Buscar

Hubert Richard Trindade Pintura e Revestimento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pintura e Revestimento - EDI
Data: 07 /04 / 2019.
Aluno (a): Hubert Richard Trindade
Atividade Prática e de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
Esta Avaliação contém 12 (doze) questões, totalizando 10 (dez) pontos;
Baixe o arquivo disponível com a Atividade de Pesquisa;
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
Nome / Data de entrega.
As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Sistemas de Pinturas
1.	A respeito dos dois principais tipos de tintas, exemplifique as propriedades e indicações de cada um dos modelos.
R: As denominações citadas espelham a principal diferença entre as duas categorias de
tintas, denominada porção líquida, ou veículo da tinta. A porção líquida de uma tinta à base
de óleo contém solventes como o mineral spirits. Nas tintas à base de látex. A porção
líquida contém água.
Existem duas classificações básicas para tintas:
• À base de óleo ou solventes;
Proporciona melhor cobertura na primeira demão, adere melhor a superfícies que não estão muito limpas, empo de abertura maior (espaço de tempo em que a tinta pode ser aplicada
com pincel antes de começar a secar) e depois de seca apresenta maior resistência à aderência e a abrasão.
• À base de água.
Melhor flexibilidade em longo prazo, maior resistência a rachaduras e lascas, maior resistência ao amarelecimento, em ares prot4egidas da luz do sol, exala menos cheiro, pode ser limpa com água, não é inflamável.
2.	Analisando-se qualitativamente duas amostras de tintas (A e B), conclui-se que uma delas (B) possuía maior teor de resina que outra. Pede-se:
a.	A amostra que apresentará maior espessura de filme, justificando a resposta;
b.	A amostra que possua menor custo provável, justificando a resposta.
R: Ao variar a quantidade e o tipo de resina, pigmento, porção, líquida e aditivos, pode-se criar uma vasta variedade de tintas. O teor de sólidos, o conteúdo de pigmentos e a qualidade de óxido de titânio são os três indicadores da qualidade de uma tinta. Quanto maior a porcentagem de sólidos em volume, não em peso, na tinta; maior espessura da película, considerando-se uma determinada taxa de espalhamento. Esta vantagem, simplesmente traduz-se em uma melhor cobertura e, obviamente, em uma verdadeira proteção da superfície, significando, no fim das contas, durabilidade.
Por exemplo, as tintas comuns à base de látex apresentam-se com cerca de 15 a 20% de sólidos em volume e 80 a 85% de água. As boas tintas ou de qualidade, normalmente apresentam cerca de 35 a 45% de sólidos e, consequentemente, 55 a 65% de água.
Se pintarmos com uma tinta de qualidade e uma tinta comum, em igualdade de condições, uma mesma espessura de filme molhado (recém-pintado), após a secagem obter-se-á uma película mais espessa, que dará mais proteção e durabilidade. De fato, com uma tinta de 40% de sólidos em volume após a secagem da pintura, obteremos uma película seca (EPS) três vezes mais espessa do que com a tinta 30% de sólidos.
3.	Caracterize 3 propriedades das superfícies que comprometem o resultado das pinturas. Observação: Esta pintura será realizada num dia frio. 
R: Enrugamento
Formação de rugas e ondulações sobre a superfície ocorrem quando a tinta ainda está úmida.
Possíveis causas:
• A tinta é aplicada em uma camada muito espessa (mais provável com uso de tintas alquídicas ou base óleo);
• Pintura realizada sob condições extremas de calor ou frio. Isso faz com que a camada mais externa do filme seque mais rápido, enquanto que a camada de baixo ainda permaneça úmida;
• Expor uma superfície, que não esteja totalmente seca, a muita umidade.
• Aplicação de uma camada de tinta, sem que, o selador esteja totalmente seco;
• Pintura sobre superfície suja ou engordurada.
Soluções:
• Raspe ou lixe a superfície para remover a camada enrugada. Antes de aplicar um selador, certifique-se de que a superfície esteja totalmente seca. Repinte o local, evitando fazê-lo sob condições extremas de temperatura e umidade;
• Utilize uma tinta para Interior de alta qualidade.
4.	Em uma superfície recentemente pintada, notou-se uma rapidez excessiva na perda do brilho. Indique as possíveis causas que acarretaram o problema e forneça soluções. 
R: Baixa Retenção de Brilho
Deterioração da tinta, resultando em excessiva ou rápida perda de brilho.
Possíveis causas:
• Uso externo de tinta indicada para superfícies internas;
• Uso de tinta de baixa qualidade;
• Uso de tinta alto brilho base óleo ou alquídica em locais que recebem direta luz do sol;
• A incidência luz do Sol diretamente sobre a superfície pode comprometer a emulsão e os pigmentos da tinta, provocando a calcinação e perda de brilho.
Soluções:
• Com o passar do tempo, toda tinta perde um pouco do seu brilho inicial, porém as de baixa qualidade o processo se dá mais rapidamente;
• Emulsões usadas em tintas acrílicas são mais resistentes aos raios UV, enquanto as presentes em tintas base óleo e alquídicas absorvem a radiação, causando seu comprometimento;
• A preparação da superfície deve ser a mesma de locais que apresentam sinais de calcinação (ver Calcinação).
5.	Repita o procedimento de resolução da questão acima tendo por base que a patologia apresentada são bolhas. 
R: Esse problema, geralmente é resultante de perda localizada de adesão e levantamento do filme da superfície.
Possíveis causas:
• Aplicação de tinta base óleo ou alquídica sobre uma superfície úmida ou molhada;
• Umidade infiltrando através de paredes externas (menos provável com tintas base água);
• Superfície pintada exposta à umidade, logo após a secagem, principalmente se houve inadequada preparação da superfície.
Soluções:
• Se nem todas as bolhas baixaram remova-as, raspando e lixando as regiões comprometidas e repinte com tinta acrílica, indicada para interiores;
• Se todas as bolhas baixaram elimine a fonte de umidade, raspe e lixe o local e aplique um selador antes de aplicar a tinta;
• Considere a possibilidade de instalar, um exaustor no ambiente
6.	Insira uma imagem a seu critério com uma patologia de pintura e apresente soluções para a resolução do problema e para que este não volte a acontecer.
R: Bolor
Esse problema é caracterizado pela existência de manchas ou pontos pretos, acinzentados ou amarronzados sobre a superfície.
Possíveis causas:
• Aparece, geralmente, em áreas úmidas ou que recebem pouca ou nenhuma luz do sol, como banheiros, cozinhas ou lavanderias;
• Uso de uma tinta alquídica ou base óleo, ou de uma tinta base água de baixa qualidade;
• Inadequada selagem de uma superfície de madeira, antes da aplicação da tinta;
• Pintura sobre substrato ou camada de tinta na qual o bolor não tenha sido removido.
Soluções:
• Certifique-se de que o problema seja mesmo bolor, fazendo o seguinte teste:
Pingue algumas gotas de alvejante doméstico sobre as manchas, se elas clarearem certamente trata-se de bolor. Em seguida, remova todo o bolor do local com a seguinte solução: 1 parte de alvejante para 3 de água, protegendo mãos e olhos;
• Pinte a superfície com uma tinta base água de alta qualidade e quando houver necessidade de limpeza, faça-a com alvejante/detergente;
• A instalação de um exaustor em locais de intensa umidade é uma boa opção.
Sistemas Cerâmicos
7.	Cite 3 funções e 3 propriedades das cerâmicas de revestimento e explique-as.
R: Funções a grande vantagem da utilização do revestimento cerâmico reside principalmente nasseguintes características:
• Durabilidade do material;
• Facilidade de limpeza;
• Proteção dos elementos de vedação.
A qualidade e a durabilidade de uma superfície com revestimento cerâmico está fundamentada diretamente em conceitos relacionados aos seguintes aspectos:
• Planejamento e escolha correta do revestimento cerâmico;
• Qualidade do material de assentamento;
• Qualidade da construção
e do assentamento e
• Manutenção.
As propriedades das placas cerâmicas estão ligadas diretamente a composição de sua massa ou ao esmalte empregado em seu acabamento superficial, descritas a seguir:
Absorção de Água - Medida conforme porosidade da massa, tendo influência direta na resistência ao peso (mecânica), ao impacto, à abrasão profunda, à química e ao gelo.
Resistência à Flexão - Essa medida indica a capacidade da placa cerâmica em suportar esforços exercidos por cargas através do tráfego de pessoas, objetos, móveis, equipamentos ou veículos, que possam levar à rupturas, esmagamentos e quebras.
Resistência à Abrasão - Propriedade da placa cerâmica que indica a resistência a riscos e ao desgaste da camada de esmalte, provocada pelo tráfego intenso de pessoas, objetos, equipamentos rodados e veículos.
8.	Quais são os principais aspectos a serem levados em consideração na elaboração de um projeto de Revestimentos Cerâmicos?
R: O sistema de revestimento cerâmico é formado por diversas camadas, onde cada um de seus elementos possuem comportamento específico, que devem formar um grupo estável unido por coesão. Os parâmetros do projeto devem ser atentamente considerados no momento da especificação do revestimento cerâmico em paredes internas.
Cada camada é considerada um subsistema formando o Sistema de Revestimento
Cerâmico – SRC. Portanto, a necessidade de conhecimento da inter-relação entre as camadas que fazem parte desse sistema se torna indispensável, aliadas a execução de cada subsistema e da especificação para conseguir qualidade e durabilidade dos materiais e de todo o edifício.
Para o projeto do SRC – Sistema de Revestimento Cerâmico, todos os requisitos de desempenho e desenvolvimento estão relacionados à estabilidade do revestimento, que contribuem para uma melhor adequação do acabamento final com um aspecto estético agradável.
9.	Cite as etapas de execução de Revestimentos Cerâmicos explicando-as resumidamente.
R: O método de execução proposto procura proceder à realização das atividades por etapas, as quais encontram-se relacionadas a seguir.
Verificação e Preparo do Substrato - Nesta etapa, estão as atividades de limpeza superficial e verificação da qualidade do substrato, geralmente o emboço de regularização, que deve ter suas características avaliadas e corrigidas quando não atenderem as especificações. 
Execução de Camada de Acabamento - O assentamento dos componentes cerâmicos deve ser realizado o mais tarde possível a partir da execução da camada de regularização. Recomenda-se o prazo mínimo de sete dias para os revestimentos internos e de quinze dias para o assentamento dos revestimentos externos, a fim de permitir que ocorra a maior parte das tensões de retração do substrato, sendo assim possível minimizar o seu efeito sobre a camada final.
Assentamento da Cerâmica - Os procedimentos de assentamento do revestimento cerâmico apresentam ligeiras diferenças quando em ambientes internos e externos. 
10.	Quais são as principais causas em uma patologia de Deslocamentos de Revestimentos Cerâmicos?
R: Os destacamentos ou descolamento podem ocorrer devido às variações de temperatura ambiente, que geram tensões de cisalhamento, flambagem e posterior destacamento das placas cerâmicas.
Podem vir a ocorre também por outros fatores tais como a influência de cargas sobrepostas logo após o assentamento provocando tensões de compressão sobre a camada superficial e o descolando do revestimento. Porém, As causas mais comuns são a inexistência de juntas de movimentação, deficiências na execução do assentamento das peças e até falta de rejuntamento.
No caso de revestimentos com peças cerâmicas, a necessidade da execução de juntas de movimentação longitudinais e/ou transversais deverá ser estudada, na fase de projeto.
11.	Em uma residência, percebeu-se que o revestimento cerâmico da parede da cozinha começou a fissurar diagonalmente na aresta da janela. Qual a causa deste problema?
R: As fissurações das cerâmicas de revestimento geralmente estão vinculadas às fissurações oriundas de outros sistemas, tais como estruturais, de alvenaria e afins.
12.	A Absorção Capilar da Água em edificações é um grande problema para a vida útil dos revestimentos, principalmente cerâmicos. O que você sugere para minorar as chances de aparecimento desta patologia?
R: Não obstante, a falta de um projeto de revestimento, o qual responde pela qualidade do processo dos materiais e execução (assentamento) e dos métodos de preservação (uso/manutenção) ao longo da vida útil do edifício, podem também se responsabilizar pelo surgimento de manifestações patológicas como casos ligados ao destacamento de placas cerâmicas, e consequentemente, pode vir a causar grandes prejuízos financeiros.
As patologias relacionadas ao uso e a manutenção podem ocorrer devido ao desgaste do esmalte, manchamento (ataque químico e mancha d’água), que acontecem em consequência da inexistência ou falha do projeto de especificação, imperfeição dos serviços de mão de obra, ou ainda, o uso de produtos de limpeza inadequados para a classe correspondente à placa cerâmica.
Pintura e Revestimento - EDI
Pintura e Revestimento - EDI

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando