Buscar

Trabalho Metodologia 1º bim

Prévia do material em texto

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL
FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS-MS
TRABALHO 1º BIMESTRE DISCIPLINA: METODOLOGIA 
NOME: Thiago Dalalio Moura 1º Ano Direito Diurno
Conceitue o que é Citação, explicando porque é importante a presença desse instituto no texto e qual a consequência que sua ausência pode gerar.
Segundo a NBR 10520/2002, em seu item 3.1 a citação é a “menção de uma informação extraída de outra fonte”. A citação é importante para fundamentar ou enriquecer o texto, principalmente o científico. Além disso, dá ao leitor a oportunidade de comprovar a fonte de onde foram extraídas as ideias ou conclusões de outros autores que foram usadas no trabalho. A ausência dessas citações pode gerar um trabalho sem lastro em sua fundamentação. Ainda, segundo Rizzatto Nunes, “a falta de referência à fonte é uma dupla violação: aos direitos do autor e à honestidade acadêmica, já que faz parecer que é do estudante aquilo que é de terceiro”.
Quais os tipos de citação. Exemplificando cada uma delas.
As citações podem ser:
Citação direta: É a transcrição literal de parte de uma obra, ou seja, o texto é citado ipsis litteris e deve ser colocado entre aspas.
	Ex.: “Não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude” (VAZ, 2008, p. 63). 
Citação indireta: Também chamada de paráfrase, é a colocação das mesmas idéias do autor, mas não com as mesmas palavras.
Ex. Uma maneira prática de produzir uma paráfrase é repetir a leitura do trecho que irá ser parafraseado e, após compreender bem a ideia central do autor, deve-se transcrever sem olhar no texto original (NUNES, 2013, p. 147). 
Citação de citação: Segundo Rizzatto Nunes, “a citação indireta ocorre quando o estudante apresenta a posição de alguém citado por outrem”.
Ex. Goffredo Telles Jr. Introdução à ciência do direito. Apostila. Fasc. 4, 1972, p. 219, apud Maria Helena Diniz. Conceito de norma jurídica como problema de essência. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1985, p. 3. 
3. Com base nos dados abaixo, faça a indicação das referências bibliográficas, como exemplo de seu aprendizado.
a) Dados:
Manual da Monografia Jurídica: Como se faz: uma monografia, uma dissertação, uma tese.
Autor: Rizzatto Nunes.
7ª Edição.
São Paulo
Saraiva
2009
NUNES, Rizzatto. Manual da Monografia Jurídica: Como se faz: uma monografia, uma dissertação, uma tese. 7ª ed., São Paulo: Saraiva, 2009.
b) Dados:
Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos.
Autores: Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos
7ª Edição
São Paulo
Atlas
2009
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7ª ed., São Paulo: Atlas, 2009.
c) Dados:
Celso Antonio Pacheco Fiorillo.
O direito de antena em face do direito ambiental no Brasil.
São Paulo
Saraiva
2000
FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. O direito de antena em face do direito ambiental no Brasil. São Paulo: Saraiva, 2000.
d) Dados:
Willis Santiago Guerra Filho.
Processo Constitucional e Direitos Fundamentais.
São Paulo
Celso Bastos
1999
GUERRA FILHO, Willis Santiago. Processo Constitucional e Direitos Fundamentais. São Paulo: Celso Bastos, 1999.
e) Dados:
Celso Antonio Fiorillo e Marcelo Abelha Rodrigues.
Patrimônio Genético e direito ambiental.
Belo Horizonte
Del Rey
1996
FIORILLO, Celso Antonio; ABELHA RODRIGUES, Marcelo. Patrimônio Genético e direito ambiental. Belo Horizonte: Del Rey, 1996.
f) Dados:
Tércio Sampaio Ferraz Jr., Maria Helena Diniz, Ritinha A. Stevenson Georgakilas.
Constituição de 1988: legitimidade, vigência e eficácia, supremacia.
São Paulo
Atlas
1989
FERRAZ JR., Tercio Sampaio; DINIZ, Maria Helena. Constituição de 1988: legitimidade, vigência e eficácia, supremacia. São Paulo: Atlas, 1989.
4. Transcreva abaixo um exemplo de como fazer a Referência de um texto publicado em um Site.
CALDEIRA, Mirella D’Angelo. Inversão de ônus da prova. Disponível em:<htttp://www.saraivajur.com.br/serviços/doutrina> Acesso em 20-12-2001
5. Transcreva abaixo um exemplo de como fazer a Referência de uma Legislação.
BRASIL. Medida provisória nº 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997.
6. Quando houver casos de repetição de referências bibliográficas no seu trabalho, o que devemos fazer? Dê um exemplo.
Em caso de autor repetido e edições diversas coloca-se um traço no lugar do nome a partir da segunda obra. Caso se utilize mais de uma edição da mesma obra deve-se colocar o traço no lugar do titulo e do nome do autor. 
Ex.: NUNES, Rizzatto. Manual da monografia jurídica: Como se faz: uma monografia, uma dissertação, uma tese. 10ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
	______, ______. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

Continue navegando