A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
21 pág.
AULA 1 A 10 E SIMULADOS

Pré-visualização | Página 4 de 6

assim como os Conselhos Tutelares e Conselhos de Direitos dos segmentos prioritários para a assistência social: Criança e Adolescente, Idoso e Deficiente.	
Todas alternativas estão corretas
4. Sobre os espaços ocupacionais dos assistentes sociais, os estudos atuais revelam que:	
A maioria dos profissionais tem como empregadores órgãos ligados ao setor público.
AULA 8
1. O Sistema Único da Assistência Social (SUAS) é a regulação e a organização em todo o território nacional das ações sócio assistenciais. Abaixo estão alguns eixos estruturantes do SUAS, EXCETO:	
Centralização político-administrativa.
2. A área de saúde lidera a absorção de assistentes sociais em virtude da implantação do:	
Sistema Único de Saúde (SUS)
3. Em relação a atuação do profissional de serviço social na área da saúde, esta correto afirmar:	
a saúde é uma área que não concentra um grande número de assistentes sociais, o que explica a falta de discussões, estudos e ferramentas ao longo da trajetória histórica da profissão
4. Na política de Humanização do SUS, a classificação de riscos tem como objetivos, EXCETO:	
Reduzir o tempo de atendimento do médico, para que este possa atender mais pacientes.
5. O contexto denominado por Sodré(2001) como a criação da saúde-fábrica originou também os cartéis de terceirização nos serviços de saúde. É um momento em que podemos constataras seguintes consequências , ECXETO :	
Ampliação do acesso aos serviços de saúde pela classe trabalhadora.
6. Leia atentamente as assertivas 
I Registrar os atendimentos sociais no prontuário único com objetivo de formular estratégias de intervenção profissional; 
Dentre as assertivas apontadas, quais são atribuições do assistente social na política de saúde pública:	
Apenas a I
AULA 9
1. O novo modelo de descentralização das políticas sociais viabilizam uma efetiva participação popular, bem como de vários segmentos da sociedade civil, através:	
Conselhos de Direitos.
2. (PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMOEIRO-PE/2005)Sobre as diretrizes do Programa Saúde do Adolescente (PROSAD) é INCORRETO afirmar	
Promover a atenção integral à saúde de adolescentes e de jovens, de 10 a 24 anos, no âmbito da Política Nacional de Saúde, visando à promoção da saúde, à prevenção de agravos e à redução da morbimortalidade
3. A assistência social, espaço ocupacional privilegiado dos assistentes sociais, foi reconhecida pela Carta Constitucional de 1988 como:	
Política pública
4. No processo de trabalho do Serviço Social, lidamos diretamente com as mais diversas políticas sociais. O que são as políticas sociais?	
Estratégias do estado capitalista para a manutenção da acumulação e, ao mesmo tempo, atendimento de algumas das necessidades dos trabalhadores, portanto direitos
5. Normatizar, disciplinar, acompanhar, avaliar e fiscalizar os serviços de assistência social prestados pela rede sócio assistencial, definindo os padrões de qualidade de atendimento, e estabelecendo os critérios para o repasse de recursos financeiros. Desafios para o Controle Social no SUAS, são atribuições e Articulações de que Conselhos:	
Conselhos de Assistência Social
6. Alguns requisitos são de extrema importância para a assessoria de conselhos de direitos e movimentos sociais. Exceto:	
Elaboração de discussão apenas com o Estado.
AULA 10
1. O assistente social na saúde desenvolve suas ações profissionais nas seguintes dimensões, que são complementares e indissociáveis, EXCETO:	
Realizar um trabalho individualizado, sem levar em consideração a questão interdisciplinar.
2. Listamos os tipos de lideranças, com EXCEÇÃO:	
Liderança compartilhada.
3. Em relação ao conceito de Responsabilidade Social, estão corretas as afirmativas. Exeto:	
O reconhecimento da importância do Estado desempenhar suas funções e responsabilidades na condução das políticas sociais
4. O Selo balanço social, criado em 1996, tem como principal objetivo:	
Certificar as empresas socialmente comprometidas com o desenvolvimento das áreas de educação, de saúde, de cultura e do meio ambiente
5. O laudo social e o parecer social fazem parte de uma metodologia de trabalho do assistente social. É correto afirmar que o parecer social trata-se de um estudo rigoroso e fundamentado com finalização de caráter	
conclusivo ou indicativo.
6. Abaixo estão relacionados os objetivos organizacionais, EXCETO:	
Redução de custos.
SIMULADOS 1.2.3. (6 A 9)
1. Como ressaltar Sodré (2001), O ¿fordismo modernizador¿ proporcionou ao campo da saúde uma formação maciça de profissionais que tratam a vida como partes contidas em um todo. A estrutura administrativa centralizada do grande hospital, proporcionou a criação de um modelo de saúde-fábrica. A respeito do que foi dito no item anterior, comente sobre os principais efeitos do modelo saúde-fábrica.
Surgem os cartéis de terceirização nos serviços de saúde, a criação dos planos de saúde, a chegada decisiva de serviços especializados de grande custo que funcionam dentro de hospitais públicos, etc.
2. O CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social possui um importante papel no âmbito do Sistema de Garantia dos Direitos, destaque ao menos duas de suas finalidades junto á população.
O CREAS poderá ser implantado com abrangência local ou regional, de acordo com o porte, nível de gestão e demanda dos municípios, além do grau de incidência e complexidade das situações de risco e violação de direito. O CREAS de abrangência local poderá ser implantado em municípios habilitados em gestão inicial, básica e plena. O CREAS implantado em municípios em gestão plena deverá ampliar o atendimento voltado às situações de abuso, exploração e violência sexual de crianças e adolescentes para ações mais gerais de enfrentamento das situações de violação de direitos relativos ao nível de proteção social especial de média complexidade, de acordo com a incidência das situações de violações de direitos, devendo disponibilizar todos os serviços especificados no item 5, que serão co-financiados pelo Governo Federal.
3. Sobre o modelo de gestão de políticas públicas, pode-se afirmar que:
O atual modelo possibilita uma maior participação de segmentos da sociedade civil no controle das políticas públicas em instâncias como Conselhos de Saúde, Assistência Social e Previdência, Conselhos Tutelares, Criança e Adolescente, Idoso, Portadores de Necessidades Especiais.
4. As políticas sociais constituem-se num conjunto de procedimentos técnico¿operativos, e necessitam de profissionais que atuem em dois campos: o de sua formulação e o de sua implementação. Com a instauração de um mercado de trabalho, os assistentes sociais, passam a desempenhar papéis que lhes são alocados por organismos e instância próprios da ordem burguesa no estágio monopolista ( Netto, 1992, p.68)¿. De acordo com J. P. Netto, as políticas sociais são:
Como produto do capital em sua fase monopólica, as políticas sociais para serem postas em prática vão exigir profissionais para sua elaboração e posterior implementação, fato que, por fim, irá produzir um mercado para os assistentes sociais.
5. No processo de trabalho do Serviço Social, lidamos diretamente com as mais diversas políticas sociais. O que são as políticas sociais?
Estratégias do estado capitalista para a manutenção da acumulação e, ao mesmo tempo, atendimento de algumas das necessidades dos trabalhadores, portanto direitos
6. Alguns requisitos são de extrema importância para a assessoria de conselhos de direitos e movimentos sociais. Exceto:
Elaboração de discussão apenas com o Estado.
7. A assistência social, espaço ocupacional privilegiado dos assistentes sociais, foi reconhecida pela Carta Constitucional de 1988 como :
Política pública
8. A estrutura administrativa centralizada do hospital viabilizou a constituição de um molde de saúde-fábrica. Neste contexto, originou-se a terceirização nos serviços de saúde. É um momento em que podemos constatar: 
I- A criação dos planos de saúde; 
II-

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.