paper 4
5 pág.

paper 4


Disciplina<strong>paper</strong>78 materiais352 seguidores
Pré-visualização2 páginas
\ufffd PAGE \* MERGEFORMAT \ufffd5\ufffd
A LINGUAGEM TECNOLOGICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ALFABETIZAÇÃO
Zelgilda Ramires Ramos
Professor-Tutor Externo: Alexandra Magalhães Frighetto
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia 1502 \u2013 Prática do Módulo IV
07/12/2017
RESUMO
 
O trabalho em questão trata-se de um trabalho que fala da importância da Linguagem Tecnológica nos anos inicias, tendo como objetivos Verificar de que forma é usada a linguagem tecnológica na sala de aula; Identificar quais as tecnologias que são utilizadas pelos professores em sala de aula nos anos iniciais para; Analisar em que a linguagem tecnologia contribuí para uma boa formação do indivíduo nos primeiros anos na alfabetização. Na pesquisa foi utilizada pesquisas virtuais, documental e com referência. As relações entre linguagem, tecnologias e educação vêm sendo discutidas por pesquisadores em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil. A dimensão dos desdobramentos comunicacionais que as linguagens das tecnologias propiciam é sugestiva de que a relação da escola com os meios precisa superar seu uso como recurso, priorizando as relações vividas/construídas na escola e na sociedade tecnológica
 
Palavras-chave: Linguagem Tecnológica. Alfabetização. Aprendizagem. 
1 INTRODUÇÃO
 
 Sabemos que vivemos num mundo em que a tecnologia tem grandes marco na sociedade, e com esses avanços, muitas coisas e pessoas tem se adaptar as tecnologias aplicadas e vivenciadas. E não é diferente na escola essa tecnologia também acaba sendo adotada nos primeiros anos de alfabetização, para isso acontecer temos que inserir na aprendizagens dos alunos, para isso tem que ser ensinado da forma que as crianças use para boas coisas e levem para sua vida futura. 
Identificaremos neste trabalho como essa tecnologia é aplicada, de que forma ela contribui para uma boa formação e aprendizagens dos alunos nos anos iniciais.
Tradicionalmente, as escolas têm se preocupado com os conteúdos curriculares a serem vencidos. Esta prática desagrada muitos professores e estudantes que entendem que o currículo deve conter temas relevantes e atraentes às experiências discentes, conectando-os com a vida e a realidade social em que vivem. No dos professores, é importante que sejam valorizados os saberes e experiências dos alunos; muitos deles, porém, admitem ter dificuldade para lidar com essas situações devido a falhas observadas em seu processo de formação e/ou de trabalho.
O seguinte trabalho Linguagem Tecnológica nos primeiros anos de alfabetização, tem três principais objetivos, Verificar de que forma é usada a linguagem tecnológica na sala de aula; Identificar quais as tecnologias que são utilizadas pelos professores em sala de aula nos anos iniciais para; Analisar em que a linguagem tecnologia contribuí para uma boa formação do indivíduo nos primeiros anos na alfabetização.
2 TIPOS TECNOLOGIAS USADAS
Pesquisando sobre os tipos de tecnologias aplicada nos anos inicias sobre o trabalho, Pereira (2009), afirma que é de suma importância a introdução da tecnologia nos anos iniciais.
A formação, o envolvimento e o compromisso de diretores, professores e pedagogos no processo educacional tornam-se fundamental, repensando o processo ensino \u2013 aprendizagem. Considera-se importante ao professor conhecer as possibilidades metodológicas que as tecnologias trazem para trabalhar o conteúdo, através de atividades criativas, de um processo de desenvolvimento consciente e reflexivo do conhecimento, usando pedagogicamente os recursos tecnológicos, com perspectiva transformadora da aprendizagem escolar. Pode-se dizer que as mídias têm grande poder pedagógico, pois se utilizam da imagem. Assim, torna-se cada vez mais necessário que a escola se aproprie dos recursos tecnológicos, dinamizando o processo de aprendizagem. Para que a sala de aula se torne um espaço de aprendizagens significativas, torna-se necessário que os dois atores, professor e aluno, estejam presentes e atuantes, desencadeando o processo de ensino e aprendizagem. Do quadro de giz aos computadores ligados à internet, passamos por tecnologias das mais diferenciadas que, utilizadas adequadamente, auxiliam no processo educacional. Professores e alunos já utilizam, há algum tempo, a TV, o vídeo, o DVD, o rádio e já estão fazendo uso dos computadores, internet e TV Pen drive. Este artigo apresenta resultados de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Colégio Estadual Otalípio Pereira de Andrade, município de Campo Largo onde os professores trabalharam em suas disciplinas com recursos tecnológicos. Pesquisa de natureza qualitativa onde obteve-se os dados por meio de um questionário misto composto por perguntas abertas e fechadas, aplicado a professores do Ensino Fundamental e Médio. Verificou-se, a importância dos diversos recursos tecnológicos no ensino, sob a ótica do papel do professor na renovação da prática pedagógica e da transformação do aluno como sujeito ativo na construção do conhecimento.
 
2.2 OS TIPOS DE APARELHOS
Segundo a pesquisa pode se observar que tem grande importância esses recursos tecnológicos e que com isso os alunos tem mais animo e incentivos para estudar mais. 
 	Os tipos de recursos tecnológicos são inúmeros nesta citação vemos vários de grande importância sendo alguns