Buscar

Gestão de Contrato1

Prévia do material em texto

Gestão de Contratos
Atividade anterior 
Próxima atividade 
	Iniciado em
	sexta, 12 Abr 2019, 22:19
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sexta, 12 Abr 2019, 22:37
	Avaliar
	Ainda não avaliado
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Remover rótulo
Texto da questão
Questão A: 
Na Administração Pública, não existe nenhuma esfera que consiga produzir de maneira direta todos os bens necessários para que sejam supridas as necessidades da sociedade. Sempre haverá uma participação constante de terceiros, pessoas físicas e jurídicas que auxiliam a Administração Pública nos trabalhos. Sendo assim, são celebrados contratos e convênios entre as partes.  
Sobre este tema, e com base no material didático e nas videoaulas da disciplina de Gestão de Contratos, e consultando outros materiais de pesquisa (sites de referência, livros e revistas), apresente quais são os partícipes de um convênio e como são definidos. 
 Resposta A.
Os partícipes de um convênio são as concedentes, convenentes, contratantes e contratados. A concedente, em termos simples é o órgão de administração pública federal, seja direta ou indireta, que repassa recursos e de decentralizar a dotação orçamentária, para que o convênio seja realizado. 
O Convenente, também representado por um órgão ou qualquer entidade de administração pública direta ou indireta, privada sem fins lucrativos ou um consórcio público, mas que o governo federal, obrigatoriamente, tenha previamente pactuado a execução de um projeto, de um programa ou de um evento por meio de um convênio. 
O contratante, que é um órgão da Administração Pública direta ou indireta que fará parte da execução do projeto, do programa ou da atividade, mas por intermédio de uma instituição federal, que é a mandatária, mediante a assinatura de um contrato de repasse de recursos. 
O último partícipe de um convênio é o contratado, sendo caracterizado por qualquer esfera governamental, sendo administração pública direta ou indireta, com quem o Poder Público Federal irá pactuar a execução do contrato de repasse.
 
 Resposta B: 
A Administração Pública deve fiscalizar e acompanhar de maneira ininterrupta a execução dos serviços. Sempre que for necessário, cláusulas exorbitantes podem ser utilizadas como justificativa para que a Administração Pública assuma os trabalhos de maneira direta ou por meio da terceirização, desde que totalmente embasada na busca do melhor para o interesse público. Este controle está previsto na Lei 8.666 de 1993, que é a Lei das Licitações, de maneira distinta nos artigos 58, 67 e 80, sendo que o segundo artigo citado, o de n.º 67, apenas atribui à Administração o poder e o dever do controle, sem deixar explícito como este deve ser operacionalizado.  
Com base no material didático e nas videoaulas da disciplina de Gestão de Contratos, e consultando outros materiais de pesquisa (sites de referência, livros e revistas), o que especifica o artigo 67 sobre a execução do contrato?
 
Questão B.
Conforme apresentado, o artigo 67 da lei 8.666/93 disciplinas que “A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, permitida a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição”.
Em análise à letra da lei, quando prescreve “por um representante da Administração especialmente designado...”, é possível chegarmos à conclusão lógica de que o acompanhamento e a fiscalização dos contratos celebrados pela Administração devem ser exercidos pessoalmente por um servidor público especialmente designado. Notemos que a lei não menciona um setor ou um departamento, mas estabelece um representante, que deve ser buscado dentro do quadro próprio de pessoal da gestão para desempenhar uma tarefa especial, podendo ser um servidor efetivo, comissionado ou empregado público. 
Assim, o fiscal de contratos administrativos deve ser um servidor público, investido em um cargo público, podendo ser efetivo, comissionado ou em entidade que a legislação permita emprego público.
A tarefa de fiscalização de contratos administrativos não pode ser desempenhada por agentes contratados por tempo determinado para atender às necessidades temporárias e de excepcional interesse público da Administração (inciso IX do artigo 37 da CF/88), tendo em vista que o vínculo funcional destes “servidores” é precário, contratual e transitório. 
Ademais, esses agentes não são investidos em cargos públicos, são contratados para desempenharem funções certas, específicas e em caráter provisório.
Parte inferior do formulário
Questão 2
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
(ENADE 2015) A Constituição Federal de 1988 determina a elaboração de três instrumentos para a composição do processo orçamentário federal: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias(LDO) e a Lei do Orçamento Anual (LOA). Cada um desses instrumentos tem uma função, conforme ilustra a figura a seguir: 
Considerando essa figura, a natureza, as funções e as características essenciais das leis orçamentárias, avalie as afirmações a seguir. 
I - O PPA estabelece o planejamento de um período de quatro anos, por meio dos programas do governo. 
II - A LOA fixa o planejamento de curto prazo, ou seja, materializa as ações e os programas a serem executados anualmente. 
III - A LDO estabelece a ligação entre LOA e o PPA, destacando, desse último, os investimentos e gastos prioritários que deverão compor o orçamento anual, bem como define as regras e as normas que orientam a elaboração da LOA que irá vigorar nos quatro exercícios seguintes ao da sua edição. 
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e II, apenas. 
b. II e III, apenas. 
c. I, apenas. 
d. I, II e III. 
e. III, apenas. 
Feedback
A resposta correta é: I e II, apenas..
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
(ENADE 2015) A Lei nº 10.520/2002, de caráter nacional, assim como a Lei nº 8.666/1993 – Lei de Licitações e Contratos da Administração Pública, regulamentou o artigo 37, inciso XXI, da Constituição Federal de 1988 e acrescentou nova modalidade de licitação para contratação de bens e serviços comuns pela Administração Pública no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: o pregão. 
O pregão se diferencia das demais modalidades de licitação regidas pela Lei nº 8.666/1993 por aspectos que lhe ditam fisionomia peculiar, concernentes ao procedimento e às exigências de participação. 
Em relação à legislação aplicada à modalidade pregão, avalie as afirmações a seguir: 
I - Há dois tipos de pregão: o presencial e o eletrônico. 
II - O pregoeiro, auxiliado por uma equipe de apoio, substitui a comissão de licitação prevista para outras modalidades de licitação. 
III - No pregão, há a possibilidade de reformulação das propostas comerciais pelos licitantes, após a abertura dos envelopes. 
IV - No pregão, são analisados, em primeiro lugar, os documentos necessários à habilitação técnica e jurídica e, depois, julgam-se as propostas apresentadas pelos participantes do certame. 
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II, III e IV. 
b. I e II. 
c. I, II e III. 
d. I e IV. 
e. III e IV. 
Feedback
A resposta correta é: I, II e III..
Questão 4
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
(ENADE 2015) A partir dos anos 1990, a administração pública incorporou várias inovações tecnológicas, o que vem permitindo o processo de interação do cidadão com os órgãos prestadores de serviços públicos. Essa participação no setor público envolve, entre outros, os sistemas de cogestão, autogestão, planejamento participativo, orçamento participativo, comunidades virtuais e os instrumentos de consulta constitucional. 
Em meio a esse cenário, a gestão da comunicação no setor público pode ser explicada pela administração de conflitos, pela diversidade e cooperação entre os atores sociais, e pela necessidade de uma gestão de relações entre o setor público e o setor privado.FERREIRA, M. K. As novas configurações de gestão pública: comunicação, conhecimento e pessoas. Disponível em: . Acesso em: 1 set. 2015 (adaptado). 
A partir do exposto, avalie as afirmações a seguir. 
I. As técnicas de negociação e administração de conflitos podem ser consideradas instrumentos que tiveram de ser aprimorados na administração pública em razão do avanço do exercício da cidadania. 
II. A partir dos anos 90 e com o surgimento da era digital, a comunicação pública firmou-se como processo de decisões operacionais de rotina, o que é condizente com as redes informatizadas. 
III. A modernização tecnológica na administração tecnológica na administração pública a partir dos anos de 1990, principalmente na esfera da conciliação entre os interesses públicos e os privados, promoveu a participação dos cidadãos nas questões de interesse coletivo. 
É correto afirmar em
Escolha uma:
a. III, apenas. 
b. II, apenas. 
c. I e III, apenas. 
d. I e II, apenas. 
e. I, II e III. 
Feedback
A resposta correta é: I e III, apenas..
Questão 5
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
(ENADE 2015) Um programa governamental é uma intervenção conduzida pelo poder público com a intenção explícita de mudar uma situação específica existente para uma situação desejada. Um programa é mais que um conjunto de projetos inter-relacionados, visto que projetos são empreendimentos com limitação temporal. Tanto a situação atual quanto a desejada referem-se a situações específicas relacionadas ao público alvo do programa, como pode ser observado por meio do exemplo hipotético a seguir.
- Situação atual: alta taxa de desnutrição em crianças de 2 a 10 anos de idade
- Programa: Distribuição de Leite nas Escolas Públicas do Ensino Fundamental;
- Situação desejada: redução da taxa de desnutrição nas crianças de 2 a 10 anos de idade. 
BRITO, A. S. Metodologia e Ferramentas para Gerenciamento de Programas Governamentais. Disponível em:
<http//ww3.panaftosa.org.br>. Acesso em: 6 ago. 2015  (adaptado).
Com base nesse exemplo hipotético, avalie as afirmações a seguir. 
I. A eficácia do programa mencionado pode ser medida pelo grau de redução da taxa de desnutrição infantil, independentemente do custo da distribuição de leite nas escolas.
II. Se o custo do programa mencionado foi previamente fixado, sua eficiência e sua eficácia poderão ser avaliadas pelo nível de redução da taxa de desnutrição em crianças de 2 a 10 anos de idade.
III. Um projeto relacionado ao programa poderia ser: Operação de Distribuição de Leite – projeto a ser realizado durante o período letivo.
É correto o que se afirma em
Escolha uma:
a. 
I, apenas. 
b. II e III, apenas. 
c. 
I, II e III. 
d. III, apenas. 
e. I e II, apenas. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: 
I, II e III..
Questão 6
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
(ENADE 2012) A discussão sobre novas formas organizacionais explora modelos de gestão flexíveis, caracterizados pela tomada de decisão mais frequente, rápida e complexa, pelo achatamento de níveis hierárquicos, pela contínua e ampla aquisição e compartilhamento de informações e pelo fomento à aprendizagem organizacional. Em paralelo, questiona elementos do paradigma modernista de organização, como a racionalidade instrumental, a produção em massa e o modelo fordista de organização do trabalho. 
Essas novas formas organizacionais são vistas pelos estudiosos de duas maneiras principais: a) como representação de uma lógica de ação diferente da instrumental, que é típica do modelo modernista de organização; e b) como aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração. Os estudos realizados carecem, entretanto, de aprofundamento para que se possa considerar as chamadas organizações pósmodernas ou como expressão da ruptura qualitativa com a modernidade ou como versão especificamente histórica de organizações modernas. 
DELLAGNELO, E. L.; MACHADO-DA-SILVA, C. L. Novas formas organizacionais: onde se encontram as evidências empíricas de ruptura com o modelo burocrático de organizações? 
In: Organizações e Sociedade, v. 7, n. 19, p. 19, set./dez. 2000 (adaptado). 
Considerando as ideias acima, avalie as afirmações a seguir. 
I - A abordagem contingencial, própria do projeto modernista de organização, procura discutir as novas alternativas organizacionais em um ambiente considerado turbulento e competitivo, com a preocupação de desenhar o melhor arranjo organizacional para o alcance de maior efetividade. 
II - De acordo com a compreensão sistêmica e comportamental da administração, as novas formas organizacionais revelam a ruptura com a racionalidade instrumental, caracterizando o paradigma pós-modernista. 
III - Na visão pós-modernista, as novas formas organizacionais podem representar a operacionalização de modos de racionalidade diferentes daquele descrito por Weber como típico do modelo burocrático. 
É correto o que se afirma em
Escolha uma:
a. I, apenas. 
b. I e III, apenas. 
c. II, apenas. 
d. II e III, apenas. 
e. I, II e III. 
Feedback
A resposta correta é: I e III, apenas..

Continue navegando