Logo Passei Direto
Buscar

Questionário Unid II Fundamentos histórico de enfermagem

User badge image
Fabia diniz

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A assistência de enfermagem começou a ter seu corpo científico formado após os registros e estudos realizados por seus profissionais. Para obter registros sérios e relevantes, buscou-se a organização da ação e de seus resultados. As ações sistematizadas e inter-relacionadas, ou seja, o processo de enfermagem (PE).
Está INCORRETO afirmar que:
a. Representa uma abordagem ética e humanizada de enfermagem.
b. Foca na resolução de problemas dirigidos às necessidades de cuidados de enfermagem e saúde de um cliente.
c. É uma atividade regulamentada pela Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.
d. Permite utilizar o conhecimento e habilidade de forma organizada e orientada.
e. Dispensa a necessidade de comunicação com outras categorias profissionais.

A contribuição das linguagens padronizadas à prática e ao desenvolvimento da Enfermagem é detalhada nos conceitos NNN – classificação de diagnósticos de Enfermagem da North American Nursing Diagnosis Association (Classificação de Intervenções da Nursing Interventions Classification) e classificação de resultados de Enfermagem da Nursing Outcomes Classification.
Dependendo da instituição, a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem e os termos do projeto Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva podem representar a linguagem utilizada nas etapas do processo de enfermagem. As siglas para cada fase da classificação e demais classificações são, respectivamente:
a. Nanda, NIC, NOC, Cipe e Cipesc.
b. NOC, NIC, Cipe, Cipesc e Nanda.
c. NNN, Cipesc e Cipe.
d. NIC, NOC, Nanda, Cipesc e Cipe.
e. Nanda, NOS, NIC, Cipesc e Cipe.

A partir da década de 1970 até a década de 1990, presenciou-se o aparecimento das classificações de enfermagem (diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem), uma vez que a área necessitava de linguagem própria que veiculasse os elementos da sua prática.
Isso significa que, referente aos diagnósticos de enfermagem, podemos afirmar, exceto que:
a. Os diagnósticos, intervenções e resultados veiculam conceitos que podem ser vistos no mundo real.
b. Os diagnósticos possuem uma definição conceitual e atributos, tais como características definidoras e fatores relacionados ou de risco.
c. Dispensam uma base de pesquisa, sendo aplicáveis na prática clínica e passíveis de desenvolvimento de teorias próprias das ciências aplicadas como a enfermagem.
d. As classificações são ferramentas necessárias para a comunicação de uns com os outros.
e. Preveem ações para as intervenções e indicadores para os resultados.

No início da década de 1960, os profissionais enfermeiros, conscientes da necessidade de teorizar, foram buscar conhecimento sobre o que é teoria, seus elementos componentes e estratégias para desenvolvê-las em outros campos do saber, produzindo maior aprendizado nas áreas da filosofia e da ciência e o aumento da habilidade para reflexão crítica.
Podem ser orientadas por categorias, que são:
a. Orientadas para as necessidades humanas e problemas, orientadas para intervenção, orientadas pelo campo de energia/ser humano, orientadas para as doenças.
b. Orientadas para as vontades humanas e problemas, orientadas para interação, orientadas pelo campo de força cósmica/ser humano unitário, orientadas para os sistemas.
c. Orientadas para as necessidades humanas e problemas, orientadas para interação, orientadas pelo campo de energia/ser humano unitário, orientadas para os sistemas públicos de saúde.
d. Orientadas para as necessidades físicas humanas e problemas, orientadas para interação entre a sociedade e serviço, orientadas pelo campo de energia/ser humano unitário, orientadas para os sistemas.
e. Orientadas para as necessidades humanas e problemas, orientadas para interação, orientadas pelo campo de energia/ser humano unitário, orientadas para os sistemas.

O cuidado está centrado na independência da pessoa e na satisfação das suas necessidades fundamentais ou na sua capacidade de realizar os seus autocuidados.
Esta definição se refere a qual orientação e quem são os principais teóricos?
a. Orientadas para os sistemas. Florence Nightingale, Lydia Hall, Jean Watson, Virginia Henderson, Dorothea Orem, Faye Abdellah e Wanda de Aguiar Horta.
b. Orientadas para interação. Hildegard Peplau, Josephine Paterson, Loretta Zderad, Ida Orlando, Joyce Travelbee, Helen Erickson, Evelyn Tomin, Mary Ann Swain, Ernestine Wiedenbach, Imogene King, Anne Boykin e Savina O. Schoenhofer.
c. Orientadas pelo campo de energia/ser humano unitário. Hildegard Peplau, Josephine Paterson, Loretta Zderad, Ida Orlando, Joyce Travelbee, Helen Erickson, Evelyn Tomin, Mary Ann Swain, Ernestine Wiedenbach, Imogene King, Anne Boykin e Savina O. Schoenhofer.
d. Orientadas para as necessidades humanas e problemas. Florence Nightingale, Lydia Hall, Jean Watson, Virginia Henderson, Dorothea Orem, Faye Abdellah e Wanda de Aguiar Horta.
e. Orientadas pelo campo de energia/ser humano unitário. Martha Rogers, Margaret Newman e Rosemarie Rizzo Parse.

O termo diagnóstico estava presente na literatura da área desde 1950, quando Louise McManus, em conferência pronunciada no Teachers College, em Nova York, se referiu à função específica da enfermeira como sendo a identificação ou diagnóstico do problema e o reconhecimento de seus aspectos inter-relacionados, assim como a decisão sobre as ações a serem implementadas para sua solução.
De acordo com essa afirmação, assinale a alternativa correta.
a. A etapa diagnóstica não estava incluída no PE até 1973, quando foi realizada a primeira conferência para classificação de diagnósticos de enfermagem usando tanto o processo de raciocínio recreativo quanto o condutivo.
b. Provocou uma mudança no pensamento, alterando a ênfase anterior na identificação e solução de problemas para a ênfase no raciocínio diagnóstico e no pensamento crítico.
c. Uma vez que um diagnóstico de enfermagem é feito, especifica-se um resultado a ser alcançado obrigatoriamente.
d. Por se tratar de processo dinâmico, ele passa por alterações do seu entendimento, o que é muito negativo para o processo.
e. Diagnósticos de enfermagem se baseiam nos diagnósticos médicos para propor a intervenção.

Para Wanda A. Horta (1979) a operacionalização do Processo de Enfermagem é feita por meio de seis fases: histórico de enfermagem, diagnósticos de enfermagem, plano assistencial, plano de cuidados ou prescrição de enfermagem, evolução de enfermagem e prognóstico. A taxonomia Nanda/NIC/NOC surgiu mais tarde como estratégia de operacionalização das diversas fases do processo.
Assim, as taxonomias Nanda, NIC e NOC se referem a qual parte do processo de enfermagem, respectivamente?
a. Evolução, diagnóstico e prescrição de enfermagem.
b. Diagnóstico, evolução e prescrição de enfermagem.
c. Diagnóstico, prescrição e evolução de enfermagem.
d. Prescrição, diagnóstico e evolução de enfermagem.
e. Evolução, prescrição e diagnósticos de enfermagem.

Para obter o respeito e hegemonia desejados, há órgãos fiscalizadores, legisladores e de suporte para desenvolvimento de novas práticas. São órgãos de classe e suas atribuições corretas exceto qual das alternativas a seguir?
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e os seus respectivos Conselhos Regionais (Corens) determinam condições de trabalho e salariais.
a. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e os seus respectivos Conselhos Regionais (Corens) determinam condições de trabalho e salariais.
b. Compete aos Corens deliberar sobre inscrição no Conselho, bem como o seu cancelamento; disciplinar e fiscalizar o exercício profissional, observadas as diretrizes gerais do Cofen.
c. O Conselho Internacional de Enfermagem (ICN) trabalha para assegurar cuidados de Enfermagem de qualidade para todos e políticas de saúde idôneas a nível global.
d. A ABEn objetiva representar a enfermagem, nacional e internacionalmente; no trabalho, promover, estimular e divulgar pesquisas da área de enfermagem.
e. O Sindicato dos Enfermeiros é responsável pela defesa dos direitos do trabalhador.

Uma sociedade de especialistas visa ao reconhecimento profissional e ao aprimoramento do exercício da profissão através da interação científica e política entre seus membros.
É correto afirmar que:
a. As sociedades de especialistas oferecem assessoria jurídica, estudos, debates e seminários, além de benefícios como convênios de serviços a todos os profissionais, independentemente da filiação.
b. As sociedades trabalham em conjunto com os Corens e o Cofen, recebendo verbas destes para manutenção.
c. Têm o objetivo de desenvolvimento social, político e cultural dos seus associados, oferecendo serviços que auxiliam e facilitam o exercício da profissão.
d. Oferecem reuniões de aprofundamento sobre os assuntos referentes à sociedade, bem como colocação profissional.
e. Auxiliam os pacientes portadores das doenças estudadas nas sociedades de especialistas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A assistência de enfermagem começou a ter seu corpo científico formado após os registros e estudos realizados por seus profissionais. Para obter registros sérios e relevantes, buscou-se a organização da ação e de seus resultados. As ações sistematizadas e inter-relacionadas, ou seja, o processo de enfermagem (PE).
Está INCORRETO afirmar que:
a. Representa uma abordagem ética e humanizada de enfermagem.
b. Foca na resolução de problemas dirigidos às necessidades de cuidados de enfermagem e saúde de um cliente.
c. É uma atividade regulamentada pela Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.
d. Permite utilizar o conhecimento e habilidade de forma organizada e orientada.
e. Dispensa a necessidade de comunicação com outras categorias profissionais.

A contribuição das linguagens padronizadas à prática e ao desenvolvimento da Enfermagem é detalhada nos conceitos NNN – classificação de diagnósticos de Enfermagem da North American Nursing Diagnosis Association (Classificação de Intervenções da Nursing Interventions Classification) e classificação de resultados de Enfermagem da Nursing Outcomes Classification.
Dependendo da instituição, a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem e os termos do projeto Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva podem representar a linguagem utilizada nas etapas do processo de enfermagem. As siglas para cada fase da classificação e demais classificações são, respectivamente:
a. Nanda, NIC, NOC, Cipe e Cipesc.
b. NOC, NIC, Cipe, Cipesc e Nanda.
c. NNN, Cipesc e Cipe.
d. NIC, NOC, Nanda, Cipesc e Cipe.
e. Nanda, NOS, NIC, Cipesc e Cipe.

A partir da década de 1970 até a década de 1990, presenciou-se o aparecimento das classificações de enfermagem (diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem), uma vez que a área necessitava de linguagem própria que veiculasse os elementos da sua prática.
Isso significa que, referente aos diagnósticos de enfermagem, podemos afirmar, exceto que:
a. Os diagnósticos, intervenções e resultados veiculam conceitos que podem ser vistos no mundo real.
b. Os diagnósticos possuem uma definição conceitual e atributos, tais como características definidoras e fatores relacionados ou de risco.
c. Dispensam uma base de pesquisa, sendo aplicáveis na prática clínica e passíveis de desenvolvimento de teorias próprias das ciências aplicadas como a enfermagem.
d. As classificações são ferramentas necessárias para a comunicação de uns com os outros.
e. Preveem ações para as intervenções e indicadores para os resultados.

No início da década de 1960, os profissionais enfermeiros, conscientes da necessidade de teorizar, foram buscar conhecimento sobre o que é teoria, seus elementos componentes e estratégias para desenvolvê-las em outros campos do saber, produzindo maior aprendizado nas áreas da filosofia e da ciência e o aumento da habilidade para reflexão crítica.
Podem ser orientadas por categorias, que são:
a. Orientadas para as necessidades humanas e problemas, orientadas para intervenção, orientadas pelo campo de energia/ser humano, orientadas para as doenças.
b. Orientadas para as vontades humanas e problemas, orientadas para interação, orientadas pelo campo de força cósmica/ser humano unitário, orientadas para os sistemas.
c. Orientadas para as necessidades humanas e problemas, orientadas para interação, orientadas pelo campo de energia/ser humano unitário, orientadas para os sistemas públicos de saúde.
d. Orientadas para as necessidades físicas humanas e problemas, orientadas para interação entre a sociedade e serviço, orientadas pelo campo de energia/ser humano unitário, orientadas para os sistemas.
e. Orientadas para as necessidades humanas e problemas, orientadas para interação, orientadas pelo campo de energia/ser humano unitário, orientadas para os sistemas.

O cuidado está centrado na independência da pessoa e na satisfação das suas necessidades fundamentais ou na sua capacidade de realizar os seus autocuidados.
Esta definição se refere a qual orientação e quem são os principais teóricos?
a. Orientadas para os sistemas. Florence Nightingale, Lydia Hall, Jean Watson, Virginia Henderson, Dorothea Orem, Faye Abdellah e Wanda de Aguiar Horta.
b. Orientadas para interação. Hildegard Peplau, Josephine Paterson, Loretta Zderad, Ida Orlando, Joyce Travelbee, Helen Erickson, Evelyn Tomin, Mary Ann Swain, Ernestine Wiedenbach, Imogene King, Anne Boykin e Savina O. Schoenhofer.
c. Orientadas pelo campo de energia/ser humano unitário. Hildegard Peplau, Josephine Paterson, Loretta Zderad, Ida Orlando, Joyce Travelbee, Helen Erickson, Evelyn Tomin, Mary Ann Swain, Ernestine Wiedenbach, Imogene King, Anne Boykin e Savina O. Schoenhofer.
d. Orientadas para as necessidades humanas e problemas. Florence Nightingale, Lydia Hall, Jean Watson, Virginia Henderson, Dorothea Orem, Faye Abdellah e Wanda de Aguiar Horta.
e. Orientadas pelo campo de energia/ser humano unitário. Martha Rogers, Margaret Newman e Rosemarie Rizzo Parse.

O termo diagnóstico estava presente na literatura da área desde 1950, quando Louise McManus, em conferência pronunciada no Teachers College, em Nova York, se referiu à função específica da enfermeira como sendo a identificação ou diagnóstico do problema e o reconhecimento de seus aspectos inter-relacionados, assim como a decisão sobre as ações a serem implementadas para sua solução.
De acordo com essa afirmação, assinale a alternativa correta.
a. A etapa diagnóstica não estava incluída no PE até 1973, quando foi realizada a primeira conferência para classificação de diagnósticos de enfermagem usando tanto o processo de raciocínio recreativo quanto o condutivo.
b. Provocou uma mudança no pensamento, alterando a ênfase anterior na identificação e solução de problemas para a ênfase no raciocínio diagnóstico e no pensamento crítico.
c. Uma vez que um diagnóstico de enfermagem é feito, especifica-se um resultado a ser alcançado obrigatoriamente.
d. Por se tratar de processo dinâmico, ele passa por alterações do seu entendimento, o que é muito negativo para o processo.
e. Diagnósticos de enfermagem se baseiam nos diagnósticos médicos para propor a intervenção.

Para Wanda A. Horta (1979) a operacionalização do Processo de Enfermagem é feita por meio de seis fases: histórico de enfermagem, diagnósticos de enfermagem, plano assistencial, plano de cuidados ou prescrição de enfermagem, evolução de enfermagem e prognóstico. A taxonomia Nanda/NIC/NOC surgiu mais tarde como estratégia de operacionalização das diversas fases do processo.
Assim, as taxonomias Nanda, NIC e NOC se referem a qual parte do processo de enfermagem, respectivamente?
a. Evolução, diagnóstico e prescrição de enfermagem.
b. Diagnóstico, evolução e prescrição de enfermagem.
c. Diagnóstico, prescrição e evolução de enfermagem.
d. Prescrição, diagnóstico e evolução de enfermagem.
e. Evolução, prescrição e diagnósticos de enfermagem.

Para obter o respeito e hegemonia desejados, há órgãos fiscalizadores, legisladores e de suporte para desenvolvimento de novas práticas. São órgãos de classe e suas atribuições corretas exceto qual das alternativas a seguir?
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e os seus respectivos Conselhos Regionais (Corens) determinam condições de trabalho e salariais.
a. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e os seus respectivos Conselhos Regionais (Corens) determinam condições de trabalho e salariais.
b. Compete aos Corens deliberar sobre inscrição no Conselho, bem como o seu cancelamento; disciplinar e fiscalizar o exercício profissional, observadas as diretrizes gerais do Cofen.
c. O Conselho Internacional de Enfermagem (ICN) trabalha para assegurar cuidados de Enfermagem de qualidade para todos e políticas de saúde idôneas a nível global.
d. A ABEn objetiva representar a enfermagem, nacional e internacionalmente; no trabalho, promover, estimular e divulgar pesquisas da área de enfermagem.
e. O Sindicato dos Enfermeiros é responsável pela defesa dos direitos do trabalhador.

Uma sociedade de especialistas visa ao reconhecimento profissional e ao aprimoramento do exercício da profissão através da interação científica e política entre seus membros.
É correto afirmar que:
a. As sociedades de especialistas oferecem assessoria jurídica, estudos, debates e seminários, além de benefícios como convênios de serviços a todos os profissionais, independentemente da filiação.
b. As sociedades trabalham em conjunto com os Corens e o Cofen, recebendo verbas destes para manutenção.
c. Têm o objetivo de desenvolvimento social, político e cultural dos seus associados, oferecendo serviços que auxiliam e facilitam o exercício da profissão.
d. Oferecem reuniões de aprofundamento sobre os assuntos referentes à sociedade, bem como colocação profissional.
e. Auxiliam os pacientes portadores das doenças estudadas nas sociedades de especialistas.

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A assistência de enfermagem começou a ter seu corpo científico formado após os registros e estudos realizados por seus profissionais. Para obter registros sérios e relevantes, buscou-se a organização da ação e de seus resultados. As ações sistematizadas e inter-relacionadas, ou seja, o processo de enfermagem (PE). Está INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Dispensa a necessidade de comunicação com outras categorias profissionais.
	Respostas:
	a. 
Representa uma abordagem ética e humanizada de enfermagem.
	
	b. 
Foca na resolução de problemas dirigidos às necessidades de cuidados de enfermagem e saúde de um cliente.
	
	c. 
É uma atividade regulamentada pela Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.
	
	d. 
Permite utilizar o conhecimento e habilidade de forma organizada e orientada.
	
	e. 
Dispensa a necessidade de comunicação com outras categorias profissionais.
	Feedback da resposta:
	RESPOSTA CORRETA: E 
Comentário: Viabilizar a comunicação do enfermeiro com outros profissionais e demais colegas de outras especialidades é um dos objetivos do Processo de Enfermagem/ Sistematização da Assistência de Enfermagem.
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A contribuição das linguagens padronizadas à prática e ao desenvolvimento da Enfermagem é detalhada nos conceitos NNN – classificação de diagnósticos de Enfermagem da North American Nursing Diagnosis Association (Classificação de Intervenções da Nursing Interventions Classification) e classificação de resultados de Enfermagem da Nursing Outcomes Classification. Dependendo da instituição, a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem e os termos do projeto Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva podem representar a linguagem utilizada nas etapas do processo de enfermagem. As siglas para cada fase da classificação e demais classificações são, respectivamente:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Nanda, NIC, NOC, Cipe e Cipesc.
	Respostas:
	a. 
Nanda, NIC, NOC, Cipe e Cipesc.
	
	b. 
NOC, NIC, Cipe, Cipesc e Nanda.
	
	c. 
NNN, Cipesc e Cipe.
	
	d. 
NIC, NOC, Nanda, Cipesc e Cipe.
	
	e. 
Nanda, NOS, NIC, Cipesc e Cipe.
	Feedback da resposta:
	RESPOSTA CORRETA: A 
Comentário: Enfermagem da North American Nursing Diagnosis Association (Nanda), classificação de intervenções da Nursing Interventions Classification (NIC) e classificação de resultados de Enfermagem da Nursing Outcomes Classification (NOC). Dependendo da instituição, a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (Cipe®) e os termos do projeto Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva (Cipesc).
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A partir da década de 1970 até a década de 1990, presenciou-se o aparecimento das classificações de enfermagem (diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem), uma vez que a área necessitava de linguagem própria que veiculasse os elementos da sua prática. Isso significa que, referente aos diagnósticos de enfermagem, podemos afirmar, exceto que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
Dispensam uma base de pesquisa, sendo aplicáveis na prática clínica e passíveis de desenvolvimento de teorias próprias das ciências aplicadas como a enfermagem.
	Respostas:
	a. 
Os diagnósticos, intervenções e resultados veiculam conceitos que podem ser vistos no mundo real.
	
	b.
Os diagnósticos possuem uma definição conceitual e atributos, tais como características definidoras e fatores relacionados ou de risco.
	
	c.
Dispensam uma base de pesquisa, sendo aplicáveis na prática clínica e passíveis de desenvolvimento de teorias próprias das ciências aplicadas como a enfermagem.
	
	d. 
As classificações são ferramentas necessárias para a comunicação de uns com os outros.
	
	e. 
Preveem ações para as intervenções e indicadores para os resultados.
	Feedback da resposta:
	RESPOSTA CORRETA: C 
Comentário: O estudo e as bases científicas são exigência para a proposta de um diagnóstico de enfermagem.
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	No início da década de 1960, os profissionais enfermeiros, conscientes da necessidade de teorizar, foram buscar conhecimento sobre o que é teoria, seus elementos componentes e estratégias para desenvolvê-las em outros campos do saber, produzindo maior aprendizado nas áreas da filosofia e da ciência e o aumento da habilidade para reflexão crítica. Podem ser orientadas por categorias, que são:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
Orientadas para as necessidades humanas e problemas, orientadas para interação, orientadas pelo campo de energia/ser humano unitário, orientadas para os sistemas.
	Respostas:
	a.
Orientadas para as necessidades humanas e problemas, orientadas para intervenção, orientadas pelo campo de energia/ser humano, orientadas para as doenças.
	
	b.
Orientadas para as vontades humanas e problemas, orientadas para interação, orientadas pelo campo de força cósmica/ser humano unitário, orientadas para os sistemas.
	
	c.
Orientadas para as necessidades humanas e problemas, orientadas para interação, orientadas pelo campo de energia/ser humano unitário, orientadas para os sistemas públicos de saúde.
	
	d.
Orientadas para as necessidades físicas humanas e problemas, orientadas para interação entre a sociedade e serviço, orientadas pelo campo de energia/ser humano unitário, orientadas para os sistemas.
	
	e.
Orientadas para as necessidades humanas e problemas, orientadas para interação, orientadas pelo campo de energia/ser humano unitário, orientadas para os sistemas.
	Feedback da resposta:
	RESPOSTA CORRETA: E 
Comentário: Quando orientadas para as necessidades humanas e problemas, focam as necessidades e os problemas que os pacientes/clientes têm, buscando preenchê-los e corrigi-los utilizando o PE. Quando orientadas para interação, focam o processo de comunicação no preenchimento das necessidades do paciente/cliente. Quando orientadas pelo campo de energia/ser humano unitário, acreditam que as pessoas são campos de energia em constante interação com o seu ambiente ou com o universo. Quando orientadas para os sistemas, sugerem que o homem é composto de muitas partes ou subsistemas que, quando juntos, são mais diferentes do que sua soma.
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O Processo de Enfermagem, também denominado Sistematização da Assistência de Enfermagem, possui fases e em cada uma delas os enfermeiros empregam seus conhecimentos. Analise as afirmações a seguir e responda quais estão corretas. 
I- Os enfermeiros devem se embasar somente nos diagnósticos médicos para planejar e cuidar dos pacientes. 
II- A prescrição de enfermagem é uma orientação por escrito dos cuidados de enfermagem que os enfermeiros realizam sem o envolvimento dos pacientes ou familiares. 
III- Para a elaboração das Prescrições de Enfermagem é importante estabelecer quais devem ser os cuidados, qual a frequência e em que horários estes cuidados devem ser realizados. 
IV- Para pacientes internados em hospitais, as Prescrições de Enfermagem não precisam ser escritas diariamente, pois pouco é alterado.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
As afirmativas I, II e IV estão incorretas.
	Respostas:
	a. 
Todas as afirmativas estão corretas.
	
	b. 
As afirmativas I, II e IV estão incorretas.
	
	c. 
Somente a afirmativa II está correta.
	
	d. 
Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	e. 
Somente a afirmativa IV está incorreta.
	Feedback da resposta:
	RESPOSTA CORRETA: B 
Comentário: I. Os enfermeiros devem se embasar somente nos dados obtidos pela avaliação do paciente para planejar e cuidar dos pacientes. II. A prescrição de enfermagem é uma orientação por escrito dos cuidados de enfermagem que os enfermeiros realizamcom o envolvimento dos pacientes ou familiares para melhor aderência ao tratamento. IV. Para pacientes internados em hospitais, as prescrições de enfermagem devem ser escritas diariamente ou nos períodos mais adequados à gravidade do paciente.
	
	
	
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O cuidado está centrado na independência da pessoa e na satisfação das suas necessidades fundamentais ou na sua capacidade de realizar os seus autocuidados. Esta definição se refere a qual orientação e quem são os principais teóricos?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
Orientadas para as necessidades humanas e problemas. Florence Nightingale, Lydia Hall, Jean Watson, Virginia Henderson, Dorothea Orem, Faye Abdellah e Wanda de Aguiar Horta.
	Respostas:
	a.
Orientadas para os sistemas. Florence Nightingale, Lydia Hall, Jean Watson, Virginia Henderson, Dorothea Orem, Faye Abdellah e Wanda de Aguiar Horta.
	
	b.
Orientadas para interação. Hildegard Peplau, Josephine Paterson, Loretta Zderad, Ida Orlando, Joyce Travelbee, Helen Erickson, Evelyn Tomin, Mary Ann Swain, Ernestine Wiedenbach, Imogene King, Anne Boykin e Savina O. Schoenhofer.
	
	c.
Orientadas pelo campo de energia/ser humano unitário. Hildegard Peplau, Josephine Paterson, Loretta Zderad, Ida Orlando, Joyce Travelbee, Helen Erickson, Evelyn Tomin, Mary Ann Swain, Ernestine Wiedenbach, Imogene King, Anne Boykin e Savina O. Schoenhofer.
	
	d.
Orientadas para as necessidades humanas e problemas. Florence Nightingale, Lydia Hall, Jean Watson, Virginia Henderson, Dorothea Orem, Faye Abdellah e Wanda de Aguiar Horta.
	
	e. 
Orientadas pelo campo de energia/ser humano unitário. Martha Rogers, Margaret Newman e Rosemarie Rizzo Parse.
	Feedback da resposta:
	RESPOSTA CORRETA: D 
Comentário: Quando orientadas para as necessidades humanas e problemas, focam as necessidades e os problemas que os pacientes/clientes têm, buscando preenchê-los e corrigi-los utilizando o PE. O cuidado está centrado na independência da pessoa e na satisfação das suas necessidades fundamentais, ou na sua capacidade de realizar os seus autocuidados. São teoristas que se apoiam nessa categoria: Florence Nightingale, Lydia Hall, Jean Watson, Virginia Henderson, Dorothea Orem, Faye Abdellah e Wanda de Aguiar Horta.
	
	
	
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O termo diagnóstico estava presente na literatura da área desde 1950, quando Louise McManus, em conferência pronunciada no Teachers College, em Nova York, se referiu à função específica da enfermeira como sendo a identificação ou diagnóstico do problema e o reconhecimento de seus aspectos inter-relacionados, assim como a decisão sobre as ações a serem implementadas para sua solução. De acordo com essa afirmação, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
Provocou uma mudança no pensamento, alterando a ênfase anterior na identificação e solução de problemas para a ênfase no raciocínio diagnóstico e no pensamento crítico.
	Respostas:
	a.
A etapa diagnóstica não estava incluída no PE até 1973, quando foi realizada a primeira conferência para classificação de diagnósticos de enfermagem usando tanto o processo de raciocínio recreativo quanto o condutivo.
	
	b.
Provocou uma mudança no pensamento, alterando a ênfase anterior na identificação e solução de problemas para a ênfase no raciocínio diagnóstico e no pensamento crítico.
	
	c. 
Uma vez que um diagnóstico de enfermagem é feito, especifica-se um resultado a ser alcançado obrigatoriamente.
	
	d. 
Por se tratar de processo dinâmico, ele passa por alterações do seu entendimento, o que é muito negativo para o processo.
	
	e. 
Diagnósticos de enfermagem se baseiam nos diagnósticos médicos para propor a intervenção.
	Feedback da resposta:
	RESPOSTA CORRETA: B 
Comentário: Esse fato muda o entendimento do PE, de um processo lógico, linear, de solução de problemas, para um processo dinâmico, em espiral ascendente e recorrente, que nos auxilia a gerenciar a informação sobre a clientela e a tomar decisões sobre as ações e intervenções profissionais que ela demanda.
	
	
	
Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Para Wanda A. Horta (1979) a operacionalização do Processo de Enfermagem é feita por meio de seis fases: histórico de enfermagem, diagnósticos de enfermagem, plano assistencial, plano de cuidados ou prescrição de enfermagem, evolução de enfermagem e prognóstico. A taxonomia Nanda/NIC/NOC surgiu mais tarde como estratégia de operacionalização das diversas fases do processo. Assim, as taxonomias Nanda, NIC e NOC se referem a qual parte do processo de enfermagem, respectivamente?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Diagnóstico, prescrição e evolução de enfermagem.
	Respostas:
	a. 
Evolução, diagnóstico e prescrição de enfermagem.
	
	b. 
Diagnóstico, evolução e prescrição de enfermagem.
	
	c. 
Diagnóstico, prescrição e evolução de enfermagem.
	
	d. 
Prescrição, diagnóstico e evolução de enfermagem.
	
	e. 
Evolução, prescrição e diagnósticos de enfermagem.
	Feedback da resposta:
	RESPOSTA CORRETA: C. 
Comentário: Diagnóstico de enfermagem elencando prioridades, a prescrição propondo tratamento e intervenções que serão avaliadas através da evolução e identificando se foram atingidos os objetivos.
	
	
	
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Para obter o respeito e hegemonia desejados, há órgãos fiscalizadores, legisladores e de suporte para desenvolvimento de novas práticas. São órgãos de classe e suas atribuições corretas exceto qual das alternativas a seguir?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e os seus respectivos Conselhos Regionais (Corens) determinam condições de trabalho e salariais.
	Respostas:
	a.
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e os seus respectivos Conselhos Regionais (Corens) determinam condições de trabalho e salariais.
	
	b.
Compete aos Corens deliberar sobre inscrição no Conselho, bem como o seu cancelamento; disciplinar e fiscalizar o exercício profissional, observadas as diretrizes gerais do Cofen.
	
	c.
O Conselho Internacional de Enfermagem (ICN) trabalha para assegurar cuidados de Enfermagem de qualidade para todos e políticas de saúde idôneas a nível global.
	
	d.
A ABEn objetiva representar a enfermagem, nacional e internacionalmente; no trabalho, promover, estimular e divulgar pesquisas da área de enfermagem.
	
	e. 
O Sindicato dos Enfermeiros é responsável pela defesa dos direitos do trabalhador.
	Feedback da resposta:
	RESPOSTA CORRETA: A 
Comentário: O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e os seus respectivos Conselhos Regionais (Corens) foram criados em 12 de julho de 1973 por meio da Lei nº 5.905. Juntos, formam o Sistema Cofen/Conselhos Regionais. Desde sua criação, amadurece no papel legislador e confere respaldo ético profissional para profissionais, pacientes e clientes. O Cofen é filiado ao Conselho Internacional de Enfermeiros em Genebra, sendo responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem. As principais atividades do Cofen são normatizar e expedir instruções para uniformidade de procedimentos e bom funcionamento dos Conselhos Regionais; apreciar em grau de recurso as decisões dos Corens; aprovar anualmente as contas e a proposta orçamentária da autarquia, remetendo-as aos órgãos competentes e promover estudos e campanhas para aperfeiçoamento profissional.
	
	
	
Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Uma sociedade de especialistas visa ao reconhecimento profissional e ao aprimoramento do exercício da profissão através da interação científica e política entre seus membros. É correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
Têm o objetivode desenvolvimento social, político e cultural dos seus associados, oferecendo serviços que auxiliam e facilitam o exercício da profissão.
	Respostas:
	a.
As sociedades de especialistas oferecem assessoria jurídica, estudos, debates e seminários, além de benefícios como convênios de serviços a todos os profissionais, independentemente da filiação.
	
	b. 
As sociedades trabalham em conjunto com os Corens e o Cofen, recebendo verbas destes para manutenção.
	
	c.
Têm o objetivo de desenvolvimento social, político e cultural dos seus associados, oferecendo serviços que auxiliam e facilitam o exercício da profissão.
	
	d. 
Oferecem reuniões de aprofundamento sobre os assuntos referentes à sociedade, bem como colocação profissional.
	
	e. 
Auxiliam os pacientes portadores das doenças estudadas nas sociedades de especialistas.
	Feedback da resposta:
	RESPOSTA CORRETA: C 
Comentário: As sociedades de especialistas têm o objetivo de desenvolvimento social com novas propostas estudadas e que auxiliam o cuidado político para reconhecimento profissional e melhores oportunidades de desenvolvimento e cultural com atividades de estudos dos seus associados, oferecendo serviços que auxiliam e facilitam o exercício da profissão.

Mais conteúdos dessa disciplina