Buscar

Resolução de Questões sobre Economia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS DE APUCARANA
LORENA CRISTINA DE OLIVEIRA FERNANDES
ECONOMIA DE EMPRESAS
Lista I: Exercícios
 Profª Paula Carneiro 
APUCARANA, 18 DE SETEMBRO DE 2014
1) Um bem inferior, por definição, é aquele;
a) que não será comprado pelos consumidores, a não ser a preços muito baixos.
b) cuja quantidade comprada irá diminuir se o seu preço cair.
c) cuja utilidade marginal é zero ou negativa.
d) cuja quantidade consumida irá diminuir se o rendimento do consumidor aumentar.
e) que não é descrito por nenhuma das alternativas anteriores. 
Justificativa: Letra B - Bem Inferior é um bem para o qual, tudo o mais mantido constante, um aumento da renda leva a uma diminuição da demanda. 
2) Qual dos seguintes fatores determina uma deslocamento da curva da procura?
a) um aumento no preço do bem
b) uma diminuição no rendimento
c) um deslocamento na curva da oferta do bem 
d) todos os fatores acima mencionados. 
Justificativa: Letra B – Uma mudança na variável renda, representa um deslocamento na curva de demanda. 
3) Apenas um dos acontecimentos abaixo descritos não desloca a curva da procura de carne bovina para uma nova posição:
a) um aumento do preço de algum produto substituto da carne.
b) um aumento do rendimento dos consumidores de carne.
c) uma queda no preço da carne.
d) uma ampla campanha publicitária realizada pelos produtores de carne de aves que concorre com a carne bovina.
e) uma mudança nos gostos do público.
Justificativa: Letra C – Uma mudança na variável preço representa um movimento ao longo da curva de demanda (quantidade demandada), não um deslocamento da curva de demanda. 
4) Admita uma procura caracterizada pela seguinte função D = 16 - 2p, onde D é a quantidade procurada expressa em toneladas/ano e p o preço medido em unidades monetárias.
a) Represente graficamente esta função D e interprete.
Justificativa e Interpretação: Atribuindo dados a função demanda: D =16 -2p e construindo o gráfico, foi possível as seguintes interpretações: Função do primeiro grau (reta) com característica decrescente – Quanto maior o preço (unidades monetárias) menor será quantidade demandada (toneladas/ano), relação inversamente proporcional.
b) Se o preço aumentasse de 3 para 5 unidades monetárias, a curva D seria ainda válida?
Justificativa: A curva de demanda ainda seria válida, pois uma alteração no preço resultaria em uma alteração apenas na quantidade demandada, e não na curva de demanda. 
c) Que consequências teria o fato do aumento do poder de compra dos consumidores provocar um crescimento das compras de 4 toneladas/ano, para qualquer preço?
Justificativa: O aumento do poder de compra dos consumidores (renda), provocaria um deslocamento da curva de demanda para a direita (aumento da demanda), pois uma alteração na variável renda resulta em movimento da curva de demanda.
Represente graficamente:
d) Se as preferências dos consumidores se alterassem no sentido de consumirem outro bem em vez deste, modificar-se-ia a curva da procura inicial? Justifique.
Justificativa: A curva de demanda iria ser alterada, pois uma mudança na variável gosto dos consumidores, tem como resultado deslocamento da curva de demanda. Neste caso haveria um deslocamento para a esquerda, recuando a curva de demanda. 
5) A oferta de um bem é dada pela expressão S = 2p, onde s é a quantidade oferecida em tonelada(s)/ano e p é o preço em unidades monetárias.
a) Represente graficamente esta função S e interprete.
 Justificativa e Interpretação: Atribuindo dados a função Oferta: S= 2p e construindo o gráfico, foi possível as seguintes interpretações: Função do primeiro grau (reta) com característica crescente – Quanto maior o preço (unidades monetárias) maior será quantidade ofertada (toneladas/ano), relação diretamente proporcional.
b) Quando o preço baixa de p = 7 para p = 5, quais as consequências ao nível da oferta?
Justificativa: Uma deslocamento apenas dentro da própria curva de oferta, sem alteração da curva, pois uma alteração no preço resultaria em uma modificação apenas na quantidade ofertada, neste caso uma diminuição do preço de p = 7 para p = 5 ; teria como resultado uma diminuição na quantidade ofertada de q = 14 para q = 10.
c) Suponha que, ceteris paribus, se regista um aumento do custo de um insumo. Quais os efeitos sobre o preço e quantidade de equilíbrio? Justifique recorrendo à ilustração gráfica.
Justificativa e Interpretação: O aumento do preço do insumo, gera um deslocamento da curva de oferta para a esquerda, diminuindo a oferta dos vendedores/produtores . Com a nova curva de oferta, tem-se um novo equilíbrio, o resultado: preço de equilíbrio maior e quantidade de equilíbrio menor.
06) Admita D = 16 - 2p e S = 2p.
Gráfico - Resolução dos Exercícios:
a) Defina o equilíbrio de mercado. 
Justificativa: Uma situação na qual o preço de mercado atingiu o nível em que a quantidade ofertada é igual a quantidade demandada. O ponto onde ocorre intersecção das curvas de oferta e demanda, o qual se chama ponto equilíbrio de mercado. O preço nessa intersecção é chamado preço de equilíbrio, e a quantidade é denominada quantidade de equilíbrio. O equilíbrio dar-se-á no preço de 4 unidades monetárias, quando a quantidade ofertada: 8 , é igual a quantidade demandada: 8 - quantidade de equilíbrio igual a 8.
b) Qual o equilíbrio de mercado quando o poder de compra dos consumidores aumenta 4 toneladas/ano para qualquer preço?
Justificativa: O aumento do poder de compra dos consumidores (renda) proporciona um deslocamento para a direita da curva de demanda, tendo como resultado um novo ponto de equilíbrio de mercado: preço de equilíbrio 5 unidades monetárias, quantidade de equilíbrio: 10. 
c) Admitindo que os produtores consigam impor um preço de 7 unidades monetárias no mercado, quais são as consequências deste fato na situação inicial? E se o preço fosse 3 u.m.?
Justificativa: Com a imposição do preço para 7 unidades monetárias haverá um movimento ao longo da curva de oferta, aumentando a quantidade ofertada para 14. Com a mudança dentro da curva de oferta o mercado entrará em desequilíbrio, pois ao preço de 7 UM, os consumidores estarão dispostos a comprar a quantidade de apenas 2. Haverá um excesso de oferta no mercado. Com o preço a 3 unidades monetárias haverá um movimento ao longo da curva de oferta, diminuindo a quantidade ofertada para 6. Com a mudança, o mercado entrará em desiquilíbrio, pois ao preço de 3 UM, os consumidores estarão dispostos a comprar a quantidade de 10. Haverá um excesso de demanda no mercado.
07. Admita as seguintes expressões de curvas da procura e da oferta de um dado produto:
D=2000 - 10p
S=130 + 7p
Calcule a quantidade e o preço de equilíbrio de mercado.
Justificativa: 
2000 – 10P = 130 + 7P 
 2000 – 130 = 7P + 10P 
 1870 = 17P 
 P = 110 
130 + 7P
130 + 7(110)
900
 
2000 – 10P 
2000 – 10(110)
900
 Preço de equilíbrio = 110 Unidades Monetárias; Quantidade de equilíbrio= 900
08) Para um preço inferior ao preço de equilíbrio,
a) há excesso de procura
b) há excesso de oferta
c) o excedente do consumidor é sempre menor do que ao preço de equilíbrio
d) as alternativas a) e c) são verdadeiras
Justificativa: Letra A – Quando o preço de mercado está abaixo do preço de equilíbrio, a quantidade demandada de um bem excede a quantidade ofertada. Há um excesso de demanda do bem: os compradores não conseguem comprar tudo que querem ao preço vigente, pois ocorrerá uma escassez desse bem.
09) O que representa o ponto de equilíbrio de mercado?
Justificativa: O ponto de equilíbrio
de mercado representa a intersecção entre as curvas de oferta e demanda; situação em que a determinado preço, a quantidade demandada é igual a quantidade ofertada. Ponto onde consumidores e vendedores estão totalmente satisfeitos. 
10) Defina Demanda e Oferta.
Justificativa: Demanda – A Demanda trata do comportamento dos consumidores, mensura o quanto estão dispostos a comprar/consumir. E pode ser divida em duas: Demanda individual e Demanda de mercado; a demanda individual é a demanda de cada individuo, e a demanda de mercado é a soma da demanda de todos os indivíduos somada. A demanda é regida pela seguinte lei: Tudo o mais mantido constante, a quantidade demandada de um bem diminui quando o preço aumenta, relação preço x quantidade inversamente proporcional. Entende-se por Quantidade Demandada: a quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar; e Curva de Demanda: gráfico da relação preço quantidade Demandada. 
Oferta - A Oferta trata do comportamento dos vendedores/produtores, mensura o quanto estão dispostos a vender/produzir. E pode ser divida em duas: oferta individual e oferta de mercado; a oferta individual é a oferta de cada vendedor/produtor, e a oferta de mercado é a soma da oferta de todos os eles somada. A oferta é regida pela seguinte lei: Tudo o mais mantido constante, a quantidade ofertada de um bem aumenta quando o preço aumenta, relação preço x quantidade diretamente proporcional. Entende-se por Quantidade ofertada: a quantidade de um bem que os vendedores/produtores estão dispostos e aptos a vender/produzir; e Curva de oferta : gráfico da relação preço quantidade ofertada.
Bibliografia
GALVES, C. Manual de Economia Política Atual. 15ª. ed. [S.l.]: Forense Universitária, 2004.
MANKIW, N. G. Introdução à Economia. 6ª. ed. [S.l.]: Cengage Learning, 2014.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando