Buscar

Princípio do Eletroscópio de Folhas

Prévia do material em texto

Aluno: Leonardo José Ribeiro Garcia 
Matrícula: 201512680834
Disciplina: Física Experimental III
Professor: Tales Costa de Freitas
ATIVIDADE EXPERIMENTAL N° 1
O Princípio do funcionamento do eletroscópio de folhas e a distribuição de cargas em um condutor.
Responda:
Cite três partículas fundamentais do átomo com o valor e o sinal de suas cargas elétricas.
Elétrons com cargas negativas, Prótons com cargas positivas e os Nêutrons que não possuem cargas, são neutros como diz o nome.  
O que você entende por carga elétrica?
A carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares que compõem o átomo. Lembrando que o átomo é formado por prótons, nêutrons e elétrons.
Expresse as leis das cargas de Coulomb.
Essa lei enuncia que a intensidade da força eletrostática entre duas cargas elétricas é diretamente proporcional ao produto dos módulos das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.
Compare a eletrização por atrito (contato), com a eletrização por indução.
Eletrização por atrito: Após esfregar um bastão do cabelo, pode ser um pente ou mesmo uma caneta. Após isso aproximar o bastão em pedaços de papel. Nota-se que os pequenos pedaços, serão atraídos pela caneta. 
Eletrização por indução: Considere três condutores, um carregado eletricamente e ou outros dois neutros e encostados um no outro. Aproxima-se o condutor carregado dos condutores neutros. O condutor carregado será o indutor e os condutores neutros, os induzidos. Durante essa aproximação, observa-se uma separação de cargas nos condutores neutros.
Comente e justifique o observado, tanto internamente como externamente à esfera, em termos de distribuição de carga elétrica.
Foi observado neste experimento que o pedaço de papel alumínio fixado pelo lado fora da esfera foi repelido. Isso ocorre por apresentarem o mesmo tipo de carga elétrica.
Observou-se também o pedaço de papel alumínio fixado pelo lado de dentro da esfera. O comportamento deste, foi inalterado. Isso ocorreu, devido o lado interno da esfera apresentar carga nula, (gaiola de Faraday).

Continue navegando