Buscar

Exercícios de patologia básica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		Analise a figura abaixo.
(   ) É característico do desenvolvimento de uma neoplasia malígna.
(   ) É observado o processo de metástase.
(   ) Ainda não é observado a presença de células neoplásicas na corrente sanguínea.
(   ) Esse figura representa apenas um processo inflamatório.
(   ) Na terceira parte da figura o tumor já está em estágio mais avançado em comparação com a primeira parte da figura.
 
	
	
	
	VVVVF
	
	
	VVVVV
	
	
	VVFFV
	
	
	VVFFV
	
	
	VVVFF
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Imunidade Inata (Linhas iniciais de defesa contra os micróbios):
	
	
	
	Consiste de mecanismos que são capazes de respostas lentas aos micróbios e que reagem essencialmente do mesmo modo às infecções repetidas.
	
	
	Consiste de mecanismos que existem antes da infecção, que são capazes de rápidas respostas aos micróbios e que reagem essencialmente do mesmo modo às infecções repetidas.
	
	
	Consiste de mecanismos que são capazes de respostas aos micróbios e que reagem essencialmente do mesmo modo às infecções diferentes.
	
	
	Consiste de mecanismos que são capazes de rápidas respostas aos micróbios e que reagem de modo diferente às infecções repetidas.
	
	
	Consiste de mecanismos que existem depois da infecção, que são capazes de rápidas respostas aos micróbios e que reagem essencialmente do mesmo modo às infecções repetidas.
	
Explicação:
A imunidade inata (natural) é assim denominada porque está presente desde o nascimento e não precisa ser aprendida através da exposição de um invasor. Assim, ela oferece uma resposta imediata a invasões estranhas. Entretanto, seus componentes tratam todos os invasores estranhos basicamente do mesmo modo. Eles reconhecem somente um número limitado de substâncias de identificação (antígenos) nos invasores estranhos. No entanto, estes antígenos estão presentes em muitos invasores distintos.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		São definidos como genes ligados ao surgimento de tumores, tanto malignos quanto benignos. São oriundos de genes celulares normais, responsáveis pela regulação do crescimento e diferenciação celular, os quais apresentam como função codificar elementos envolvidos em diferentes vias e abrangem moléculas, como os fatores de crescimento e seus receptores, reguladores do ciclo celular, proteínas de ligação ao DNA, fatores de transcrição, proteínas quinases, entre outras. O texto refere-se ao tipo de genes conhecido como:
	
	
	
	oncogene.
	
	
	gene recessivo.
	
	
	proto-oncogene.
	
	
	gene alossômico.
	
	
	gene autossômico.
	
Explicação:
Oncogênese ou carcinogênese é o processo de formação de câncer, que em geral se dá lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere e dê origem a um tumor visível. Esse processo passa por vários estágios antes de chegar ao tumor.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		É basicamente a disseminação do câncer para outros órgãos, quando as células cancerígenas desprendem do tumor primário (não é uma regra) e entram na corrente sanguínea ou no sistema linfático. A sentença refere-se a um caso de:
	
	
	
	Neovascularização.
	
	
	Diapedese.
	
	
	Metástase.
	
	
	Oncogênese.
	
	
	Apoptose.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Na Imunidade adquirida os mecanismos de defesa mais altamente evoluídos são estimulados:
	
	
	
	pela exposição aos agentes infecciosos e diminuem em magnitude a capacidade defensiva em cada exposição sucessiva a um micróbio particular.
	
	
	pela exposição ao calor e aumentam em magnitude a capacidade defensiva em cada exposição sucessiva a um micróbio particular.
	
	
	pela exposição aos agentes infecciosos e diminuem em magnitude a capacidade defensiva em cada exposição sucessiva a qualquer micróbio.
	
	
	pela exposição aos agentes físico e diminuem em magnitude a capacidade defensiva em cada exposição sucessiva a um micróbio particular.
	
	
	pela exposição aos agentes infecciosos e aumentam em magnitude e capacidade defensiva em cada exposição sucessiva a um micróbio particular.
	
Explicação:
A imunidade adquirida (adaptativa ou específica) não se encontra presente desde o nascimento. É adquirida. À medida que o sistema imunológico de um indivíduo se depara com substâncias estranhas (antígenos), os componentes da imunidade adquirida aprendem a melhor forma de os atacar e começam a desenvolver uma memória para cada um deles.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O lipoma é um tumor constituído por células de gordura (células adiposas). É correto destacar que trata-se de um tipo de:
	
	
	
	inflamação.
	
	
	tumor maligno.
	
	
	carcinoma.
	
	
	tumor benigno.
	
	
	sarcoma.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		PLEOMORFISMO, HIPERCROMASIA, MITOSES FREQUENTES E CÉLULAS COM 2 OU 3 NÚCLEOS REPRESENTAM QUE TIPO DE ALTERAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO?
	
	
	
	METAPLASIA
	
	
	ANAPLASIA
	
	
	DISPLASIA
	
	
	HIPERTROFIA
	
	
	HIPERPLASIA
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Apresenta-se como uma grande massa tumoral, amarelada, que pode apresentar uma cápsula ou pseudocápsula. Esses tumores podem metastizar para pulmões e fígado. O parágrafo refere-se a um tipo de neoplasia denominada de:
	
	
	
	Fibrossarcoma
	
	
	Lipossarcoma
	
	
	Adenocarcinoma
	
	
	Lipoma
	
	
	Osteossarcoma
	
	 
		
	
		1.
		Um papiloma é um tipo de tumor epitelial, que causa projeções na pele em forma de papilas ou verrugas. Muitas vezes encontra-se associado ao vírus do papiloma humano. É correto afirmar que trata-se de um caso de:
	
	
	
	adenoma.
	
	
	sarcoma.
	
	
	tumor benigno.
	
	
	tumor maligno.
	
	
	carcinoma.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Entre os pirógenos endógenos importantes se encontram:
	
	
	
	IL-2, IL-10 e TNF.
	
	
	Prostaglandinas e tromboxanas.
	
	
	NO, CD-25 e TNF.
	
	
	VEGF, IL-6 e NO.
	
	
	IL-1, IL-6 e TNF.
	
Explicação:
Pirogênios são produtos do metabolismo de organismos, como bactérias e fungos, que podem causar febre. São lipídeos associados a moléculas transportadoras que podem ser polissacarídeos ou peptídeos. Existem Pirogênios endógenos (citocinas), geralmente produzidas pelos leucócitos, ou exógenos (produtos bacterianos) estimulam a síntese de prostaglandinas PGE2 nas células vasculares e perivasculares do hipotálamo.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Assinale o item que representa uma neoplasia benigna de origem no tecido glandular:
	
	
	
	Osteoma
	
	
	Neuroblastoma
	
	
	Adenocarcinoma
	
	
	Carcinoma escamoso
	
	
	Adenoma
	
Explicação:
O Adenoma representa uma neoplasia benigna de origem no tecido glandular.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Em algumas ocasiões, entretanto, ocorre uma ruptura dos mecanismos reguladores da multiplicação celular e, sem que seja necessário ao tecido, uma célula começa a crescer e dividir-se desordenadamente. Pode resultar daí um clone de células descendentes, herdeiras dessa propensão ao crescimento e divisão anômalos, insensíveis aos mecanismos reguladores normais, que resulta na formação do que se chama tumor ou neoplasia, que pode ser benigna ou maligna. A carcinogênese refere-se ___________________________, estudada com base nos fatores e mecanismos a ela relacionados. A lacuna acima pode ser corretamente substituída pela alternativa:
	
	
	
	ao desenvolvimento de linfonodos
com morfologia alterada
	
	
	ao desenvolvimento de tumores benignos
	
	
	ao desenvolvimento de órgãos linfóides com morfologia alterada
	
	
	ao desenvolvimento de tumores malignos
	
	
	ao desenvolvimento de tumores benignos e malignos
	
Explicação: Em algumas ocasiões, entretanto, ocorre uma ruptura dos mecanismos reguladores da multiplicação celular e, sem que seja necessário ao tecido, uma célula começa a crescer e dividir-se desordenadamente. Pode resultar daí um clone de células descendentes, herdeiras dessa propensão ao crescimento e divisão anômalos, insensíveis aos mecanismos reguladores normais, que resulta na formação do que se chama tumor ou neoplasia, que pode ser benigna ou maligna. A carcinogênese refere-se ao desenvolvimento de tumores malignos, estudada com base nos fatores e mecanismos a ela relacionados.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A respeito da inflamação crônica, analise as assertivas a seguir: I) Depois da inflamação aguda sempre ocorre a inflamação crônica. II) Na inflamação crônica inespecífica o objetivo principal é a formação de uma barreira que impede a disseminação do agressor. Um exemplo é a gastrite crônica. III) Os granulomas podem ser epitelióides ou de corpo estranho, sendo estes considerados mais especializados e combatendo agentes mais persistentes. IV) O objetivo do granuloma de corpo estranho é digerir o agressor, e um exemplo é o que ocorre com materiais cirúrgicos esquecidos em cavidades abdominais. V) Transplantados e soropositivos possuem dificuldades na ativação de linfócitos, o que reduz a defesa do organismo contra infecções. Estão corretas:
	
	
	
	I, II e III.
	
	
	III e IV.
	
	
	IV, V
	
	
	II e V.
	
	
	II, III, V
	
Explicação:
A inflamação crônica acontece dentro de semanas ou meses e é caracterizada por inflamação ativa (infiltrado de células mononucleares), com destruição tecidual e tentativa de reparar os danos (cicatrização). As causas da inflamação crônica são, principalmente: infecções persistentes; exposição prolongada a agentes potencialmente tóxicos, endógenos ou exógenos; auto-imunidade, dentre outras.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Uma neoplasia pode ser classificada como neoplasia benigna e neoplasia maligna. Sobre este tópico responda a alternativa correta.
	
	
	
	Metástase é caracterizado pela presença de plaquetas na margem endotelial e posteriormente passagem através do endotélio para o interstício.
	
	
	O sufixo sarcoma é característico de neoplasias benignas.
	
	
	Uma neoplasia benigna é característica por ter a presença de uma capsula que envolve o tumor, sendo mais fácil realizar uma cirurgia já que delimita bem o tumor.
	
	
	Nas neoplasias malignas, nunca ocorre metástase.
	
	
	As neoplasias benignas mitoses são muito frequentes.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A lesão genética não-letal constitui o ponto mais importante da carcinogênese. Várias classes de genes estão envolvidos, correspondendo às bases moleculares do câncer, como os genes promotores do crescimento, genes supressores do crescimento tumoral, que regulam o crescimento celular e genes que regulam a apoptose. A angiogênese tumoral é um importante fator que influencia o crescimento tumoral. A neovascularização possui efeito duplo sobre o crescimento tumoral ¿ a perfusão fornece oxigênio e nutrientes e as células endoteliais recém-formadas estimulam o crescimento de células tumorais. A angiogênese constitui o pré-requisito para crescimento contínuo do tumor e formação de metástases. Sem acesso à vasculatura as células tumorais não sofrem metástases. Dessa forma, a angiogênese tumoral relaciona-se à malignidade. Dentro desse contexto, por que o tumor é incapaz de aumentar de tamanho na ausência de vascularização?
	
	
	
	Porque a hipóxia desencadeada pela ausência de vascularização induz à necrose por ativação do gene p53.
	
	
	Porque a hiperemia desencadeada pela ausência de vascularização induz à apoptose por ativação das moléculas BAD e BAX.
	
	
	Porque a hipóxia desencadeada pela ausência de vascularização induz à apoptose por ativação do gene p53.
	
	
	Porque a hipóxia desencadeada pela ausência de vascularização induz à ativação dos oncogenes.
	
	
	Porque a desnutrição desencadeada pela ausência de vascularização induz à carcinogênese.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A Imunidade humoral é mediada por:
	
	
	
	moléculas do sangue, chamadas anticorpos, que são produzidos pelos linfócitos T.
	
	
	moléculas do sangue, chamadas anticorpos, que são produzidos pelos plasmócitos.
	
	
	moléculas do sangue, chamadas anticorpos, que são produzidos pelos linfócitos.
	
	
	moléculas do sangue, chamadas anticorpos, que são produzidos pelos mastócitos.
	
	
	moléculas do sangue, chamadas anticorpos, que são produzidos pelos linfócitos B.
	
Explicação:
Imunidade humoral é uma subdivisão da imunidade adquirida onde a resposta imunológica é realizada por moléculas existentes no sangue, denominadas de anticorpos, diferente da imunidade mediada por células, que são realizadas pelos linfócitos T e B.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando