Buscar

AV2 - Ética e Responsabilidade Social_Perguntas discursivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201101455290)
	
	O que é Responsabilidade Social Corporativa (RSC)?
	
	Gabarito: Responsabilidade Social Corporativa é uma atividade que almeja criar um valor corporativo sustentável e construir uma sociedade melhor, estabelecendo um mecanismo pelo qual as empresas e a sociedade se desenvolvam sinergicamente. Sua palavra chave principal é sustentabilidade e como as empresas são solicitadas a mostrar seus resultados sobre os três pilares da Responsabilidade Social, Economia, Meio Ambiente e Sociedade. A essência da RSC é uma contribuição para o desenvolvimento sinérgico e sustentável das organizações de negócios e sociedade, um investimento importante que deve ser posicionado na essência das suas operações como uma iniciativa voluntária.
	
 2a Questão (Ref.: 201101455242)
	
	Com relação aos recursos não renováveis existem duas classes: os minerais energéticos e os não energéticos. Cite 4 minerais não energéticos.
	
	Gabarito: Cálcio, ferro, fósforo, ouro e níquel.
	
3a Questão (Ref.: 201102694008)
	sem. N/A: Ética empresarial
	
	Segundo Lori Tansey, especialista em ética empresarial, a ética dá lucro às empresas. Comente a afirmação de Tansey com base nas aulas, textos e discussões em sala. 
	
	
	Gabarito: A ética empresarial compete mudança nas relações internas, nas relações com o meio ambiente, com a comunidade e com os clientes. Criando mudanças na perspectiva de sustentabilidade, relações de trabalho respeitosas, e relação inclusiva com a comunidade. E por fim uma relação transparente com os clientes. sendo assim, as empresas conseguem uma maior rentabilidade e inclusive influenciar outras no mercado. 
	 
4a Questão (Ref.: 201102678680)
	sem. N/A: BALANÇO SOCIAL
	
	[...] Entre os diversos instrumentos existentes para medir o grau de responsabilidade social...
		
	Gabarito: Sim, é correto deduzir que existe relação entre a RSC e o Balanço Social. De acordo com os conceitos apresentados, o Balanço Social é um demonstrativo que foi criado com a finalidade de tornar pública a Responsabilidade Social das organizações e sua divulgação é positiva para as empresas que o fazem. Fundamentação baseada no conteúdo: Hoje, o Balanço Social é uma ferramenta ou um instrumento de suma importância para as empresas que têm, de fato, Responsabilidade Social. O Balanço Social é muito mais do que uma peça contábil. Ele é um instrumento de gestão e de informação, que evidencia, de forma transparente, itens econômicos, sociais e ambientais sobre o desempenho das empresas em relação aos stakeholders. 
	 
5a Questão (Cód.: 153493)
	
	Em linhas gerais sabemos que a Ética Cristã não foi necessariamente de índole ascética, ainda que parta de um conjunto de verdades reveladas a respeito de Deus. Diante disso, comente o que você entende por ascética:
	
	
	Gabarito: A Ascética consiste no esforço metódico e continuado, com a ajuda da graça, para favorecer o pleno desenvolvimento da vida espiritual, aplicando meios (oração, penitência, retiro, exame de consciência etc.) e superando obstáculos.
	 
6a Questão (Cód.: 153479)
	
	Duas últimas importantes contribuições para o domínio ético são encontradas ainda no século XIX: descreva a contribuição de Bretano.
	
	
	Gabarito: Para Brentano, seria possível estabelecerem-se leis universais de caráter axiológico (axiologia ou filosofia dos valores), na medida em que há um subjetivismo ético que se relaciona a uma teoria objetiva do valor. Este é enunciado sob atos de preferência (valorização) ou repugnância (desvalorização); assim, a experiência que algo seja bom inclui um aspecto subjetivo (para alguém) e a intenção que leva um homem a preferir algo.
	 7a Questão (Ref.: 201102299000)
	
	Fatores ecológicos são componentes do meio que podem agir diretamente sobre os seres vivos, ao menos durante uma fase do seu ciclo de desenvolvimento. É importante observar que as ações desses fatores afetam sobremaneira o ambiente. São considerados fatores ecológicos atmosféricos os seguintes elementos:
	
	
	Gabarito: luz, temperatura, umidade e vento.
	 8a Questão (Ref.: 201102299128)
	
	Os recursos naturais podem ser classificados em dois grandes grupos: os renováveis e os não renováveis. Cite 4 recursos renováveis.
	
	Gabarito: Ar, água, etanol, biomassa, óleos vegetais.
	 9a Questão (Cód.: 63822)
	
	Quais são as vantagens da empresa que adota políticas e práticas de responsabilidade social?
	
	
	Gabarito: A prática demonstra que um programa de responsabilidade social só traz resultados positivos para a sociedade, e para a empresa, se for realizado de forma autêntica. É necessário que a empresa tenha a cultura da responsabilidade social incorporada ao seu pensamento. Desenvolver programas sociais apenas para divulgar a empresa, ou como forma compensatória, não traz resultados positivos sustentáveis ao longo do tempo. Porém, nas empresas que incorporarem os princípios e os aplicarem corretamente, podem ser sentidos resultados como valorização da imagem institucional e da marca, maior lealdade do consumidor, maior capacidade de recrutar e manter talentos, flexibilidade, capacidade de adaptação e longevidade.
	 10a Questão (Cód.: 41677)
	
	Como resposta aos movimentos sociais contestatórios, em consonância com o aumento crescente da consciência ambiental e com a ideia de maior responsabilidade social por parte das organizações, surge um conjunto de certificações com base em posturas mais éticas e soluções adequadas aos problemas gerados pelas empresas. Com relação a esse tema, RESPONDA: a) O que estabelece a ISO 14000 - Sistema de Gestão Ambiental? b) Leia o texto, a seguir: "Diferentemente da ISO 14000, a SA 8000 apresenta, em seu formato, um enfoque restrito para certificação com base na qualidade dos produtos, sem, contudo, abordar os padrões de evidenciação social corporativos e as condições de trabalho." Está certo ou errado?
	
	
	Gabarito: a) A ISO 14000 - Sistema de Gestão Ambiental - estabelece requisitos para as empresas gerenciarem seus produtos e processos de modo que eles não agridam o meio ambiente, que a comunidade não sofra com os resíduos gerados e que a sociedade seja amplamente beneficiada. b) Errado.
	 11a Questão (Ref.: 201101296500)
	8a sem.: EMPRESA E MEIO AMBIENTE
	
	Os principais agentes do desenvolvimento econômico de um país são... Pergunta-se: a) Qual a relação existente entre gestão ambiental e responsabilidade social da empresa? b) O que vem a ser responsabilidade social? 
	
	Gabarito: a) A Gestão Ambiental e a Responsabilidade Social são atualmente condicionadas pela pressão de regulamentações e pela busca de melhor reputação perante a sociedade. A sociedade atual está reconhecendo a responsabilidade ambiental e social como valor permanente, consideradas fatores de avaliação e indicadores de preferência para investidores e consumidores. Os investimentos destinados a Gestão Ambiental e a consciência da Responsabilidade Social pelas empresas são aspectos que fortalecem a imagem positiva das organizações diante dos mercados em que atuam, dos seus colaboradores, concorrentes e fornecedores. O mundo Global, a despeito de todos os males causados aos mais fracos, trouxe uma inovação interessante: A responsabilidade Social e Ambiental como diferenciais de mercado. b) A Responsabilidade Social em uma corporação representa o compromisso contínuo da empresa com seu comportamento ético e com o desenvolvimento econômico, promovendo ao mesmo tempo a melhoria da qualidade de vida de sua força de trabalho e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo, sendo hoje um fator tão importante para as empresas como a qualidade do produto ou do serviço, a competitividade nos preços, marca comercialmente forte etc. 
	 12a Questão (Ref.: 201201726237)
	
	A Educação Ambiental tem como meta desenvolveruma população mundial que esteja consciente e preocupada com o meio e com os problemas que lhe são associados. Cite três objetivos e/ou ações da Educação Ambiental.
	
	
Gabarito: Possibilitar aos indivíduos e grupos sociais vínculos afetivos para com o ambiente e motivar ativamente na proteção e melhoria. Contribuir para que os indivíduos e grupos sociais adquiram consciência, compreensão e sensibilidade em relação ao ambiente como um todo, e aos problemas a ele relacionados. Propiciar aos indivíduos e grupos sociais condições para adquirirem habilidades frente à solução de problemas ambientais. VI. Educar, conscientizar, mobilizar e estimular as pessoas para ações concretas que visem à melhoria da qualidade ambiental e de vida. São ações da Educação Ambiental.
	
13ª Questão (Ref.: 201102059697) 
O número de fundações e associações sem fins lucrativos no Brasil cresceu três vezes mais que o das organizações públicas e privadas entre 1996 e 2005. Segundo pesquisa do IBGE e IPEA, a expansão das primeiras foi de 215,1% contra 74,8% das segundas. A partir de 2002, data da pesquisa anterior, subiu 22,6%.Acerca do debate sobre o terceiro setor e da complexidade que o envolve,Acerca do debate sobre o terceiro setor e da complexidade que o envolve, responda o que se pede: a) Estabeleça uma relação entre o crescimento do Terceiro Setor e a filantropia: b) O que representa o Terceiro Setor nas sociedades
democráticas?
Gabarito: a) O crescimento do terceiro setor apresenta a filantropia com novas faces estratégicas e com um discurso direcionado para a defesa da qualidade dos bens e serviços oferecidos, passando a fazer parte da moderna filantropia solidária. b) O Terceiro Setor se constitui como um dos pilares das sociedades democráticas, visto como um conjunto de cidadãos organizados que se posiciona como intermediário entre o mercado e o Estado e se proclama interlocutor dos cidadãos em geral.
14ª Questão (Ref.: 201102081807) 
Ações predatórias do homem agridem a natureza, de tal forma, que colocam em risco nossa própria espécie. Percebemos que, nos dias atuais, há uma preocupação maior com os graves problemas advindos da má administração do homem, no que tange aos recursos naturais do planeta. Cite três ações predatórias do homem.
Gabarito: Devastação e queima de áreas florestais, utilização de combustíveis fósseis para geração de energia e pecuária extensiva Extração de madeira em áreas nativas, queimadas e reflorestamento Pecuária extensiva, extração de madeira em áreas nativas e utilização do sol para geração de energia.
15ª Questão (Ref.: 201101626138) 
Os recursos naturais podem ser classificados em dois grandes grupos: os renováveis e os não renováveis. Cite
quatro recursos não renováveis.
Gabarito: Carvão mineral, gás natural, gasolina, óleo diesel e óleo combustível.
16ª Questão (Ref.: 201101626139) 
Qual a definição completa de hábitat?
Gabarito: O ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis para o desenvolvimento e sobrevivência de determinados organismos.
17ª Questão (Ref.: 201307121245)
Apenas empresas de grande porte podem desenvolver ações de responsabilidade social?
Gabarito: Não. Todo tipo de empresa, independentemente do porte, do setor da economia e da quantidade de
funcionários pode desenvolver ações de responsabilidade social, pois o necessário é ter vontade política. Individualmente ou em grupo, qualquer empresa pode agir.
18ª Questão (Ref.: 201202239606) 
Conforme estudos realizados na aula 04. Qual a definição de Dilema ético?
Gabarito: Dilema ético pode ser definido como uma escolha indesejável ou desagradável relacionada com um princípio ou uma prática moral.

Outros materiais