Buscar

Novo(a) Documento do Microsoft Word

Prévia do material em texto

Nota
	6,00 de um máximo de 10,00(60%)
Contabilidade Comercial
Exercício de Fixação 2 (E2)
Parte superior do formulário
Questão 1 Correto Texto da questão
Conforme os profissionais da IOB, conhecida consultoria para assuntos contábeis, as provisões, estimadas ou não, correspondem a despesas e a prováveis perdas (no Ativo) pertinentes a determinado período-base em que incorrerem, no qual serão contabilizadas, que serão pagas ou apuradas no próprio período-base ou no(s) período(s)-base subsequente(s) (Disponível em http://www.iob.com.br/noticiadb.asp?area=contabil¬icia=48792. Acesso em 26 Mai. 2016).
O que os profissionais da IOB querem dizer, em outras palavras, é que a terminologia “provisão”:.................................................................................................................. A opção que completa corretamente a frase acima é: Escolha uma:
a. Refere-se ao entendimento de que o recebimento da duplicata é sempre líquido e certo. 
b. É frequentemente utilizada, na prática, para o reconhecimento de autênticas despesas incorridas (por exemplo: provisão para férias e provisão para 13º salário, entre outras). 
c. Significa que a empresa não está sujeita aos riscos de crédito. 
d. Não é utilizada como referência para devedores duvidosos. 
e. É frequentemente utilizada, na prática, para o reconhecimento de autênticas receitas incorridas (por exemplo: provisão para vendas à vista e provisão para vendas a prazo, entre outras). 
Feedback A resposta correta é: É frequentemente utilizada, na prática, para o reconhecimento de autênticas despesas incorridas (por exemplo: provisão para férias e provisão para 13º salário, entre outras)..
Questão 2 Correto Texto da questão
O CMV – custo das mercadorias vendidas – representa o valor atribuído às mercadorias negociantes pelo comerciante com seus clientes. O CMV, como o nome indica, é um valor de custo para o comerciante, valor que será confrontado com o valor de venda (receita) para a obtenção do resultado com mercadorias. Monetariamente, o valor do CMV é obtido pela seguinte equação (onde EI significa Estoque Inicial, C compras e EF, Estoque Final): Escolha uma:
a. CMV = EI – C + EF. 
b. CMV = EI – C – EF. 
c. CMV = EI + C + EF. 
d. CMV = EI + EF / C. 
e. CMV = EI + C – EF. 
Feedback A resposta correta é: CMV = EI + C – EF..
Questão 3 Correto Texto da questão
A provisão para créditos de liquidação duvidosa constitui exemplo da aplicação, também, do Princípio da PRUDÊNCIA, pois sua constituição determina o ajuste, para menos, de valor decorrente de transações com o mundo exterior, das duplicatas ou de contas a receber. Assim, se a empresa tiver perdas com seus clientes (os que não são bons pagadores), o saldo de Duplicatas a Receber será reduzido, isto é, a empresa não receberá o montante registrado, mas aquele montante menos as possíveis perdas. Em outras palavras, isso significa que:
Escolha uma:
a. O recebimento da duplicata não é líquido e certo, uma vez que a empresa está sujeita aos riscos de crédito. 
b. Referente a Duplicatas a Receber existe apenas o valor que efetivamente a empresa irá receber já deduzidas as possíveis perdas, ou seja, as perdas não precisam ser consideradas. 
c. Referente a Duplicatas a Receber existe apenas o valor registrado como contrapartida da venda a prazo. 
d. O recebimento da duplicata é líquido e certo, uma vez que a empresa não está sujeita aos riscos de crédito. 
e. Não há dois valores referentes a Duplicatas a Receber: nem aquele registrado como contrapartida da venda a prazo e muito menos aquele que efetivamente a empresa irá receber já deduzidas as possíveis perdas. 
Feedback A resposta correta é: O recebimento da duplicata não é líquido e certo, uma vez que a empresa está sujeita aos riscos de crédito..
Questão 4 Incorreto Texto da questão
A Folha de Pagamento é um documento trabalhista que deve ser preparado por todas as pessoas jurídicas (inclusive as empresas comerciais) e pessoas equiparadas que possuam funcionários. A folha de pagamento deve discriminar o nome do funcionário, salário, descontos e outras informações, conforme estabelece a Consolidação das Leis Trabalhistas e a Lei Orgânica da Previdência Social para fins de cálculo, registro, arquivo e eventuais fiscalizações.
Nos termos do § 9º do art. 225 do Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto nº 3.048/99, a folha de pagamento elaborada mensalmente, de maneira coletiva por estabelecimento da empresa, por obra de construção civil e por tomador de serviços, com a correspondente totalização, deverá:
I.     Discriminar o nome dos segurados, indicando cargo, função ou serviço prestado;
II.    Agrupar os segurados por categoria, assim entendido: segurado empregado, trabalhador avulso, contribuinte individual;
III.   Destacar o nome das seguradas em gozo de salário-maternidade;
IV.  Destacar as parcelas integrantes e não integrantes da remuneração e os descontos legais; e
V.   Indicar o número de quotas de salário-família atribuídas a cada segurado empregado ou trabalhador avulso.
Analise as alternativas abaixo e marque a que está totalmente correta.
Escolha uma:
a. As alternativas II e IV estão corretas, mas não estão previstas no Decreto nº 3.048/99 - Regulamento da Previdência Social. 
b. As alternativas II e IV estão corretas, mas não são as únicas a estarem corretas. 
c. As alternativas I, III e V estão corretas mas as alternativas II e IV estão incorretas. 
d. As alternativas II e III estão incorretas, mas as alternativas I, IV e V estão corretas. 
e. As alternativas II e IV estão incorretas, mas não são as únicas a estarem incorretas. 
Feedback A resposta correta é: As alternativas II e IV estão corretas, mas não são as únicas a estarem corretas..
Questão 5n nIncorreto Texto da questão
A provisão para créditos de liquidação duvidosa constitui exemplo da aplicação, também, do Princípio da PRUDÊNCIA. No passado, o cálculo da provisão era realizado com a aplicação direta de 3% sobre o saldo de duplicatas a receber na data do encerramento do balanço patrimonial. Entretanto, a legislação do imposto de renda, a partir de 1996, não mais aceitou essa prática. Surgiu então outra fórmula para o cálculo que refletisse de maneira mais específica para cada empresa, sua realidade já que a política de crédito, o ramo de atividade e outros elementos provocam alterações significativas caso a caso. Em relação a essa “nova” fórmula, está se referindo exatamente ao:
Escolha uma:
a. Parâmetro razoável para fins gerenciais que não é a porcentagem obtida, nos últimos três anos, entre duplicatas não liquidadas e o total de duplicatas a receber no final desses três anos. 
b. Parâmetro razoável para fins gerenciais que é a porcentagem obtida, nos últimos três anos, entre duplicatas não liquidadas e o total de duplicatas a receber no final desses três anos. 
c. Parâmetro razoável para fins gerenciais que é a probabilidade de as duplicatas não liquidadas serem inferiores ao total de duplicatas a receber no final de cada período anual. 
d. Parâmetro entre duplicatas não liquidadas e o total de duplicatas a receber, independentemente do período (se semanal, mensal, anual ou mesmo diário). 
e. Parâmetro razoável para fins gerenciais que é a porcentagem obtida, no último ano, entre duplicatas não liquidadas e o total de duplicatas a receber no final desse ano. 
Feedback A resposta correta é: Parâmetro razoável para fins gerenciais que é a porcentagem obtida, nos últimos três anos, entre duplicatas não liquidadas e o total de duplicatas a receber no final desses três anos..
Questão 6 Correto Texto da questão
Para Iudícibus e Marion, na página 193, “Entende-se por ativo imobilizado todo ativo de natureza relativamente permanente, que se utiliza na operação dos negócios de uma empresa e que não se destina à venda” (IUDÍCIBUS, Sérgio de. MARION, José Carlos. Contabilidade comercial: atualizado conforme Lei n° 11.941/09. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010). Embora a palavra “permanente”tenha saído da nomenclatura do grupo (que deixou de ser ativo permanente e passou a ser ativo não circulante, a característica do imobilizado, continua possuindo viés de algo que seja relativamente duradouro, longevo, permanente.
Três características, uma vez presentes de forma concomitante, determinam o que deva ser contabilizado no ativo imobilizado de uma empresa tipicamente comercial. São elas: 
1) natureza relativamente permanente, que tenha vida longa; 
2) ser utilizado na operação dos negócios e 
3) não se destinar à venda como atividade fim da empresa. 
Analise o enunciado acima e assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Somente a 3 está correta porque é a única que diz respeito à empresa comercial. 
b. 1, 2 e 3 estão incorretas até porque não dizem respeito à empresa comercial. 
c. Somente 2 e 3 estão corretas. 
d. 1, 2 e 3 estão corretas até porque dizem respeito à empresa comercial. 
e. Somente 1 e 3 estão corretas. 
Feedback A resposta correta é: 1, 2 e 3 estão corretas até porque dizem respeito à empresa comercial..
Questão 7 Correto Texto da questão
O sistema financeiro nacional – SFN – pode ser entendido como um conjunto de instituições responsáveis pela intermediação do fluxo monetário entre os que poupam e os que investem. Ou um conjunto de órgãos reguladores, instituições e instrumentos financeiros que visam facilitar o acesso dos tomadores e dos poupadores aos recursos disponíveis na economia. Essa definição pode ser encontrada no livro da autora Tatiane Antonovz, na página 29 (ANTONOVZ, Tatiane. Contabilidade Comercial. Curitiba: FAEL, 2016).
Da página 9 do livro de ANTONOVZ é possível deduzir que o sistema financeiro nacional é composto por:
Escolha uma:
a. Órgãos deliberativos, entidades supervisoras e por operadores do esquema. 
b. Órgãos deliberativos, entidades superavitárias e por operadores do sistema. 
c. Órgãos normativos, entidades supervisoras e por operadores do sistema. 
d. Pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal, somente. 
e. É regido pelo governo, pela CVM e pelo Copom, que são os operadores do sistema Eletrobras e do ONS. 
Feedback A resposta correta é: Órgãos normativos, entidades supervisoras e por operadores do sistema..
Questão 8 Incorreto Texto da questão
O ativo não circulante é atualmente composto pelo realizável a longo prazo, a conta investimentos, o imobilizado e o intangível.
Antes da medida provisória número 449 de 2008, que foi convertida na Lei número 11.941, de 2009, o ativo permanente era dividido em grupos sensivelmente diferentes desse relatados. Ele continha o grupo investimentos, imobilizado, intangível e diferido. Mas o artigo 37 dessa nova lei alterou os parágrafos primeiro e segundo do artigo 178 da Lei número 6.404, de 15 de dezembro de 1976, que passou a vigorar com a nova redação, fazendo com que o ativo não circulante seja, atualmente, composto pelo realizável a longo prazo, a conta investimentos, o imobilizado e o intangível.
Dessa forma, desapareceram do balanço patrimonial, desde então:
Escolha uma:
a. O termo PERMANENTE e o subgrupo DIFERIDO. 
b. O termo PERMANENTE e o subgrupo CIRCULANTE. 
c. O termo LONGO PRAZO e o subgrupo PERMANENTE. 
d. O termo CIRCULANTE e o subgrupo DIFERIDO. 
e. O termo PERMANENTE e o subgrupo INTANGÍVEL. 
Feedback A resposta correta é: O termo PERMANENTE e o subgrupo DIFERIDO..
Questão 9 Correto Texto da questão
Para uma empresa comercial, o resultado com mercadorias é também denominado Resultado Operacional Bruto ou, simplesmente, Resultado Bruto. Quando positivo é denominado Lucro Operacional Bruto ou Lucro Bruto. Quando negativo, chama-se Prejuízo Operacional Bruto ou apenas Prejuízo Bruto. A alternativa que melhor representa a fórmula para o Resultado com Mercadorias (RMC) é: Escolha uma:
a. RMV = V + CMV. O Resultado com Mercadorias (RCM) é obtido pela soma entre o valor das Vendas - aqui representada pela letra V – efetuadas em determinado período e o valor do custo das mercadorias vendidas – aqui representado pelas letras CMV – incorrido nesse mesmo período. 
b. RMV = V – CMV. O Resultado com Mercadorias (RCM) é obtido pela diferença entre o valor das Vendas - aqui representada pela letra V – efetuadas em determinado período e o valor do custo das mercadorias vendidas – aqui representado pelas letras CMV – incorrido nesse mesmo período. 
c. RMV = V + CMV. O Resultado com Mercadorias (RCM) é obtido pela soma entre o valor das Vendas - aqui representada pela letra V – efetuadas em determinado período e o valor do custo das mercadorias vendidas – aqui representado pelas letras CMV – incorrido nesse mesmo período. 
d. RMV = CMV – V. O Resultado com Mercadorias (RCM) é obtido pela diferença entre o valor das Vendas - aqui representada pela letra V – efetuadas em determinado período e o valor do custo das mercadorias vendidas – aqui representado pelas letras CMV – incorrido nesse mesmo período. 
e. CMV = V – RMV. O valor do custo das mercadorias vendidas (CMV) é obtido pela diferença entre o valor das Vendas - aqui representada pela letra V – efetuadas em determinado período e o resultado com Mercadorias – aqui representado pelas letras RCM – incorrido nesse mesmo período. 
Feedback A resposta correta é: RMV = V – CMV. O Resultado com Mercadorias (RCM) é obtido pela diferença entre o valor das Vendas - aqui representada pela letra V – efetuadas em determinado período e o valor do custo das mercadorias vendidas – aqui representado pelas letras CMV – incorrido nesse mesmo período..
Questão 10 Incorreto Texto da questão
Uma determinada empresa registrou o seguinte retrospecto: nos Anos 1, 2 3, o saldo da conta duplicatas a receber foi, respectivamente, de 2.000.000; 2.500.000; e 3.000.000; o saldo inicial das provisões para o ano 2 foi de 125.000 unidades monetárias.
Esta empresa registrou, ainda, perda efetivamente observada no montante de 107.500, donde, 17.500 unidades monetárias mostraram provisão em excesso. O excesso deverá ser revertido, ou seja, primeiro deve-se promover a baixa das duplicatas incobráveis para, em seguida, o valor correspondente ser lançado na conta reversão da provisão para créditos de liquidação duvidosa. Por último, deve-se contabilizar o valor das novas provisões, calculado no montante de 143.116. As partidas dobradas contábeis que melhor atendem de forma integral os lançamentos corretos correspondentes são:
Escolha uma:
a. Lança-se o valor de 143.116 a crédito na conta reversão da provisão para créditos de liquidação duvidosa e se debita o mesmo valor conta provisão para crédito de liquidação duvidosa. Por último, para contabilizar o valor das novas provisões, debita-se 17.500 na conta despesas com provisão para crédito de liquidação duvidosa e se credita o mesmo valor na conta provisão para crédito de liquidação duvidosa. 
b. Lança-se o valor de 17.500 a débito na conta reversão da provisão para créditos de liquidação duvidosa e se credita o mesmo valor conta provisão para crédito de liquidação duvidosa. Por último, para contabilizar o valor das novas provisões, credita-se 143.116 na conta despesas com provisão para crédito de liquidação duvidosa e se debita o mesmo valor na conta provisão para crédito de liquidação duvidosa. 
c. Lança-se o valor de 17.500 a crédito na conta reversão da provisão para créditos de liquidação duvidosa e se debita o mesmo valor conta provisão para crédito de liquidação duvidosa. Por último, para contabilizar o valor das novas provisões, debita-se 143.116 na conta despesas com provisão para crédito de liquidação duvidosa e se credita o mesmo valor na conta provisão para crédito de liquidação duvidosa. 
d. Nos Anos 1, 2 3, o saldo da conta duplicatas a receber foi, respectivamente, de 2.000.000; 2.500.000; e 3.000.000. O saldo inicial das provisões para o ano 2 foi de 125.000 unidades monetárias. O valor das novas provisões, calculadas no montante de 143.116 está errado. 
e. Nos Anos 1, 2 3, o saldo da conta duplicatas a receber foi, respectivamente, de 2.000.000; 2.500.000;e 3.000.000. O saldo inicial das provisões para o ano 2 foi de 125.000 unidades monetárias. O valor das novas provisões foi calculado no montante de 143.116. 
Feedback A resposta correta é: Lança-se o valor de 17.500 a crédito na conta reversão da provisão para créditos de liquidação duvidosa e se debita o mesmo valor conta provisão para crédito de liquidação duvidosa. Por último, para contabilizar o valor das novas provisões, debita-se 143.116 na conta despesas com provisão para crédito de liquidação duvidosa e se credita o mesmo valor na conta provisão para crédito de liquidação duvidosa..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão

Continue navegando