Buscar

FAZU – Faculdades Associadas de Uberaba

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FAZU – Faculdades Associadas de Uberaba
Aluno: Luiz Augusto Ribeiro
Professor: Rondinelle Alberto
2014
Instalações Industriais 
CO 2, Argônio, GLP
GLP
O GLP ( Gás Liquefeito de Petróleo), ou gás de cozinha, consiste numa mistura gasosa de hidrocarboneto obtido do gás natural das reservas do sub-solo, ou do processo de refino do petróleo cru nas refinarias.
O GLP é acondicionado dentro de cilindros em estado líquido. O cilindro quando cheio, contém no interior 85% de GLP estado líquido e 15% em estado de vapor. O GLP em estado líquido começa a se transformar em vapor a medida que os aparelhos a gás são utilizados.
 Composição Química
O propano comercial é fornecido a granel e consiste, principalmente, em hidrocarbonetos contendo três átomos de carbono, expresso na fórmula química C3H8.
Já o butano comercial consiste em hidrocarbonetos contendo quatro átomos de carbono, principalmente n-butano e iso-butano: C4H10.
Aplicações do GLP
	Na Siderúrgicas: o aquecimento de fornos; Cerâmicas e Fundições: queima do material e secagem para redução de umidade; Indústria de Papel e Celulose: secagem do papel; Indústria de Vidro: fundição, moldagem do material, solda e acabamento; Indústria Automotiva: secagem da tinta na pintura; Indústria Têxtil: secagem de tecidos e fixação; Indústrias Gráficas: secagem do papel em máquinas rotativas.
 	Residencial (Casas e Condomínios) Preparo de alimentos; Aquecimento de água; Climatização de ambientes; Churrasqueira; Secagem de roupas; Esterilização de objetos / Industria de alimentos (restaurantes, cozinhas industriais, padarias, supermercados), em lavanderias, hotéis, clubes, academias,hospitais etc.)
 	No segmento agrícola: Secagem de Grãos/Tomates/Bananas/Pimentão/Maçã: aqueça a produtividade com a tecnologia Liquigás. Torrefação de Grãos: queima de sementes. Avicultura: aquecimento de pintos em aviários com o objetivo de acelerar o crescimento.  Horticultura: aquecimento em estufas.
ARGÔNIO
 	O argônio é o mais abundante membro da família dos gases nobres, mono atômico, incolor, inodoro, insípido e não tóxico. O argônio é chamado de gás raro pela sua pequena quantidade existente na Terra. 
 É considerado, também, como gás inerte, isto é, não pode combinar-se quimicamente com outros elementos. Esta propriedade tem dado ao argônio um amplo uso como gás de proteção contra a ação oxidante do ar e como gás especial para processos industriais nos campos da metalurgia e da solda.
Usos Industriais:
. Solda de alumínio e titânio pelo processo MIG e TIG
. Solda e corte por arco de plasma
. Solda e corte em ambiente inerte
. Solda elétrica, com proteção gasosa.
. Fabricação de lâmpadas incandescentes e fluorescentes
. Tranquilizador no aço em fornos siderúrgicos 
	O argônio é muito usado na indústria de lâmpadas incandescentes como atmosfera protetora dos filamentos. Ele também é usado com outros gases nobres para encher lâmpadas especiais e e tubos para obter efeitos especiais com lâmpadas tipo néon.
				CO2
	Como reaproveitar as emissões do gás e, ao mesmo tempo, incentivar o crescimento econômico de países emergentes como o Brasil?
	Recentemente, a cidade do Rio de Janeiro anunciou a Bolsa Verde, BVRio cuja missão é "desenvolver um mercado de ativos ambientais, como créditos de carbono, créditos de efluentes industriais, créditos de logística reversa e reciclagem, entre outras commodities
	Recentemente, o respeitado instituto alemão Fraunhofer calculou que 80% das emissões de CO2 provenientes da indústria alemã poderiam ser capturadas e reutilizadas por estufas de agricultura nos telhados nas principais cidades do país aumentar a sua produtividade em até 10 vezes além de limpar limpar o ar das grandes cidades.
Aplicações
	Produção de algas em larga escala incrível capacidade de absorver CO2 para gerar bio-combustíveis.
	A indústria farmacêutica e de agro-alimento estão se alinhando para produzir produtos de beleza e complementos como a spirulina.
	As algas vêm sendo utilizadas por empresas como a Hydromentia da Flórida para purificação de efluentes agro-industrial. A bio-digestão de matéria orgânica para a utilização do gás metano para gerar energia elétrica ou como bio-gás para uso industrial e doméstico. 
Referências Bibliográficas
CO2 . reaproveitamento da emissões de gás. Disponível em < http://www.endeavor.org.br/artigos/operacoes/gestao-da-cadeia-de-suprimentos/o-co2-como-recurso-valioso-nao-como-problema > Acessado: 25/10/2014.
ARGÔNIO propriedades. Disponível em < http://www.gamagases.com.br/propriedades_argonio.htm> Acessado: 25/10/2014.
ARGÔNIO. Disponível em < http://www.liderox.com.br/argonio.html> Acessado: 25/10/2014.
GLP gás. Características do GLP Disponível em < http://www.glpgas.com.br/voce_glp.php > publicado em : 1994. Acessado: 25/10/2014.
COPAGAZ. Gás liquefeito de petróleo. Disponível em <http://www.copagaz.com.br/representantes/o_que_e_glp.asp > publicado em: 2005. Acessado: 25/10/2014.
LUIQUIGÁS. Aplicações do GLP. Disponível em <http://www.liquigas.com.br/wps/portal/!ut/p/c0/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hvPwMjIw93IwMDFzcjA6OgoADLQA8XQ2dXY_2CbEdFAMiUmxw!/?PC_7_KN022HG20OVI40270TOD3A1OM4_WCM_CONTEXT=/wps/wcm/connect/web+content/Liquigas/Menu/Produtos+e+Servicos/GLP+a+granel/Aplicacoes+do+GLP+Granel/ > publicado em 2008. Acessado: 25/10/2014.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando