Buscar

Disciplina prova final topicos

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:442935) ( peso.:3,00)
	Prova Objetiva:
	9828247
	Nota da Prova:
	8
Parte superior do formulário
	1.
	Possuir um título de Organização Social no Brasil, atualmente, garante o recebimento de benefícios do Estado. No entanto, devem atender a uma demanda específica da comunidade. Sobre as organizações sociais no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	As Organizações Sociais estão presentes em projetos voltados a algumas áreas específicas, como saúde e cultura.
	 b)
	As Organizações Sociais não podem realizar a gestão do espaço público, nem promover a sua melhoria.
	 c)
	Estão presentes, atualmente, na gestão de hospitais, santas casas, museus e institutos de fomento à pesquisa.
	 d)
	Essas Organizações Sociais realizam a gestão do espaço público e querem melhorar a vida das pessoas e a sociedade como um todo.
	2.
	A vivência da cidadania envolve atitudes que vão desde o simples gesto de não jogar resíduos na rua ao respeito ao próximo em todos os seus aspectos. Assim, o cidadão se sente mais digno em sua vida e reconhece seus direitos e deveres perante a sociedade. Sobre a cidadania, analise as sentenças a seguir:
I- Ser cidadão é buscar uma vida digna, respeitando a dignidade do próximo.
II- A participação da população tanto em eleições como em decisões em espaços democráticos é característica da cidadania.
III- O direito ao voto é uma forma do cidadão escolher seus representantes, os quais devem governar para si mesmos.
IV- A cidadania deve ser conquistada cotidianamente, de modo a promover a vivência de direitos e deveres que beneficiem a sociedade. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	3.
	Um tratado internacional foi feito com compromissos compulsórios para a redução das emissões dos gases que provocam o efeito estufa. O objetivo do tratado é obrigar os países desenvolvidos a reduzirem a quantidade de gases poluentes com metas de curto, médio e longo prazo. Sobre esse tratado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Protocolo Rio 92.
	 b)
	Protocolo de Kyoto.
	 c)
	Protocolo ECO 92.
	 d)
	Protocolo de Toronto.
	4.
	Os transportes terrestres são essenciais para o ser humano, pois possibilitam a locomoção, considerando diferentes distâncias, bem como transportando cargas. Sobre os transportes terrestres, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O transporte rodoviário é o mais utilizado no Brasil no deslocamento de cargas, apresentando o preço de frete inferior ao hidroviário e ao ferroviário. 
(    ) O transporte ferroviário é uma modalidade de transporte terrestre muito vantajoso para o transporte de cargas pesadas.
(    ) As mercadorias transportadas por trens apresentam elevado valor agregado, como: minério e carvão.
(    ) O transporte dutoviário é o transporte realizado por meio de tubos, podendo ser gasodutos, oleodutos ou minerodutos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	5.
	O neoliberalismo provocou à sociedade as condições de empreendimento. Com a política de privatização de empresas estatais, proporcionou-se a livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização, trazendo oportunidade de melhorias ao mercado de trabalho. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para a política econômica, é importante a participação do governo, oportunizando as mudanças tecnológicas.
(    ) A responsabilidade passou a ser do estado com relação aos processos de privatização das empresas.
(    ) Relacionado às mudanças de modelos, o governo passou a responsabilidade do setor de exportações para as cidades.
(    ) A amplitude de investimentos aos recursos humanos e infraestrutura local passou a ser do Estado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	6.
	As grandes guerras mundias marcaram história na humanidade, tanto pela tristeza do extermínio de vidas como pelo desenvolvimento de tecnologias e de pensamento crítico em oposição à guerra e avanço na ciência. Após a Segunda Guerra Mundial, novos desafios surgiram no campo das relações humanas. A partir de então, o processo de globalização se intensificou e as concepções de sociedade foram mais intensamente discutidas. Com relação à abordagem do ensino de ciência na perspectiva ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA), analise as sentenças a seguir:
I- O objetivo do ensino de Ciências com enfoque CTSA é fazer com que os estudantes problematizem a ciência e participem
de seu questionamento público. 
II- Na abordagem CTSA, espera-se o engajamento dos estudantes na construção de novas formas de vida e de relacionamento coletivo.
III- Diversos autores tratam deste tema com uma mesma abordagem, defendendo a perspectiva da sociedade e se esquecendo do ambiente.
IV- Na atualidade, a abordagem CTSA é sinônimo de ensino tecnicista ou tecnocrata.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	7.
	Na modernização da maquinização e a mecanização da produção, as mudanças com relação à percepção do trabalhador foram ao encontro de adaptações nas condições de trabalho. Essas adaptações resultaram em oportunidades de trabalho e nas concentrações de indústrias em algumas regiões e cidades. Com relação à modernização e às devidas adaptações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um dos fatores predominantes às adaptações sobre a modernização foi a individualidade dos trabalhadores.
(    ) Esclarecer o trabalhador de que é preciso mudar para poder crescer e desenvolver profissionalmente é tarefa difícil para os gestores.
(    ) Adaptações à modernização é papel apenas dos gestores nas devidas áreas das organizações.
(    ) As mudanças do trabalho artesanal para o trabalho mecanizado tiveram, no princípio, uma percepção negativa perante os trabalhadores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	Atualmente, enfrentamos desafios éticos que decorrem da diversidade cultural das sociedades contemporâneas, do consumismo, do individualismo, do desprezo ao próximo e à natureza, gerando um quadro de crise que tem sérias implicações sobre a ética, valores e responsabilidade social. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Podemos notar diferentes aspectos nesta crise: agravamento da desigualdade social, crise no sistema de trabalho e crise ecológica.
