A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
atividade 04

Pré-visualização | Página 1 de 2

CURSO:	PEDAGOGIA 
DISCIPLINA	: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I
PROFESSORA Ma.: NOHAD MOUHANNA FERNANDES
ATIVIDADE 4
 (Valor: 2,5)
AULA 7 - O DISCURSO ARGUMENTATIVO.
AULA 8 - RESUMO E RESENHA CRÍTICA.
Os exercícios a seguir são referentes às aulas 7 e 8. Você deverá enviar este arquivo com as atividades respondidas pelo Portfólio 4. 
OBS.: individual. 
LEMBRETE: leia as orientações sobre o Cronograma de Postagem de Atividades na ferramenta Agenda e também no Plano de ensino da disciplina e envie os arquivos de atividades nas datas previstas, preferencialmente no prazo normal. As atividades são avaliativas e há uma data de encerramento de postagem. 
Cronograma de postagem desta atividade
Fique atento(a)!
	Portfólio de atividades
	Prazo normal
	Prorrogação I
(redução de 0,3 na nota final do aluno)
	Prorrogação II
(redução de 0,5 na nota final do aluno)
	Portfólio 4
Atividades das aulas 7 e 8 
	31/03 a /13/04
	14/04 a 16/04
	17/04 a 19/04
	Obs.: cada arquivo de atividades deve ser enviado no Portfólio informado, portanto, não envie em Portfólio divergente.
ATENÇÃO!
 É de extrema importância que você:
 - estude as aulas antes e durante a resolução dos exercícios;
- leia com bastante atenção os enunciados das questões para que responda de forma adequada ao solicitado;
- escreva de forma coerente e coesa e de acordo com a norma culta da língua portuguesa;
- confira suas respostas antes de enviar o arquivo, pois não será possível refazer a atividade;
- observe o prazo estipulado para o envio, pois não serão aceitas atividades fora do prazo;
- não use meios fraudulentos para resolver as atividades individuais. Atividades com respostas iguais às do colega ou com plágio (cópias tiradas da internet) receberão nota ZERO.
BOM TRABALHO!!!
Atenção! As respostas das questões objetivas devem ser, obrigatoriamente, transcritas para o Quadro de Respostas, que será o único instrumento válido para correção. O Quadro encontra-se após a segunda atividade.
1) (Amaral [et al], 2006) O jornal O Estado de S. Paulo publicou uma reportagem sobre um relatório da ONU que analisava as desigualdades sociais no mundo. Integrava a reportagem um artigo a respeito da situação do Brasil quanto aos aspectos apresentados no relatório. O título do artigo, de autoria do jornalista Fernando Dantas, era o seguinte:
“Nível é muito ruim, mas progresso tem sido bastante rápido”
Lendo apenas esse título, o leitor poderia antecipar que, ao longo de seu artigo, o jornalista (0,25)
a) daria ênfase aos aspectos negativos das desigualdades sociais no Brasil.
b) iria explicitar seu pessimismo quanto aos avanços da diminuição das diferenças sociais em nosso país.
c) iria fazer uma abordagem ufanista do sucesso alcançado pelo Brasil na superação das desigualdades sociais.
d) priorizaria os aspectos positivos dos resultados alcançados pelo país até aquele momento, sem, no entanto, deixar de fazer referência aos aspectos negativos.
e) iria se posicionar de forma neutra em relação ao assunto, ou seja, ele não se mostraria nem otimista, nem pessimista quanto aos resultados alcançados pelo país na diminuição das desigualdades sociais.
2) (Adaptada - COPESE – UFPI, 2015) Considere o texto a seguir para responder à questão: (0,25)
O título “Envelhecer ou escolher?” se relaciona ao conteúdo do texto por que:
a) a tese defendida no texto é a de que, se as pessoas escolherem hábitos alimentares mais saudáveis, envelhecerão melhor.
b) a tese defendida no texto é a de que as pessoas podem viver melhor se escolherem deixar para trás tudo que é velho.
c) a tese defendida no texto é a de que a maneira como acontece o envelhecimento depende de que atitudes as pessoas escolhem tomar diante dele.
d) a tese defendida no texto é a de que, para se ter um envelhecimento saudável, é preciso escolher atividades físicas adequadas.
e) a tese defendida no texto é a de que se devem seguir exemplos de pessoas que envelheceram bem.
ATENÇÃO! Preencha, no quadro abaixo, a alternativa correspondente à resposta de cada questão - de 1 a 2. Somente este quadro será considerado na correção destas questões.
QUADRO DE RESPOSTAS 
	1
	2
	D
	C
3) Proposta de Redação (valor: 1,5)
Leia esta charge:
A partir da leitura da charge, que serve de motivação para inspirá-lo e contextualizá-lo em relação ao comportamento corrupto das pessoas no cotidiano, demonstre o seu posicionamento sobre esse tema em um texto dissertativo-argumentativo, obedecendo às seguintes instruções:
- dê um título adequado;
- redija três parágrafos: introdução, desenvolvimento e conclusão;
- escreva com as suas palavras, em norma culta da língua portuguesa, de forma coerente e coesa, empregando linguagem objetiva (não use primeira pessoa do singular); caso haja cópia de qualquer natureza (mesmo que seja de apenas um pequeno trecho), sua atividade será anulada.
- não exceda o limite de 25 linhas, respeite as margens e use Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas. 
Responta:
Práticas da corrupção
Está se tornando, cada vez mais comum se tornar um corrupto. Talvez por uma questão cultural no país, que ficou facil ser corrompido.
As pessoas, não todas se tornam corruptas pelo simples fato de ser fácil, não se percebe que o simples ato de furar uma fila, ou estacionar em lugar proibado, ou talvez o “famoso jeitinho brasileiro” já vai se trilhando um caminho, acaba que se acostumundo a esse estilo, o Brasil tem se tornado o país mais corrupto do mundo, porque não se tem a cultura de punição de ser correto, é facil para todo mundo, “fazer um favorzinho aqui outro ali”, se pagar para conseguir mais rápido. 
Aconteceu que perdeu o controle dessa situção, vai se gastar muitos anos para tentar se concertar esse estilo de vida facil para os brasileiros, começando a mudança pelo gorveno, banindo as pessoas corruptas que conduzem o país e que tem “poderes”, assim as pessoas vendo que é errado, elas acabam tomando consciência e não fazendo mais essas práticas e tendo essas condutas. 
Assim quando os filhos dos filhos, conhecera e vivera, em um país melhor, pois não conheceram essas práticas e isso ficara no passado de um gorveno ruim.
TEXTO PARA A QUESTÃO 4:
LYRA FILHO, Roberto. O Que é Direito, 17 ed . S.P.: Brasiliense, 1999 (Primeiros Passos; 62), 93 p.
 
Nesta obra, Roberto Lyra Filho se propõe a explicar o que é o Direito. Em linguagem simples, e freqüentemente até mesmo entremeada de termos mais explícitos e de gírias do cotidiano, raramente utilizados em textos jurídicos, o autor consegue tornar mais fácil e agradável a sua empreitada. Roberto Lyra Filho, falecido em 1986, foi professor titular de Filosofia e Sociologia Jurídica da Universidade de Brasília e é sobre o seu profundo embasamento filosófico, histórico e sociológico que ele constrói seu estudo, para concluir que “O Direito é o reino da libertação, cujos limites são determinados pela própria liberdade,....e que o Direito e a Moral são “conquistas sociais, históricas e fortemente condicionadas pela estrutura social, onde emergem, na oposição, no contraste de modelos diversos, conforme a divisão de classes e grupos dominadores e dominados, cujas normas estão sujeitas aos critérios de legitimidade, histórica também, isto é, definida pelo padrão mais avançado, ao nível do tempo presente”. (p.90) Evidentemente, a obra reflete a experiência educacional do autor e, pela sua simplicidade, a sua leitura pode ser recomendada para os alunos do curso de graduação, mas pode ser também de muita utilidade por todos os operadores do Direito, pela maneira clara, precisa e original com que o autor relaciona e simplifica a conceituação e o entendimento de idéias centrais dos estudos jurídicos, tais como direito, lei, ideologia, justiça, poder, direito natural, positivismo e outras. A obra está dividida em cinco capítulos: 1) direito e lei; 2) ideologias jurídicas;