Buscar

Discursiva nova Sociologia, Filosofia e Ética

Prévia do material em texto

Resposta da prova discursiva
1. a) Ação social é todo comportamento humano que apresenta parte de um conceito desenvolvido para sociedade, realizando e cumprindo as expectativas dos outros, ou respondendo a conduta de terceiros. Para uma empresa atenda todas as expectativas teve adotar quatro tipos de ações sociais seja tradicional, afetiva, racional com relação a valor, racional com relação a fins que surgem de tal forma que os indivíduos tenham mais conectividade para assim garantir uma boa qualidade profissional e uma boa produtividade. Essas ações devem manter dentro de diferentes formações, ou seja, indivíduos que se adaptam a todas as modificações sem ao menos ir à contramão do que foi estabelecido; pelos seus superiores. 
Segundo Max Weber existe quatro modelos de ação social que surge de forma progressiva, devido a crescente complexidade racional, e elas são: ação social baseada em costume de tradição que e motivada por tradição ou hábito, ação social determinada pelas emoções ou sentimentos, ação social racional com valores morais e quando, por exemplo, os funcionários de uma empresa trabalham acreditando que é melhor para a sua vida profissional continuar, independente da opinião dos outros as ações sociais que buscam o propósito racional com relação a fins que se podem considerar ações racionais finalistas e aquela em que a pessoa leva em consideração a finalidade como elemento fundamental.
2. b) O liberalismo é uma doutrina político-econômica e sistema doutrinário que se caracteriza pela sua atitude de abertura e tolerância a vários níveis. De acordo com essa doutrina, o interesse geral requer o respeito pela liberdade cívica, econômica e da consciência dos cidadãos. Dos princípios básicos do liberalismo: Defesa da propriedade privada; Liberdade econômica; Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação.
Defesa da propriedade privada; que seria um direito natural do ser humano, que a parti dela o individuo tem o direito de produzir, comercializar, sem interferência do estado. Para os liberais Os preços e um fator determinante para a procura de um determinado bem e serviços, pois os mesmos sofrem alterações por causa de qualquer desequilíbrio entre a oferta e a procura. Liberdade econômica que é uma teoria ligada ao fim do movimento em que o Antigo Regime agia nas economias dos países que prega a liberdade econômica sem a interferência do estado. Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado); Os liberais clássicos pugnam por um governo limitado. Isto tem vários significados e outras tantas implicações. O primeiro, evidente, é o do reconhecimento da necessidade de um governo, isto é, de uma estrutura com soberania, que desempenhe funções próprias e bem determinadas. A segunda consequência é a de que o governo não pode dispor de poderes ilimitados, menos ainda variáveis ao sabor dos tempos e das circunstâncias, ainda que elas os queiram modificar e ampliar.
 
Referências bibliográficas
https://www.significados.com.br/liberalismo/
https://oinsurgente.org/2008/04/01/governo-limitado/