(    ) Vivemos atualmente uma crise ecológica sem precedentes. Com os níveis de consumo atuais, esgotaremos os recursos naturais, o que favorece a sustentabilidade.
(    ) A desigualdade hoje se mostra tão grande que pode até levar à desumanização dos indivíduos. 
(    ) A crise atual e suas implicações são de inteira responsabilidade da iniciativa privada, pois ela é fundamental no desenvolvimento do país.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	9.
	A violência urbana persiste como um dos mais graves problemas sociais no Brasil, totalizando mais de 1 milhão de vítimas fatais nos últimos 24 anos. A taxa de mortespor agressão saltou de 22,2 no ano de 1990 para 28,3 por 100 mil habitantes em 2013, com variações importantes entre diferentes estados. Outro dado alarmante é que o Brasil possui 2,8% da população mundial, mas acumula 11% dos homicídios de todo o mundo. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O Brasil apresenta melhorias com respeito à segurança pública, mesmo que demonstre alguns dados problemáticos sobre violência.  
(    ) O Brasil apresenta dados alarmantes sobre os índices de violência, havendo urgência na atenção à questão da segurança pública.
(    ) O Brasil tem reduzido os índices de violência por todo o país.
(    ) O Brasil possui 2,8% da população mundial, acumulando 11% dos homicídios de todo o mundo, o que demonstra desproporcionalidade nos dados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LIMA, R, S.; BUENO, S.; MINGARDI, G. Estado, polícias e segurança pública no Brasil. Revista Direito GV, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 49-85, 2016.
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	10.
	Da visão dos direitos humanos e do conceito da cidadania fundamentado no reconhecimento das diferenças e na participação dos sujeitos decorre uma identificação dos mecanismos e processos de hierarquização que operam na regulação e produção de desigualdades. Essa problematização explicita os processos normativos de distinção dos alunos em razão de características intelectuais, físicas, culturais, sociais e linguísticas, estruturantes do modelo tradicional de educação escolar. Tais questões ratificam a necessidade de novas posturas docentes, de modo a atender à diversidade humana presente na escola. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Desenvolver atividades que valorizem o conhecimento historicamente elaborado e aplicar avaliações criteriosas para aferir o desempenho dos alunos.
(    ) Instigar ou compartilhar as informações e a busca pelo conhecimento de forma coletiva, por meio de relações respeitosas, aceitas pelos diversos posicionamentos dos alunos.
(    ) Realizar práticas avaliativas que evidenciem as habilidades e competências dos alunos, instigando esforços individuais.
(    ) Utilizar recursos didáticos diversificados, que busquem atender às necessidades de todos e de cada um dos alunos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	11.
	(ENADE 2008) A educação, direito público subjetivo do cidadão e dever do Estado, tem etapa compulsória na qual as crianças devem ser matriculadas em unidade escolar a fim de receber instrução obrigatória. A duração dessa etapa compulsória foi ampliada pela Lei n. 11.274/2006, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), concedendo um prazo para sua implantação pelos diferentes sistemas de ensino. Julgue os itens a seguir, relativos à etapa compulsória da educação no Brasil.
I- A fixação da etapa compulsória foi feita pela Constituição Federal, que estabelece o Ensino Fundamental como etapa obrigatória e gratuita para todos os cidadãos.
II- O Ensino Fundamental, de oito anos segundo a LDB de 1996, passou a ter nove anos em 2006, com a alteração daquela lei, tendo agora início aos seis anos.
III- A Lei n. 11.274/2006 incorporou a Educação Infantil ao Ensino Fundamental, daí a ampliação da duração dessa etapa da educação básica.
Assinale a opção correta:
	 a)
	Apenas os itens I e II estão certos.
	 b)
	Apenas os itens II e III estão certos.
	 c)
	Apenas os itens I e III estão certos.
	 d)
	Apenas o item I está certo.
	12.
	(ENADE, 2010) Conquistar um diploma de curso superior não garante às mulheres a equiparação salarial com os homens, como mostra o estudo "Mulher no mercado de trabalho: perguntas e respostas", divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta segunda-feira, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. Segundo o trabalho embasado na Pesquisa Mensal de Emprego de 2009, nos diversos grupamentos de atividade econômica, a escolaridade de nível superior não aproxima os rendimentos recebidos por homens e mulheres. Pelo contrário, a diferença acentua-se. No caso do comércio, por exemplo, a diferença de rendimento para profissionais com escolaridade de onze anos ou mais de estudo é de R$ 616,80 a mais para os homens. Quando a comparação é feita para o nível superior, a diferença é de R$ 1.653,70 para eles. Considerando o tema abordado acima, analise as afirmações seguintes:
I- Quanto maior o nível de análise dos indicadores de gêneros, maior será a possibilidade de identificação da realidade vivida pelas mulheres no mundo do trabalho e da busca por uma política igualitária capaz de superar os desafios das representações de gênero.
II- Conhecer direitos e deveres, no local de trabalho e na vida cotidiana, é suficiente para garantir a alteração dos padrões de inserção das mulheres no mercado de trabalho.
III- No Brasil, a desigualdade social das minorias étnicas, de gênero e de idade não está apenas circunscrita pelas relações econômicas, mas abrange fatores de caráter histórico-cultural.
IV- Desde a aprovação da Constituição de 1988, tem havido incremento dos movimentos gerados no âmbito da sociedade para diminuir ou minimizar a violência e o preconceito contra a mulher, a criança, o idoso e o negro.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2010 (com adaptações).
	 a)
	II e IV.
	 b)
	I e II.
	 c)
	I, II e III.
	 d)
	I, III e IV.
Prova finalizada com 8 acertos e 4 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando