Buscar

APOL 3 Segurança no Trabalho

Prévia do material em texto

Disciplina(s): APOL 3
Segurança no Trabalho
Arquitetura da Segurança
Questão 1/5 - Segurança no Trabalho 
Súmula nº 444 do TST 
JORNADA DE TRABALHO. NORMA COLETIVA. LEI. ESCALA DE 12 POR 36. VALIDADE. - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012  - republicada em decorrência do despacho proferido no processo TST-PA-504.280/2012.2 - DEJT divulgado em 26.11.2012:  É valida, em caráter excepcional, a jornada de doze horas de trabalho por trinta e seis de descanso, prevista em lei ou ajustada exclusivamente mediante acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva de trabalho, assegurada a remuneração em dobro dos feriados trabalhados. O empregado não tem direito ao pagamento de adicional referente ao labor prestado na décima primeira e décima segunda horas”. (BALBINOTI, Jonas, Raul. Direito individual e segurança do trabalho para vigilantes.  Curitiba: InterSaberes, 2017). 
Complete as frases abaixo quanto ao trabalho em jornada 12 x 36, depois assinale a alternativa que completa corretamente as duas lacunas:
1 - Este acordo prevê a compensação de horas trabalhadas aos domingos, as quais não serão consideradas como extras. Todavia, não prevê o trabalho realizado em feriados, devendo, na ocorrência, serem pagos com adicional mínimo de ____________.
2 - Neste regime é proibida a realização de __________________além da 12 hora de trabalho diário.
 
	
	A
	20% / banco de horas
	
	B
	50% / dobras.
	
	C
	100% / horas extras
	
	D
	30% / banco de horas.
	
	E
	40% / dobras.
Questão 2/5 - Arquitetura da Segurança 
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“Em qualquer sociedade, a distribuição desigual do crime é percebida. Fatores como renda, escolaridade e local onde as pessoas habitam são riscos reais que influenciam na sua possível vitimização”. 
Fonte: KARPINSKI, Marcelo Trevisan. Arquitetura contra o crime: prevenção, segurança e sustentabilidade. Curitiba: InterSaberes, 2016. 
Sobre o assunto e de acordo com os estudos realizados e a bibliografia básica indicada para esta disciplina, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que corresponde à sequência correta: 
(  ) Observamos que a vitimização não tem estreito relacionamento com os hot spots e com a teoria das instalações de riscos e, portanto, não é um aspecto relativo à prevenção, fato que poderíamos deixar de tratar tranquilamente.
(   ) Quando nos referimos à vitimização, podemos afirmar que, conforme o dito popular, o raio não cai duas vezes no mesmo lugar.
(   ) Estudos desenvolvidos na Europa estimaram que 4% das vítimas experimentam 44% de todos os crimes. Nos Estados Unidos, 10% das vítimas estão envolvidas em 40% dos crimes. Essa vitimização repetida tem como principal fator as circunstâncias percebidas pelo infrator como favoráveis e que, se não forem alteradas, contribuem de maneira ímpar para a repetição dos delitos e da vitimização.
	
	A
	F, V, F.
	
	B
	V, V, V.
	
	C
	F, V, V.
	
	D
	V, V, F.
	
	E
	F, F, V.
Questão 3/5 - Arquitetura da Segurança 
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“Tendo em vista que os lugares em que ocorrem os crimes são determinantes para a prevenção destes, traçar estratégias adequadas é de especial relevância”. 
Fonte: KARPINSKI, Marcelo Trevisan. Arquitetura contra o crime: prevenção, segurança e sustentabilidade. Curitiba: InterSaberes, 2016. 
De acordo com os estudos realizados e a bibliografia básica indicada para esta disciplina, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F), e depois assinale a alternativa que corresponde à sequência correta, sobre o conceito de hot spots: 
(  ) Nas estratégias de prevenção, deve-se dar uma especial atenção aos lugares onde o crime se concentra – o que os ingleses chamam de ‘pontos quentes’.
(   ) Estudos sobre hot spots devem receber especial atenção, pois, devemos dar importância a questões como: “Onde aconteceu o crime?“ da mesma maneira com que nos preocupamos com “Quem cometeu o crime?”. Isso porque o crime está aproximadamente seis vezes mais concentrado em locais do que em indivíduos.
(   ) ‘Pontos quentes’ são locais privilegiados pelos comerciantes que acabam chamando a atenção dos criminosos.
Assinale a alternativa abaixo que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V, V, F.
	
	B
	V, V, V.
	
	C
	F, V, V.
	
	D
	V, F, F.
	
	E
	F, F, V.
Questão 4/5 - Segurança no Trabalho 
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“A primeira forma de prorrogação de jornada é a chamada realização de horas extras”. 
Fonte: BALBINOTI, Jonas Raul; ZWICKER, Milena; CARVALHO, Robert Carlon de. Direito individual e segurança do trabalho para vigilantes. Curitiba: InterSaberes, 2017.
De acordo com os estudos realizados e a bibliografia básica indicada para esta disciplina, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que corresponde à sequência correta: 
(  ) Considerando-se que nem todo direito é absoluto, em caso de eventual necessidade do empregador, a jornada de trabalho poderá ser prorrogada em até 2 horas diárias.
(   ) Não é permitido por lei (exceto nos casos de jornada especial, como o regime de 12x36) a realização de até 2 horas extras por dia.
(    ) No caso da realização de horas extras, as horas trabalhadas além da jornada contratual deverão ser pagas com um acréscimo mínimo de 50% sobre o valor da hora de trabalho, e este adicional poderá ser maior se acordado em convenção coletiva de trabalho.
 
	
	A
	F, V, V.
	
	B
	V, V, V.
	
	C
	V, F, V.
	
	D
	V, F, F.
	
	E
	F, V, F.
Questão 5/5 - Segurança no Trabalho
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“O trabalho em regime de turno ininterruptos de revezamento se caracteriza por um "sistema de trabalho que coloque o empregado, alternativamente, em cada semana, quinzena ou mês, em contato com as diversas fases do dia ou da noite." (DELGADO, 2010, p. 820)”.  
Fonte: BALBINOTI, Jonas Raul; ZWICKER, Milena; CARVALHO, Robert Carlon de. Direito individual e segurança do trabalho para vigilantes.  Curitiba: InterSaberes, 2017.
De acordo com o livro base da disciplina, sobre o trabalho em regime de turno ininterruptos de revezamento é correto afirmar:
	
	A
	A jornada de trabalho em regime de turno ininterruptos de revezamento está disciplina no art. 58-A da CLT, que a considera como sendo aquela cuja duração não exceda a vinte e cinco horas semanais.
	
	B
	O trabalho em regime de turnos ininterruptos de revezamento ocorre quando o trabalhador tem um horário pré-estabelecido para entrar e sair do trabalho, e estes horários estão sempre no mesmo turno.
	
	C
	O art. 58, caput, da CLT dispõe que a duração normal do trabalho não poderá ser superior a 8 horas diárias.
	
	D
	A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 7º, inciso XIV, estabelece que a jornada máxima diária dos trabalhadores que exercem atividades em regime de Turno Ininterrupto de Revezamento deve ser de 6 horas diárias, e consequentemente, 36 horas semanais.
	
	E
	O salário do empregado que trabalha em regime de Turno Ininterrupto de Revezamento deverá ser proporcional ao trabalho realizado, com o objetivo de evitar o enriquecimento ilícito do empregado, bem como, para aplicar o princípio da isonomia.

Continue navegando