Buscar

Slides Endividamento Público (1)

Prévia do material em texto

*
UNIDADE IV
ENDIVIDAMENTO PÚBLICO
*
1. Previsão Normativa
Constituição Federal e Lei de Responsabilidade Fiscal.
2. Dívida Pública (art. 29, LRF)
2.1. Dívida Pública Consolidada ou Fundada (art. 29, I, §§ 2º e 3º, e art. 30, §7º, LRF).
2.2. Dívida Pública Mobiliária (art. 29, II e V, LRF).
*
2.1. Dívida Pública Consolidada ou Fundada
Operações de crédito de prazo inferior a doze meses, se as receitas delas provenientes tiverem constado do orçamento (obrigações de curto prazo).
Obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses (obrigações de médio e longo prazo).
Precatórios incluídos no orçamento, mas não pagos em determinado exercício.
União: emissão de títulos de responsabilidade do BACEN (O BACEN não emite mais títulos desde 04/05/2002 - art. 34, LRF).
*
2.2. Dívida Pública Mobiliária (art. 29, II e V, LRF)
Dívida pública representada por títulos emitidos pela União, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municípios.
Possibilidade de Refinanciamento (art. 29, V, LRF): emissão de novos títulos para pagamento do principal acrescido da atualização monetária (aumento da dívida).
O refinanciamento do principal da dívida mobiliária não excederá, ao término de cada exercício financeiro, o montante do final do exercício anterior, somado ao das operações de crédito autorizadas no orçamento para este efeito e efetivamente realizadas, acrescido de atualização monetária.
*
3. Operações de Crédito
Instrumento pelo qual a dívida pública é gerada (compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros).
Equipara-se a operação de crédito a assunção, o reconhecimento ou a confissão de dívidas pelo ente da Federação.
4. Concessão de Garantia
Caução prestada por ente da federação em face de uma operação de crédito.
*
5. Limites de Endividamento (art. 30, LRF)
União
Dívida Consolidada: Resolução do Senado Federal (art. 30, I, LRF; e art. 52, VI, CF).
Dívida Mobiliária: Presidente – encaminhamento de PL ao Congresso Nacional (art. 30, II, LRF; e art. 48, XIV, CF).
Estados Membros, Distrito Federal e Municípios
Dívida Consolidada: Resolução do Senado Federal (art. 30, I, LRF; e art. 52, VI, CF).
Dívida Mobiliária: Resolução do Senado Federal (art. 30, I, LRF; e art. 52, VI, CF).
Resolução do Senado Federal 43/2001.
*
6. Revisão dos Limites (art. 30, §6º, LRF)
Sempre que alterados os fundamentos das propostas de que trata este artigo, em razão de instabilidade econômica ou alterações nas políticas monetária ou cambial, o Presidente da República poderá encaminhar ao Senado Federal ou ao Congresso Nacional solicitação de revisão dos limites.
7. Controle e Providências em Caso de Excesso
LRF, Art. 31. Se a dívida consolidada de um ente da Federação ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, deverá ser a ele reconduzida até o término dos três subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% (vinte e cinco por cento) no primeiro.
§ 1o Enquanto perdurar o excesso, o ente que nele houver incorrido:
I - estará proibido de realizar operação de crédito interna ou externa, inclusive por antecipação de receita, ressalvado o refinanciamento do principal atualizado da dívida mobiliária;
II - obterá resultado primário necessário à recondução da dívida ao limite, promovendo, entre outras medidas, limitação de empenho, na forma do art. 9o.
*
§ 2o Vencido o prazo para retorno da dívida ao limite, e enquanto perdurar o excesso, o ente ficará também impedido de receber transferências voluntárias da União ou do Estado.
§ 3o As restrições do § 1o aplicam-se imediatamente se o montante da dívida exceder o limite no primeiro quadrimestre do último ano do mandato do Chefe do Poder Executivo.
§ 4o O Ministério da Fazenda divulgará, mensalmente, a relação dos entes que tenham ultrapassado os limites das dívidas consolidada e mobiliária.
§ 5o As normas deste artigo serão observadas nos casos de descumprimento dos limites da dívida mobiliária e das operações de crédito internas e externas.
*

Continue navegando