Buscar

Pu1 - bioclma

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Alunos: Rafael de Araújo Ramos UC13201447 
Brenda Reis de Oliveira Lopes UC13201686 
Matheus de Oliveira Rodrigues UC13201882 
Elismar Morais UC
Projeto Urbanístico
Professor: Paulo Coelho
Aspectos funcionais, econômicos e bioclimáticos
Dimensão funcional
Uso e ocupação do solo
	
 A Esplanada dos Ministérios é um grande espaço onde se concentra os órgãos políticos e sociais do Brasil. Composto por prédios famosos como o Congresso Nacional e a Catedral, a Esplanada funciona basicamente como um senário, ou seja, não oferece espaços de permanência para as pessoas.
 Grandes áreas verdes, edifícios culturais e de prestação de serviços compõem o grande espaço. No local praticamente não existe comercio, somente algumas bancas de revistas que ficam entre os edifícios. E não há nenhum setor de habitação.
 O sistema viário da Esplanada não é muito complexo. Existem duas pistas principais com seis faixas cada uma, além de pequenas pistas de retorno e um acesso à via L2. Além de contar com extensas faixas de calçada (algumas em má conservação), o local dispõe de uma ciclovia.
 Mesmo possuindo seis faixas, em alguns períodos do dia, a movimentação de carro é intensa. Outro problema enfrentado pelos motoristas é a falta de estacionamento.
Dimensão financeira
O local não é denso, possui bons espaços entre um edifício e outro, mas possui uma infraestrutura que é bancada pelo Estado, já que não possui uma oferta de moradias nem de comercio. Não há uma relação entre a Intensidade de uso dos recursos x Moradias
1- Deseconomia – Perca de tempo
2 - Sistema mais eficientes - Ganho de tempo e dinheiro
Dimensão Bioclimática 
Elementos do clima Urbano
O clima de Brasília é o tropical de altitude, caracterizado por uma temperatura pouco variável, chuvas torrenciais de verão, pouca chuva no inverno, umidades mais elevadas no verão e mais baixas no inverno.
A temperatura média anual é cerca de 21⁰C, podendo chegar a até 30⁰C no mês de setembro e aos 12⁰C nas madrugadas de inverno de julho.
A umidade relativa do ar é de 70%, podendo chegar a 15% no inverno.
A temperatura, varia de forma significativa nas áreas menos urbanizadas, onde a média das mínimas de inverno cai para cerca de 10°C a 5°C. A umidade relativa do ar é de aproximadamente 70%, podendo chegar aos 20% ou menos durante o inverno.
Área construída x Área Verde
Brasília é uma entre poucas capitais no mundo com um índice tão alto de vegetação. 
Essa vegetação auxilia no regulamento da umidade, temperatura e impede a ocorrência do fenômeno chamado “ilhas de calor”
Na esplanada massa verde também é bastante equilibrada em relação a área construída
A permeabilidade no local é satisfatória, pois as áreas permeáveis são bem extensas
O coeficiente de reflexão na esplanada é alto, pois os materiais utilizados são de grande refletância.
A esplanada tem utilização para edifícios de serviços públicos.
Não há massas de água
O terreno é plano, sem grandes relevos ao seu redor.
A área construída é basicamente feita de concreto em pintura branca e vidros espelhados.
A esplanada tem tanto áreas livres quanto construídas. Com essa densidade variável, apresenta ventos laminares e turbilhonares.
A porosidade, pode ser dividida entre os ministérios, com uma porosidade cadenciada, e a área central, livre de construções
Apesar de considerar-se a esplanada em escala monumental, a densidade de construção e equilibrada.
O posicionamento da maioria dos edifícios da esplanada, estão voltados a uma rotação de aproximadamente 110° e 190º em relação ao norte, fazendo com que eles sofram incidência solar na parte da manha e na parte da tarde nas fachadas norte e sul.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais