Buscar

Projeto 5 período da anhanguera

Prévia do material em texto

3
NOME DA UNIDADE (Nome do Polo)
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
NOME COMPLETO E RA (alunos)
(Tudo que estiver descrito na cor “azul”, neste modelo, deverá ser substituído ou excluído dependendo de sua utilização, visto que são apenas orientações.
DESAFIO PROFISSIONAL 
DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III; PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL; GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – SUAS; INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL; POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL (PREVIDÊNCIA, SAÚDE E ASSISTÊNCIA).
CIDADE, ESTADO
MÊS / ANO
AUTORES – NOME E RA
DESAFIO PROFISSIONAL 
DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III; PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL; GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – SUAS; INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL; POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL (PREVIDÊNCIA, SAÚDE E ASSISTÊNCIA).
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Fundamentos Históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social III; Planejamento e Gestão em Serviço Social; Gestão do Sistema Único de Assistência social – SUAS ; Instrumentos e Técnicas de Atuação Profissional; Política de Seguridade Social (Previdência, Saúde e Assistência).
Tutora EaD: Marilena Jordão
CIDADE, ESTADO
MÊS / ANO
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................
2. PROJETO ...............................................................................................................
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................
OBS.: Elabore o sumário de acordo com o desenvolvimento do seu Desafio.
INTRODUÇÃO
Neste tópico (o texto deverá ser escrito em fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 de entre linhas, com alinhamento justificado e deve ser apresentado em no máximo uma páginas). Todo o texto deverá ser escrito na terceira pessoa, oferecendo caráter impessoal.
No item deve ser apresentada ao leitor uma visão geral do tema abordado.
OBS: o item “Introdução” deverá ser elaborado após a realização de todo o trabalho, pois vai constar o resumo da realização da atividade proposta.
 Ribeira é uma pequena cidade do interior de Goiás com 48 mil habitantes, a Secretaria de Assistência Social, juntamente com sua equipe, está desenvolvendo projetos específicos de apoio e amparo às mulheres em situação de violência doméstica. 
Embora seja uma cidade muito pequena, 
 Drika, uma assistente social recém-formada, chegou há poucos meses à cidade para assumir um concurso da prefeitura e, ao verificar os baixos índices do protagonismo feminino no campo do trabalho, desenvolveu um projeto para que fosse realizada uma pesquisa capaz de revelar quais seriam as causas desses baixos índices e, desse modo, promover alguma ação para minimizar esse quadro. Ao propor esse projeto a Joana, a secretária da Assistência Social, foi recebida com entusiasmo, afinal, Joana é uma das poucas mulheres que atuam em cargos importantes na cidade. Joana criou todas as possibilidades para que Drika formasse uma equipe e colocasse em prática seu projeto. No desenvolvimento da pesquisa, Drika percebeu que os problemas eram mais profundos do que a ausência de qualificação da mão de obra (escolaridade básica e formação técnica); quando iniciou as atividades domiciliares, de certa forma, estabeleceu alguns vínculos com as mulheres entrevistadas, o que possibilitou ter acesso às informações de que grande parte dessas mulheres era vítima de violência doméstica, fosse de caráter físico, fosse de caráter psicológico. Nesse momento, Drika adequou o projeto, sem desconsiderar a ideia inicial, para pensar como poderia contribuir com aquelas mulheres com vistas à superação da situação de violência. Ao levar os resultados para Joana, encontrou todo o apoio para desenvolver o trabalho proposto. Partindo do pressuposto de que o objeto do Serviço Social são a questão social e os processos de desigualdades gerados na vida social, entende-se que Drika, ao se dedicar a esse trabalho, contribuirá, significativamente, para que essas mulheres consigam retomar a autoestima, empoderarem-se da própria vida. Contudo, Drika terá muito trabalho pela frente, afinal é um aspecto delicado, pois, como foi indicado no início desse Desafio, as vítimas silenciam-se, e, no limite, acreditam que são responsáveis pelos atos que sofreram e ainda sofrem. Pensando nas dificuldades que Drika e Joana enfrentarão, podemos destacar: a sensibilização sobre o problema; promover a autoestima; apresentar possibilidades de amparo jurídico, psicológico e, também, na saúde; possibilitar a criação de uma rede de apoio caso essas mulheres queiram sair de casa; criar 5 novas formas de socialização; promover ações que estimulem o protagonismo dessas mulheres no sentido de possibilitar a inserção no mercado de trabalho, rompendo a dependência financeira. Bem, perceba que há muito trabalho pela frente. É por isso que Drika deve conhecer a rede de serviços disponíveis em Ribeira e ter acesso a ela
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO.
Título do projeto: “Mulheres Cidadãs”
Nome da entidade: CRAS- Centro de Referência de Assistência Social de Ribeira
Autores do projeto: 
Joana dos Santos Araújo, Secretária Municipal de Assistência Social 
Drika Hortência Amarante, Assistente Social do CRAS de Ribeira
Angela Maria dos Santos Lima, Pedagoga do CREAS.
Fone: (89) 2233-4444
2	JUSTIFICATIVA:
Este item deverá responder o quê será desenvolvido e por quê existe a necessidade do projeto na entidade e na comunidade. Deve explicar a relevância do projeto, para os usuários, Entidade e políticas públicas para qual sua atuação está voltada. 
Ribeira apresenta altos índices desse tipo de violência, e um dado preocupante é que em 99% dos casos a vítima não faz denúncia, justamente por não encontrar respaldo e apoio, tanto do Estado quanto da sociedade. Vamos contextualizar essa problemática: Ribeira é uma cidade cujo patriarcado domina as relações sociais, as mulheres ocupam poucos postos de trabalho. Cerca de 12% trabalham fora do ambiente da casa: menos de 1% em cargos de chefia, 8% vendem sua força de trabalho como doméstica e cerca de 3% atuam no comércio local.
 A cultura “de que lugar de mulher é em casa cuidando dos filhos” é internalizada a ponto de ocorrer sérios casos de discriminação às mulheres que resolvem romper com essas amarras sociais. Nesse cenário de restrições e possibilidades de ascensão social e econômica, a maioria dessas mulheres acaba acatando o modo coercitivo imposto pela estrutura social.
Diante do exposto, o Projeto “Mulheres Cidadãs” se propõe a trabalhar de forma integrada com vários atores e instituições com o objetivo de mudar essa realidade. Fortalecendo a mulher para que se tornem emancipadas, rompendo com o ciclo da violência.... 
OBJETIVO(S):
Este item deve responder para que vai ser realizado o projeto. Poder conter apenas o objetivo geral, ou objetivo geral e objetivos específicos, sempre, relacionados com os resultados que se pretende alcançar com o projeto. Descrever com clareza e concisão.
Contribuir para o acesso a informação e favorecendo o acesso de alternativas que as tornem emancipadas social, econômica e política.
PÚBLICO BENEFICIADO:
Este item refere-se a para quem, quantas pessoas e quais as características do público a ser beneficiado pelo projeto. 
 Cerca de 20 Mulheres/Mês todas vítimas de violência ou que cheguem na Rede municipal com CRAS, CREASe outros.
DESCRIÇÃO DA AÇÃO OU METODOLOGIA:
Descrever com clareza e concisão as etapas necessárias, quais e como serão desenvolvidas as atividades para atingir os objetivos propostos, incluindo a alocação de recursos humanos necessários para a efetivação da proposta, possibilitando o entendimento da execução do projeto. Por exemplo, em caso de uma oficina de informática, para qual pretende-se a destinação de recursos para a aquisição de equipamentos de informática, as etapas devem prever: compra, instalação de equipamentos, adequação de espaço físico, contratação de instrutor, início das oficinas, duração do curso, etc. Caso o objetivo seja a qualificação de ação, projeto ou programa, já em andamento, favor referir. 
A metodologia deste projeto será desenvolvida de caráter informativo e sócio educativo, voltado para mulheres vítimas de qualquer tipo de violência do município de Ribeira, na intenção de proporcionar esclarecimentos sobre seus direitos, sejam eles sociais, jurídicos, educacionais entre outros.
IMPACTO:
Este item refere-se a quais são os resultados esperados e repercussão do projeto para o público a que se destina, mantendo coerência com os objetivos e a justificativa. 
Reduzir em cerca de 20% do numero de casos de violência que envolva mulheres no município de Ribeira.
PARCERIAS E INTERFACES:
Este item deve identificar os apoios externos com quem será executado o projeto. Por interfaces entende-se órgãos da esfera pública (federal, estadual ou municipal) que cederão suas estruturas técnicas, humanas, administrativas, financeiras e de materiais, ao projeto. Por parceria entende-se empresas e /ou entidades e/ou organizações das comunidades que possam apoiar o projeto. Citar o nome da entidade/órgão e tipo de contribuição (financeira, técnica, RH ou outra). Se necessário, acrescentar mais lihas.
	PARCERIA
	INTERFACE
	CREAS
	 Municipal
	Justiça
	 Federal
	Educação
	 Municipal, Estadual, Federal
RECURSOS:
Materiais
Na descrição dos recursos deve constar todo e qualquer material necessário para a execução do projeto. (Ex.: em caso de reforma, listar os materiais que serão utilizados, tais como: canos, fios, argamassa, tinta, etc.), se necessário acrescentar mais linhas.
O valor constante deverá estar de acordo com o orçamento de menor valor, dentre os três orçamentos anexados ao projeto.
	MATERIAIS ORÇADOS
	Un.
	Descrição
	Valor Un.
	Total1
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Total2
Un.= quantidade necessária do material Descrição = descrição do material Valor Un. = Preço de cada unidade do material, Total1= Un. X Valor Un	Total2 = soma coluna Total1
Financeiros:
Neste item deve constar o valor total do projeto e quanto será financiado pela entidade, parcerias/interfaces (comprovando a existência dos valores = contrapartida) e pela Justiça Federal.
	
Total do Projeto
	
Entidade/parcerias e interfaces
	
Justiça Federal
	
	
	
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
Informar o tempo previsto para a execução de cada uma das etapas e atividades descritas na metodologia Por exemplo, em caso de aquisição de equipamentos de informática: compra, instalação de equipamentos, adequação de espaço físico, contratação de instrutor, oficina, curso, etc. Identificando em cada uma destas etapas/atividades o tempo previsto para seu início e término.
	ETAPAS
	DURAÇÃO
	
	Início
	Término
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
AVALIAÇÃO:
Prever a metodologia de acompanhamento e avaliação do alcance dos objetivos e dos resultados esperados (impacto). Sugestão: até 20 linhas
Local e data.
Nome e assinatura do responsável técnico (se houver) e do responsável legal pela Entidade.
 CONSIDERAÇÕES FINAIS 
O texto deverá ser escrito em fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 entre linhas, e deve ser apresentada em no mínimo uma e no máximo duas páginas.
Esta é a parte final de sua pesquisa, deverá realizar uma síntese dos elementos constantes nos textos do trabalho, unindo ideias e fechando as questões apresentadas na introdução do trabalho.
Aqui, o aluno deverá responder se a pesquisa ampliou a compreensão sobre o tema. Além de demonstrar, também, sua posição diante do tema, após ler, analisar, comparar e sintetizar diferentes autores a respeito do Trabalho. Aqui, também é possível dar sugestões e recomendações de como lidar com o problema estudado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Todas as fontes de pesquisas e estudos para o desenvolvimento da atividade avaliativa devem ser informadas.
As referências dos documentos consultados para a elaboração do Desafio Profissional é um item obrigatório e um dos principais critérios de avaliação do trabalho. Nas referencias normalmente constam os documentos e qualquer fonte de informação consultada no levantamento de literatura.
De acordo com Norma ABNT NBR6023 (2002, p. 3), item 6 Regras Gerais de Apresentação:
6.3 As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. Quando aparecerem em notas de rodapé, serão alinhadas, a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas.
...
6.5 O recurso tipográfico (negrito, grifo ou itálico) utilizado para destacar o elemento título deve ser uniforme em todas as referências de um mesmo documento. Isto não se aplica às obras sem indicação de autoria, ou de responsabilidade, cujo elemento de entrada é o próprio título, já destacado pelo uso de letras maiúsculas na primeira palavra, com exclusão de artigos (definidos e indefinidos) e palavras monossilábicas.
Exemplos de como elaborar:
IAMAMOTO, Marilda Vilela. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
MARTINELLI, Maria Lúcia. Serviço Social: identidade e alienação. 16ªed. São Paulo: Cortez, 2011. 
MARQUES, Rosa Maria (Orgs.). Formação econômica do Brasil. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço Social - uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. São Paulo: Cortez, 1991.

Continue navegando