispersa (gotas) e a água a fase contínua; e do tipo água em óleo (W / O), onde a água forma a fase dispersa (gotículas) e o óleo a fase contínua.
8. Quais os tipos de veículos? Diference-os:
Géis : São veículos simples e compostos por duas fases: a fase líquida (representada pela água) e a fase sólida (representada pelos agentes gelificantes). Os géis mais fluídos (menor % de agentes gelificantes), apresentam maior velocidade de espalhamento, isso faz com que ocorra maior facilidade na aplicação da fórmula na pele.
AMIGEl :Trata-se de um polímero não iônico e de elevada compatibilidade dérmica e é estável em uma faixa de PH bastante ampla, desde formulações ácidas como peelings até formulações extremamente alcalinas, como tinturas para coloração capilar.
PLURIGEl É um carbomero, um dos polímeros mais utilizados pala indústria cosmética no preparo de géis e gel creme, pelo baixo custo que apresenta.
NATROSOL :Assim como o carbomero, o natrosol é um polímero amplamente utilizado para formulações devido ao seu baixo custo e elevada estabilidade. Os géis de Natrosol são transparentes, porém levemente amarelados.
EMULSÕES: Definimos emulsões como veículos que apresentam em sua composição uma fase oleosa e outra fase aquosa, estabilizadas pela presença de um agente emulsionante.
GEL CREME: O veículo do tipo gel creme une as vantagens proporcionadas pelos géis (sensorial refrescante e pela emoliência e maciez) e excluindo suas desvantagens (pegajosidade e untuosidade).
MUSSES: Uma categoria pouco explorada para manipulação é o veículo mousse. Constituída por tensoativos específicos (biocompatíveis), é possível manipular com esse tipo de veículo formulações destinadas para higiene e limpeza, bem como produtos de permanência na pele como hidratantes e produtos anti-aging.
9.O que são componentes adjuvantes e qual o seu papel no cosmeceûtico?
Podem realizar ação modificadora ou ação corretiva. As substâncias com ação modificadora não são consideradas ativos, mas alteram as características da base cosmética. Estes, se enquadram nesta categoria: umectantes, ceras e silicones, tensoativos, espessantes entre outros. Enquanto os de ação corretiva objetivam melhorar a aceitação do produto ao consumidor, corrigindo a cor e aroma através de corantes e fragrâncias e assegurando a vida útil através dos conservantes.
10. O que são princípios ativos?
São responsáveis pela ação específica da aplicação do cosmético e normalmente são as substâncias destacadas nos rótulos embora estas substâncias possam ser de origem animal, vegetal ou mineral a demanda por princípios ativos de origem vegetal com opções veganas tem aumentado – embora no mercado atual ainda seja muito comum princípios modificados quimicamente conhecidos como seminaturais. 
11. Identifique a função desses ativos:
Glicerina: São umectantes que permitem a hidratação superficial da epiderme e garantem a cremosidade da formulação cosméticas
Ureia: umectante sólido que atua na hidratação e prevenção da proliferação de fungos e bactérias
Aloe vera: princípio ativo proveniente da babosa, dermoprotetor, hidratante e tônico que atua também como antisséptico, cicatrizante e refrescante.
Vitamina A, C e E: são princípios ativos populares por características antioxidantes, antienvelhecimento por estimularem a produção de colágeno e promover a renovação celular podendo atenuar manchas, linhas de expressão e hidratação profunda.
Óleo naturais e sintéticos: óleo de abacate, de rícino, lanolina, ésteres graxos, estes são alguns dos mais usados nas emulsões, atuam como veículos e emolientes responsáveis pelo espalhamento, lubrificação e hidratação.
Silicone: além de atuar como veículo age como emoliente com ação antiespumante, lubrificante e conferindo brilho ao produto.
Cloreto de sódio, goma xantana e derivados de celulose: são espessantes, alteram a viscosidade do cosmético e impedem o rompimento da emulsão.
EDTA (Ácido etilenodiamino tetra-acético): agente sequestrante ou quelante que protege as formulações cosméticas contra ação de metais.

Outros materiais