Buscar

AULA 1 - Mercados

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução ao Marketing
Profª Jonathan Ferreira
Email: jonferreira@yahoo.com.br
Facebook: Jonathan Ferreira
Critérios de Avaliação
PRESENÇA
Participação
Atividades
Seminário
Avaliação
Definição de Marketing
O marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Para defini-lo de uma maneira bem simples, podemos dizer que ele “supre necessidades lucrativamente”. (KOTLER, Philip)
Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. (BENNETT, Peter D. Dictionary of Marketing Terms)
Especial Philip Kotler
http://www.youtube.com/watch?v=TCfv0Ly_ijI
Conceitos Básicos
O que é mercado?
Em seu nível mais básico, mercado é um conjunto de compradores e vendedores. Tenderemos a pensar em um mercado como um grupo de indivíduos ou instituições com necessidades similares que podem ser satisfeitas por determinado produto ou categoria de produtos. Por exemplo, o mercado imobiliário é um conjunto de compradores e vendedores de imóveis, e o mercado automobilístico inclui compradores e vendedores de veículos de transporte automotivo.
(O. C. Ferrell, Ph.D e Michael D. Hartiline, Estratégia de Marketing)
Mercado - Evolução
Os profissionais de marketing ou os vendedores tendem a utilizar a palavra mercado para descrever apenas os compradores. Essa compreensão de mercado há muito tempo não muda. O que mudou, contudo, não é tanto o “o que”, mas o “onde” do mercado, isto é, a localização dos compradores e vendedores.
Até recentemente, os profissionais de marketing consideravam mercado o local físico onde compradores e vendedores se encontram para fazer negócios. Embora esses espaços ainda prosperem, a tecnologia intermedeia alguns dos mercados de mais rápido crescimento.
Mercado - Evolução
Surgiu o termo marketspace (ou mercado virtual) para descrever esses mercados eletrônicos sem limites de tempo ou espaço. A mudança de locais de mercado para espaços de mercados tem ramificações consideráveis para as empresas. O fato de que o consumidor pode comprar e encaminhar pedidos 24 horas por dia e sete dias por semana significa que esse tipo de negócio deve ser capaz de operar nessa mesma estrutura de tempo. Na verdade, os operadores do mercado virtual nunca tiram folga na hora de fechar – eles nunca fecham.
Exemplos de Mercado Virtual
O que é troca?
Intimamente ligadas ao conceito de mercado, nossas ideias sobre troca mudaram nos últimos anos. Troca é tradicionalmente definida como o processo de obter algo de valor de alguém, oferecendo-lhe algo em retorno. Geralmente, isso implica obter produtos mediante oferta de dinheiro. 
(O. C. Ferrell, Ph.D e Michael D. Hartiline, Estratégia de Marketing)
Troca
Para que ocorra a troca, cinco condições devem ser satisfeitas:
Deve haver pelo menos duas partes na troca.
Cada parte tem algo de valor para a outra parte.
Cada parte deve ser capaz de comunicar e entregar.
Cada parte deve ser livre para aceitar ou rejeitar a troca.
Cada parte acredita que é desejável fazer troca com a outra parte.
O que um produto?
Um produto é algo que pode ser adquirido por meio de troca para satisfazer uma necessidade ou um desejo.
(O. C. Ferrell, Ph.D e Michael D. Hartiline, Estratégia de Marketing)
Classificação de Produtos
Bens: são itens tangíveis que variam de alimentos enlatados a jatos de combate, de itens esportivos a roupas usadas. O marketing de bens tangíveis talvez seja uma das atividades de negócios mais amplamente reconhecidas do mundo.
Serviços: são produtos intangíveis que consistem em atos ou realizações dirigidos a pessoas ou a seus pertences. Bancos, hospitais, advogados, empresas de remessas expressas, companhias aéreas, hotéis, todos prestam serviços. Ao contrário dos bens tangíveis, os serviços é que dominam as modernas economias, como a dos Estados Unidos.
Classificação de Produtos
Ideias: ideias incluem plataformas ou questões que visam promover um benefício para o consumidor. Exemplo: Cruz Vermelha, Campanha da Conscientização do Câncer de Mama etc.
Informações: O marketing de informações inclui websites, editores de revistas e livros, escolas, universidades, empresas de pesquisas, igrejas e instituições de caridade. Na era digital, a produção e a distribuição de informações se tornou parte vital da nossa economia.
Classificação de Produtos
Produtos digitais: como softwares, músicas e filmes estão entre os mais lucrativos em nossa economia. Os avanços da tecnologia também causaram prejuízo a essas indústrias, pois os piratas podem facilmente copiar e redistribuir produtos digitais, violando as leis de direitos autorais.
Pessoas: A promoção individual de pessoas, como atletas ou celebridades, é um imenso negócio em todo o mundo.
Classificação de Produtos
Lugares: quando pensamos no marketing de um lugar, geralmente imaginamos cidades turísticas como Roma ou Orlando. Mas ele é bastante diversificado. Cidades, estados e nações, todas fazem seu próprio marketing para turistas, empresas e residentes potenciais.
Experiências e eventos: Profissionais de marketing podem combinar bens, serviços, ideias, informações ou pessoas para criar experiências inusitadas ou simples eventos. Bons exemplos incluem parques temáticos como Disney World e Universal Studios, eventos esportivos como as Olimpíadas ou a Copa do Mundo, ou mesmo um show da Madonna.
Classificação de Produtos
Propriedade concreta ou financeira: a troca de ações, títulos e imóveis, antes negociados totalmente off-line, via corretores e companhias de investimentos, agora ocorre cada vez mais on-line. Exemplo: a Bolsa de Valores.
Organizações: praticamente todas as organizações se esforçam em criar imagens favoráveis perante o público – não só para aumentar as vendas ou consultas, mas também para estimular a confiança do consumidor.
2. Conceituação e definição de marketing, com ênfase no mercado nacional e suas características.
Marketing 
O conceito de mercado acaba por nos levar ao conceito de marketing. Marketing significa administração de mercados para efetuar trocas e relacionamentos com o propósito de criar valor e satisfazer necessidades e desejos (demandas por exemplo).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando