Buscar

QUESTIONARIO - SOCIOLOGIA JURIDICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTIONÁRIO - SOCIOLOGIA JURIDICA
Perguntas ref. Ao Capítulo 1 Gênese do Direito
	O Direito é conjunto sistemático de normas constitucionais, civis, penais, administrativas etc, e qual é sua função?
Resp: organizar a sociedade e disciplinar a conduta humana na convivência social.
2. O que é a ESCOLA JUSNATURALISTA?
Resp: Para os jusnaturalistas, o direito é um conjunto de idéias ou princípios superiores, eternos, uniformes, permanentes, imutáveis, outorgados ao homem pela divindade, quando da criação, a fim de traçar-lhe o caminho a seguir e ditar-lhe a conduta a ser mantida. 
	O que é a ESCOLA TEOLÓGICA?
Resp: Em suma, a própria Divindade teria se empenhado em elaborar as primeiras leis, entregando-as ao homem para serem observadas
	O que é a ESCOLA RACIONALISTA?
Resp: Para os racionalistas, duas são as categorias de direito, ou órbitas jurídicas, a saber: a do direito natural e a do Direito positivo. Obra mais conhecida: Contrato Social de Jean Jacques Rousseau.
	O que é a ESCOLA HISTÓRICA DO DIREITO?
Resp: Para ela, o Direito era um produto histórico, decorrente, não da divindade ou da razão, mas sim da consciência coletiva dos povos (Volks geist), formado gradativa e paulatinamente pelas tradições e costumes. 
	O que é a ESCOLA MARXISTA?
Resp: Para a teoria marxista, o Direito pressupõe o Estado. Surge somente quando há uma sociedade - política, jurídica e economicamente organizada, com uma fonte emanadora do preceito jurídico e um órgão capaz de impor o cumprimento de suas prescrições. 
	O que é a ESCOLA SOCIOLÓGICA DO DIREITO?
Resp: Para a Escola Sociológica, o Direito tem a sua origem nos fatos sociais, entendendo-se como tais os acontecimentos da vida em sociedade, práticas e condutas que refletem os seus costumes, valores, tradições, sentimentos e cultura.
Perguntas ref. ao Capítulo 2 FUNÇÃO SOCIAL DO DIREITO
	Qual a função Preventiva do Direito?
Resp: Estabeler disciplinamento social, regras de conduta na sociedade, direitos e deveres para locador e locatário, vendedor e comprador, enfim, para todos.
	O que é a FUNÇÃO COMPOSITIVA DO DIREITO?
Resp: Superar um conflito de interesses de maneira que possa solucionar o conflito colocando os dois interesses em antagonismo na balança, e determinar qual o que deve prevalecer e qual o que deve ser reprimido.
	Quais são os CRITÉRIOS DE COMPOSIÇÃO DE CONFLITOS?
Resp: Critério da composição voluntária; Critério autoritário e Critério da composição jurídica.
	Quais são as caracteristicas do Critério da Composição Jurídica?
Resp: Anterioridade, Publicidade e universalidade.
	Quais são as principais funções que o Direito realiza na sociedade?
Resp: Previnir e compor conflitos.
	Qual é a Função Social do Direito na Atual Ordem Jurídica Brasileira?
Resp: A função social do Direito é consagrada no novo Código Civil no seu art. 422 ao dispor que a liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato.
Perguntas ref. ao Capítulo 3 CONCEITO SOCIOLÓGICO DO DIREITO
	O que são Normas de conduta do Direito?
Resp: Trata-se de normas de conduta que se destinam a todos, aplicáveis a todas as relações abrangíveis pelo seu escopo também chamadas normas universais ou genéricas.
	Do que trata a Escola Monista?
Resp: Um simples olhar sobre a vida social nos convence de que existiram prescrições jurídicas antes de a sociedade organizar-se em Estado, e que ainda existem prescrições, mesmo nas sociedades já política e juridicamente organizadas, além das que foram impostas pela autoridade política.
	Do que trata a Escola Pluralista?
Resp: Todo agrupamento de certa consistência ou expressão pode outorgar-se normas de funcionamento que, ultrapassando o caráter de simples regulamentos, adquirem o alcance de verdadeiras regras jurídicas. “O Direito é necessário. Não é uma criação arbitrária; existe imprescindivelmente. Os homens, sem dúvida, em fase adiantada do progresso, intervêm na sua criação.
	Qual é o CONCEITO SOCIOLÓGICO DO DIREITO?
Resp: Trata-se de normas universais porque se destinam a todos; abstratas porque são elaboradas para casos hipoteticamente considerados; obrigatórias porque são de observância necessária, coercitiva; mutáveis porque sujeitas a constantes transformações; impostas pelo grupo e não somente pelo Estado.
Perguntas Ref ao Capítulo 4 FATORES DA EVOLUÇÃO DO DIREITO
	Qual a ideia de FATOR ECONOMICO?
Resp: A estrutura econômica de uma sociedade reflete-se diretamente no seu ordenamento jurídico. O sistema de propriedade, as formas de produção (indústria, agricultura etc.), as relações entre empregados e patrões - tudo isso se reflete na ordem jurídica, influenciando-a.
	Qual a ideia de FATORES POLÍTICOS?
Resp: 1) “O direito sofre, necessariamente, o impacto de uma tendência centralizadora. Da norma indiferenciada passa-se à centralização jurisdicional e daí à centralização legislativa.” 
2) “Criam-se condições objetivas para o aparecimento gradativo da distinção entre direito público e privado: o primeiro como a regulamentação da conduta dos indivíduos naqueles pontos que mais de perto dizem respeito ao interesse coletivo ou estatal; e o segundo, em que o interesse dominante é o dos particulares.” 
	“Aparecimento das condições objetivas para o direito separar-se das normas sociais: o direito passa a ser a norma estatal por excelência; a moral e as normas do trato vão aparecer como as formas específicas da socialização, quando esta é realizada diretamente pela sociedade e pelos diversos grupos sociais extra-estatais.”
	Qual é a ideia de FATORES CULTURAIS?
Resp: Cultura é tudo aquilo que o homem acrescenta à natureza. São conhecimentos que vão se formando, transmitindo-se a outras gerações como autêntica herança social. Nos tempos modernos, a intercomunicação social é poderoso fator de formação e desenvolvimento cultural, ao passo que o isolamento retarda o progresso da cultura do povo, gerando a estagnação e a imobilidade. 
	Qual é a ideia de FATORES RELIGIOSOS?:
Resp: Hoje, pode-se dizer, de um modo geral que a religião se ocupa com o foro íntimo, com a consciência pessoal, ao passo que o direito trata do foro externo; a religião se preocupa com as relações entre o homem e a divindade, o direito disciplina as relações sociais que se travam entre o homem e o homem, ou entre o homem e o grupo.
	Comente sobre outros fatores sociais?
Resp: O clima, o território, o número de habitantes, os recursos naturais, os grupos organizados, e a própria opinião pública despertada pela mídia a respeito de algum caso rumoroso, são outros tantos fatores da evolução do Direito.
Perguntas Ref ao Capítulo 5 FONTES DO DIREITO
	O que são FONTES FORMAIS?
Resp: As fontes formais, por sua vez, são assim chamadas porque de fonte só têm a forma. As fontes formais também se dividem em imediata e mediata, sendo a primeira constituída pela lei e as outras pelos costumes e a jurisprudência.
	O que são FONTES MATERIAIS?
Resp: As fontes materiais podem ser: imediata (que está mais próxima) e mediata (mais distante). Fonte material imediata são os órgãos legiferantes do Estado, ou seja, aqueles que, segundo a ordem constitucional, têm a função de legislar, tanto no Poder Legislativo como no Executivo. Fonte material mediata ou remota é a sociedade, pois, conforme ficou demonstrado na primeira parte deste trabalho, o Direito emana do grupo social.
	Quais são as ESPÉCIES DE COSTUME?
Resp: Secundum legem é o costume que serviu de apoio ao ditame legislativo regular, ou surgiu como complemento deste.
Praeter legem é o costume que funciona como fonte supletiva, onde a lei nada dispôs, suprindo sua lacuna: está além da lei, que não abrangeu aquele fato oriundo das inter-relações sociais. Muitas das leis trabalhistas tiveram nestes costumes sua fonte por excelência.
Contra legem é o costume que se opõe à lei; introduz uma nova norma contrária
às disposições legislativas, ou faz os preceitos legais vigentes não serem aplicados, caindo em desuso.
	O que é JURISPRUDÊNCIA?
Resp: Um caso é levado à apreciação do Judiciário onde, após regular tramitação do processo, recebe uma decisão. Tempos depois caso idêntico é submetido à decisão do Judiciário e, assim, sucessivas vezes, sendo certo que em todas as oportunidades as decisões foram semelhantes, isto é, guardaram o mesmo entendimento. Modernamente a palavra jurisprudência designa o conjunto de decisões anteriores proferidas por juízes ou tribunais sobre casos idênticos. 
	Qual o conceito de LEI?
Resp: A palavra lei vem de ligar, porque, em sentido jurídico, obriga a agir. Costuma-se dizer que a lei é o tegumento do direito, a sua forma escrita, através da qual o direito se exterioriza e se toma conhecido. 
Perguntas ref. ao Capítulo 6 ao 16
	O que é a TEORIA TRIDIMENCIONAL DO DIREITO?
Resp: o Direito é uma realidade fático-axiológico-normativa, que se revela como produto histórico-cultural, dirigido à realização do bem comum e também possui um núcleo resistente, uma constante axiológica, invariável no curso da história. Fato, norma e valor - vão constituir o objeto de três ciências distintas, embora afins: a Sociologia Jurídica, a Ciência do Direito e a Filosofia do Direito. A Sociologia Jurídica tem por objeto, como já ficou dito, o direito fato, a Ciência do Direito se preocupa com a norma, e a Filosofia do Direito dedica-se ao direito em seu aspecto valor.
	Quais são as diferenças entre Sociologia Jurídica e a Ciência do Direito?
Resp: A Sociologia Jurídica descreve a realidade social do direito sem levar em conta sua normatividade e deve apenas relatar e registrar o fato sem se envolver com valores, ideologias ou normas. É tarefa do sociólogo descrever os fatos.
O Direito é estudado pelo seu aspecto normativo, isto é, o conjunto de leis e regras escritas e emanadas do Estado. À ciência do Direito interessa o conhecimento das normas jurídicas, que enunciam, não o que sucedeu ou como sucedeu, mas o que deve acontecer, já que o objeto do saber jurídico é o Direito, e o Direito é a norma, nada mais que a norma.
	O que é o SER e o DEVER SER?
Resp: O mundo do ser é o das leis naturais, isto é, que decorrem da própria natureza; de nada vale a vontade do homem na tentativa de modificá-las mediante a formulação de leis racionais. No mundo da natureza as coisas se passam mecanicamente. 
No mundo do dever ser as coisas se passam segundo a vontade racional do homem. É este que, a dado antecedente, liga determinado conseqüente: se alguém causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo. 
	Defina as caracteristicas da SOCIOLOGIA JURIDICA, da CIENCIA DO DIREITO e da FILOSOFIA DO DIREITO?
Resp: Sociologia Juridica = Fato / Eficácia / Ser e Dever.
Ciência do Direito = Norma / Vigência / Ser e Poder.
Filosofia do Direito = Valor / Fundamento / Ser.
	Qual é o objetivo da SOCIOLOGIA JURIDICA?
Resp: Por objeto entende-se o campo específico de atuação de uma ciência, o fim a que se propõe, o objetivo que visa alcançar. o seu objeto é o direito fato.
	Qual é o Sentido sociologico da constituição?
Resp: A Constituição pode ser legítima e eficaz, ou ilegítima, tudo dependendo de representar ela o efetivo poder social (forças políticas, econômicas, ideológicas etc.), ou distanciar-se dele.
34. O que é VALIDADE e EFICACIA?
Resp: Validade: é aquilo que é feito com todos os seus elementos essenciais, ou seja, requisitos que constituem a própria essência ou substância da coisa, sem os quais ela não existiria; são partes do todo.
Eficácia é uma conseqüência da validade. Efeitos da norma são todos e quaisquer resultados produzidos pela norma. Lei eficaz é aquela que tem força para realizar os efeitos sociais para os quais foi elaborada.
	Quais são os EFEITOS POSITIVOS DA NORMA?
Resp: 1) de controle social; 
2) educativo; 
	conservador;
4)transformador
	Quais são os EFEITOS NEGATIVOS DA NORMA?
Resp: 1) quando for ineficaz; 
2) quando houver omissão da autoridade em aplicá-la; 
quando inexistir estrutura adequada à aplicação da lei.
	Como é composto o poder LEGISLATIVO?
Resp: 1) Federal - composto pela Câmara dos Deputados e Senado Federal (adotamos o sistema bicameral), que em conjunto formam o Congresso Nacional; 
2) Estadual - formado pela Assembléia Legislativa de cada Estado; 
Municipal - Câmara de Vereadores de cada Município.
	Qual é a Função do LEGISLATIVO?
Resp: O Poder Legislativo Federal, através dos Deputados Federais e Senadores, elabora leis para todo o território brasileiro (leis federais), sendo assim responsável pela declaração e modificação da ordem jurídica nacional. O Poder Legislativo Estadual só elabora leis para o âmbito territorial de cada Estado e, mesmo assim, com relação àquelas matérias que não são da competência privativa da União. Por sua vez, a Câmara Municipal de Vereadores fica restrita aos limites do seu Município e às matérias de sua competência.
	Qual é a função do Poder JUDICIARIO?
Resp: A função prevalente do Poder Judiciário, portanto, é distribuir justiça na sociedade, o que faz aplicando a lei ao caso concreto, compondo os conflitos sociais. Essa função, é necessário salientar, terá que ser exerci da em favor de todos os que dela necessitarem (ricos ou pobres, cultos ou ignorantes, fracos ou poderosos), no momento em que se tomar necessária (não alcançará os seus objetivos sociais se a ação da justiça vier tardiamente) e no lugar onde for necessária, pois caso contrário ficará a emenda pior do que o soneto.
	Qual é a Função do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal?
Resp: O STF é o mais elevado Tribunal do Poder Judiciário no Brasil, o órgão máximo da Justiça, a cúpula do regime, abaixo do qual se encontram todos os Tribunais Superiores, os Tribunais de Justiça e de Alçada dos Estados e os Tribunais Regionais Federais e do Trabalho.Integrado por 11 ministros, é o Supremo o guardião da Constituição Federal, declarando a inconstitucionalidade das leis sempre que violarem princípios consagrados na Carta Magna. Tem ainda por função atuar como moderador dos demais poderes, o fiel da balança, no que exerce uma função eminentemente política. 
Ao Superior Tribunal de Justiça, compete zelar pela supremacia das leis federais e promover a uniformização da sua interpretação.
	Quais são os Sistemas de escolha dos magistrados?
Resp: SISTEMA ELETIVO , SISTEMA DA NOMEAÇÃO, SISTEMA DO CONCURSO PÚBLICO.
No Brasil faz-se através de concurso público de provas e títulos, o que revela termos adotado o melhor sistema seletivo. A escolha dos magistrados integrantes dos tribunais superiores, entretanto, isto é, os Ministros do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal Militar, do Tribunal Superior do Trabalho e do Superior Tribunal de Justiça, são nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pelo Senado Federal. 
	Qual a função do MINISTÉRIO PUBLICO?
Resp: Sua função é altamente social, atua como fiscal da lei e reveste-se, portanto, da maior importância social estabelecer as suas prerrogativas ou garantias legais, para que possa atuar também com segurança e independência, mesmo que contra os poderosos e influentes.
	Qual é a função da DEFENSORIA PÚBLICA?
Resp: É a instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbem a orientação jurídica e a
defesa, em todos os graus, dos necessitados, na forma do art. 5°, LXXIV.
	Qual é MÉTODO UTILIZADO PELA SOCIOLOGIA JURÍDICA?
Resp: O método utilizado pelo jurista pode ser resumido em três operações principais: observação, interpretação e comparação.
	O que significa ANOMIA?
Resp: Significa ausência, falta, privação, inexistência; e nomos quer dizer lei, norma. Etimologicamente, portanto, anomia significa falta de lei ou ausência de norma de conduta.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando