Buscar

Aula8 Internet das coisas

Prévia do material em texto

Docente: Rosana Barbosa
rosana.fatec@gmail.com
A Internet das Coisas — ou Internet of Things (IoT)
Internet das Coisas é uma tradução literal da expressão em inglês Internet of Things (IoT). Em português, o nome mais adequado poderia ser algo como "Internet em Todas as Coisas", mas, no fundo, isso não tem importância: o que vale mesmo é entender e usufruir da ideia.
Segundo a Consultoria Gartner “A “Internet das coisas” (IoT) é definida como a rede de objetos físicos que contém tecnologia embutida para se comunicar e sentir ou interagir com o ambiente externo ou com estados internos. 
Até 2018 
20 por cento de conteúdo de negócios vai ser de autoria de máquinas. 
Mais de 3 milhões de trabalhadores em todo o mundo serão supervisionados por um "robô-chefe.“. 
20 por cento dos edifícios inteligentes vão ter sofrido algum tipo de vandalismo digital. 
Os Serviços Digitais de Atendimento ao Cliente irão reconhecer indivíduos por rosto e voz através das conexões digitais. 
Dois milhões de trabalhadores serão obrigados a usar dispositivos de controle de saúde e acompanhamento de fitness como uma condição de emprego..
Previsões
As tecnologias da Internet das Coisas
Não podemos olhar para a Internet das Coisas como uma tecnologia única, “maciça”. Na verdade, há um conjunto de fatores que determina como o conceito é constituído. Há, essencialmente, três componentes que precisam ser combinados para termos uma aplicação de IoT: dispositivos, redes de comunicação e sistemas de controle.
ATIVIDADE PARA SER ENTREGUE 02/05
Deve ser entregue digitada em apenas uma página, conter itens essenciais do cabeçalho: Nome da Instituição, docente, discente, Curso e disciplina.
Formatação: 
Fonte: Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, alinhamento justificado, não é necessário capa.
Colocar a fonte, sites ou livros de onde foi retirada a pesquisa.
Pesquisar algumas tecnologias empregadas na Internet das coisas, os riscos da tecnologia das coisas e um exemplo de Internet da coisas com foto e texto explicativo.
OBESERVAÇÃO: o exemplo deve ter alguma relação com o seu curso.
Para entender melhor, faça um rápido exercício: tente se lembrar dos objetos que você usa para se conectar à internet. Smartphone, tablet, notebook, desktop. Você utiliza pelo menos um desses dispositivos, certo?
Mas há outros equipamentos que se conectam à internet para realizar atividades específicas. Quer um exemplo? Câmeras de segurança que, por estarem on-line, permitem que uma pessoa monitore a sua casa à distância ou vigie a sua loja quando o estabelecimento está fechado.
Outro exemplo: smart TVs. Talvez você tenha uma (ou mais): com elas, você pode acessar serviços como Netflix, YouTube e Spotify de modo direto, sem ter que ligá-las ao seu PC ou smartphone.

Continue navegando