Buscar

conceito de justiça

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fonte: Que Conceito. Disponível em: <http://queconceito.com.br/wp-content/uploads/Justi%C3%A7a.jpeg>. 
Um conceito abstrato que faz relação a termos morais. A justiça é difícil de ser definida, ainda que a maioria das pessoas possa entender seu significado sem poder explica-lo de uma maneira correta e bem definida. A justiça é uma expressão voltada e determinada que tem que ver com a determinação da ordem e a aplicação das leis. A justiça deve ser aplicada de igual modo a todos os indivíduos que fazem parte de uma sociedade. Nada nem ninguém estão isentos da aplicação das leis provenientes da justiça como um todo. Para se definir justiça devemos compreender que este termo é aplicado desde a antiguidade onde, por exemplo, na bíblia, aparecem os juízes como governantes de um povo durante um longo período em que ao estudo das caudas dos cidadãos e a aplicação das leis, eram realizadas por homens que aplicavam justiça de acordo com as leis do seu tempo e que estavam baseadas nas leis ditadas pelo Deus dos Hebreus.
O caso acima é especificamente religioso, porém a base da justiça é a mesma em todas as idades do ser humano. A justiça se faz presente para estabelecer uma organização mais equilibrada onde todos aparecem como iguais na hora de receber um julgamento e uma sentença que são funções daqueles que estão relacionados com a mesma.
 Justiça como conceito é um ideal a alcançar, e até o momento o conceito de Platão sobre a justiça é provavelmente o que merece maior respeito. O filósofo ateniense que viveu entre 427 a 347 a.C, já na sua época, preocupou-se em encontrar uma definição de justiça. Também temos que considerar que Trasímaco (discípulo de Sócrates), quando afirmava que a justiça é o que dispõe o mais poderoso, que é o que em última instância, quem decide realmente o que é ou não é justo. A ideia de justiça é variável em cada tempo e em cada cultura, e se baseia na percepção ou sensação comum de algo é valioso ou carece de valor, para qualificá-lo como justo ou injusto.
O símbolo da justiça é muito conhecido. A justiça é representada por uma mulher com os olhos vendados, representando que a justiça é cega, e uma balança, indicando que com a justiça se busca o equilíbrio.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando