A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
21 pág.
AULA 1 A 10 E SIMULADOS

Pré-visualização | Página 5 de 6

Serviços especializados de grande custo que funcionam dentro dos hospitais públicos; 
III- Surgimento de serviços de hemodiálise, quimioterapia ou radioterapia, fornecidos por equipes que detêm o controle sobre as máquinas; 
IV- Um pequeno grupo de médicos detém as máquinas de radioterapia e cobram o quanto querem pelo serviço. Assinale a alternativa correta:
I, II, III e IV.
9. Em relação a construção aos aspectos constitutivos da saúde pública no Brasil, podemos afirmar que o fato mais marcante foi a implementação...............
do SUS
10. O desemprego estrutural resulta das mudanças na base da economia. Tais mudanças resultam em alterações no emprego da mão-de-obra. Existem várias causas para o desemprego estrutural: 
I- novas tecnologias; 
II- crescimento econômico; 
III- ausência crescimento econômico; 
IV- perda postos de trabalho. Assinale a alternativa correta:
I, II, IV.
	
1. De acordo com Maria Inês Bravo, cite algumas características do projeto de Reforma Sanitária?
Busca de democratização do acesso às unidades e aos serviços de saúde, atendimento humanizado, acesso democrático às informações e estímulo à participação cidadã.
	
