Buscar

AP3 FEB 2009.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial 1 – AP3
Período - 2009/2º
Disciplina: Formação Econômica Brasileira
Coordenador: Alexis Toríbio Dantas
Aluno (a): ........................................................................................................................... Pólo: ...................................................................................................................................
Só serão aceitas resposta feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis.
GABARITO
Explique a relação entre o avanço da imigração para a produção cafeeira no oeste paulista, sob o regime de colonato, e o início da industrialização em São Paulo. (3,0 pontos)
A imigração para as culturas cafeeiras permitiu o aumento relevante da oferta de mão-de-obra para atividade, fator escasso, sobretudo a partir do fim do tráfico de escravos com a Lei Eusébio de Queiroz. Com a utilização do imigrante no sistema de colonato, parte de sua remuneração passa a ser monetizada, ampliando o mercado interno até então incipiente, demandando principalmente têxteis e produtos alimentícios. A expansão do mercado interno tornou-se o principal estímulo inicial para a formação de plantas industriais no país.
Quais foram as principais medidas assumidas no início do governo militar em 1964 no que se refere ao sistema monetário e financeiro no Brasil? (3,5 pontos).
Com a reforma monetária, dois objetivos principais:
(a) definir um quadro institucional de maior controle das operações monetárias, sobretudo na gestão da política monetária. O destaque foi a criação da ORTN e do Banco Central; 
(b) garantir melhor organização das funções de autoridade monetária, antes dividida entre a Sumoc e o Banco do Brasil, através da criação do Banco Central.
No que se refere à reforma financeira, os principais objetivos eram:
(a) garantir uma maior capacidade de transferência de recursos entre os agentes econômicos, com participação central das instituições financeiras. A especialização do sistema financeiro, criando instituições focadas em determinadas atividades, daria maior fluidez a essas;
(b) ampliar as oportunidades de investimento, em conseqüência, do crescimento econômico, por exemplo, com a constituição do Sistema Financeiro da habitação.
O início da Velha República foi marcado por uma forte e contínua desvalorização da taxa cambial no Brasil? Como explicar suas causas fundamentais? (3,5 pontos).
Em um primeiro momento, havia uma forte pressão dos cafeicultores no sentido de acirrar a desvalorização cambial que se mostrava recorrente – isso elevava substancialmente suas receitas de exportações, a despeito da forte do preço do café no mercado internacional.

Continue navegando