Buscar

Novo(a) Documento do Microsoft Word

Prévia do material em texto

Nota
	6,00 de um máximo de 10,00(60%)
Contabilidade Comercial
Exercício de Fixação 1 (E1)
Parte superior do formulário
Questão 1 Correto Texto da questão
Sem os documentos fiscais, fica muito difícil para o governo saber quanto vai arrecadar de ICMS e quem está sonegando esse imposto. Sabendo disso, os órgãos da administração fazendária criaram a nota fiscal eletrônica, que tem como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico para a substituição da sistemática antiga de emissão do documento fiscal em papel e que acoberta as operações com mercadorias entre empresas (modelos 1 e 1-A), reduzindo custos, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco.
De acordo com a legislação, independentemente da atividade econômica exercida, e ainda que não enquadrados em qualquer outra obrigatoriedade de emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), os contribuintes que realizam operações destinadas a empresas ou órgãos públicos, operações interestaduais e de comércio exterior estão.........................................................: A opção que completa corretamente o enunciado acima é:
Escolha uma:
a. Obrigados à emissão de NF-e somente se o valor da venda for igual ou superior a R$ 60.000,00. 
b. Imunes à emissão de NF-e. 
c. Isentos à emissão de NF-e. 
d. Desobrigados à emissão de NF-e. 
e. Obrigados à emissão de NF-e. 
Feedback A resposta correta é: Obrigados à emissão de NF-e..
Questão 2 Correto Texto da questão
Segundo Iudícibus e Marion (IUDÍCIBUS, Sérgio de. MARION, José Carlos. Contabilidade comercial: atualizado conforme Lei n.º 11.638/07 e Lei n.º 11.941/09. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010), a atividade comercial é das mais importantes, pois permite colocar à disposição dos consumidores, física ou economicamente delimitados, grande variedade de bens e serviços necessários à satisfação das necessidades humanas (pág. 3). Por isso, o comerciante é a pessoa física ou jurídica que aproxima vendedores e compradores, levando-os a completar uma operação comercial. A atividade comercial é inerente à natureza às necessidades humanas. De acordo com a videoaula número 1 da disciplina de Contabilidade Comercial, pode-se entender o comércio como:
Escolha uma:
a. A troca de mercadorias somente por dinheiro. 
b. A troca de uma mercadoria por outra. Com o advento da moeda, passou-se a entender o comércio como a troca de mercadorias por dinheiro. 
c. Um mercado consumidor em que as trocas são obsoletas e abstratas. 
d. Unicamente, os fluxos monetários que transitam por instituições financeiras. 
e. Um mercado consumidor em que não há trocas. 
Feedback A resposta correta é: A troca de uma mercadoria por outra. Com o advento da moeda, passou-se a entender o comércio como a troca de mercadorias por dinheiro..
Questão 3 Incorreto Texto da questão
O ICMS é o mais importante imposto estadual porque representa a mais expressiva fonte de receita tributária e pode chegar a 90% do total arrecadado pelo Estado. A arrecadação do ICMS é controlada por meio de documentos fiscais. Existem diversas modalidades de documentos fiscais, além de variantes de um mesmo tipo.
A respeito da nota fiscal eletrônica, é INCORRETO afirmar que:
Escolha uma:
a. Algumas das vantagens para a administração fazendária são, principalmente: confiabilidade; melhoria no processo de controle fiscal; redução de custos. 
b. A Nota Fiscal Eletrônica é tratada pela legislação como um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação serviços, ocorrida entre as partes. 
c. Algumas das vantagens para a administração fazendária são, principalmente: diminuição da sonegação e aumento da arrecadação; GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos; suporte ao Sistema Público de Escrituração Digital – SPED. 
d. Não existe a possibilidade de contribuintes estarem obrigados à emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) num Estado e em outro não. Todos estão obrigados a emitir a Nota Fiscal Eletrônica, independente de faturamento e não há, nem nunca haverá, casos em que a NF- esteja desobrigada. 
e. Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emissor (garantia de autoria e de integridade) e pela recepção, pela Fazenda, do documento eletrônico, antes da ocorrência da circulação ou saída da mercadoria. 
Feedback A resposta correta é: Não existe a possibilidade de contribuintes estarem obrigados à emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) num Estado e em outro não. Todos estão obrigados a emitir a Nota Fiscal Eletrônica, independente de faturamento e não há, nem nunca haverá, casos em que a NF- esteja desobrigada..
Questão 4 Correto Texto da questão
“A atividade comercial, sob o aspecto econômico e financeiro, passa a existir quando compõe, por exemplo, o fluxo dos fenômenos econômicos fundamentais” (HAMERSCHMIDT, Adriano. Videoaula 1, slide 2. Contabilidade Comercial. FAEL).
Sabendo que os fluxos reais são aqueles que dizem respeito aos fatores de produção e aos bens e serviços reais, físicos, a respeito desse assunto, assinale a alternativa correta mais coerente:
Escolha uma:
a. Pelo fluxo real das mercadorias, as famílias oferecem às empresas a mão de obra para produzi-las e as empresas oferecem às famílias (pessoas, seres humanos), as mercadorias produzidas. 
b. As empresas pagam às famílias (pessoas, seres humanos) pelas mercadorias produzidas. 
c. Pelo fluxo real das mercadorias, as famílias oferecem às empresas as mercadorias produzidas e as empresas oferecem às famílias (pessoas, seres humanos), a mão de obra para produzi-las. 
d. Pelo fluxo monetário, as famílias vendem às empresas a mão de obra para produzir produtos e serviços e as empresas pagam às famílias (pessoas, seres humanos), pelas mercadorias produzidas. 
e. Pelo fluxo monetário, as famílias pagam às famílias (pessoas, seres humanos), pelas mercadorias produzidas e as empresas vendem às empresas a mão de obra para produzir produtos e serviços às empresas. 
Feedback A resposta correta é: Pelo fluxo real das mercadorias, as famílias oferecem às empresas a mão de obra para produzi-las e as empresas oferecem às famílias (pessoas, seres humanos), as mercadorias produzidas..
Questão 5 Correto Texto da questão
Estão sujeitos a pagamento do ISS os serviços não compreendidos na área de incidência do ICMS. Como exemplo de serviços prestados sujeitos ao ISS estão àqueles proporcionados por médicos, dentistas, psicólogos, costureiras, cabeleireiros, esteticistas, massagistas, advogados, contadores, barbeiros, corretores, tradutores, e os serviços relacionados com fotografia, estabelecimentos de ensino, lavanderia, cobrança, secretaria, transportes intermunicipais, hotelaria, jardinagem e outros, todos definidos taxativamente pela Lei Complementar 116 de 2003 (Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp116.htm. Acesso em 17 Mai. 2016).
Também incidem sobre as vendas:
Escolha uma:
a. As contribuições para o PIS/PASEP (contribuição para o financiamento da seguridade social), bem como o programa de integração social e programa de formação do patrimônio público, a COFINS. 
b. Apenas outros tributos que não foram citados em nenhuma das alternativas. 
c. As contribuições para o PIS/PASEP (programa de integração social e programa de formação do patrimônio público), bem como a contribuição para o financiamento da seguridade social, a COFINS. 
d. Somente a contribuição para o financiamento da seguridade social, a COFINS. 
e. Somente as contribuições para o PIS/PASEP (programa de integração social e programa de formação do patrimônio público). 
Feedback A resposta correta é: As contribuições para o PIS/PASEP (programa de integração social e programa de formação do patrimônio público), bem como a contribuição para o financiamento da seguridade social, a COFINS..Questão 6 Correto Texto da questão
Quando a empresa comercial vende mercadorias ela está sujeita ao pagamento do ICMS, por isso, se utiliza a conta ICMS a recolher. Todavia, o ICMS é um imposto não cumulativo. Segundo Iudícibus e Marion (IUDÍCIBUS, Sérgio de. MARION, José Carlos. Contabilidade comercial: atualizado conforme Lei n.º 11.638/07 e Lei n.º 11.941/09. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010), imposto não cumulativo é aquele em que se abate, a cada operação, o montante do imposto cobrado nas etapas anteriores. O que isso significa? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada, no enunciado.
Escolha uma:
a. Que a taxa paga pela contraprestação de serviço público quando da venda da mercadoria deve ser considerada para a apuração do ICMS e para a apuração da contribuição de melhorias devida ao Município. 
b. Que o imposto pago quando da compra da mercadoria deve ser abatido do valor de ICMS a recuperar. 
c. Que o imposto pago quando da compra da mercadoria deve ser abatido do valor de ICMS a pagar, a recolher. 
d. Que o ISS – Imposto sobre Serviços - pago quando da compra da mercadoria deve ser abatido do valor de ICMS a pagar, a recolher. 
e. Que o imposto pago quando da compra da mercadoria não deve ser abatido do valor de ICMS a pagar, a recolher. 
Feedback
A resposta correta é: Que o imposto pago quando da compra da mercadoria deve ser abatido do valor de ICMS a pagar, a recolher..
Questão 7 Incorreto Texto da questão
Mônica de Gusmão, na página 201 de seu livro, entende o capital social como o conjunto de contribuições realizadas ou a realizar pelos sócios para o fim específico de formação da sociedade. Conforme previsto na legislação, avalie as seguintes afirmações: 
I - O capital social seja real, quer dizer, o montante nele declarado deve ser verdadeiro e não ficto. 
II - O capital social não pode sofrer alterações injustificadas, ou seja, somente devem ocorrer por força de lei, sentença judicial ou por vontade própria de seus quotistas ou acionistas por meio de alteração de ato constitutivo. 
III - O capital social subscrito é o capital social fixado no estatuto ou contrato social. 
Assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. II é uma das alternativas corretas. 
b. I, II e III estão corretas. 
c. III é uma das alternativas corretas. 
d. I, II e III estão incorretas. 
e. I é uma das alternativas corretas. 
Feedback A resposta correta é: I, II e III estão incorretas..
Questão 8 Incorreto Texto da questão
É sabido que para a constituição de entidades e o seu devido registro legal, devemos observar, no mínimo, as seguintes instituições: a Lei 10.406/2002 que é o chamado Novo Código Civil; a lei 8.934/94 que trata do Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins; o Decreto 1.800/96 que regulamenta a Lei nº 8.934/94; a Lei Complementar 123/06 que trata da microempresa e da empresa de pequeno porte; as Instruções Normativas do Departamento Nacional do Registro do Comércio além das resoluções das Juntas Comerciais nos Estados. Admita que uma empresa adquiriu em 10 de fevereiro de determinado ano, mediante o pagamento a vista, uma loja para abrigar suas instalações, pela importância de 300 mil unidades monetárias. Diante dessa temática, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Assim, em 10 de fevereiro daquele ano, a conta caixa diminuiu em 300 mil unidades monetárias. 
b. Assim, em 10 de fevereiro daquele ano, a conta “bancos” aumentou em 300 mil unidades monetárias. 
c. Assim, a conta “imobilizado” diminuiu em 300 mil unidades monetárias. 
d. Assim, a conta caixa aumentou em 300 mil unidades monetárias. 
e. Assim, a conta caixa diminuiu em 300 mil unidades monetárias no dia seguinte, ou seja, em 11 de fevereiro do mesmo ano. 
Feedback A resposta correta é: Assim, em 10 de fevereiro daquele ano, a conta caixa diminuiu em 300 mil unidades monetárias..
Questão 9 Incorreto Texto da questão
SIMPOI, 2014. No levantamento a seguir, para uma melhor compreensão, serão apresentadas as Demonstrações de Resultado do Exercício (DRE) de 20x1 da empresa ALPHA que adquire mercadorias de fora do estado e os revende para dentro do estado, na tentativa de ilustrar o lucro bruto do exercício, considerando que a empresa esteja situada no estado do RJ, obedecendo as seguintes premissas:
(a) Aquisição de mercadorias do Estado do Espírito Santo;
(b) A alíquota do ICMS interestadual será de 12%;
(c) A alíquota do ICMS interna será de 19%;
(d) O valor de compra das mercadorias será de R$ 800.000,00, com ICMS embutido.
(e) O valor da venda das mercadorias será de R$ 1.600.000,00;
(f) Todas as mercadorias adquiridas foram vendidas dentro do período. Extraído e adaptado do artigo Contabilização do ICMS à luz do CPC 16 em confrontação com o CPC 30 de autoria de ERNARD MOTHÉ MATTOS UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro; NATAN SZUSTER UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro; e FERNANDO CESAR DA CUNHA MATTOS UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em http://www.simpoi.fgvsp.br/arquivo/2014/artigos/E2014_T00289_PCN05449.pdf. p. 9. Acesso em 2 Jul. 2016.
A respeito das operações com impostos sobre vendas, a alternativa que apresenta a correta contabilização (pelo método tradicional) dos impostos dados, a recolher, sabendo-se que o total das vendas foi realizado dentro do Estado-sede da Empresa, é:
Escolha uma:
a. D – Despesa com IPI, R$ 304.000,00; C – IPI a Recolher, R$ 304.000,00. 
b. C– Despesa com ICMS, R$ 192.000,00; D – ICMS a Recolher, R$ 192.000,00. 
c. C – Despesa com ICMS, R$ 304.000,00; D – ICMS a Recolher, R$ 304.000,00. 
d. D – Despesa com ICMS, R$ 304.000,00; C – ICMS a Recolher, R$ 304.000,00. 
e. D – Despesa com ICMS, R$ 192.000,00; C – ICMS a Recolher, R$ 192.000,00. 
Feedback A resposta correta é: D – Despesa com ICMS, R$ 304.000,00; C – ICMS a Recolher, R$ 304.000,00..
Questão 10 Correto Texto da questão
É sabido que, para a constituição de entidades e o seu devido registro legal, deve-se observar, no mínimo, as seguintes instituições: 
I – A Lei 10.406/2002 que é o chamado Novo Código Civil; 
II - A lei 8.934/94 que trata do Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins; 
III - O Decreto 1.800/96 que regulamenta a Lei nº 8.934/94; 
IV - A Lei Complementar 123/06 que trata da microempresa e da empresa de pequeno porte; 
V - As Instruções Normativas do Departamento Nacional do Registro do Comércio além das resoluções das Juntas Comerciais nos Estados. 
Analise as alternativas acima e assinale a correta:
Escolha uma:
a. A alternativa III não deve ser observada quando do registro legal de entidades empresariais. 
b. A alternativa IV está correta e diz respeito, inclusive, à criação do Simples Nacional. 
c. Apenas as alternativas I e IV estão corretas. 
d. Todas as alternativas estão incorretas. 
e. A alternativa I está correta e diz respeito, inclusive, à criação do Simples Nacional. 
Feedback A resposta correta é: A alternativa IV está correta e diz respeito, inclusive, à criação do Simples Nacional..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão

Continue navegando