2. Qual a relação entre Serviço Social e Questão Social?
Podemos dizer que o Serviço Social atua no âmbito das desigualdades sociais, ou seja, nas expressões da questão social. Logo, destacamos que a questão social é o objeto específico do Serviço Social. ¿A questão do objeto profissional deve ser inserida num quadro teórico-prático, não pode ser entendida de forma isolada. Penso que no contexto do paradigma da correlação de forças o objeto profissional do serviço social se define como empoderamento, fortalecimento, empowerment do sujeito , individual ou coletivo, na sua relação de cidadania (civil, política, social ,incluindo políticas sociais), de identificação ( contra as opressões e discriminações), e de autonomia ( sobrevivência, vida social, condições de trabalho e vida...)¿ (fonte: correspondência pessoal, 15/10/1999)
3. Leia atentamente as assertivas I Registrar os atendimentos sociais no prontuário único com objetivo de formular estratégias de intervenção profissional; II solicitação e regulação de ambulância para remoção e alta; III convocação do responsável para informar sobre alta e óbito; Dentre as assertivas apontadas, quais são atribuições do assistente social na política de saúde pública:
Apenas a I
4. O contexto denominado por Sodré(2001) como a criação da saúde-fábrica originou também os cartéis de terceirização nos serviços de saúde. É um momento em que podemos constataras seguintes consequências , ECXETO :
Ampliação do acesso aos serviços de saúde pela classe trabalhadora.
5. O programa Bolsa Família, o benefício de prestação continuada e o programa de atenção integral a família são programas pertinentes a qual proteção?
Proteção social básica
6. O curso de Serviço Social é baseado em diretrizes curriculares que apresentam um conjunto de conhecimentos que traduzem em Núcleos De Fundamentação constitutivos da profissão, apontamos: 
I- Fundamentos Teórico Metodológicos; 
II ¿ Fundamentação da formação sócio-histórica da sociedade brasileira; 
III ¿ Fundamentos do Trabalho Profissional. 
Assinale a afirmativa correta:
I, II e III.
7. O processo de urbanização e industrialização, deu origem ao empobrecimento da classe operária, onde a _____________ acabou atingindo várias expressões, em especial para a sociedade burguesa, que recorreu à implementação de políticas sociais. Complete a lacuna e assinale a alternativa correta:
Questão social.
8. A questão social foi constituída em torno das transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas na Europa do Século XIX. Entretanto, as transformações sociais têm provocado uma alteração no tratamento teórico da questão social. Abaixo estão relacionadas algumas expressões da ¿nova questão social¿, EXCETO:
Aumento do índice de emprego.
9. A nova questão social, provocada pela expansão do mercado nos processos econômicos e sociais a partir da década de 1970, provocou novos problemas sociais, como:
Aumento da pobreza e da exclusão social, erosão dos direitos sociais, precarização do trabalho
10. Podemos relacionar ao desemprego estrutural os seguintes fatores: 
I-	Introdução de novas tecnologias, como a robótica. 
II-	Indisponibilidade dos trabalhadores 
III-	Ausência de mão de obra comprometida:
Apenas a questão I esta correta.
1. Quais são as principais atividades que o assistente social desenvolve na área da saúde?
Realiza um trabalho de orientação e encaminhamento junto aos seus usuários; divulga os serviços e programas desenvolvidos pela instituição; elabora projetos sociais na área da saúde, como: sala de espera, trabalho em grupo com gestantes, idosos, entre outros.; elaboração e execução de entrevistas sócio-econômicas; orientação sobre os direitos dos usuários; realiza visitas domiciliares; realiza visitas institucionais; trabalha em equipe multidisciplinar; registra os atendimentos sociais em prontuários, entre outros.
2. Qual o significado de proteção social?
O sistema de proteção social consiste na garantia de inclusão de todos os cidadãos brasileiros que se encontram em situação de vulnerabilidade social e/ou em situação de risco, inserindo-os na rede de Proteção Social do município. É importante ressaltar que a Proteção Social de Assistência Social são prestadas em dois níveis: Básica e Especial.
3. A respeito da caracterização da questão social ser ¿uma inquietação quanto à capacidade de manter a coesão de uma ¿sociedade¿ (...) ou ¿a ameaça de ruptura apresentada por grupos cuja existência abala a coesão do conjunto¿ (Castel, 1998, p.41), é correto afirmar que:
Tal afirmativa é correta, pois, desde as sociedades pré-industriais, aqueles que não encontravam seu lugar na ordem econômica constituíam, por si, uma ameaça à ordem existente.
4. Os novos padrões de acumulação do capital caracteriza- se pelo investimento na especulação financeira-rentista refém do mercado de capitais, o que afeta a economia mundial. Neste modelo quem ganham são os s grupos de operadores ou especuladores privados, que vivem do lucro de transações financeiras puras, sem qualquer compromisso com a produção. O aumento do número de trabalhadores desempregados provoca um aumento da :
Pobreza e desemprego estrutural.
5. Sobre os espaços ocupacionais dos assistentes sociais, os estudos atuais revelam que:
A maioria dos profissionais tem como empregadores órgãos ligados ao setor público.
6. A consolidação da democracia no Brasil requer uma insistente vontade política para a construção de uma esfera pública nacional e soberana, na qual a experiência dos conselhos de políticas públicas é fundamental. Essa esfera pública possui como componentes o(a):
Controle social e a visibilidade
7. Em relação ao Serviço Social e o controle democrático do Estado, podemos afirmar que surgem novas frentes de trabalho para o assistente social frente a novas necessidade de intervenção, como as citadas abaixo, exceto:
	Pesquisas, estudos e planejamento sociais
 	Assessoria e consultorias no campo das políticas públicas e dos movimentos sociais
	Implantação dos conselhos de políticas públicas
 Atuação em doações assistencialistas junto a igreja
	Capacitação de conselheiros
8. No que tange ao Serviço Social e o controle democrático do Estado pode se afirmar que o novo modelo de descentralização da gestão das políticas públicas possibilitam uma participação mais significativa de segmentos da sociedade civil na gestão das políticas sociais. Sendo assim, estacam-se: 
I-	Descentralização participativa 
II- Mecanismos privilegiados 
III-	Conselhos de Saúde, Assistência Social e Previdência, nos níveis nacional, estadual e municipal, assim como os Conselhos Tutelares e Conselhos de Direitos dos segmentos prioritários para a assistência social: Criança e Adolescente, Idoso e Deficiente.
Todas alternativas estão corretas
9. O desafio da humanização é a criação

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.