Buscar

Questões sobre Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Segundo Paulo Nader, em sua obra Introdução ao Estudo do Direito, imprescindível é à sociedade determinados mecanismos que possibilitam a sobrevivência do homem no meio social. Assinale a alternativa que se refere ao instrumento de controle social cuja regra é obrigatória e a sua inobservância acarretará a aplicação de uma sanção devidamente prevista em lei:	
Quest.: 1
	Decreto-lei
	Sociedade
	Política
	Direito ( CORRETO)
	Moral
2. No que tange a relação do Direito com outras matérias, marque a alternativa correta:	
Quest.: 2
A criminologia é uma disciplina jurídica que tem por finalidade a pesquisa e a análise dos institutos jurídicos do passado. Busca compreender o pensamento jurídico e o ordenamento jurídico vigentes, como produtos de progressivas construções no tempo, tendo como re¬ferência o encontro de visões de mundo que se constroem a partir das realidades política, social, mental, cultural e econômica das sociedades que, em cada tempo, colaboraram para sua produção.
A disciplina Introdução ao Estudo do Direito trabalha com conceitos e institutos que se aplicam ao direito como um todo. Visando analisar os aspectos comuns a todos os ramos do direito. CORRETA
O economista não estuda o direito, por este fato não há que se falar em nenhum tipo de relação entre direito e Economia.
A Filosofia do Direito tenta entender a repercussão do fenômeno jurídico na vida social.
A Sociologia Jurídica visa entender os fundamentos, a razão de ser.
3. Julgue os itens abaixo e assinale a afirmativa correta:
X I. A norma jurídica é abstrata porque procura atingir o maior número de pessoas possível, que se encontram na mesma situação jurídica, daí decorrendo o princípio da isonomia;
II. O direito e a moral, além de se relacionarem em alguns fatos da sociedade, conforme explica a Teoria dos Círculos Secantes, de Du Pasquier, têm como característica a heteronomia.
III. Quanto às fontes do direito, na visão de alguns doutrinadores, o Tratado Internacional é fonte infraestatal.
IV. Fontes estatais são aquelas constituídas por normas escritas, vigentes no território do estado, por ele promulgadas.
Quest.: 3
	Somente as alternativas I e II estão incorretas.
	Somente a afirmativa IV está correta;
	As afirmativas I e II estão corretas;
	 As afirmativas I e IV estão corretas; (CORRETA)
	Somente a afirmativa II está correta;
4. Divulgar fatos narrados em processo não é abuso - 28/04/20011 - Não há abuso se site divulga apenas fatos narrados em peças processuais, sem emitir juízo de valor. O entendimento foi tomado pela juíza Teresa Cristina Cabral Rodrigues dos Santos, da 18ª Vara Cível de São Paulo, ao livrar a revista Consultor Jurídico de indenizar o advogado Antonio Orlando de Almeida Prado, de 63 anos, por danos morais e materiais. Cabe recurso. O advogado recorreu à Justiça porque ficou ofendido com a reportagem a briga de irmão ¿ TJ-SP manda prender advogado condenado por homicídio, publicada pela ConJur, em maio de 2006. Na reportagem, a revista noticiou que fora expedido mandado de prisão contra o advogado, condenado a 16 anos e quatro meses de reclusão, em regime fechado, porque matou a tiros seu irmão, Manoel de Almeida Prado. Na ocasião, o advogado pedia para recorrer da pena em liberdade. O crime ocorreu em dezembro de 1993 e foi provocado por briga de herança. Assinale a opção que indica os três Ramos do Direito relacionados na reportagem acima.	
Quest.: 4
	Penal, Processual e Literário
	Notarial, Comercial e Processual
	x Penal, Constitucional e Administrativo.
	Bancário, Civil e Penal
	Civil, Processual e Penal. (CORRETA)
5. Em sua teoria da norma jurídica, Noberto Bobbio distingue as sanções jurídicas das sanções morais e sociais. Segundo esta distinção, a sanção jurídica, diferentemente da sanção moral, é sempre uma resposta de grupo e, diferentemente da sanção social, a sanção jurídica é regulada em geral com as mesmas formas e através das mesmas fontes de produção das regras primárias. Para o autor, tal distinção oferece um critério para distinguir, por sua vez, as normas jurídicas das normas morais e das normas sociais. Considerando-se este critério, pode-se afirmar que são normas jurídicas as normas cuja execução é garantida por uma sanção
Quest.: 5
	interna e informal.
	interna e não-institucionalizada
 externa e institucionalizada. ( CORRETA)
	 interna e institucionalizada
	externa e não-institucionalizada.

Outros materiais