Buscar

Ciências Sociais Atividade M1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

11161504481
Julia Maria Franco Martins Theodoro
Curso
: 
Biomedicina
Disciplina:
 Ciências Sociais
- EAD
Professor
(
a
)
: 
Isabela Cascão
Nome do aluno:
 
Juço
RGM:
Manter esse cabeçalho, devidamente preenchido, no topo da folha que será entregue como tarefa para a composição da nota M1.
No primeiro capítulo são referenciados os componentes sociais e sua relação com as experiências, podemos encontrar esta afirmativa no fragmento textual: “Os componentes sociais são resultados das experiências, tais como o contato da criança com o meio, o seu meio de sobrevivência, numa perspectiva natural, e também da criança em contato com outros indivíduos, a começar pelo núcleo familiar”. Analise e responda quais são os componentes sociais relacionados ao trabalho?Valor da questão: 1,5 pontos.
Pesquisar: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/4247.pdf
Os componentes sociais são:
Objetivo e finalidade: o processo de trabalho, critérios e finalidades determinadas para a realização do processo.
Meios e condições: combinações de meios utilizados na realização do trabalho.
Objeto: elementos físicos ou biológicos, sobre o qual se exerce uma ação transformadora.
Agente ou sujeito: sujeito ou conjunto de sujeitos que tem como função a execução das ações, formular os objetivos e relacionar adequações dos meios e condições para que haja a transformação dos objetos.
A sociedade contemporânea é materialista em razão de ser marcada pelo individualismo, pelo consumo exacerbado e pela competição, tão necessários à lógica neoliberal do mundo globalizado. Explique a afirmação: O homem busca bens materiais e, ao mesmo tempo, torna-se escravo deles. Valor da questão: 1,5
Atualmente em nossa sociedade, nossos conceitos são avaliados e classificados de acordo com os bens que possuimos. Nunca nos encontramos satisfeitos com o que possuímos e estamos sempre em busca de uma satisfação consumista. Nos tornamos escravos de lojas, parcelas e dividas, pois sempre queremos a novidade que é lançada no mercado, e assim nos encontramos num estado de insatisfação com o que temos, e sempre estamos em busca de bens materiais. Muitas vezes o bem adquirido não é usufruído, pois o homem se encontra com falta de tempo para gozar do bem que possui.
A afirmação: “[...] a dúvida metódica ou dúvida cartesiana refere que para a razão bem funcionar, é necessário limpar o terreno da mente de todo preconceito, é preciso, num primeiro momento duvidar de tudo, principalmente o que já se tem estabelecido como verdade absoluta. A partir de então, devem-se buscar verdades elementares, verdades que se bastem a si, e não precisem de outras verdades precedentes. Pois, duvidando de tudo, aquilo que conseguir se estabelecer como verdade depois disso, ter necessariamente que ser uma verdade absoluta. O que se quer com esse método é a garantia de idéias claras e distintas.”O método da dúvida é atribuído a qual filósofo? Valor da questão: 1,0
O método da dúvida é atribuído ao filosofo René Descarte (1596-1650), que durante sua educação passou a duvidar de tudo e de todos, por este motivo desenvolveu o Método Cartesiano, onde possui quatro regras: 
Jamais acolher uma coisa como verdade que não conhecesse evidentemente como tal;
Dividir as dificuldades de acordo com a possibilidade e a necessidade para melhor resolver;
Conduzir e colocar ordem nos pensamentos, para melhor compreensão;
Fazer enumerações e revisões, para nada se omitir.
Quais são as Leis ou estágios do desenvolvimento intelectual segundo Comte? Valor da questão: 1,5
Segundo Comte, todas as sociedade passariam por três estados, cada um caracterizado por uma forma de pensar. No primeiro estado, o teológico, os fenômenos sociais e da natureza seriam explicados nos termos de ações divinas. No segundo estado, o metafísico, a busca por explicações seria uma reflexão sobre a essência e o significado abstrato das coisas. E no terceiro e ultimo estado, o positivo, as explicações sobre o mundo natural e social seriam fabricadas através da observação dos fenômenos, da elaboração de hipóteses e da formulação de leis universais.
A Sociologia nasce no século XIX com o objetivo de combater a visão de mundo predominante nesse período, defendendo o estudo da ação coletiva e social. Assim, o objeto de estudo da Sociologia é definido como um conjunto de relacionamentos, que os homens estabelecem entre si, na vida em sociedade, num determinado contexto histórico e que Durkheim denomina de fato social. Como fenômenos a serem estudados cientificamente, o fato social está relacionado a três características: coercitividade, generalidade e exterioridade.Explique cada uma delas.Valor da questão: 1,5
Coercitividade está relacionada ao poder, força e padrões de cultura que são impostos á uma determinada sociedade.
Generalidade ocorre quando os fatos sociais são coletivos e não individuais. Assim, atinge a toda a sociedade.
Exterioridade é a característica que denomina os fatos sociais exteriores ao indivíduo e que já estão organizados quando ele nasce.
A Sociologia nasce sob a influência de duas Revoluções: a Industrial e a Francesa. Explique que aspectos da Revolução Industrial mais influenciaram a formulação de problemas e conceitos pela Sociologia? Valor da questão: 1,5
A sociologia surgiu durante o século XIX para compreender a nova sociedade que se edificava sobre as conseqüências das revoluções.
A Revolução Industrial desencadeou uma crescente industrialização e urbanização, e com isso gerou certas modificações em suas condições de existência e nas formas habituais de vida, o que ocasionou em uma sociedade constituída de problemas. Assim, os pensadores analisaram a situação e procuraram extrair temas para análise e reflexão, com o objetivo de reformar e modificar a sociedade.
7. “Há pouca dúvida de que a sociedade, por suas exigências sobre os indivíduos determina, em grande parte, o tipo de personalidade que predominará”. 
 Com base na afirmação acima, podemos conceituar a socialização como: Valor da questão: 1,5
A socialização pode ser compreendida como o processo pelo qual os indivíduos se tornam membros ativos da sociedade, ao estarem em contato com as instituições sociais, comportando-se de acordo com normas, valores e comportamentos impostos. A sociedade proporciona limites dentro dos quais a personalidade se desenvolverá, fazendo com que exista uma grande interação entre a cultura e a personalidade, onde os indivíduos podem ser influenciados de diversos modos pelo ambiente social em que esta inserido.

Continue navegando