U1S3   Atividade de Aprendizagem
1 pág.

U1S3 Atividade de Aprendizagem


Disciplina<strong>circuitos</strong>10 materiais5 seguidores
Pré-visualização1 página
U1S3 - Atividade de Aprendizagem
Todo circuito digital sincronizado necessita de uma referência de tempo. Esse tempo é comumente chamado de relógio do sistema ou clock do sistema. Um exemplo de circuito que permite e a geração de pulsos de clock é o CI 555 (Circuito Integrado 555). Nele, trens de pulsos digitais de tamanho fixo são enviados aos circuitos através de suas de sincronização. Esse circuito gerador de pulso baseado no circuito integrado 555 possui dois resistores e um capacitor. A Equação-1 que define a frequência é dada por:
 
Equação-1 - Cálculo da Frequência
Considerando as informações disponíveis e a Equação-1, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor da frequência do pulso de clock para um CI 555 considerando-se R1 = R2 = 1K\u3a9 e C1 = 2uF.
Escolha uma:
a.
Para estes valores a frequência de geração do pulso de clock pelo circuito com 555 será 240Hz. 
Questão 2
Em eletrônica digital é possível usar sincronização para controlar os processos entre dois circuitos diferentes. Um circuito de um relógio digital, por exemplo, precisa de uma base de tempo para iniciar e manter a contagem de tempo de forma sincronizada.
 
Com base em Circuitos Integrados que atuam como osciladores, ou seja, gerando uma base de tempo (clock) para se sincronizarem, avalie a seguinte asserção preenchendo suas lacunas:
 
Um dos principais componentes (circuito integrado) que podem ser utilizados para esse fim é o________na configuração_______. Neste circuito além do CI temos dois__________ e um __________.     
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
d.555 - astável - resistores e capacitor  
Questão 3
Todo circuito digital sincronizado necessita de uma referência de tempo. Esse tempo é comumente chamado de relógio do sistema ou clock do sistema. Um exemplo de circuito que permite e a geração de pulsos de clock é o CI 555 (Circuito Integrado 555). Nele trens de pulsos digitais de tamanho fixo são enviados aos circuitos através de sua de sincronização. Esse circuito gerador de pulso baseado no circuito integrado 555, possui dois resistores e um capacitor.
Com relação ao circuito gerador de pulsos com CI 555, avalie as seguintes afirmativas:
I. A frequência de saída será diretamente proporcional a multiplicação das resistências pela capacitância. Ou seja, se aumentar as resistências e capacitâncias a frequência também aumenta.
II. A frequência de saída será inversamente  proporcional a multiplicação das resistências pela capacitância. Ou seja, se aumentar as resistências e capacitâncias a frequência diminui.
III. O valor da frequência não está ligado com as resistências e capacitâncias do circuito. Ou seja, se aumentar as resistências e capacitâncias a não ocorre nada com a frequência.
A seguir assinale a alternativa correta.
a.Apenas a afirmativa II está correta. Parte inferior do formulário